23/04/2024

TIM tem a melhor cobertura 4G e Claro se destaca na velocidade

Resultados do OpenSignal mostram que o Brasil pode se tornar um dos líderes da América Latina na disponibilização do 4G.

Ilustração Smartphone
Imagem: Pixabay

Atualmente, só se fala de 5G, mas não podemos deixar de considerar a atual conectividade que atende boa parte dos brasileiros, o 4G. No último relatório da OpenSignal, a TIM se destacou na cobertura enquanto a Claro levou a melhor na velocidade de internet.

Mas essa não é a grande novidade. A informação que mais chama atenção é o fato de que o país pode ter deixado para trás o posto de retardatário na disponibilização do 4G e está perto de se tornar um dos líderes da América Latina.

Um dos grandes motivos para essa melhora foi o desligamento do sinal da TV analógica, que liberou a faixa de frequência 700 MHz e ajudou a aumentar o alcance da rede 4G.

No relatório da OpenSignal, foram feitas mais de 8 bilhões de medições em mais de 999.385 dispositivos pelo aplicativo do site durante três meses. Na ocasião, foram analisadas: experiência de vídeo, velocidade de download e upload, latência e abrangência do 4G.

Resultados da OpenSignal
Imagem: OpenSignal

VIU ISSO?
– Claro aumenta investimentos em fibra ótica
– Por dentro da Game XP 2019; Conheça as ativações da Oi
– Streaming de vídeos Looke já está disponível para clientes TIM

As principais operadoras brasileiras entraram na análise: Claro, TIM, Vivo, Oi e Nextel. A TIM, mais uma vez, está em vantagem. Atingiu a marca dos 80% na disponibilização do sinal 4G. A latência da operadora também é destaque, isso significa que ela é uma das melhores em transmissão de vídeo e áudio.

Resultados da OpenSignal
Imagem: OpenSignal

Na medição de velocidade de download, chegou a vez da Claro vencer a disputa. A média registrada foi de 19,8 Mbps. Em segundo, surge a Vivo com 14,2. TIM e Oi seguem longes da liderança. A primeira atingiu 11,6 Mbps e a segunda ficou com 8,6.

Resultados da OpenSignal
Imagem: OpenSignal

A outra vitória da Claro foi na velocidade de upload. A operadora registrou 6,4 Mbps. TIM e Vivo cresceram, mas não se aproximam da qualidade da concorrente.

Outro destaque para a Claro foi na experiência de vídeo, a empresa da América Móvil fez entre 55 e 65 pontos, o máximo é 100. Entretanto, TIM e Vivo melhoraram a experiência dos usuários e estão próximas dos 55 pontos.

No geral, a Claro tem vantagem no Rio de Janeiro e São Paulo. A TIM se destaca pela disponibilidade de 4G nas maiores cidades do país, que são São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Fortaleza.

Com informações do Convergência Digital

7 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
7 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários