17/12/2025
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Streaming do Telecine fecha parceria com Descomplica

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Plataforma ganhou uma “cinelist” com títulos que vão auxiliar nos estudos para o ENEM 2020; saiba os detalhes.

Divulgação Telecine
Imagem: Divulgação Telecine

Em uma nova ação, o streaming do Telecine adotou um viés educativo e pretende auxiliar estudantes que se preparam para o ENEM 2020, por meio de uma parceria com o Descomplica.

Uma cinelist especial vai reunir 18 filmes que abordam temas de importância para o vestibular.

Junto aos trailers, haverá uma explicação de professores para ressaltar os pontos de atenção, assim como o motivo pelo qual aquele conteúdo é importante para os estudos.

Todos os longas estarão divididos em cinco disciplinas diferentes: Geografia, História, Filosofia/Sociologia, Literatura e Biologia.

Na lista, há títulos como “Shakespeare Apaixonado”, “Bacurau”, “Que horas ela volta”, “Dúvida”, “Inteligência Artificial”, “Xingu”, “O Impossível” e vários outros.

“Estamos unindo o útil ao agradável, passando cultura e conteúdo relevante para os exames que os estudantes farão”, disse Andre Figueira, Coordenador Pedagógico do Descomplica.

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Para somar, no dia 15, que é comemorado o “Dia do Professor”, o YouTube do Descomplica vai promover uma live de debate sobre o filme “Jojo Rabbit”, vencedor do Oscar de melhor roteiro adaptado.

Quem estiver presente no evento vai garantir 60 dias grátis de Telecine e desconto nos cursos do Descomplica.

“Como hub de cinema, ficamos felizes com a oportunidade de participar da formação desses estudantes como forma de incentivo em um momento tão decisivo em suas vidas”, destaca Ana Beatriz Parente, Gerente de Comunicação e Branding do Telecine.

Com informações de Assessoria de Imprensa Telecine

SKY Play libera jogos clássicos da UEFA Champions League

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Clientes das duas modalidades de assinatura poderão acessar o SKY Play e conferir jogos históricos; saiba mais detalhes.

Interface do SKY Play
Imagem: Interface do SKY Play

A SKY fez a alegria dos fãs de futebol que querem rever partidas históricas. A partir de agora, é possível acompanhar jogos clássicos da UEFA Champions League pelo SKY Play, aplicativo de vídeo sob demanda da operadora.

Clientes de ambas modalidades, pós-pago e pré-pago, poderão assistir e relembrar mais de 20 partidas sem custo adicional.

Basta ter uma recarga ativa ou um plano contratado a partir do pacote “Smart”.

O aplicativo de VOD da empresa oferece acesso via desktop, smartphone e decodificador.

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Ao todo, já são 53 canais ao vivo para transmissão via streaming e cerca de nove mil conteúdos, com curadoria da empresa.

Entre os destaques, há a partida entre PSG e Borussia nas oitavas de final, assim como o jogo entre PSG e Barcelona.

Neste último, o brasileiro Neymar marcou três gols e levou o time catalão para a próxima fase da competição.

Com informações de Assessoria de Imprensa SKY

Eleições online: o que se sabe até o momento

Sistema para eleições online deve permitir que o leitor vote de qualquer lugar, pelo celular ou computador.

Ilustração - Urna eletrônica
Imagem: Wikimedia Commons

Já imaginou não precisar sair de casa para votar? Ter a oportunidade de fazer isso com um smartphone ou computador? Pois é, essa é a ideia do sistema de “Eleições Online” estudada pelo Governo Federal.

Um edital publicado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no dia 28 de setembro, mostrou que há uma busca por empresas de tecnologia com capacidade de desenvolver um sistema virtual para votação.

Ao todo, foram 31 companhias que demonstraram interesse. Na lista, há pequenas startups e gigantes como Amazon e IBM.

Mas, engana-se quem pensa que a alternativa é cogitada por conta da pandemia do novo coronavírus. De fato, seria uma solução interessante para evitar possíveis aglomerações, já que não há vacina ou medicação até o momento.

Porém, o principal objetivo é a redução de custos com as eleições. O TSE deve gastar cerca de R$ 699 milhões com urnas eletrônicas só em 2020. Os equipamentos podem ser utilizados por até quatro anos.

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Primeiros testes

Se nada mudar, o sistema de voto online será mostrado já em 2020. Três cidades brasileiras terão votação online, com candidatos fictícios em testes.

A realização será em colégios eleitorais de São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Valparaíso de Goiás (GO).

As empresas montarão estandes no local e o TSE acompanhará os resultados.

Entre as exigências de segurança estão a identificação do eleitor por biometria digital ou facial, sigilo de voto e mecanismos de auditoria.

Claro e IBM estão no páreo

Apesar de ter demonstrado interesse, a gigante Amazon não é mencionada nos documentos públicos do TSE. Duas que estão no páreo são Claro e IBM.

O TSE participa de frequentes chamadas de vídeo com as interessadas e discute o projeto, até então chamado de “Eleições do Futuro”.

A previsão é que as propostas sejam demonstradas no dia 15 de novembro, primeiro turno das eleições municipais, conforme mencionado acima.

O que diz o presidente Jair Bolsonaro

Em um encontro com apoiadores, divulgado recentemente, Jair Bolsonaro emitiu algumas opiniões sobre a ideia das “eleições online”.

De forma sucinta, o presidente alegou que prefere o papel acoplado ao eletrônico, pois é a melhor forma de não ter fraude nas votações.

Entretanto, afirmou desconhecer o funcionamento de uma eleição online, via smartphone, mas desconfiou.

Na visão do presidente, pode ser um sistema que facilita a “compra de votos”, já que os infratores poderão acompanhar a prática ilegal pelo celular do eleitor.

Com informações de UOL e TSE

Amazon Prime Vídeo cresce e Netflix tem queda

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Crescimento da plataforma nos Estados Unidos foi meteórico no último trimestre, de acordo com pesquisa; market share está próximo da Netflix.

Imagem: Séries do Amazon Prime Vídeo. Plataforma é ameaça para Netflix
Imagem: Séries do Amazon Prime Vídeo

A disputa pelo mercado de streaming nos Estados Unidos acirrou. Uma nova pesquisa mostrou dados do terceiro trimestre de 2020 e indica que a diferença entre Amazon Prime Vídeo e Netflix está cada vez menor.

No segundo trimestre, a disputa entre as duas configurava 32% da gigante do streaming contra 20% do concorrente. Agora, VOD da Amazon cresceu para 21% enquanto a Netflix reduziu para 25%.

Ou seja, a diferença entre as duas plataformas atualmente é de 4% no market share, de acordo com os dados divulgados.

É igualmente relevante observar a disputa entre HBO Max e Disney+, que remonta a antiga rivalidade dos estúdios Disney e Warner Bros. pelas bilheterias de cinema mundo afora.

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O HBO Max saltou de 3% para 9% do segundo para o terceiro trimestre. Já o Disney+ segue com 6%, sem alterações.

No entanto, são informações que se referem apenas ao mercado dos Estados Unidos. Vale destacar que o Disney+ já marca presença em diversos países, diferente do serviço concorrente, comandado pela WarnerMedia.

O Hulu, também do grupo Disney, caiu de 19% para 15%.

Com informações de Reelgood

Oi e SKY acrescentam mais canais no vídeo sob demanda

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Lista de emissoras com transmissão ao vivo pelos aplicativos Oi Play e SKY Play cresceu; conheça as novidades.

Canais ao vivo no Oi Play
Imagem: Canais ao vivo no Oi Play

A lista de canais com transmissão ao vivo pelos aplicativos de vídeo sob demanda das operadoras Oi e SKY cresceu.

No aplicativo Oi Play, os assinantes da TV por assinatura da prestadora ganharam mais quatro opções para acompanhar via streaming.

São elas: “FashionTV Brasil”, “Fish TV”, “Record News” e “Travel Box Brazil”.

Já o SKY Play aproveitou os últimos dias para incluir o sinal ao vivo dos canais “Gloob”, “Gloobinho” e adicionar o conteúdo do “FOX Channel” no catálogo.

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Por sinal, o movimento de encorpar o catálogo VOD é frequente da parte das operadoras.

Afinal, os aplicativos se tornaram boas alternativas para renovar o “saturado” modelo da TV por assinatura.

Com eles, apesar de ter que arcar com os pacotes, o usuário administra o conteúdo contratado de maneira sob demanda, como se tivesse uma plataforma própria para isso.

É como gerir todo o conteúdo pago da TV por assinatura pelo streaming, se for o desejo de um consumidor.

Com informações de LineUP

Dona da Vivo lança nova marca global

Objetivo é reforçar operação internacional da companhia ao integrar negócios de atacado, roaming e multinacionais.

A espanhola Telefónica, controladora da Vivo (VIVT3 / VIVT4) no Brasil, anunciou o lançamento de uma nova unidade, sob uma nova marca.

A Telefónica Global Solutions será a responsável por integrar os negócios internacionais da companhia, nas áreas de atacado, roaming e clientes multinacionais.

O lançamento da unidade global faz parte do novo plano estratégico da companhia.

A nova marca deverá atender mais de 1.500 clientes globais, em 170 países, entre eles, 400 operadoras em acordos de roaming.

De acordo com a Telefónica, a capilaridade de sua rede permite transportar em média mais de 15 bilhões de minutos de voz e 130 petabytes de dados em roaming por ano.

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“No contexto atual de profundas mudanças e novos desafios, o Grupo Telefónica segue avançando rumo ao futuro para melhorar o serviço que presta aos seus clientes mais globais… Com a Telefónica Global Solutions, não apenas reforçamos nosso compromisso com nossos clientes, apoiando-os em sua própria transformação e oferecendo-lhes soluções inovadoras e globais em todo o mundo, mas também nos alinhamos ainda mais com a missão do Grupo, colocando as pessoas e as empresas no centro de tudo”, disse a empresa espanhola em comunicado.

Com informações de Assessoria de Imprensa Telefônica.

Apple lança o seu primeiro iPhone 5G

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Aparelho com conexão de nova geração era esperado desde o ano passado, mas a falta de um acessório fez o lançamento render nas redes sociais.

Após sofrer atrasos na sua fabricação, por conta da pandemia da Covid-19, a Apple lançou oficialmente na tarde desta terça-feira, 13, o iPhone 12. Como era esperado, o novo smartphone conta com a tecnologia 5G.

No ano passado, a conectividade de nova geração já era esperada no iPhone 11. Porém, disputas com a Qualcomm e a demora para o desenvolvimento de modems pela divisão móvel da Intel, adquirida recentemente pela Apple, fez com que o primeiro aparelho com suporte ao 5G da fabricante chegasse com um ano de atraso.

Concorrentes como Huawei, Samsung, Motorola, LG, Google, Oppo e OnePlus já lançaram seus primeiros dispositivos 5G.

Entretanto, de acordo com a Canalys, apenas 13% dos smartphones lançados no primeiro semestre deste ano eram compatíveis com a tecnologia 5G.

Com isso, é esperado que o lançamento da Apple possa acabar influenciando o mercado de smartphones a adotar em larga escala a nova tecnologia.

Além do 5G, o aparelho também vem com um novo design e com diferentes tamanhos, para agradar os diferentes tipos de consumidores. O iPhone 12 perdeu ainda mais suas bordas e está 11% mais fino e leve do que o modelo antecessor.

Esse redesenho permitiu que o aparelho recebesse uma antena maior em sua borda.

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O novo iPhone custa a partir de US$ 799 (R$ 4.459,38 na cotação atual e sem incluir impostos e custos de importação). O aparelho também terá a versão mini, Pro e Pro Max, todos com suporte ao 5G, chegando a preços de até US$ 1.099 (R$ 6.133,74).

Nas redes sociais, além do preço salgado, a maior crítica ao aparelho é a falta de um carregador e fone de ouvido na caixa. A Apple alega questões ambientais, afirmando que a iniciativa reduz a emissão de carbono na atmosfera.

https://twitter.com/joaolucasllemos/status/1316083625767641089

Com informações de Tech Crunch.

Aplicativo da Claro recebe prêmio internacional de design

Revista americana classificou app da operadora como simples e com recursos inteligentes.

O aplicativo de atendimento para clientes móveis da Claro acaba de receber um importante prêmio internacional de design.

O “Minha Claro Móvel” foi escolhido pela revista norte americana Fast Company como o melhor app da América Latina na categoria Inovação em Design.

O aplicativo concorreu com outros projetos multinacionais de diferentes segmentos de negócios.

Divulgado anualmente, o Fast Company Innovation by Design Awards elege os projetos de design, inovação e tecnologia que foram destaque em todo o mundo.

De acordo com a publicação, os clientes da Claro podem acessar informações sobre suas contas com “muito menos atrito e mais simplicidade do que nunca”. Ela destacou ainda que o aplicativo combina uma “estrutura móvel escalável com recursos inteligentes”.

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“O cliente Claro agora têm uma maneira melhor de se relacionar com a operadora e gerenciar seus serviços usando um aplicativo que foi desenvolvido focado na experiência do cliente. Nossa meta era subir a barra do mercado no tocante aos Apps, fomos obsessivos em entregar simplicidade, clareza e utilidade”, comenta Rodrigo Duclos, diretor digital da Claro.

O novo aplicativo “Minha Claro Móvel” foi lançado no final do ano passado e está disponível no iOS e Android.

Com informações de Assessoria de Imprensa Claro.

TIM altera código de identificação de suas ações na Bolsa

Mudança acontece nas bolsas de valores do Brasil e de Nova York.

A partir desta quarta-feira, 13, a TIM (TIMS3) passou a adotar novos códigos de identificação para suas ações listadas nas bolsas de valores do Brasil (B3) e de Nova York (NYSE).

Na B3, o código mudou de TIMP3 para TIMS3. Já na NYSE, as ações passaram a ser TIMB e não mais TSU.

A mudança nos tickers das ações é decorrente da incorporação da TIM Participações pela sua subsidiária TIM SA, que passará a negociar as ações, e será listada no Novo Mercado.

Este segmento especial da bolsa brasileira inclui aquelas empresas que adotam voluntariamente práticas de governança além das exigidas pela legislação do país.

Atualmente, a TIM é a única empresa de telecomunicações listada no Novo Mercado.

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“Esta é a etapa final de um longo processo de reestruturação corporativa. Entendemos que é necessário estar em constante transformação para liderar os movimentos do mercado e trazer benefícios a todos os nossos públicos de relacionamento. Por isso, estamos nos reestruturando para entregar ainda mais eficiência operacional e financeira, sem perder o DNA da inovação, agilidade e responsabilidade ambiental, social e de governança”, explicou Adrian Calaza, diretora financeira da TIM Brasil.

A mudança nos códigos de identificação da TIM será celebrada na bolsa norte-americana nesta quarta-feira, 14, com o “Ring the Bell”, um tradicional sino que toca na abertura e no fechamento da NYSE.

Com informações de Relações com Investidores TIM.

Disney anuncia foco no streaming e reorganização de conteúdo

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Gigante do entretenimento se direciona para o Disney+ como um dos principais focos do seu negócio a partir de agora.

Introdução da Disney
Imagem: Introdução da Disney

Com ou sem medo, os concorrentes certamente sentiram um “frio na barriga”. A Disney anunciou uma “reorganização” nos seus negócios e um foco maior no streaming. Isso significa que, além do cinema, o Disney+ será um dos principais produtos do grupo.

A decisão surge após o crescimento meteórico do serviço nos últimos meses. Os números superaram até mesmo as projeções dadas a investidores no ano passado, durante o lançamento.

Com uma nova estruturação, a empresa terá três grupos na produção e distribuição de conteúdo para os cinemas, linear e streaming.

É uma nova organização onde a companhia poderá entender melhor como e qual será o melhor destino para cada produção. O gerenciamento será distinto da criação.

Na prática, isso significa que o grupo continuará com seus negócios de TV, as marcas ABC, ESPN e outras, mas deve focar sua produção de entretenimento para o streaming.

Os recentes lançamentos de Mulan e Hamilton no Disney+, dois longas previstos inicialmente para os cinemas, reforçam a mudança de estratégia.

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Em dezembro, outro filme chegará diretamente na plataforma. O escolhido foi Soul, nova animação da Pixar.

No Brasil, o Disney+ tem estreia confirmada para 17 de novembro.

Para a TV por assinatura, o novo posicionamento do grupo pode soar alarmante, já que os canais fechados e comercializados internacionalmente não estão mais no centro da estratégia.

Há possibilidade de descontinuação, assim como em outros países, ou uma brusca diminuição na programação.

Com informações de Engadget