21/04/2024

5G deve ficar R$ 7 bilhões mais caro após exigências do Governo

Operadoras de telefonia terão que construir uma rede privativa para o Governo Federal, entre outras obrigações.

Ilustração Pixabay
Imagem: Ilustração Pixabay

Por meio de um cálculo preliminar, a estimativa é que as exigências do Governo Federal aumentem os custos do 5G em R$ 7 bilhões.

Na prática, as operadoras de telefonia móvel que arrematarem frequências terão que cumprir todas as obrigações impostas pelo Ministério das Comunicações.

Uma delas é a rede privativa para o Governo Federal. Em Brasília será com conectividade móvel, mas para outros órgãos públicos terá infraestrutura de fibra óptica.

Na última quarta-feira, 4 de fevereiro, detalhamos que o governo não pretende ceder para as operadoras, que pressionam por uma mudança na portaria publicada.

VIU ISSO?

–> Atualmente, 5G pode ser ‘impagável’ para as operadoras

–> Operadoras apoiam adiamento da votação do edital do 5G

–> Mais uma vez, proposta do 5G fica para ‘depois’

A informação é que as teles pressionam por uma mudança, pois o 5G pode ser impagável, com tantas obrigações.

Fábio Faria, ministro das Comunicações, já elevou o tom e foi ainda mais incisivo sobre a instalação de uma rede própria para o Governo Federal.

Agora, resta saber qual será a iniciativa das operadoras ou se elas vão simplesmente aceitar a diretriz, visto que pediram muito por um leilão não arrecadatório.

Na prática, todo o dinheiro investido no 5G vai para o desenvolvimento da infraestrutura de telecomunicações do Brasil. Mas, com um aumento significativo, a conta pode acabar no bolso do consumidor.

Com informações de EXAME

4 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários