26/04/2024

Anatel ainda não recebeu pedido de operação da Starlink no Brasil

SpaceX, da Elon Musk, já possui empresa nacional para a oferta de banda larga via satélite no país.

Imagem: SpaceX

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a SpaceX ainda não solicitou autorização para a oferta do serviço de banda larga via satélite da Starlink no Brasil.

Conforme noticiado pelo Minha Operadora, a companhia de Elon Musk já conta com empresa aberta no Brasil desde dezembro de 2020.

A ideia é que esta empresa faça a intermediação para que os serviços da Starlink sejam comercializados no Brasil.

Entretanto, ainda é preciso que a empresa solicite aprovação junto à Anatel para prestar o Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), além de autorização adicional para uso de satélite.

VIU ISSO?

–> SpaceX lança novo lote de satélites da rede Starlink

–> SpaceX planeja lançar serviço de telefonia via satélite

–> Latência da internet da Starlink já é similar à banda larga dos EUA

Por outro lado, a Starlink ainda não oferece o serviço de banda larga de forma comercial, uma vez que a sua rede de satélites ainda não está completa.

Por enquanto, o serviço está em fase de testes.

Segundo a SpaceX, 10 mil usuários já utilizam a banda larga da Starlink, pagando US$ 99 (R$ 538,57, na cotação atual) por mês.

Ainda não há informações se este preço seria reajustado quando o serviço se tornar totalmente operacional ou qual será o valor ofertado em mercados internacionais.

Segue a nota emitida pela Anatel ao Minha Operadora:

“Em resposta a solicitação relativa à empresa Starlink Brazil Serviços de Internet Ltda., a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informa que até o presente momento não há qualquer pedido de autorização de direito de exploração de satélite ou sistema de satélites associado à empresa em questão em curso na Agência. Informamos também que a empresa não possui autorização para prestação de serviços de telecomunicações ao consumidor final no país”.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários