13/12/2025
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Nubank libera criação de conta para menores de idade; veja os requisitos

O Nubank, fintech criada para facilitar a vida dos brasileiros, anunciou nesta quinta-feira (23), uma novidade destinada aos adolescentes que pretendem ingressar iniciar a vida financeira antes dos 18 anos, permitindo que o público jovem abra uma conta digital na plataforma com supervisão dos responsáveis tendo acesso a diversas ferramentas bancárias oferecidas pela empresa.

Adolescentes com idades entre 12 e 17 anos podem solicitar aos pais a abertura de uma conta digital no Nubank, mas com restrições de uso.

Segundo informações da instituição, a nova conta é destinada a pessoas com idade entre 12 e 17 anos possibilitando acessar todos os recursos oferecidos em contas comuns, com exceção de serviços relacionados ao crédito pessoal, como empréstimo, financiamento, investimento e o cartão de crédito.

Apesar dessa restrição inicial, o Nubank reforça que todas as funcionalidades da conta serão desbloqueadas assim que o usuário atingir a maioridade. Até lá, é possível apenas realizar transações bancárias (PIX e TED) ou pagar compras utilizando o cartão de débito vinculado à conta — com possibilidade de gerar uma versão virtual para usar com mais segurança em sites e aplicativos.

Regras, requisitos e benefícios

Conforme explica em seu blog, a solicitação de abertura da conta só pode ser feita pelos pais do adolescente, que devem, obrigatoriamente, ter cadastro no Nubank, medida de segurança que visa impedir que menores de idade abram o cadastro sem autorização dos responsáveis.

Além dos benefícios listados anteriormente, o cliente também pode efetuar recargas de celular, pagamento de boletos bancários, saques em caixas eletrônicos de todo o país e a ferramenta “guardar dinheiro”, recurso em que é possível reservar mensalmente parte da renda para atingir objetivos definidos no app.

Nesta primeira fase a novidade estará disponível apenas para algumas pessoas, porém chegará para todos no futuro. Veja como fazer:

  • Entre no app do Nubank e clique no aviso “Agora seus filhos menores de idade podem ter uma conta do Nubank”;
  • Leia as informações com atenção e clique em “Continuar”;
  • Leia a política de privacidade e clique em “Continuar”
  • Insira os dados do seu filho ou filha: nome completo, número do CPF, e-mail e data de nascimento;
  • Leia o contrato da conta e clique em “Aceitar e finalizar”;

Sanções de obrigações de fazer podem democratizar o acesso à Internet

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Responsável por fiscalizar tanto o segmento de telefonia fixa quanto móvel, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realiza periodicamente auditorias em operadoras e prestadoras de serviços que atuam no Brasil, identificando em alguns casos irregularidades passíveis de punição como multas ou, se aprovado pelo Conselho Diretor, sanções conhecidas como “obrigação de fazer”.

wifi-no-computador

A substituição da pena acontece por meio de uma deliberação normativa que determina qual será a melhoria no serviço, ampliação da infraestrutura de rede ou investimentos que a tele terá, obrigatoriamente, que realizar no prazo estipulado pelo órgão regulador.

Em alguns casos, a condenação aplicada pela agência consiste em medidas que beneficiam a comunidade em geral, como implementação da rede 4G em municípios que não possuem essa tecnologia, incentivos em banda larga, etc.

Durante uma reunião virtual realizada com a Anatel, as entidades da sociedade civil Instituto Bem-Estar Brasil (IBEBrasil), Comitê de Redes Comunitárias e Coalizão Direitos na Rede, propuseram que a estatal amplie as obrigações de fazer com o intuito de contribuir com a universalização do acesso à Internet forçando as companhias de telecom a promoverem iniciativas em comunidades carentes.

Segundo informações, em 2020 as “obrigações de fazer” corresponderam a 20% das sanções aplicadas pela agência, número que deve chegar a 40% ainda em 2022 de acordo com a previsão das ONGs.

Conforme explica o presidente do IBEBrasil, Marcelo Saldanha, converter essas sanções em medidas que compreendam o interesse público é uma das maneiras para “impulsionar ações conjuntas entre os prestadores sancionados e políticas públicas e iniciativas comunitárias que buscam a redução das desigualdades de acesso no país”.

Obrigações de fazer

Para que as obrigações de fazer e outros processos sancionatórios beneficiem a população é preciso que o Conselho aprove os dispositivos regulatórios recomendados pelo consórcio de instituições pró-inclusão.

“O IBEBrasil acredita que, desta forma, a Anatel estará dando um passo importante para reduzir a exclusão digital no país, permitindo que mais pessoas tenham acesso às tecnologias de informação e comunicação.”, diz a IBEBrasil

CPTM abrirá licitação para oferecer Wi-Fi grátis aos passageiros

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A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) abrirá na próxima segunda-feira (27), uma licitação para oferecer serviços de conectividade Wi-Fi gratuita em quatro linhas da capital paulista, sendo 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, além da Estação Palmeiras-Barra Funda, na Linha 7-Rubi.

trem da cptm

A medida permitirá que os passageiros que passam por essas estações utilizem a rede wireless disponibilizada pela empresa em seus smartphones, tablets, laptops e outros dispositivos compatíveis sem custo adicional.

Segundo informações do edital, a empresa vencedora do certame será responsável pela implantação, administração e manutenção do sistema de internet, com isso, a CPTM se isentará de eventuais problemas ou instabilidade no acesso. A campeã poderá explorar a licitação pelo prazo de 60 meses, período que pode ser estendido para até 240 meses mediante a uma solicitação.

Entre os requisitos estipulados pela companhia de transporte estão: o passageiro deve poder acessar a internet diariamente por pelo menos 30 minutos com velocidade de no mínimo 512 Kbps e, em caso de publicidade, é preciso ter um botão para pular o anúncio após 10 segundos de exibição do conteúdo.

O acesso à rede será liberado após o passageiro efetuar o cadastro em uma plataforma — também de responsabilidade da prestadora de serviços — que deve, obrigatoriamente, suportar a demanda de todos os usuários que quiserem se conectar ao Wi-Fi público.

O edital também é bastante claro ao afirmar que a empresa concessionária será obrigada a oferecer e garantir uma boa experiência de acesso às redes sem fio”, afirma Natalia Melo, Gerente de Novos Negócios da CPTM.

Wi-Fi nos trens

Ao contrário dos ônibus que circulam na cidade de São Paulo, os trens gerenciados pela CPTM não oferecem nenhuma forma de conexão à Internet para os passageiros, limitação que há bastante tempo é criticada pelos paulistanos, mas que não foi tratada neste edital e também não deve ser resolvida a curto prazo.

Enquanto isso, os usuários do serviço de transporte devem aproveitar (em um futuro próximo) a rede Wi-Fi nas estações. Caso opte por usar uma rede pública, recomendamos que adote alguns cuidados — como VPN e evitar logar em apps bancários, por exemplo — pois essas conexões não são tão seguras quanto particulares.

Sustentabilidade: Vivo transforma uniformes descartados em ecobags

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A Vivo, operadora brasileira de telecomunicações, anunciou nesta quinta-feira (23), um novo programa de sustentabilidade que utiliza o tecido de uniformes que seriam descartados como matéria-prima para a confecção de ecobags, sacolas ecológicas que não utilizam em sua composição materiais plásticos ou que agridem o meio ambiente.

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De acordo com a companhia, a iniciativa ecologicamente correta foi desenvolvida em parceria Retalhar, empresa B e promove a economia circular dos produtos têxteis com mão de obra inclusiva, reaproveitando o tecido que seria jogado no lixo.

Inicialmente, apenas 1,8 mil unidades das ecobags foram produzidas e serão comercializadas pela Vivo, no entanto, é esperado que o estoque seja renovado nas etapas posteriores caso haja demanda.

A bolsa sustentável pode ser adquirida a preço de custo no site da tele pelo preço simbólico de R$ 39 à vista com possibilidade de parcelamento em até 12 vezes de R$ 3,25 sem juros no cartão de crédito. Também é possível encontrar o produto na loja LEED, localizada no Shopping VillaLobos, na cidade de São Paulo.

As ecobags, ainda trazem impacto social positivo tanto no beneficiamento dos resíduos quanto na produção das sacolas. No processo é empregada mão de obra de egressos do sistema prisional e mulheres costureiras localizadas na periferia da Grande São Paulo, gerando renda e inclusão social.”, destaca a Vivo.

Especificações da ecobag:

  • Dimensões: 38 x 29,5 cm
  • Material: Brim preto (tecido único sem forro)
  • Estampa: Serigrafia (Dimensões: 30 x 24,5 cm)
  • Acabamento interno: Viés preto
  • Espessura da alça: 3 cm poliéster
  • Comprimento da alça: 60 cm
  • Cor: Púrpura

Foco no “futuro verde”

O recente lançamento das ecobags engloba um enorme ecossistema de projetos sustentáveis realizados pela Vivo no país.

Além de reaproveitar materiais desprezados, a tele também tem planos de recolher 10 toneladas de lixo eletrônico através do programa “Recicle com a Vivo“, que estreou em 2006 e de lá para cá coletou mais de 1 milhão de celulares em desuso e 5 milhões de outros itens.

Governo entregou mais de 17 mil pontos Wi-Fi à população

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O Ministério das Comunicações (MCom) divulgou nesta quinta-feira (23), novas informações sobre o desenvolvimento do “Wi-Fi Brasil” no país, programa social criado pelo governo federal para levar internet banda larga em localidades remotas que não contam com essa conectividade, especialmente nas regiões Norte e Nordeste com foco em alcançar instituições públicas de ensino.

programa wifi brasil

Segundo dados da pasta, o Brasil conta em junho de 2022 com mais de 17 mil pontos sem fio ativos em cerca de 3,2 mil municípios, beneficiando mais de 11 milhões de pessoas que até então não tinham acesso à Internet.

Desse total, em torno de 13,3 mil pontos — correspondendo a 78% das conexões — foram instalados em localidades rurais, áreas priorizadas pela iniciativa justamente por não possuírem grande oferta de provedores locais; a velocidade de conexão varia entre 10 e 20 Mbps

Conforme reforça o ministro das Comunicações, Fábio Faria, o governo trabalha para ampliar a infraestrutura de antenas do programa levando internet para toda a população, atendendo principalmente escolas, assentamentos, Unidades Básicas de Saúde (UBS), comunidades indígenas, etc.

“Não estamos medindo esforços para levar, até o final deste ano, internet para todas as escolas brasileiras. Nós sabemos a importância que isso tem”, destaca farias.

A instalação é totalmente gratuita e inclui no kit a antena (receptor de sinal) e roteador que será usado para transmissão.

A solicitação do serviço deve ser feita através do GESAC por instituições governamentais, agentes públicos e comunidades em situação de vulnerabilidade.

Inclusão digital

Além da iniciativa do Ministério, algumas ONGs também trabalham para levar internet banda larga via Wi-Fi para escolas públicas em parceria com provedores locais de internet em municípios que não disponibilizam essa tecnologia para os estudantes.

Um desses projetos sociais é promovido pelo Instituto Escola Conectada, organização não governamental que por meio incentivos privados e doações da comunidade já conseguiu beneficiar mais de 24 mil alunos de 52 escolas públicas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais.

Algar Telecom alcança a meta de ter sua matriz energética 100% renovável

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Devido ao seu investimento em usinas fotovoltaicas próprias, além da aquisição de fontes incentivadas do mercado livre e de certificação de energia renovável, a Algar Telecom alcança a meta de ter 100% da sua matriz energética renovável. A empresa reforça o seu compromisso com a agenda climática e iniciando a descarbonização efetiva das operações.

Usina de energia solar Capim Branco II, em Uberlândia (MG).

O vice-presidente de Tecnologia e Evolução Digital da Algar Telecom, Luís Lima, afirma que ter sua matriz energética de fonte renovável é um marco significativo na jornada ESG da empresa, além de um esforço do compromisso com o desenvolvimento sustentável.

“A energia elétrica de qualidade é insumo essencial e insubstituível para garantir a estabilidade e segurança das nossas operações. Devido a sua relevância e potencial impacto ambiental, norteamos a gestão da energia em duas frentes de atuação: transição da matriz elétrica para fontes renováveis e eficiência energética, ambas com foco na redução de emissões de CO2 […], comenta.

Em 2021, a empresa conseguiu reduzir o consumo de energia por meio da substituição dos aparelhos de ar-condicionado, ao investir na modernização de equipamentos mais eficientes. Também foi realizado o monitoramento em tempo real do consumo de energia elétrica dos escritórios e prédios.

Com isso, a Algar Telecom deixou de consumir cerca de 600 MWh/ano com a modernização das redes, migrando 97% dos clientes banda larga para fibra óptica.

“[…] Mesmo com o crescimento da companhia e expansão da nossa rede, todas as nossas iniciativas e investimentos em eficiência resultaram na redução do consumo de energia de 55.851 MWh, em 2020, para 54.977 MWh, em 2021”, diz o executivo.

De acordo com a Algar Telecom, entre as ações implementadas são destaque as duas usinas fotovoltaicas para autogeração construídas em Capim Branco I e Capim Branco II, na região de Uberlândia, (Triângulo Mineiro). Juntas, as usinas somam capacidade de gerar 18.600 MWh por ano de energia solar.

Avanço da rede 5G pode inutilizar satélites Starlink, alerta Elon Musk

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A Starlink, divisão da Space X destinada ao segmento de telecomunicações via satélite, divulgou esta semana um documento revelando que o desenvolvimento da quinta geração de redes móveis (5G) pela Dish, operadora norte-americana, pode interferir na constelação de equipamentos espaciais da empresa causando interferência no funcionamento dos satélites e, em casos mais graves, inutilizando todos os aparelhos transmissores.

internet starlink

De acordo com o documento disponibilizado pela empresa, o uso da faixa de 12,2 GHz a 12,7 GHz pela operadora para transmissão de TV e 5G pode provocar interferência nos satélites da empresa em mais de 75% do tempo podendo, inclusive, paralisar totalmente o funcionamento do conjunto Starlink prejudicando milhares de clientes que dependem do serviço para acessar à Internet.

Para Elon Musk, bilionário CEO da Tesla e SpaceX, o ingresso da Dish nesse segmento pode “frustrar os planos da Starlink” impedindo o lançamento de mais de 42 mil novos satélites nos próximos anos com o intuito de conectar pelo menos um terço da população mundial, especialmente pessoas em áreas que não dispõe de conectividade banda larga.

Em resposta às acusações, a companhia de telecom reforçou seu compromisso em expandir seus serviços sem prejudicar outras empresas e afirmou ter recrutado uma equipe de engenheiros para avaliar o caso.

Esse debate sobre possíveis interferências nos satélites foi enviado à Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês), entidade dos Estados Unidos equivalente a Anatel, porém o órgão regulador ainda não se posicionou sobre o assunto.

Novos lançamentos da Starlink

Na última sexta-feira (17), a SpaceX colocou na órbita baixa terrestre 53 novos satélites da Starlink que chegam para integrar a malha de equipamentos que está sendo desenvolvida pela empresa.

O lançamento ocorreu no Kennedy Space Center, na Flórida, a bordo do foguete espacial Falcon 9. Além desse envio, a SpaceX também deve realizar vários outros até o final deste ano, contudo, não há detalhes sobre o cronograma

Satélites da Starlink vão levar 5G para áreas remotas
Lançamento de foguete Starlink. (Imagem: Reprodução).

Entidade pede que governos conversem entre si sobre interferência do 5G

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Volta à discussão uma das preocupações relacionadas à implementação do 5G nos Estados Unidos quanto a interferência do espectro da banda C com o sistema de segurança da aviação. Só que agora o assunto tomou proporções internacionais. A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês) decidiu fazer um pedido formal a todos os governos do mundo.

A decisão foi tomada em assembleia geral em Doha, no Qatar, onde a associação pede que os governos trabalhem em “estreita colaboração” com o setor para impedir a coexistência dos serviços.

Por meio de comunicado divulgado à imprensa nesta quarta-feira (22), a IATA afirma que reconhece a importância do viés econômico ao disponibilizar o espectro para o 5G, mas diz que também é crítico manter a segurança de passageiros, tripulações e aeronaves.

O caso dos Estados Unidos foi citado pela entidade como algo a ser evitado, mas a coordenação entre setores brasileiros, dentre outros, serve como exemplo de eficiência para a associação.

Não devemos repetir a experiência recente nos Estados Unidos”, declara o diretor geral da IATA, Willie Walsh, no comunicado, citando a interrupção dos serviços de aviação por risco de interferência nos radioaltímetros.

“Na verdade, muitos países, como Brasil, Canadá, França e Tailândia, conseguiram gerenciar com sucesso os requisitos dos provedores de serviços 5G, incluindo as mitigações necessárias para preservar a segurança da aviação e garantir serviços ininterruptos”, completou.

A garantia de banda de guarda suficiente para separar a banda C do 5G da faixa de 4,2-4,4 GHz utilizada pelos rádio altímetros é uma das medidas adotadas pelos governos, assim como o estabelecimento de limite de potência e inclinação para baixo de antes de 5G “principalmente nas proximidades de rotas de voo”. entre essas medidas também a proibição da rede móvel com a tecnologia em zonas de precaução ao redor de aeroportos.

A questão está com consulta pública aberta desde maio, sendo que a Anatel e a Embraer realizaram estudos sobre o assunto.

De acordo com a IATA é preciso que os governo se coordene, junto com as agências reguladoras e setor de aviação para garantir que não ocorram interferências. Sendo necessário a realização de estudos detalhados antes que o espectro seja disponibilizado.

Fast Shop enfrenta ciberataque e interrompe funcionamento dos serviços

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A manhã desta quinta-feira (23) começou agitada no e-commerce brasileiro após a Fast Shop, rede de lojas varejistas, anunciar o fechamento de todas as suas unidades físicas e tirar o site do ar por motivos ainda pouco conhecidos, mas provavelmente em decorrência de algum problema técnico nos servidores da companhia ou instabilidade que impossibilita a execução do serviço.

Essa não é a primeira vez que a rede suspende seus serviços de modo repentino, sendo que na última ocasião foi confirmado um ciberataque nos sistemas internos da empresa impedindo o processamento de compras na plataforma virtual e causando sérios transtornos aos consumidores.

Uma publicação feita no perfil oficial da Fast Shop no Twitter exigindo o pagamento de “resgate” pelos retorno do site confirma se tratar de um ataque de ransomware, metodologia que há alguns meses derrubou o site das lojas Americanas por vários dias.

A postagem afirma que se a companhia não pagar o valor para reaver o acesso — montante que ainda não foi informado — os dados obtidos serão vazados na internet por um grupo ainda desconhecido.

Publicação no Twitter

Na noite de ontem (22) a empresa respondeu alguns comentários afirmando se tratar de apenas uma manutenção no site. Contudo, quando indagada sobre o porquê da instabilidade a Fast Shop apenas disse “Ransomware“.

Em uma publicação mais recente, a gigante varejista anunciou o fechamento de todas as lojas até domingo (26) e pedidos. Veja o comunicado:

Suporte aos clientes

O Minha Operadora tenta contato com a empresa para obter esclarecimentos sobre o acontecido e posicionamento da Fast Shop com relação aos pedidos dos clientes feitos no site antes da instabilidade nos servidores.

Por ora, a rede ainda não se pronunciou sobre o assunto e não há nenhuma orientação aos consumidores. Entretanto, conforme menciona o tweet feito pela empresa, as compras on-line foram adiadas para a próxima segunda-feira, 27.

Smartphones da Apple foram os mais vendidos em abril, segundo Counterpoint

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De acordo com levantamento da agência Counterpoint Research, dos dez modelos de smartphones mais vendidos do mês de abril, cinco são da Apple. O ranking tem como líder o iPhone 13 padrão, alcançando 5,5% da fatia de mercado durante o mês de apuração. O aparelho ainda possui grandes índices de vendas, embora tenha sido lançado há mais de oito meses.

Na sequência do ranking vem o iPhone 13 Pro Max com 3,4% da fatia do mercado e o iPhone 13 Pro com 1,8%. Curiosamente, o iPhone 13 Mini não aparece no top 10 da lista, sendo superado por outros dois modelos da empresa de Tim Cook. Lembrando que o modelo mais compacto a linha ano ganhará nova geração este ano.

Na quarta posição fica o iPhone 12, lançado em 2020, que mesmo tendo mais de dois anos de lançamento ainda tem vendas sólidas. Em seguida vem o iPhone SE, de 2022, que teve um dos maiores níveis dos populares em mercados específicos, como no Japão, chegando a ter 18% da fatia de mercado.

No ranking, a Samsung consegue ocupar quatro posições, sendo que o modelo mais popular fica apenas na quinta colocação geral. Trata-se do Galaxy S22 Ultra, modelo flagship que concorre diretamente com o iPhone 13 Pro Max em preço e características.

A fabricante sul-coreana também consegue manter seus sucesso entre os aparelhos intermediários com a linha Galaxy A, onde o Galaxy A13 4G mantém as altas vendas do Galaxy A12, e mais de 50% das unidades que são comercializadas são exportadas para a Índia e América Latina.

Além disso, o Galaxy A03, como modelo de entrada, foi o mais vendido em abril. novamente, o smartphone possui suas comercialização elevadas por causa dos países emergentes. O Galaxy A53 também tem boas vendas. A Samsung costuma lançar mais modelos de smartphone, diferente da Apple que possui poucos modelos no comparativo.

Na última colocação ficou o Redmi Note 11 LTE, da Xiaomi. Embora tenha popularidade na América Latina, a empresa ainda é afetada pela crise de condutores, causando redução das vendas em cerca de 25%, no comparativo ao mesmo mês do ano passado.