InícioInternet Banda LargaAnatel ainda não recebeu pedido de operação da Starlink no Brasil

Anatel ainda não recebeu pedido de operação da Starlink no Brasil

SpaceX, da Elon Musk, já possui empresa nacional para a oferta de banda larga via satélite no país.

Imagem: SpaceX

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a SpaceX ainda não solicitou autorização para a oferta do serviço de banda larga via satélite da Starlink no Brasil.

Conforme noticiado pelo Minha Operadora, a companhia de Elon Musk já conta com empresa aberta no Brasil desde dezembro de 2020.

A ideia é que esta empresa faça a intermediação para que os serviços da Starlink sejam comercializados no Brasil.

Entretanto, ainda é preciso que a empresa solicite aprovação junto à Anatel para prestar o Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), além de autorização adicional para uso de satélite.

VIU ISSO?

–> SpaceX lança novo lote de satélites da rede Starlink

–> SpaceX planeja lançar serviço de telefonia via satélite

–> Latência da internet da Starlink já é similar à banda larga dos EUA

Por outro lado, a Starlink ainda não oferece o serviço de banda larga de forma comercial, uma vez que a sua rede de satélites ainda não está completa.

Por enquanto, o serviço está em fase de testes.

Segundo a SpaceX, 10 mil usuários já utilizam a banda larga da Starlink, pagando US$ 99 (R$ 538,57, na cotação atual) por mês.

Ainda não há informações se este preço seria reajustado quando o serviço se tornar totalmente operacional ou qual será o valor ofertado em mercados internacionais.

Segue a nota emitida pela Anatel ao Minha Operadora:

“Em resposta a solicitação relativa à empresa Starlink Brazil Serviços de Internet Ltda., a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informa que até o presente momento não há qualquer pedido de autorização de direito de exploração de satélite ou sistema de satélites associado à empresa em questão em curso na Agência. Informamos também que a empresa não possui autorização para prestação de serviços de telecomunicações ao consumidor final no país”.

Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 9 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
CONTEUDO RELACIONADO

1 COMENTÁRIO

Acompanhar esta matéria
Notificação de
1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários

MAIS POPULARES