Compra da Time Warner pela AT&T já está sob análise da Anatel

Operadora, que é dona da SKY no Brasil, poderá ter que vender a empresa de TV por assinatura, por causa da compra do estúdio de cinema.

Time Warner
Imagem: Pixabay

A compra da Time Warner pela AT&T foi toda realizada no exterior, mas aqui, ainda precisa passar pela aprovação da Anatel. O motivo? A operadora é dona SKY, empresa que oferta TV por assinatura e internet banda larga no Brasil.

Trata-se de uma aquisição que encontra a Lei da TV paga como barreira, já que ela estabelece limites e impossibilita que prestadoras de serviços de telecomunicações detenham o controle ou participação superior a 30% de produtoras e programadoras com sede no Brasil.


É aí que está o grande argumento de defesa da AT&T, já que a Time Warner é sediada nos Estados Unidos. Entretanto, as autoridades julgam que o estúdio é de importante atuação no Brasil.

O pedido de anuência feito pela operadora já caminhou na Anatel e segue para o Conselho Diretor, que tomará uma decisão. O relator sorteado foi o conselheiro Vicente Aquino.

VIU ISSO?
– WarnerMedia anuncia seu novo streaming: HBO Max
– Sky testa serviço mais barato via aplicativo para TV paga ao vivo
– SKY levará assinantes ao Rock in Rio 2019

A Lei da TV paga (SeAC) também provoca uma verdadeira guerra entre o serviço FOX+, que vende seus canais pela internet contra as operadoras, que não estão satisfeitas em ver que o serviço anula a necessidade de uma assinatura, já que oferta canais de seus catálogos pela web.

A pretensão era que os dois casos fossem tramitados de forma conjunta, entretanto, o processo da AT&T é mais antigo.

Os estúdios Time Warner foram vendidos por US$ 85 bilhões. Nos Estados Unidos, a operação foi aprovada sem qualquer restrição. Já no Brasil, o Cade impôs restrições, em 2017.

Em fevereiro, a Anatel determinou que a AT&T deveria vender a SKY em até seis meses, mas a operadora tenta reverter a situação com o argumento supracitado. Em caso de derrota, a companhia cogita até mesmo parar de comercializar os canais da Time Warner na TV paga brasileira.

No início do mês, a Time Warner anunciou uma grande plataforma de streaming chamada HBO Max, que engloba conteúdo de todos os seus canais. Ainda não previsão de lançamento para o Brasil. Seria esse um sinal?

De fato, precisamos aguardar os próximos capítulos, mas a AT&T parece ter um plano B no caso de uma resposta negativa da Anatel.

Com informações do Tele.Síntese

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.

Deixe um comentário

Por favor, faça login para comentar
  Acompanhar esta matéria  
Notificação de