17/12/2025
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Claro abre sinal de canal premium de séries e filmes

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Assinante contará com estreias importantes e grandes sucessos. Confira os destaques da programação.

A partir desta segunda-feira, 19, a Claro está liberando para todos os seus assinantes da TV Paga a degustação gratuita do canal premium Cinemax (155 – Digital e 655 – HD).

O benefício fica disponível até 31 de outubro de 2020.

O canal pertence ao grupo HBO e é o primeiro a receber lançamentos de séries e filmes, totalmente dublado. O conteúdo aborda todos os gêneros e atende todos os públicos.

Nos próximos dias, o assinante da Claro poderá assistir a várias estreias, como Covil de Ladrões, Os Mercenários 3 e a franquia Karatê Kid.

Entre os lançamentos também está a série “Monstros do Pântano”, baseado no Comic Book da DC.

Além do Cinemax, por conta da pandemia da Covid-19, a Claro mantém até o fim deste mês a degustação gratuita dos canais infantis Discovery Kids, Cartoon Network, Boomerang, Nickelodeon, Nick Jr., NAT GEO Kids, ZooMoo, Gloob, Tooncast, Baby TV e TV Rá Tim Bum.

Também ficam com sinal aberto até 31 de outubro os canais de notícias Globo News, Bloomberg, Record News, BBC World News, CNN Brasil, CNN Internacional e Band News.

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Confira os destaques da programação do Cinemax nos próximos dias:

19/10 às 19h55 – Os mercenários 3
21/10 às 01h02 – Os oito odiados
23/10 às 22h00 – Contágio
24/10 às 22h00 – Covil de Ladrões
25/10 às 05h53 – Lion: Uma jornada para casa
25/10 às 19h33 – Karatê Kid
28/10 às 22h00 – Hereditário
29/10 às 18h00 – Milton Nascimento: Intimidade e poesia
30/10 às 20h30 – Zumbilândia
30/10 às 23h50 – Monstro do pântano (temporada 1)
31/10 às 20h25 – Premonição 3
31/10 às 22h00 – Premonição 5

Oi lança série com a presença de Whindersson Nunes

Influenciador digital e garoto propaganda da operadora tira dúvidas de consumidores.

A Oi acaba de lançar a websérie “Bateu a dúvida”, respondendo perguntas de consumidores sobre conectividade.

A nova campanha tem quatro episódios e conta com a presença de influenciadores digitais, entre eles, Whindersson Nunes, garoto propagando da operadora.

Também participam o surfista Gabriel Medina, a gamer FunBABE, o humorista Rafael Portugal e o youtuber Iberê.

A ideia é responder questões inusitadas, utilizando bom humor e irreverência, por meio de uma linguagem digital e dinâmica.

O objetivo é promover o Oi Fibra, serviço de banda larga fixa da operadora.

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“Estamos criando uma narrativa leve e bem-humorada e usando os personagens que fazem parte da história da Oi para falar de conectividade, velocidade e estabilidade. Whindersson vai fazer muita gente rir com suas perguntas. As respostas são ótimas e os entrevistados usam o tema da fibra para dar informações e falar de conexão, entre outras coisas”, explica Lívia Marquez, diretora de comunicação e mídia da Oi.

Os episódios serão disponibilizados a partir desta segunda-feira, 19, nos perfis do Instagram, Facebook e YouTube da Oi.

Com informações de Assessoria de Imprensa Oi.

Canal NickMusic entra na TV por assinatura brasileira

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Canal do grupo Nickelodeon surgiu discretamente na grade de uma operadora regional; saiba mais detalhes.

Divulgação NickMusic - TV por assinatura
Imagem: Divulgação NickMusic

No último domingo, 18 de outubro, o canal NickMusic surgiu discretamente na grade da TVC, provedor regional de internet, telefonia e TV por assinatura.

A inclusão surpreende já que a emissora pertence ao grupo Nickelodeon, da imponente ViacomCBS.

O esperado era que o canal fizesse um lançamento mais alarmante e integrado nas líderes do mercado de TV paga como SKY e Claro net.

Assinantes da TVC HD em São José (SC) já podem conferir a programação da nova emissora pelo número 20.4.

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O NickMusic é uma espécie de extensão do Nickelodeon, porém focado na música.

A programação, inclusive, lembra muito a dos canais MTV Hits e VH1 MegaHits por causa da concentração em videoclipes musicais.

No entanto, a exibição é mais direcionada para o público infanto-juvenil, que é parte da estratégia do grupo.

Com informações de LineUP

Séries e filmes do Hulu podem chegar no Disney+

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Entenda a complexidade que envolve o Hulu e a inclusão de conteúdos adultos no catálogo do Disney+.

Catálogo do Hulu
Imagem: Catálogo do Hulu

Apesar de ser um dos maiores serviços de VOD dos Estados Unidos, o Hulu parou no tempo. A plataforma, que já chegou a ser maior que a Netflix no país, não concretizou sua expansão internacional até hoje.

Sua criação envolveu uma união entre os estúdios para concorrer com a “pioneira do streaming” e levar conteúdo para a internet.

Mas, com o tempo, a estratégia deixou de fazer sentido, pois contribuía para a “morte” dos negócios de TV por assinatura, que também faziam parte da estratégia das empresas controladoras.

Agora, o Hulu caiu nas mãos da Disney, que se tornou dona do serviço após comprar a FOX. No entanto, a Comcast ainda possui participação acionária de um terço no streaming.

O conflito mora exatamente nesse contexto. Uma expansão internacional para o Hulu estava planejada para começar em janeiro de 2020, mas a pandemia atrapalhou o curso dos negócios.

A Disney começou a ter prejuízos nos cinemas e com seus parques temáticos, mas entendeu uma outra lógica.

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A companhia fez um acordo para comprar as ações do Hulu da Comcast e ter o controle total até 2024. O valor mínimo estabelecido foi de US$ 5,8 bilhões. Entretanto, se a plataforma crescer internacionalmente, o preço aumenta.

Isso significa que quanto mais a Disney aprimorar o Hulu, mais ela terá que pagar pelas ações que não estão em sua posse.

Portanto, é provável que a plataforma esteja em um verdadeiro escanteio, ou melhor, limbo. A alternativa da Disney deve ser adicionar suas produções adultas no Disney+.

Entre elas estão séries como Grey’s Anatomy, American Crime Story, American Horror Story e diversas outras de propriedade da marca.

Mas, os planos da empresa quanto a isso ainda parecem confusos. Pois uma expansão da marca Star, para abrigar todo esse conteúdo adulto, também é cogitada.

Com informações de Bloomberg

Município de São Paulo vira referência de internet para gamers

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Região de São Bernardo do Campo atrai até mesmo jogadores profissionais de outros países para São Paulo; entenda.

Ilustração - Gamer
Imagem: Pikist

Já imaginou um condomínio habitado somente por gamers profissionais e produtores de conteúdo? Pois é, um fenômeno como esse está perto de acontecer em São Bernardo do Campo, município de São Paulo.

A região se tornou uma referência de internet rápida para jogadores profissionais. Há um condomínio, por exemplo, que já reúne 19 deles, com criadores de conteúdo e produtores ligados aos esportes eletrônicos inclusos.

O jogo, mais precisamente, é o Fortnite. A região, além de ter uma conexão de qualidade, fica próxima do servidor brasileiro do game.

Por isso, os gamers conseguem o sonhado “zero de ping”, que pode ser até mesmo uma vantagem competitiva nos torneios promovidos.

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O “ping” pode ser considerado como uma “medida da latência” na rede. Se o usuário estiver em um site com lentidão para carregar o conteúdo, por exemplo, significa um “alto ping”.

E não são só os brasileiros que ficam atraídos pela região. Por lá, já é possível encontrar pessoas de outros países que se mudaram justamente para ter uma melhor qualidade de internet.

Entre os brasileiros, um antigo morador da zona leste de São Paulo destacou que a estabilidade é imprescindível para o trabalho dos jogadores.

Na sua antiga região, o gamer enfatiza que haviam roubos frequentes de fios. Faltava luz uma vez por semana e ele ficava um dia inteiro sem poder trabalhar.

Com informações de Globo Esporte

Banir a China pode encarecer valor final do 5G

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De acordo com o presidente da Huawei, principal consequência cairá para os consumidores brasileiros, que vão pagar mais caro pelo 5G.

Equipamento da Huawei (Divulgação Instagram)
Imagem: Equipamento da Huawei (Divulgação Instagram)

Em entrevista recente, Sun Baocheng, CEO da Huawei, comentou sobre o possível banimento da marca como fornecedora do 5G brasileiro. Para ele, a principal consequência cairá para os consumidores.

Antes de tudo, é importante destacar que o leilão da conectividade é feito para as operadoras comprarem frequências.

A participação da Huawei seria indireta e as teles vão decidir os fornecedores, de acordo com as diretrizes do governo. Sobre o processo, a chinesa já promete a solução com melhor custo benefício.

Mas, na contramão, existem as investidas dos Estados Unidos, cujo governo pressiona seus aliados a impedirem uma entrada da companhia no fornecimento da nova conectividade. O Brasil, obviamente, está incluso.

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Afinal, os norte-americanos acreditam que a Huawei é um “instrumento” para promover a espionagem governamental chinesa.

Sobre a questão, Baocheng destaca que pode acarretar em um atraso na transformação digital do Brasil. Além do mais, os consumidores vão sofrer as consequências.

As operadoras terão custos maiores com fornecedores e o aumento dos preços será refletido na entrega aos clientes. Os serviços vão ficar mais caros.

E quando menciona um “atraso” na transformação digital, o CEO destaca a participação que a Huawei já tem no Brasil e vê um prejuízo na substituição de todos os equipamentos da marca por parte das teles. Trocá-los levará muito tempo.

Com informações de Folha de S. Paulo

TIM fecha parceria para facilitar análise de crédito

Em novo acordo, operadora se uniu com a gestora de dados Quod, a fim de facilitar pedidos de financiamento e outras atividades.

Logo Quod e TIM
Imagem: Logo Quod e TIM

Nos últimas dias, a TIM (TIMP3) divulgou que a empresa Quod é uma das suas novas parceiras comerciais. Para quem não conhece, trata-se de uma das maiores gestoras de bases de dados do mercado brasileiro.

A nova aliada da operadora é responsável pelo “Cadastro Positivo”, assim como vários outros bancos de dados.

Portanto, a ideia é que o processo para pedir crediário, empréstimo e financiamento seja mais rápido, prático e seguro em todo o Brasil por parte da operadora.

Será uma verificação feita, obviamente, pelas soluções da Quod. A TIM poderá checar cadastros positivos de clientes das redes varejistas, bancos e seguradoras.

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Em relação a manutenção dos dados, a tele destaca que está de acordo com a Lei Geral de Proteção de dados (LGPD).

“São cada vez maiores as interações entre as atividades de telecomunicações e as financeiras. Temos apostado nessa convergência já há algum tempo e agora, em parceria com a Quod, damos mais um passo para oferecer a pessoas e empresas soluções ainda mais completas”, destaca Renato Ciuchini, head de Estratégia e Transformação da TIM Brasil.

E de acordo com a Quod, a TIM também fará uma grande contribuição para o aprimoramento da sua análise de crédito e prevenção à fraude.

“Estamos abertos para fazer parcerias que gerem valor real para as empresas e consumidores. Neste mercado em constante evolução, trabalhar co-criando novos produtos com bons parceiros é essencial!”, disse Raphael Salmi, head de desenvolvimento de negócios da Quod.

Em suma, ainda não há detalhes sobre novos produtos da TIM, que podem surgir após a parceria.

Por sinal, vale mencionar que a operadora e a Quod já tiveram a passagem de Rodrigo Abreu pela presidente. Atualmente, o executivo é CEO da Oi e comanda também o Conexis (antigo SinditeleBrasil).

Com informações de Assessoria de Imprensa TIM

5G: Migração para banda KU pode custar R$ 1,75 bilhão

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Teles defendem uso de filtros em antenas, entretanto, problema da interferência no sinal de TV demoraria 7 anos para ser resolvido.

A Conexis Brasil Digital, entidade que congrega as operadoras de telefonia móvel e fixa, apresentou um estudo elaborado pela LCA Consultores defendendo o uso de filtros em antenas parabólicas para evitar a interferência do 5G no sinal de TV transmitido via satélite.

De acordo com o documento, a solução dos filtros custaria R$ 224,13 milhões. Em contraponto, a migração da atual Banda C para a Banda Ku, liberando a faixa para ser utilizada no 5G, exigiria R$ 1,75 bilhão, quase oito vezes mais caro.

Para chegar a esses números, a consultoria se baseou em dados de IBGE do número de brasileiros que possuem apenas a parabólica como recurso para acessar a TV aberta.

No trabalho apresentando, o custo estimado para a instalação de cada filtro “anti-5G” em 1.375.703 residências que estão no raio de interferência seria de R$ 162,92.

Na opção de migração para a Banda Ku, seria necessário realizar a troca de kits de recepção em 4.838.405 domicílios, pelo custo médio de R$ 362. O número de residências é maior, pois teria que incluir também aqueles que não sofreriam a interferência da conexão de quinta geração.

O estudo também apresentou uma sugestão de cronograma para a instalação gradual dos filtros em antenas parabólicas, podendo demorar até sete anos para que o problema seja totalmente resolvido no país, conforme a seguir:

PrazoCidadesQuantidade de cidades
1 anoRio de Janeiro, Brasília, São Paulo, Fortaleza, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Recife, Cuiabá, Manaus, Natal e Curitiba.12
2 anosRestante das capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes41
3 anosCidades com mais de 200 mil habitantes102
4 anosCidades com mais de 100 mil habitantes171
5 anosCidades entre 30 e 100 mil habitantes e restante dos municípios competitivos889
6 anosRestante das cidades potencialmente competitivas2149
7 anosRestante das cidades pouco competitivas1092

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A interferência do 5G nos sinais da TV aberta via satélite é o maior entrave para a realização do leilão de frequências, sendo também o responsável pelo seu atraso. Inicialmente, programado para ocorrer no início deste ano, agora ele deverá ser realizado apenas no primeiro semestre de 2021.

O motivo do adiamento do leilão do 5G se deve à emergência da pandemia da Covid-19, que atrasou os testes de campo de convivência entre o 5G e os sinais de televisão via satélite.

O estudo da LCA Consultores será encaminhado à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

“Queremos o melhor modelo que valorize os investimentos e tenha o menor custo social. E de fato existe essa solução, de maneira concreta e objetiva, com os novos filtros, que atendem com folga as especificações da Anatel”, afirmou o presidente-executivo da Conexis, Marcos Ferrari.

Com informações de Agência Telebrasil.

NASA contrata Nokia para implantar rede 4G na Lua

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Agência espacial pretende novamente desembarcar humanos em solo lunar até 2024.

A NASA acaba de contratar a Nokia para desenvolver uma rede de comunicação 4G para ser implantada na Lua.

A agência espacial dos Estados Unidos pretende retomar as missões tripuladas para a Lua até 2024 e construir uma base operacional em solo lunar até 2028.

O contrato entre a NASA e a subsidiária americana da Nokia é de US$ 14,1 milhões (R$ 79,59 milhões na cotação atual). O financiamento visa estudar como a tecnologia terrestre pode ser modificada para funcionar em ambiente lunar.

A ideia é implantar um serviço móvel para permitir a comunicação entre espaçonaves, sondas, veículos, habitats e astronautas na Lua.

“O sistema pode suportar comunicações da superfície lunar em distâncias maiores, velocidades aumentadas e fornecer mais confiabilidade do que os padrões atuais”, afirmou a NASA.

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Este não é o primeiro projeto lunar da Nokia.

Em 2018, a fabricante finlandesa, em parceria com a operadora britânica Vodafone, anunciou os seus planos de enviar para a Lua um módulo de pouso contendo rovers construídos pela Audi e utilizando foguetes da SpaceX.

A missão ainda não ocorreu, mas o contrato com a NASA pode acelerar os planos espaciais da Nokia.

Com informações de Moon Daily.

Anatel e Receita Federal apreendem milhares de produtos piratas

Número de dispositivos ilegais já supera quantidade apreendida em 2019.

A partir de uma parceria entre a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Receita Federal, foram apreendidos entre os meses de julho e setembro deste ano 243,7 mil equipamentos piratas de telecom.

O número já é superior ao total apreendido ao longo do ano de 2019. Entre os produtos estão TV boxes, carregadores, conversores digitais com Wi-Fi, entre outros.

A iniciativa conjunta faz parte do Plano de Ação de Combate à Pirataria da Anatel.

Segundo Igor Moreira, superintendente de fiscalização da agência, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal também têm participado das apreensões, procurando a Anatel e Receita Federal para avaliar cargas de produtos de telecomunicações.

“O investimento na sinergia entre os órgãos de fiscalização, o que inclui a capacitação sobre as normas setoriais, tem propiciado um crescimento acelerado dos números observados”, afirmou Moreira.

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–> 7 mil aparelhos IPTV piratas são destruídos pela Receita Federal

–> Anatel e Ancine se unem para bloquear sites IPTV piratas

–> Mais provedores de IPTV são derrubados

A Anatel também tem capacitado agentes aduaneiros e auxiliado na avaliação de cargas vindas do exterior em centros de triagem e importação.

Além disso, a Anatel recebeu sinal verde do Ministério da Economia para ser um dos órgãos anuentes do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex).

A Anatel orienta que produtos não homologados pela agência podem emitir radiação não ionizante acima dos limites seguros, vazar elementos tóxicos, superaquecer e provocar incêndios ou afetar a segurança e qualidade da conexão dos usuários com a internet.

Com informações de Assessoria de Imprensa Anatel.