O que fazer se o chip do seu celular for clonado?

Veja como clientes e operadoras devem proceder quando criminosos estiverem utilizando número de celular de usuário para aplicar golpes.


Certa manhã, a professora Cristina Maciel acordou com uma chamada em seu celular de um número desconhecido. Ao atender, a pessoa do outro lado da linha informou que o número de Cristina estava entre as chamadas não atendidas de seu celular e que estava apenas retornando a ligação. Mas a cliente da Vivo não havia ligado para ninguém.


Ao desligar o telefone, outra chamada. E assim ocorreu sucessivamente. Todos davam a mesma informação: “estou retornando a ligação.” 


A professora entrou em contato com a Vivo. Após 30 minutos de espera, foi atendida por um operador, que realizou alguns procedimentos e disse que o problema estava resolvido.
No entanto, as ligações se seguiram. Cristina resolveu tirar o chip do seu celular naquele dia. 

No dia seguinte, ao inserir o chip novamente, voltou a receber milhares de ligações. Ao atender uma delas, uma mulher contou: “Ligaram desse número para a minha mãe dizendo que eu fui sequestrada.”

Criminosos estavam usando o número de Cristina para aplicar golpes. Ao entrar em contato com a Vivo, após longa espera, um atendente ouviu o problema e transferiu a consumidora para a área técnica.

Novamente novos procedimentos foram realizados e novamente nada foi resolvido. A maior preocupação da professora era o fato do número estar em seu CPF. Assim, ela poderia ser acusada de ter praticado os golpes. 

No terceiro dia, a cliente da Vivo ligou novamente para a operadora, estressada já com tantas chamadas que estava recebendo. Dessa vez, a opção dada foi para que ela trocasse de número. 

Sentindo que não haveria outra solução, Cristina aceitou e o número dela foi trocado. 


LEIA TAMBÉM:



Será que a operadora agiu certo?



Conforme a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a regulamentação estabelece que “as prestadoras devem possuir meios para identificar a utilização indevida de aparelhos celulares usando números que já se encontrem em uso por outros usuários.” 

Ao identificar o problema, a regulamentação estabelece que o usuário não será obrigado a alterar seu número, se não desejar, em virtude de fraude. 

O órgão regulador também estabelece que o usuário não poderá ser onerado em decorrência de fraudes. 

Assim, a operadora não pode cobrar do cliente pós-pago pelo período em que seu número foi utilizado para a aplicação de golpes.

Se o cliente for pré-pago, o prazo de validade os seus créditos deve ser estendido por igual período de tempo em que o celular estava sendo usado por criminosos. 

A regulamentação também estabelece que a prestadora deve participar de um sistema de prevenção a golpes, podendo partilhar os custos e benefícios com outras operadoras. 

O que fazer?


Segundo a Anatel, o consumidor que notar que o seu número de celular pode ter sido ativado por outra pessoa, deve entrar em contato com a operadora e informar-se sobre os procedimentos existentes para resolver a situação.

Caso a solicitação do consumidor não seja atendida, o usuário pode entrar em contato com a agência, pelo site, pelo aplicativo “Anatel Consumidor” ou pelo número 1331 ou 1332 (para deficientes auditivos).

7
Deixe um comentário

Por favor, faça login para comentar
7 Número de Comentários
0 Número de Respostas
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Comentário com mais interação
3 Autores de comentários
Fabiana SouzaVivianeSusi Autores recentes de comentários
  Acompanhar esta matéria  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
Renato Bolsonaro
Visitante

Tá ocorrendo direto com a Vivo isso se ocorrer partiu portabilidade

Adoro pés
Visitante

Tive problemas há praticamente uns 2 anos em uma portabilidade , a minha operadora não respondeu meus e-mail, na a G1 fez até uma matéria: Eu particularmente tenho varias linhas na vivo. Espero que não aconteça mais…Tenho vídeo no YouTube e tudo, na época dos fatos ainda estava com estado de saúde grave. Eu recebia muita chamada em outro número tbm, mas depois descobrir que apenas ligavam atrás de uma pessoa que tinha O mesmo número, mas era outro DDD. O meu 35 e da pessoa 24, e essa pessoa tinha mudado recentemente pra cá. Ae as pessoas que moravam… Leia mais »

Adoro pés
Visitante

Lembrei de outro fato aqui, quando alguém pega um número novo neblina, se seu antigo usuários estiver usando WhatsApp também, ele pode muito bem pegar esse número é ligar para as pessoas do Zap. São coisas que passam batido e a pessoa nem percebe

Adoro pés
Visitante

https://chat.whatsapp.com/AU1sgHLzPdo2usvCViR7nl

Galera você curte assunto de telefonia?
Vamos discuti no Zap…

Susi
Visitante
Susi

Após inúmeros problemas com operadora fui ao Procon e o caso foi para o juiz de pequenas causas. Pelo menos foi denunciado as autoridades que operadoras não tem responsabilidade.

Cidade - UF
Curitiba PR
Viviane
Visitante
Viviane

Está acontecendo comigo,nesse exato momento.Sou cliente Vivo

Cidade - UF
Praia Grande SP
Fabiana Souza
Visitante
Fabiana Souza

Bom a minha mãe tem o chip clonado a mãe nunca deixou de bota créditos no chip dela quando a amiga dela foi procura ela no whatsapp apareceu o uma outra pessoa usando isso já tem 4 ou 5 anos que tá acontecendo isso

Cidade - UF
Boa vista RR