sexta-feira, 3 de agosto de 2018

O que fazer se o chip do seu celular for clonado?

O que você achou? 
Veja como clientes e operadoras devem proceder quando criminosos estiverem utilizando número de celular de usuário para aplicar golpes.

Certa manhã, a professora Cristina Maciel acordou com uma chamada em seu celular de um número desconhecido. Ao atender, a pessoa do outro lado da linha informou que o número de Cristina estava entre as chamadas não atendidas de seu celular e que estava apenas retornando a ligação. Mas a cliente da Vivo não havia ligado para ninguém.

Ao desligar o telefone, outra chamada. E assim ocorreu sucessivamente. Todos davam a mesma informação: “estou retornando a ligação.” 

A professora entrou em contato com a Vivo. Após 30 minutos de espera, foi atendida por um operador, que realizou alguns procedimentos e disse que o problema estava resolvido.

No entanto, as ligações se seguiram. Cristina resolveu tirar o chip do seu celular naquele dia. 

No dia seguinte, ao inserir o chip novamente, voltou a receber milhares de ligações. Ao atender uma delas, uma mulher contou: “Ligaram desse número para a minha mãe dizendo que eu fui sequestrada.”

Criminosos estavam usando o número de Cristina para aplicar golpes. Ao entrar em contato com a Vivo, após longa espera, um atendente ouviu o problema e transferiu a consumidora para a área técnica.

Novamente novos procedimentos foram realizados e novamente nada foi resolvido. A maior preocupação da professora era o fato do número estar em seu CPF. Assim, ela poderia ser acusada de ter praticado os golpes. 

No terceiro dia, a cliente da Vivo ligou novamente para a operadora, estressada já com tantas chamadas que estava recebendo. Dessa vez, a opção dada foi para que ela trocasse de número. 


Será que a operadora agiu certo?


Conforme a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a regulamentação estabelece que "as prestadoras devem possuir meios para identificar a utilização indevida de aparelhos celulares usando números que já se encontrem em uso por outros usuários." 

Ao identificar o problema, a regulamentação estabelece que o usuário não será obrigado a alterar seu número, se não desejar, em virtude de fraude. 

O órgão regulador também estabelece que o usuário não poderá ser onerado em decorrência de fraudes. 

Assim, a operadora não pode cobrar do cliente pós-pago pelo período em que seu número foi utilizado para a aplicação de golpes.

Se o cliente for pré-pago, o prazo de validade os seus créditos deve ser estendido por igual período de tempo em que o celular estava sendo usado por criminosos. 

A regulamentação também estabelece que a prestadora deve participar de um sistema de prevenção a golpes, podendo partilhar os custos e benefícios com outras operadoras. 

O que fazer?


Segundo a Anatel, o consumidor que notar que o seu número de celular pode ter sido ativado por outra pessoa, deve entrar em contato com a operadora e informar-se sobre os procedimentos existentes para resolver a situação.

Caso a solicitação do consumidor não seja atendida, o usuário pode entrar em contato com a agência, pelo site, pelo aplicativo “Anatel Consumidor” ou pelo número 1331 ou 1332 (para deficientes auditivos).



4 comentários:

  1. Tá ocorrendo direto com a Vivo isso se ocorrer partiu portabilidade

    ResponderExcluir
  2. Tive problemas há praticamente uns 2 anos em uma portabilidade , a minha operadora não respondeu meus e-mail, na a G1 fez até uma matéria:
    Eu particularmente tenho varias linhas na vivo.
    Espero que não aconteça mais...
    Tenho vídeo no YouTube e tudo, na época dos fatos ainda estava com estado de saúde grave.


    Eu recebia muita chamada em outro número tbm, mas depois descobrir que apenas ligavam atrás de uma pessoa que tinha O mesmo número, mas era outro DDD. O meu 35 e da pessoa 24, e essa pessoa tinha mudado recentemente pra cá. Ae as pessoas que moravam com ela ligavam o número direto evaginação lugares que ela fazia compras tbm.

    ResponderExcluir
  3. Lembrei de outro fato aqui, quando alguém pega um número novo neblina, se seu antigo usuários estiver usando WhatsApp também, ele pode muito bem pegar esse número é ligar para as pessoas do Zap. São coisas que passam batido e a pessoa nem percebe

    ResponderExcluir
  4. https://chat.whatsapp.com/AU1sgHLzPdo2usvCViR7nl

    Galera você curte assunto de telefonia?
    Vamos discuti no Zap...

    ResponderExcluir

Ao deixar a sua opinião no Minha Operadora você concorda em respeitar o nosso Código de Conduta.