19/12/2025
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Vivo ativa 4G na faixa de 700MHz em duas cidades de Santa Catarina

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Operadora já ativou a rede de quarta geração na nova frequência em todas as capitais brasileiras.


A Vivo está utilizando a frequência 700MHz para distribuir 4G em todas as capitais brasileiras. A última a ser ativada foi Florianópolis, em Santa Catarina, na última sexta-feira (3).


No estado, a operadora também ativou a rede de quarta geração por meio da faixa de 700MHz na cidade de Santo Amaro da Imperatriz.


A utilização desta faixa de espectro, até então utilizada para transmissão de TV, trará melhores coberturas indoor e outdoor, além de oferecer uma melhor experiência de conectividade para os clientes.

A capital catarinense já conta com cobertura de quarta geração na frequência 2.600MHz, primeira faixa disponível para o 4G no Brasil, desde 2013, e Santo Amaro da Imperatriz, desde o ano passado. 


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Em ambas as cidades, a Vivo também oferece acesso ao 4,5G (comercialmente denominado pela operadora 4G+), que permite tráfego com velocidades maiores que o 4G. 

O estado de Santa Catarina já conta com cobertura móvel 4G da Vivo em 145 municípios.

Um levantamento divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na última sexta-feira (03) mostrou que somente 50,29% dos contratos de internet móvel do país são compatíveis com o 4G, apesar de a tecnologia operar em 4.071 municípios, onde moram 94% da população brasileira.


Na semana passada, a Vivo lançou o serviço conhecido como VoLTE, que realiza chamadas pelo 4G, para mais quatro cidades do estado do Espirita Santo: Cariacica, Serra, Vila Velha e a capital Vitória.

Bragança Paulista, em SP, recebe a primeira loja da TIM

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Operadora quer instalar 62 novos pontos de venda no estado de São Paulo até o final de 2018.

Com o intuito de expandir a marca para outras cidades, a TIM acaba de inaugurar sua primeira loja em Bragança Paulista, município do estado de São Paulo que fica a cerca de 90 km da capital.

A nova unidade foi instalada no centro da cidade e segue um design moderno e preparado para um fluxo mais rápido de atendimento, conforme a TIM vem buscando oferecer em suas lojas. Só ainda não é como a recém-inaugurada loja digital e interativa de Brasília, que, na semana passada, se uniu a mais 10 pontos de venda reestruturados.






O espaço da TIM em Bragança Paulista é de 100 metros quadrados, onde estão mesas de negociação e atendimento, além daquelas preparadas para o cliente, de degustação de smartphones, ofertas e planos da operadora.
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Além de vender aparelhos e todo o portfólio já oferecido, incluindo planos Controle, Black e pré-pago, a loja de Bragança Paulista também permite serviços como emissão de segunda via na conta, ativação de ofertas, resgate de chips e adesão aos planos. Quem tiver dúvidas também pode comparecer ao local.
Até o final de 2018, a empresa quer instalar 62 novos pontos de venda em todo o estado de São Paulo.
Ainda assim, para evitar ligações ao call center, a operadora também anunciou que começará a atender seus clientes pelo WhatsApp. Por enquanto a operadora faz alguns testes, mas a ideia é expandir o atendimento via mensagens instantâneas do aplicativo para todos os clientes.

Robô da SKY resolve 54% das chamadas técnicas sem intermédio humano

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Agente Virtual reduziu pela metade o tempo de atendimento por motivos técnicos realizado pela operadora.


O Agente Virtual da SKY tem solucionado 54,6% das chamadas relativas à motivos técnicos sem a necessidade de intervenção humana. 


As ligações referentes a assuntos técnicos representam 37% das ocorrências recebidas pela operadora, o maior volume no SAC.


O voicebot é tido pela empresa como o primeiro do Brasil capaz de realizar um diagnóstico “técnico e preciso para atendimento receptivo ao cliente em larga escala.”

A SKY pretende, gradativamente, ampliar para outras demandas o atendimento realizado pelo Agente Virtual. 

Em três meses de operação, 98,7% dos clientes aceitaram falar com o robô; 79% dos clientes atendidos pela plataforma deram nota 9 ou 10 ao serviço após o atendimento; e 90% das falas do cliente foram compreendidas pelo voicebot. 

O Agente Virtual reduziu pela metade o tempo de atendimento por motivos técnicos realizado pela operadora. 

A SKY diz que o tempo médio de atendimento para ligações tratáveis pelo robô é de 6 minutos, mas há casos de conversações registradas com até 12 minutos de duração.
Isso acontece porque a inteligência artificial consegue entender a solicitação do cliente, realizar diagnósticos do problema técnico à distância, orientar e acompanhar os procedimentos a serem executados pelo cliente.

O robô também é capaz de vender suporte técnico, agendar a visita de um técnico e capturar referência geográfica. 

A operadora ressalta que o Agente Virtual consegue tomar decisões, pular etapas concluídas previamente pelo próprio cliente e abrir o chamado quando necessário.

O objetivo é que o robô absorva as demandas mais rotineiras para que os atendentes possam se concentrar em casos mais complexos e dinâmicos, que exijam criatividade e avaliação humana. 

E acredite, a SKY não gastou nada para ter a nova plataforma. Isso porque a BlueLab não cobra pelo piloto. Se tivesse cobrado, a operadora teria que desembolsar mais de R$ 1 milhão.

Caso a plataforma não supere a taxa mínima pré-definida com o cliente, não existe contratação e nem custo. 

O que fazer se o chip do seu celular for clonado?

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Veja como clientes e operadoras devem proceder quando criminosos estiverem utilizando número de celular de usuário para aplicar golpes.


Certa manhã, a professora Cristina Maciel acordou com uma chamada em seu celular de um número desconhecido. Ao atender, a pessoa do outro lado da linha informou que o número de Cristina estava entre as chamadas não atendidas de seu celular e que estava apenas retornando a ligação. Mas a cliente da Vivo não havia ligado para ninguém.


Ao desligar o telefone, outra chamada. E assim ocorreu sucessivamente. Todos davam a mesma informação: “estou retornando a ligação.” 


A professora entrou em contato com a Vivo. Após 30 minutos de espera, foi atendida por um operador, que realizou alguns procedimentos e disse que o problema estava resolvido.
No entanto, as ligações se seguiram. Cristina resolveu tirar o chip do seu celular naquele dia. 

No dia seguinte, ao inserir o chip novamente, voltou a receber milhares de ligações. Ao atender uma delas, uma mulher contou: “Ligaram desse número para a minha mãe dizendo que eu fui sequestrada.”

Criminosos estavam usando o número de Cristina para aplicar golpes. Ao entrar em contato com a Vivo, após longa espera, um atendente ouviu o problema e transferiu a consumidora para a área técnica.

Novamente novos procedimentos foram realizados e novamente nada foi resolvido. A maior preocupação da professora era o fato do número estar em seu CPF. Assim, ela poderia ser acusada de ter praticado os golpes. 

No terceiro dia, a cliente da Vivo ligou novamente para a operadora, estressada já com tantas chamadas que estava recebendo. Dessa vez, a opção dada foi para que ela trocasse de número. 


Será que a operadora agiu certo?



Conforme a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a regulamentação estabelece que “as prestadoras devem possuir meios para identificar a utilização indevida de aparelhos celulares usando números que já se encontrem em uso por outros usuários.” 

Ao identificar o problema, a regulamentação estabelece que o usuário não será obrigado a alterar seu número, se não desejar, em virtude de fraude. 

O órgão regulador também estabelece que o usuário não poderá ser onerado em decorrência de fraudes. 

Assim, a operadora não pode cobrar do cliente pós-pago pelo período em que seu número foi utilizado para a aplicação de golpes.

Se o cliente for pré-pago, o prazo de validade os seus créditos deve ser estendido por igual período de tempo em que o celular estava sendo usado por criminosos. 

A regulamentação também estabelece que a prestadora deve participar de um sistema de prevenção a golpes, podendo partilhar os custos e benefícios com outras operadoras. 

O que fazer?


Segundo a Anatel, o consumidor que notar que o seu número de celular pode ter sido ativado por outra pessoa, deve entrar em contato com a operadora e informar-se sobre os procedimentos existentes para resolver a situação.

Caso a solicitação do consumidor não seja atendida, o usuário pode entrar em contato com a agência, pelo site, pelo aplicativo “Anatel Consumidor” ou pelo número 1331 ou 1332 (para deficientes auditivos).

Fox Sports passa a cobrar à parte por campeonato espanhol La Liga

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Assinantes se unem e protestam no Twitter; decisão fere o Código de Defesa do Consumidor.


O Fox Sports está causando polêmica ao retirar da TV as transmissões da Liga Espanhola, a La Liga, para oferecê-la exclusivamente como canal à la carte. 


Os interessados em assistir à La Liga terão que contratar um pacote Premium à parte, com um custo que pode variar entre R$ 20 e R$ 30, de acordo com a operadora. Até, então, a competição era veiculada para clientes do plano básico.


A medida deixou torcedores da liga e assinantes do canal revoltados. Muitos se manifestaram no Twitter e a #LaLigaParaTodos ganhou força. 



Até uma petição no Avaaz foi aberta com o objetivo de tentar reverter a decisão do Fox Sports. 
A Liga Espanhola, uma das mais populares do mundo, possui grandes times e jogadores, que chamam a atenção dos torcedores brasileiros. 

Real Madrid, Barcelona, Messi, Simeone, Casemiro e Mina, por exemplos, são alguns dos nomes que só poderão ser vistos no Fox Premium. 

Os clientes do canal por assinatura possuem respaldo do Código de Defesa do Consumidor (CDC) para questionar a medida. 

Conforme os artigos 30 e 35, se o cliente contratou o pacote básico porque foi informado que teria acesso ao campeonato espanhol, a empresa é obrigada a cumprir com o ofertado. 

Além disso, o CDC também veda, em seu artigo 39, dentre outras práticas abusivas e exigir do consumidor “vantagem manifestamente excessiva”, como avisar a necessidade de mudança do plano poucos dias antes do campeonato. 

Se você também se sentiu desrespeitado com a suspensão da transmissão dos jogos do Campeonato Espanhol e a operadora não ofereceu alternativas, deve exigir seus direitos. 

As queixas podem ser realizadas pelo canal reclame do site Proteste ou ligando para o Serviço de Defesa do Consumidor pelos números 0800-282-2204 (apenas de telefone fixo) ou 4003-3907 (de fixo e celular).

Casal do ‘Caçadores de Bons Exemplos’ se apresenta em lojas da Vivo

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Projeto ainda será explorado pela operadora e pela Fundação Telefônica em agosto e outubro.

Depois de levar workshops sobre tecnologia para auxiliar os idosos em dezenas de lojas pelo Brasil, a Vivo divulga uma nova ação feita pelo projeto Acontece na Vivo, em parceria com a Fundação Telefônica.

A operadora começa a levar os “Caçadores de Bons Exemplos” para as suas lojas, também em diferentes regiões do país, como uma forma de estimular a disseminação de iniciativas que influenciem na criação de um mundo melhor.






O evento aconteceu pela primeira vez há uma semana, na loja do Shopping JK, em São Paulo. Foi um bate-papo aberto ao público, de forma gratuita, onde o casal Iara e Eduardo Xavier, fundadores do projeto e já conhecidos por alguns brasileiros, falaram um pouco mais sobre seu novo estilo de vida.
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Eles venderam tudo o que tinham para viajar pelo Brasil buscando pessoas que fazem boas ações e servem de exemplo em suas comunidades. Desde 2011 descobrindo e compartilhando inspirações sobre a vida, o casal já percorreu mais de 400 mil quilômetros e passou por mil cidades em todos os estados brasileiros.
No segundo semestre do ano, o evento continuará acontecendo em lojas da Vivo. Primeiramente no Rio de Janeiro, na próxima quarta-feira (8), na loja Mega Store do Barra Shopping e, depois, em Curitiba, no dia 24 de agosto, no auditório do Shopping Pátio Batel. 
Ainda haverá mais um encontro em Fortaleza no mês de outubro, mas a data ainda está para ser definida.

Apenas 50% das pessoas que usam celular têm acesso real ao 4G

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Levantamento da Anatel mostra que do total de 235 milhões de linhas ativas, apenas 116 milhões estão aptas a usar a tecnologia.



Apesar das redes 4G estarem operando em 4.071 municípios brasileiros, onde moram 94% da população, apenas metade das pessoas que usam celular possuem acesso real à tecnologia.


Um levantamento divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nesta sexta-feira (03) mostrou que somente 50,29% dos contratos de internet móvel do país são compatíveis com o 4G. 


De acordo com a agência, do total de 235 milhões de linhas ativas, 118 milhões de clientes estão aptos a usar o 4G no celular. 

O 3G é a segunda tecnologia mais popular, com 30% do mercado, enquanto o 2G representa outros 11%.

Para o órgão regulador, a conectividade por 5G ainda está distante da realidade. Suas projeções apontam o uso comercial da tecnologia somente em 2020


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Nos Estados Unidos, a quinta geração de redes móveis deve aparecer no máximo em mais 12 meses.


Na última segunda-feira (30), a Nokia divulgou que irá fornecer US$ 3,5 bilhões em equipamentos para a rede 5G da operadora norte-americana T-Mobile.

A primeira rede 5G do mundo foi lançada pela Ooredoo em maio, na cidade de Doha, capital do Catar. No entanto, o país ainda não conta com smartphones compatíveis.

O relatório também aponta que existem mais clientes de pré-pago do que do pós-pago. No entanto, há uma migração da primeira modalidade para segunda.

São Paulo ocupa o primeiro lugar no ranking de estados com linhas móveis: são 62 milhões de clientes na região. Na sequência aparecem Minas Gerais (22 milhões) e Rio de Janeiro (20 milhões). 

O maior crescimento dos últimos 12 meses foi visto no Amazonas, com a ativação de 147 mil linhas.

NET lança, com exclusividade, canal MTV Live HD

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Novidade já está disponível para os assinantes do pacote TOP HD.



A NET acaba de lançar, nesta sexta-feira (3), um novo canal exclusivo em alta definição na TV por assinatura. Trata-se do MTV Live HD, mais um canal de música e entretenimento da marca.

As programações do novo canal já estão disponíveis sem custo adicional para os assinantes do pacote TOP HD, o mais completo da operadora. O canal para assistir é o 628.






Para o vice-presidente sênior de conteúdo e programação da MTV América Latina, Tiago Worcman, a estreia do MTV Live HD deve complementar e fortificar a marca no Brasil, desta vez trazendo um conteúdo inédito e original de outros países.

Ele foi lançado na Europa em 2008 e já esteve presente em países da América Latina, hoje também na América do Sul, Oceania e Ásia.

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O que se pode destacar do canal é a programação de 24 horas ininterruptas relacionadas à música, incluindo a transmissão de shows internacionais, bastidores e curiosidades de apresentações de artistas, mesmo produções originais e aquisições da MTV de outros países, como o Reino Unido.
Os programas destacados pela operadora e a MTV são o “World Stage”, inédito, com Jason Derulo, o “MTV Asks”, com entrevistas exclusivas com Camila Cabello e Bebe Rexha, o “Dua Lipa vs The World”, uma batalha entre a cantora e seus parceiros musicais, o “2018’s Hottest Collabs”, com as músicas que mais bombaram no ano, além de outras programações com vários clipes musicais.

Wi-Fi gratuito da Boingo chega em aeroportos brasileiros

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Até 2020, 54 aeroportos contarão com conectividade sem fio da empresa no Brasil.

Uma das maiores operadoras de Wi-Fi de aeroportos, a empresa norte-americana Boingo Wireless anunciou, no começo desta semana, que levará seus serviços de conectividade a 54 aeroportos do Brasil.

A princípio, o Wi-Fi da Boingo já começa a ser oferecido em aeroportos como o de Congonhas (CGH), Santos Dumont (SDU), Recife (REC) e Curitiba (CWB). Até 2020, a empresa deve completar seu objetivo e atingir as mais de 50 cidades cobertas com conexão sem fio.






O acesso ao Wi-Fi da empresa será totalmente gratuito para os viajantes. As conexões serão seguras e patrocinadas por anunciantes. Até existirá uma opção de assinatura, com velocidades maiores e navegação sem propagandas para contratar no dia ou no mês, mas não será uma obrigação.

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Neste ano, ainda receberão o serviço o Aeroporto Internacional de Belém, Aeroporto Internacional de Vitória, Aeroporto de Goiânia, Aeroporto Internacional de Cuiabá, Aeroporto Internacional de Manaus, Aeroporto Internacional de Maceió e o Aeroporto de Belo Horizonte.
Para oferecer o serviço por aqui, a Boingo Wireless precisa contar com a parceria feita com a Ziva, empresa da América Latina especializada em estrutura wireless. Para a Infraero, elas devem melhorar a experiência dos passageiros nos aeroportos brasileiros. 
“Trata-se de uma solução que pretende atender à demanda por conectividade com maior velocidade e qualidade enquanto se espera por um voo”, disse o diretor de negócios comerciais, Marx Martins.

Oi elege novos conselheiros, entre eles antigo presidente da TIM

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Conselho de administração da empresa será renovado após assembleia geral com acionistas, que será realizada daqui a um mês.

Depois de anunciar que fará uma assembleia geral com acionistas no dia 3 de setembro, a Oi emitiu um novo comunicado, na quinta-feira (2), detalhando as pautas da reunião. Entre elas, as mudanças no estatuto social da companhia para que possa ser feito o aumento de capital, e a nova composição do conselho.

Além de seis membros atuais da empresa, o edital divulgado mostra que haverá cinco novos integrantes no conselho de administração da Oi, o que inclui um ex-presidente da TIM, que liderou a concorrente entre 2013 e 2016, Rodrigo Modesto de Abreu.






De acordo com o plano de recuperação judicial, agora que um novo quadro de acionistas se instala na empresa após a conversão de dívidas em ações, o conselho passa a ter uma chapa consensual e formada por conselheiros independentes. Serão 11 membros titulares, com mandato de dois anos cada.
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Além de Rodrigo Abreu, outros nomes que devem chegar à Oi incluem a ex-presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Maria Helena dos Santos Fernandes de Santana, além do economista Wallim Cruz de Vasconcellos Jr., do presidente de operações globais da AT&T (controladora da SKY), Paulino do Rego Barros Jr., que também teve passagem pela NII Holdings, da Nextel, e Henrique José Fernandes Luz, ex-sócio da PwC (PricewaterhouseCooper).
Os outros nomes já conhecidos são José Mauro Mettrau Carneiro da Cunha, Marcos Bastos Rocha, Marcos Grodetzky, Ricardo Reisen de Pinho e o conselheiro já definido Eleazar de Carvalho Filho, ex-presidente do Unibanco e do BNDES. Ele também faz parte do comitê que acompanha a implementação do plano de recuperação judicial da Oi.
A aceitação do novo conselho, assim como outras questões a serem tratadas pela Oi, ainda deve passar pelos acionistas que participarão da reunião dentro de um mês, assim como pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).