18/12/2025
Início Site Página 1734

Frequência de 700 MHz é liberada pela Anatel em quatro metrópoles

1
Operadoras poderão utilizar a faixa para oferecer 4G.

[ATUALIZAÇÃO – 29/05/2018 19H49]:


A Agência Nacional de Telecomunicações anunciou, nesta terça-feira (29), que as frequências de 700 MHz já estão liberadas para os serviços de telefonia celular em três grandes metrópoles: São Paulo, Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte. 


O anúncio ocorreu durante audiência pública na Câmara dos Deputados.


A frequência era usada para a transmissão dos sinais analógicos de TV que estão sendo desligados em todo o país. Em São Paulo, o sinal foi desligado em março de 2017, Curitiba e Porto Alegre em janeiro e março deste ano, respectivamente. Em Belo Horizonte, o desligamento da TV ocorreu em novembro.


A liberação da faixa antecipada de 700 MHz também ocorrerá em outras 36 cidades.
As faixas de 700 MHz permitem a transmissão de dados de até 45 Mbps e deve ser usada pelas operadoras para oferecer 4G, como será feito pela Vivo no Rio de Janeiro, a partir desta quarta-feira (30).

Após o desligamento da TV, é realizada a mitigação das interferências para que o sinal do serviço de celular não atrapalhe o de TV digital e vice-versa. 

Como na região metropolitana de São Paulo há um grande número de geradoras e retransmissoras de TV e de clientes de celular, o trabalho foi mais lento

Greve pode afetar carros que cuidam da rede de telecom

0
Há um total de 100 mil veículos que trabalham na instalação e manutenção das redes de telefonia, internet e TV por assinatura.

A greve dos caminhoneiros, que já leva mais de uma semana no país, não bloqueará a internet dos brasileiros, mas pode, de fato, prejudicar os carros que trabalham na manutenção e instalação dos serviços de telecomunicações, o que inclui telefonia, internet e TV por assinatura.


A estimativa é que a frota em questão reúna um total de 100 mil veículos, de 18 mil empresas, conforme divulgou o Valor Econômico. O que significa que milhares de clientes poderão sofrer com a suspensão de um atendimento caso o combustível desses carros acabe.


As informações seriam da Feninfra (Federação Nacional de Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática) e do Sinstal (Sindicato Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços e Instalações de Sistemas de Redes de TV por Assinatura), que disseram ao Valor que, apesar dos tanques dessa frota terem sido cheios logo no início da situação, e mesmo sem os serviços terem sido afetados por enquanto, eles trabalham “sem reposição em cima de um bem finito, que é o combustível”.

LEIA TAMBÉM:
Para a presidente da Feninfra, a esperança era de que a greve acabasse na segunda-feira (28), mas, como isso não aconteceu, ela destacou que o setor afeta tudo e não pode ser prejudicado.
Em nome das operadoras, o SindiTelebrasil também enviou um pedido formal à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), pedindo prioridade no abastecimento de veículos de manutenção. Segundo o sindicato, medidas emergenciais devem ser tomadas, caso contrário, os serviços de manutenção e reparo deixarão de acontecer.

Mais clareza em preços e informações: PL será votado hoje

0
Operadoras podem ser obrigadas a facilitar a apresentação de seus planos, com informações completas e fiscalização mais próxima da Anatel.

Acontece no Senado, nesta terça-feira (29), uma reunião com a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), que votará a respeito de um projeto de lei que pode afetar diretamente as operadoras de telefonia, internet e TV paga.

O PLS 662/2011, da senadora Ângela Portela (PDT-RR), quer fazer com que elas adotem um modelo mais simples de organização e apresentação de preços e informações para os clientes.


Se aprovado, o projeto vai alterar a Lei Geral de Telecomunicações e fazer com que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) seja a responsável por classificar a oferta dos planos e preços de cada serviço prestado. Assim, os usuários poderão comparar e selecionar os planos que mais se adequam ao seu perfil mais facilmente.
LEIA TAMBÉM:
Hoje, muitas ofertas aparecem sem os valores e mesmo informações técnicas, que fazem o cliente não ter total acesso às informações sobre os serviços e não conseguir comparar adequadamente as opções disponíveis no mercado.
Se houver alguma solicitação da entidade de defesa do consumidor, por exemplo, essa nova lei também obriga a Anatel fazer recomendações às operadoras quando necessário.
A votação pela CCT deve ocorrer hoje e, depois, o projeto poderá seguir direto para análise da Câmara dos Deputados, caso não haja nenhum recurso para análise pelo Plenário do Senado. O PL também já foi votado pela Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC).

Vivo usará faixa de TV analógica no Rio para oferecer 4G+

1
Com o uso da nova faixa haverá maior estabilidade em conexões de internet e chamadas.


A Vivo começará a usar a faixa de 700MHz no Rio de Janeiro para oferecer 4G+. Dentre as vantagens está maior facilidade em oferecer intensidade em locais fechados, o que é ótimo para grandes centros urbanos. 


Com o uso da nova faixa haverá maior estabilidade em conexões de internet e chamadas.


O espectro era utilizado para as transmissões da televisão analógica no estado, mas o serviço foi desligado no final do ano passado.

Na faixa 700MHz, a Vivo irá estrear seu serviço de 4G+, o que irá reforçar a qualidade do sinal, já que contará com uma frequência a mais para garantir a conexão em smartphone, tablets e outros dispositivos móveis.


LEIA TAMBÉM:


Vale lembrar que em um estudo realizado pela OpenSignal, a operadora apareceu na segunda posição entre as teles que ofereciam melhor cobertura 4G no país.

A nova faixa começará a ser utilizada a partir desta quarta-feira (30).

Nesse primeiro semestre de 2018, a Vivo tem focado na internet, apresentando roaming gratuito para quem for à Rússia durante a Copa do Mundo 2018.

Para os caseiros, a operadora está se preparando para oferecer acesso ilimitado à Netflix.

Oi retoma investimentos e diminui dívida no 1º trimestre do ano

2
Companhia garante estar saudável financeiramente, com EBITDA maior e patrimônio líquido positivo, e promete aumentar 4G e fibra com aumento de capital.

Ao divulgar os resultados do primeiro trimestre de 2018, a Oi destacou, nesta terça-feira (29), alguns indicadores que mostram que o plano de recuperação judicial tem surtido efeito para a companhia. O EBITDA de rotina, por exemplo, aumentou 20,5% em relação ao último trimestre, chegando a R$ 1,57 bilhão.

Depois da aprovação do plano, a Oi reduziu sua dívida em mais de R$ 36 bilhões e conseguiu retomar seu ciclo de investimentos. Também a partir da reestruturação da dívida, o patrimônio líquido da empresa volta a ser positivo, atingindo o patamar de R$ 28,9 bilhões. O lucro contábil foi de R$ 30,5 bilhões.










Apesar disso, a posição de caixa no final de março de 2018 foi de R$ 6,2 bilhões, uma redução de 19% no ano e 11% em comparação com o último trimestre. Segundo a companhia, esse resultado era esperado, já que, além do pagamento de Imposto de Renda, eles também anteciparam os investimentos para este ano no último trimestre.



Quanto à receita líquida da Oi no Brasil, somou R$ 5,6 bilhões. O número foi 7,3% menor do que no ano passado, um reflexo do corte das tarifas de interconexão e ligações de fixo para móvel, além da queda do tráfego de voz, nos volumes de recarga do pré-pago e no segmento B2B. Os fatores negativos, segundo a Oi, foram compensados pelo crescimento das receitas de TV paga.
LEIA TAMBÉM:
Entre outros destaques divulgados, a Oi conseguiu reduzir R$ 318 milhões de custos com eficiência operacional em relação ao primeiro trimestre de 2017, e R$ 426 milhões em relação ao quarto trimestre do último ano.
O foco na digitalização de serviços e processos e as iniciativas de melhoria de qualidade de atendimento fizeram com que a Oi pudesse melhorar os indicadores de reclamações da Anatel (-24%), do JEC (-23,4%) e do Procon (-5%). Executivos da empresa afirmam que a oferta de Dia das Mães, pautada pelo lançamento do Oi Mais Digital e as novidades de conteúdo no portfólio, fizeram com que mais clientes procurassem a empresa, principalmente no segmento móvel.
Agora, a companhia se prepara para um novo ciclo de crescimento e espera oferecer mais qualidade de serviços com os investimentos financiados pelo aumento de capital, que deve ocorrer em breve. Serão pelo menos R$ 7 bilhões por ano, voltados para acesso nas redes fixa (com FTTH e FTTC) e móvel (expansão do 4G com o refarming 1800 MHz). O Minha Operadora já falou sobre isso com detalhes na matéria “Veja tudo o que a Oi revelou sobre sua cobertura 4G e 4,5G para 2018”.

A Oi encerra o mês de março com 3.407 municípios cobertos com 2G, 1.625 municípios no 3G e 826 municípios no 4G. E do total de 59.212 clientes (-6,6%), 9 mil têm telefonia fixa, 5 mil banda larga, 1,5 mil TV paga e 36,4 mil são do segmento móvel (29,6 mil no pré e 6,7 mil no pós). No B2B, ainda há 6.539 clientes.

Veja o que disse o presidente da Oi, Eurico Teles, em conclusão sobre os resultados do trimestre durante a teleconferência realizada nesta terça-feira: 
“Estamos completamente comprometidos com a execução do plano de recuperação judicial em entregarmos um EBTIDA em linha com as projeções. O caixa da companhia permanece em patamar saudável, e dentro do que foi previsto demos segurança e estabilidade para que sigamos com investimento. Seguimos buscando oportunidades de redução de custos, suportadas pela transformação digital de nossos serviços. Assumimos o desafio da receita, e estamos trabalhando em diversas estratégias, aproveitando nossa infraestrutura existente, para capturar oportunidades de crescimento de mercado. Temos um plano de Capex pronto, estamos trabalhando nas etapas da TRJ para anteciparmos o aumento de capital que financiará esse plano e irá acelerar o crescimento das nossas receitas. Reduzimos nossa dívida e estamos financeiramente saudáveis novamente. Estamos prontos e motivados para trabalhar para que essa empresa retorne seu lugar competitivo no mercado e entregue para clientes, stakeholders, credores e colaboradores o retorno que esperam de nós”.

Oi e Brasil Telecom não irão se desmembrar

1
A Anatel permitiu a manutenção da fusão das empresas mesmo após descumprimento de exigências acordadas; no entanto, operadora terá que pagar multa elevada.


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) afastou a possibilidade de reversão da fusão entre a Oi e a Brasil Telecom ao aprovar, na última segunda-feira (28), o Acórdão 315.


Em 2008, para que a fusão fosse aprovada, a Anatel fez exigências que a nova empresa teria que atender, sob o risco de ‘reversão da operação’.


Algumas das exigências não foram cumpridas, o que poderia resultar em reversão da Fusão. 

Foi iniciado, então, um processo para evitar a separação das duas empresas. O processo corre sob grande sigilo na agência, só tornando pública a decisão final.

Uma das exigências que foi descumprida estabelecia que “a Telemar se obriga a concluir, no prazo máximo de 12 meses, em coordenação com a Anatel, ações com vistas à resolução dos procedimentos administrativos de descumprimento de obrigações relativos à universalização e qualidade dos serviços em trâmite na Agência, visando o melhor atendimento ao consumidor.”

Ou seja, já era prevista a possibilidade de formalização de termos de ajuste de conduta para corrigir desvios das empresas, os chamados TACs. Mas esse instrumento só foi adotado nove anos depois. 


LEIA TAMBÉM:


O Tribunal de Contas da União deu um prazo de 60 dias a partir de 28 de março de 2018 para que a agência tomasse uma decisão em relação a esse compromisso assumido pelo grupo. 

A situação ficou solta porque o TAC que estava sendo negociado pela Oi com a Anatel foi cancelado devido ao pedido de recuperação judicial da empresa.

Assim, para explicar a situação, a Anatel publicou um Acórdão que aponta que a conjuntura financeira da Oi a impediu de cumprir essa obrigação. 

No entanto, apesar de o conselho não adotar a medida mais extrema, que seria a de desfazer a fusão, ele aplicou multas bem elevadas: de 2,5% sobre a Receita Operacional Líquida de todos os serviços envolvidos no processo de fusão das duas empresas do último exercício fiscal.

Além disso, o conselho irá estabelecer novas metas de qualidade e universalização à Oi, que terão quer ser cumpridas no prazo de um ano. 

TIM oferece descontos de até 100% em corridas com a Easy Taxi

0
Promoção é válida até o dia 31 de agosto para clientes do Rio de Janeiro que acessarem o programa de relacionamento “TIM PRA MIM”.

Os clientes cariocas da TIM podem comemorar uma ação exclusiva feita em parceria com a Easy Taxi. Até o dia 31 de agosto, a operadora está oferecendo descontos de até 100% do valor da corrida pelo aplicativo da Easy.

A promoção faz parte do programa de relacionamento TIM PRA MIM, que traz benefícios diferentes para os usuários ao redor do Brasil. Ao acessar o app MEU TIM, o cliente já pode encontrar os códigos de acesso relacionados à nova promoção.






Além dessa parceria com a Easy Taxi, vale lembrar que, desde o começo de maio, com o lançamento do novo portfólio de conteúdos da TIM, todos os clientes TIM Black e TIM Controle do país podem usar a Easy Taxi sem descontar a franquia de internet do plano.
Com essa nova oferta, o cliente do Rio de Janeiro (DDD 21) consegue, além de navegar gratuitamente pelo app, fazer até três corridas com desconto.
LEIA TAMBÉM:
De acordo com o regulamento, o desconto de 100% é válido para clientes do TIM Black na primeira corrida pelo app, limitado a R$ 20, e eles também ganham mais 20% de desconto em duas outras corridas. O valor fica limitado a R$ 15. 
Quem tem outro plano pós-pago ou o controle, pode adquirir 50% de desconto na primeira corrida pelo app, com valor limitado a R$ 10, e 10% de desconto em mais duas corridas, com valor também limitado a R$ 10. 
Para usar o benefício, basta copiar o código de desconto e clicar em “Aproveitar Vantagem”. Esse número deve ser inserido no aplicativo da Easy Taxi, no campo de “pagamento e promoção”. Se a forma de pagamento for via aplicativo, o desconto será aplicado automaticamente no término da corrida.

Caminhões da Brahma levarão internet da Vivo aos brasileiros na Copa

0
Brahma reapresenta a campanha “Grande Rede Esportiva Brahma Chopp” de 1958, faz novo vídeo para 2018 e promete internet gratuita em todo o país.

A marca de cerveja Brahma lançou, recentemente, uma campanha com a operadora Vivo, onde mostra que levará, gratuitamente, internet móvel de qualidade em todo o Brasil durante os jogos da Copa do Mundo 2018.

Em um vídeo de reapresentação da chamada “Grande Rede Esportiva Brahma Chopp”, a empresa afirma que usará a rede da Vivo em roteadores Wi-Fi, dentro de seus caminhões Brahma, para conectar os quatro cantos do país e fazer “os brasileiros se sentirem nº1 juntos”. Assista:










Como podemos notar, o vídeo está cheio de imagens e emoções para tocar o povo brasileiro. A campanha atual é inspirada em outra cujo nome foi o mesmo na Copa do Mundo de 1958, ano do primeiro título da Seleção Brasileira, hoje patrocinada pela Vivo.
LEIA TAMBÉM:
Naquele ano, a Brahma narrou o mundial em mais de cem estações de rádio. Desta vez, com a conexão cada dia mais presente pelos celulares, provavelmente estes como os dispositivos mais utilizados para acompanhar os jogos, a Brahma prometeu levar a internet móvel em pelo menos cem cidades através de seus caminhões.
Veja o texto na íntegra:
“Na Copa do Mundo da FIFA 1958, a Brahma conectou o brasil inteiro. Criou a primeira rede de comunicação do Brasil, unindo mais de 100 estações de rádio de Norte a Sul, ajudando o brasileiro a se sentir nº1 pela primeira vez.Chegou a vez de repetir a história. 

….Brahma REapresenta…..
Grande Rede Esportiva Brahma Chopp

Na Copa do Mundo da FIFA 2018, a Brahma vai conectar o Brasil mais uma vez. Em 1958, o futebol acontecia no rádio. Em 2018, acontece também no celular. Por isso, caminhões da Brahma vão levar internet de qualidade (Wi-Fi powered by Vivo) para os quatro cantos do país. Para os brasileiros se sentirem nº1 JUNTOS”.


Telefônica, dona da Vivo, concorre a prêmio no ALAS20 2018

0
A operadora é a única telecom brasileira indicada na categoria ‘Empresa Líder em Sustentabilidade’.


A Telefônica, dona da Vivo, foi indicada na categoria ‘Empresa Líder em Sustentabilidade’, do ALAS20 2018. A operadora é a única telecom brasileira a concorrer ao prêmio. 


O ranking da Agenda Líderes Sustentáveis 2020 avalia e reconhece a excelência na divulgação pública de informações sobre práticas de desenvolvimento sustentável, governança corporativa e investimentos responsáveis de empresas e investidores do Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru.


Na categoria em que a Telefônica concorre, a indicação é baseada no ranking Vigeo Eiris Emerging Market 70 que aponta as companhias com atuação em mercados emergentes, selecionadas pelo bom desempenho em governança e gestão da sustentabilidade
Esse é o quarto ano que a operadora é indicada na categoria. 

Na semana passada, a Telefônica divulgou seu Relatório de Sustentabilidade que destaca as ações sociais, ambientais e de governança da companhia.

Na publicação, a empresa destaca que atingiu 93,8% das metas do Plano de Negócios Responsável da Telefônica no Brasil, em 2017, um aumento de quase 7% em relação ao ano anterior.

Com 100 episódios inéditos, Chaves é disponibilizado no NET NOW

1
Ao todo, são 500 episódios que serão disponibilizados em ordem cronológica.



Isso, isso, isso! Um clássico chegou ao NET NOW. Em parceria com o Multishow, o streaming irá disponibilizar em ordem cronológica os episódios de Chaves. Os capítulos estarão acessíveis no Now à medida que forem exibidos no canal.


A cultuada série de Roberto Bolaños conta com mais de 500 episódios ao longo das suas temporadas. Esta é a primeira vez em mais de 30 anos que a série completa será exibida no Brasil.


E acreditem! Mais de 100 capítulos são inéditos no país! E todo mundo achando que conhecia de trás pra frente o seriado iniciado em 1972. 
Para exibição no Multishow e no NET NOW, o clássico programa mexicano teve todos os seus episódios remasterizados, tanto som quanto imagem.

O programa é exibido no Multishow, de terça à sexta-feira, as 18h e as 23h. Segunda-feira e sábado, a atração perde um horário e é veiculada as 23h.

No entanto, para assistir aos episódios de Chaves, não é preciso esperar o horário do programa. Basta acessar o aplicativo do NOW para clientes NET, Claro HDTV e Claro Pós; ou através do canal 1 para quem é assinante NET.