29/03/2024

Internet não será bloqueada por causa da greve dos caminhoneiros

Uma mensagem que circula no WhatsApp diz que o Governo irá cortar todos os sinais de internet do país, mas Anatel nega informação.


“O governo ou a Anatel não tem a capacidade de causar uma queda ou corte no sinal de internet no Brasil.” A informação é da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que negou a intenção de cortar a internet do país como dizia mensagem que circulou no WhatsApp nesta sexta-feira (25).


A mensagem que dizia que o governo iria cortar a internet do país nesta sexta para que os manifestantes envolvidos na paralisação de caminhoneiros não conseguissem se comunicar. 


Veja a mensagem na íntegra:

COMUNICADO URGENTE
Governo pretende cortar todos os sinais de internet no Brasil nesta sexta feira, 25/05, a partir das 15:00h, com o intuito de falhar a comunicação entre os manifestantes da greve! Haverá falha em todos os sinais de internet via rádio, via fibra óptica, via satélite e aparelhos celulares. Repassando urgente.

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) também negou a informação. “É um absurdo, um boato. Não procede a informação.”

O Comitê Gestor da Internet no Brasil disse que se trata de um boato para criar pânico na população em meio à crise. 

Para que isso ocorresse, seria preciso uma ordem judicial para bloquear todas as operadoras do país, o que seria inviável.


LEIA TAMBÉM:


Bloqueio do WhatsApp


Além da mensagem que dizia que a internet do Brasil seria cortada nesta sexta, um áudio circula pelo WhatsApp desde quarta-feira (23) avisando que o presidente mandou bloquear o aplicativo por causa da greve dos caminhoneiros que “tomou proporções enormes e já está afetando muitos setores.”

O áudio diz que irá aparecer uma mensagem para os usuários para atualizar o app, mas que na verdade, se a pessoa clicar na atualização irá bloquear o WhatsApp

Ouça o áudio:


No entanto, essa informação também é falsa e não passa de um boato, segundo o órgão regulador. 


Mensagens falsas têm circulado constantemente pelo aplicativo, assim como criminosos têm utilizado o WhatsApp para aplicar golpes, como noticiado algumas vezes pelo Minha Operadora.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários