19/12/2025
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Governo cogita restringir Huawei no Brasil

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Leilão do 5G no país pode adotar mesmo modelo utilizado pelo Reino Unido.

Parece que o Brasil começa a ceder frente ao lobby do governo dos Estados Unidos. Embora Hamilton Mourão, vice-presidente da República, e Marcos Pontes, ministro do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) já tenham dito o contrário, pela primeira vez, um representante do governo brasileiro admitiu que estão sendo estudadas maneiras de restringir o acesso da Huawei à rede 5G do país.

A declaração é de Vitor Menezes, secretário de telecomunicações do MCTIC. “Estamos avaliando a publicação de um Decreto específico, ou talvez em forma de Portaria, que trate de regras sobre cibersegurança para as telecomunicações”, disse nesta terça-feira, 11.

Segundo Vitor, Marcos Pontes já teria externado a possibilidade de estipular regras de segurança, a exemplo do que fez o Reino Unido. Na prática, a Huawei não seria impedida de vender equipamentos para operadoras brasileiras, mas seria adotado um limite para a sua participação.

Essa política de cibersegurança do 5G seria apoiada no recém-publicado Decreto 10.222, que estipula a Estratégia Nacional de Segurança Cibernética. As normas não viriam no edital do leilão, mas poderia ser absorvida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

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A ideia seria exigir da Anatel uma política que garanta uma ampla variedade de fornecedores tecnológicos para as empresas de telefonia, estipulando um limite máximo para cada um deles.

A Estratégia Nacional de Segurança Cibernética inclui o 5G como ponto de relevância para o país, pois “uma vez que representa uma revolução nas comunicações de dados, no potencial de emprego de equipamentos de Internet das Coisas e na prestação de novos e disruptivos serviços”.

No caso do parlamento inglês, além do limite de participação, os produtos da Huawei não poderão ser utilizados em sistemas principais, como núcleos de redes ou locais considerados sensíveis, como bases militares ou instalações nucleares.

Com informações de Convergência Digital.

Anatel estuda ampliar prazo da consulta pública do 5G

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Presidente da agência acredita que leilão ocorre ainda este ano.

Nesta segunda-feira, 10, Leonardo Euler de Morais, presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) afirmou que o prazo para a consulta pública do leilão do 5G pode ser ampliado de 45 dias para 60 dias.

A afirmação foi feita durante transmissão ao vivo na internet, no canal do YouTube do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Euler justificou o aumento do prazo devido à complexidade do tema.

Segundo a legislação atual, uma consulta pública tem prazo mínimo de 45 dias. No entanto, mesmo com um período maior, o presidente da Anatel ressaltou que o leilão ocorre ainda este ano.

A consulta pública deve ser publicada nesta semana. Após o encerramento do prazo, começa um processo da Anatel de analisar cada uma das contribuições que foram enviadas individualmente e depois disso adequar a proposta para o leilão.

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A matéria ainda dependerá de aprovação do Tribunal de Contas da União (TCU), da Advocacia-Geral da União (AGU), além de uma nova análise técnica do conselho diretor da Anatel.

Confira o bate-papo sobre o 5G em que participaram o Leonardo Euler de Morais, presidente da Anatel; Marcos Pontes, ministro de MCTIC; Vitor Menezes, secretário de telecomunicações do MCTIC; e Marcos Ferrari, presidente do SindiTelebrasil.

Lei determina fim da validade de créditos no pré-pago

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Publicada em Diário Oficial, determinação tem vigência imediata.

Agora é lei! Neste sábado, 8, foi publicado em Diário Oficial a determinação da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) de colocar fim à validade dos créditos de celulares pré-pagos. A lei 14.228/2020 tem vigência imediata e validade apenas para os consumidores baianos.

O projeto de autoria do deputado Alex da Piatã (PSD), foi aprovado em Plenário e promulgado pelo presidente da ALBA, o deputado Nelson Leal (PP). Na prática, as operadoras com cobertura no estado da Bahia ficam proibidas de impor um limite de tempo para utilizar créditos ativados.

Alex argumenta que os usuários do pré-pago são formados principalmente por pessoas de baixa renda. “Não faz sentido ter vencimento: não é algo perecível. É injusto!”, diz o deputado.

“A vedação de que trata esta Lei tem por objetivo o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, a proteção de seus interesses econômicos, a melhoria da sua qualidade de vida, bem como a transparência e harmonia das relações de consumo”, diz o texto da legislação.

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No caso de descumprimento, as operadoras poderão receber sanções administrativas previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Procurado pelo Minha Operadora, o SindiTelebrasil, sindicato que representa as operadoras de telefonia e de serviço móvel no Brasil, emitiu o seguinte posicionamento:

“O Sinditelebrasil entende que a liberdade das operadoras de atuarem com diversos modelos de negócio é positiva para o consumidor e qualquer lei que limite essa prática pode gerar impacto no preço final dos produtos e serviços, além de interferir em novos investimentos no setor de telecomunicações.”

Com informações de Assembleia Legislativa da Bahia.

YouTube pode receber recurso semelhante ao do Amazon Prime Video

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Serviço do Google quer se tornar em um hub de entretenimento sob demanda.

Imagem: Photo by Christian Wiediger/Unsplash

Segundo rumores, o YouTube está negociando com várias empresas de mídia para oferecer um recurso que simplifica o gerenciamento de assinaturas em serviços de streaming.

Assim como ocorre na Amazon Prime Video, a gigante de vídeos do Google está considerando a possibilidade de oferecer a opção para que o usuário faça a assinatura de uma gama de plataformas de video sob demanda, por meio do YouTube TV.

A Amazon oferece nos Estados Unidos o “Amazon Prime Channels”, que permite a assinaturas de canais à la carte, como HBO, Showtime, Cinemax, entre outros. A plataforma lida com todo o processamento de pagamentos dos canais nos quais o usuário se inscreve e permite assistir aos conteúdos por meio do Amazon Video. Recentemente, a Apple TV lançou um recurso parecido.

Por enquanto, serviços populares como Netflix e Hulu não estão disponíveis no Amazon Channels, mas a gigante do varejo se diz aberta para negociações futuras.

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O recurso no YouTube TV permitiria que os usuários tenham maior controle sobre os canais que gostariam de assistir, pagando menos do que um pacote tradicional de TV por assinatura.

Por enquanto, o YouTube TV não está disponível no Brasil. O serviço custa US$ 50 (R$ 216,15) e oferece o streaming de mais de 70 canais de TV ao vivo.

Com informações de The Information.

Consumidora foi negativada indevidamente pela TIM

Empresa foi condenada a pagar por danos morais pela prática; entenda.

Ilustração - Justiça
Imagem: Pixabay

Se as cobranças indevidas já são verdadeiros transtornos, consegue imaginar uma negativação sem motivos? Foi essa situação que uma consumidora enfrentou nos últimos meses com a TIM.

Ela teve seu nome incluído no rol de devedores da empresa, mas nunca reconheceu a dívida.

Com isso, entrou na justiça com o pedido de pagamento por danos morais, além da antecipação dos efeitos da tutela para que seu nome ficasse novamente sem restrições.

Em própria defesa, a TIM explicou que houve uma contratação de serviços nunca quitada pela consumidora. Mas há uma controvérsia na legalidade do débito, segundo a juíza responsável.

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A operadora não conseguiu provar a existência de uma solicitação, contato telefônico com o time de vendas, contrato ou até mesmo um comprovante de instalação do serviço em questão.

Portanto, a prática da empresa foi considerada ilícita e abusiva na inscrição de um nome em órgãos restritivos ao crédito. Nesse caso, os danos morais são cabíveis.

“Não somente pela restrição que promove ao crédito, bem como pela mácula que fica perante aqueles que tomam conhecimento da negativação além do sentimento de vergonha, impotência e revolta diante do ato danoso promovido pela empresa”, explicou a juíza.

A TIM terá que indenizar a consumidora em R$ 5 mil.

Com informações de Migalhas/Escritório Engel Advogados

Juiz federal aprova fusão entre T-Mobile e Sprint

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Negócio bilionário já tinha sido autorizado pelo Departamento de Justiça e órgão regulador dos Estados Unidos.

A fusão entre as operadoras americanas T-Mobile e a Sprint está mais próxima de ser concretizada. Um juiz distrital dos Estados Unidos decidiu em favor das empresas de telefonia, desde que elas se comprometam a oferecer o serviço 5G para 97% dos americanos em três anos.

Assim como uma possível venda da operação móvel da Oi para Vivo, TIM ou Claro, a fusão entre a T-Mobile e Sprint gera preocupação pela redução da concorrência no setor de telecomunicações, seguida de uma política de aumento de preços, diminuição da cobertura e precarização do serviço.

O negócio é avaliado em US$ 26,5 bilhões (R$ 114,31 bilhões). A ideia é juntar forças entre a T-Mobile e Sprint para enfrentar as gigantes Verizon e AT&T.

Em julho de 2019, a fusão foi aprovada pelo Departamento de Justiça e em novembro pela Federal Communications Commission (FCC), o órgão que regula o setor de comunicações nos Estados Unidos. No entanto, 18 procuradores-gerais do país tentam barrar o negócio.

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Além da expansão da cobertura 5G, as duas empresas terão que atender diversas exigências dos órgãos regulatórios, como congelar preços por três anos e vender parte da operação móvel para uma concorrente, mantendo o mínimo de quatro grandes players no mercado.

Caso a nova empresa não cumpra tais condições ela poderia ser multada em mais de US$ 2 bilhões (R$ 8,63 bilhões) pelo Departamento de Justiça.

O negócio ainda depende de aprovação da Comissão de Serviços Públicos da Califórnia.

Com informações de Engadget.

Cobrança indevida é o problema mais relatado contra operadoras

Até quando? Novo balanço da Anatel mostra que a queixa foi registrada em todos os segmentos das telecomunicações.

Homem frustrado - Ilustração
Imagem: Flickr

Já se tornou comum ler sobre algum consumidor que teve uma cobrança indevida de sua operadora. De acordo com a Anatel, o problema é ainda mais comum do que podemos imaginar.

No novo balanço da agência, a questão foi a mais relatada em todos os segmentos das telecomunicações: TV por assinatura, telefonia fixa, móvel e banda larga.

Em TV paga, a SKY liderou reclamações, seguida pela Vivo, Oi, Claro net tv e Algar. Já na internet fixa, surpreende perceber que a TIM foi a que mais registrou queixas, visto que sua atuação é menor que as outras.

A SKY surge na sequência, seguida pela Oi, Vivo, Algar, Claro net e Sercomtel. Nas linhas móveis, a operadora da Telefônica tem motivo para comemorar, pois foi a quinta colocada entre as mais reclamadas.

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Uma informação que surpreende, pois a marca tem a liderança de mercado e, quase sempre, o número de queixas é proporcional.

A Nextel liderou em reclamações e foi acompanhada na sequência por TIM, Oi e Claro.

Entretanto, em todos os segmentos, as “cobranças em desacordo com o contratado” foram os problemas mais relatados por consumidores. Um total de 22.088 reclamações.

Cobranças após cancelamentos e de produtos não contratados também aparecem com frequência.  

São índices que refletem a necessidade de melhores diretrizes nas áreas de vendas das operadoras, assim como uma melhor discriminação de taxas e encargos que acompanham uma contratação.

Com informações de Anatel

Anatel pode acelerar venda da Oi Móvel

Suspensão do acompanhamento especial para a operadora pode contribuir para a tão aguardada negociação na área de telecomunicações.

Logotipo da Oi
Imagem: Logotipo da Oi

A situação da Oi (OIBR3 / OIBR4) segue muito bem fluída em 2020. Depois de concluir a venda de uma série de ativos, como imóveis e a participação na angolana Unitel, a operadora foi desconsiderada do acompanhamento especial da Anatel.

Com os movimentos atuais, a agência julgou que a tele não corre mais o risco da falta de liquidez, ou seja, nada de intervenção do governo, conforme foi alarmado em 2019.

Recentemente, a marca ganhou o reforço de US$ 1 bilhão no caixa com a venda da Unitel, além dos R$ 2,5 milhões proveniente do processo de capitalização.

Agora, a caminhada mais esperada para a companhia é a venda da unidade móvel, que deve colocar a empresa nos eixos para possibilitar um foco ainda maior na fibra óptica.

O produto será o carro-chefe da atuação da Oi nos próximos anos. Segundo Rodrigo Abreu, atual CEO, a empresa não depende da venda da Oi Móvel, mas ela seria importante para fazer a companhia expandir seus negócios de fibra com mais rapidez.

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Vivo e TIM são vistas como as compradoras ideais. Enquanto a primeira deve ficar com 30%, a segunda teria 70% das operações da concorrente.

A exclusão do acompanhamento especial da Anatel pode favorecer a operação, que deve movimentar cerca de R$ 20 bilhões para os cofres da empresa carioca.

Uma intervenção nunca esteve nos planos do governo, segundo uma fonte. Se ocorresse, seria apenas na telefonia fixa por conta da concessão e tornaria o cenário ainda mais complexo.

Com a nova jogada da Anatel, a Oi tem um bônus para continuar seu plano de atrair investidores e garantir sua sobrevivência a longo prazo.

Com informações de O Globo

Vencedor do Oscar 2020 chega na TV por assinatura em breve

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Saiba qual emissora de TV paga garantiu a exibição do grande vencedor da premiação mais importante do cinema.

Pôster do filme Parasita
Imagem: Divulgação Parasita

Se você ainda não assistiu Parasita, grande vencedor do Oscar 2020, já pode aguardar pela estreia do filme na rede Telecine. O hub de cinema anunciou que a obra entrará no catálogo nos próximos meses.

O longa conta com uma forte crítica ao capitalismo e aborda temas como a desigualdade social.

No último domingo, 9, o filme sul-coreano teve uma vitória surpreendente na premiação mais importante do cinema mundo afora. Afinal, é a primeira vez que um filme não americano leva o prêmio principal do Oscar.

Mas, os cinéfilos também poderão conferir outros vencedores. Um deles é 1917, longa gravado totalmente em plano-sequência.

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O drama de guerra levou o prêmio de “Melhor Filme” no Globo de Ouro e mais três estatuetas no Oscar 2020.

Para completar, há ainda a cinebiografia do ídolo Elton John, Rocketman, protagonizada pelo ator Taron Egerton. A obra foi premiada por ter a “Melhor canção original”.

Outros indicados como Ad Astra, Dor e Glória, Harriet, O Farol e animação Como Treinar seu Dragão 3 já estão disponíveis no streaming da rede, assim como na programação dos canais.

Com a inclusão, é bem provável que todos os filmes mencionados sejam colocados no acervo das plataformas de streaming das TVs por assinatura, como SKY Play, NOW, Oi Play e Vivo Play.

Com informações de Meu Gamer

TIM Live entrega metade da velocidade contratada por cliente

Operadora também falhou na assistência técnica prestada ao consumidor; entenda o caso.

Ilustração internet
Imagem: Pixabay

Parece que a TIM Live não correspondeu às expectativas de Fabio Bertoldo, morador da Zona Leste de SP. O estudante contratou a banda larga da operadora, mas ficou sem sinal a partir do dia 15 de janeiro.

Desde a data, foram mais de 15 dias sem o serviço ou qualquer tentativa de resolução por parte da prestadora.

O serviço contratado por Bertoldo tem custo de R$ 90 por mês e o consumidor se sentiu ainda mais insatisfeito com a proximidade da data de vencimento da fatura. Afinal, como pagar por um serviço que não foi prestado?

“Estou colecionando protocolos de reclamação, falam que vão mandar um técnico em 24 horas, mas não resolvem o problema. Precisamos da internet. Não faz o menor sentido pagar por um serviço que não é prestado”, comentou o assinante.

Outro fato que gera insatisfação é a velocidade contratada. O estudante solicitou o pacote de 50 Mbps, mas recebe só a metade, 25 Mbps.

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Em contato com a TIM, o atendimento da empresa prometeu que a questão seria resolvida com a correção e devolução de valores, mas isso nunca aconteceu.

Por determinação da Anatel, as operadoras devem entregar, no mínimo, 80% da taxa de transmissão média e 40% da instantânea. Se isso não for realizado, o consumidor poderá entrar na Justiça e pedir por danos morais.

Sobre o problema registrado por Bertoldo, a TIM informa que o serviço do cliente foi reestabelecido no dia 1º de fevereiro e a fatura do período em que o serviço não funcionou foi contestada e deve ser desconsiderada para pagamento.

Será feito também um reembolso referente a mudança do plano de 50 Mbps para 25 Mbps.

Com informações de Agora SP