InícioEconomia e NegóciosAlgar Telecom inaugura a sua segunda usina solar

Algar Telecom inaugura a sua segunda usina solar

Operadora espera atender 90% do consumo energético das suas unidades de baixa tensão em Minas Gerais.

A Algar Telecom anunciou que colocou em operação a sua segunda usina solar, batizada de Capim Branco II, localizada no município de Uberlândia/MG.

O projeto tem parceria com as empresas Pacto Energia, Argon Energias e Alsol, proprietárias da usina, e Energias Renováveis, responsável pela operação e manutenção do ativo.

Com a Capim Branco II, a Algar Telecom pretende atender 90% da necessidade energética das unidades da operadora de baixa tensão em Minas Gerais, elevando o uso de energias renováveis da companhia para 65%.

Além disso, com a nova ativação, o uso de energia fotovoltaica sobe de 18% para 33%.

“A busca pela sustentabilidade, junto com fatores como o aumento das tarifas e a redução no preço da energia solar ao longo da última década, vem estimulando os investimentos na geração fotovoltaica”, explica Luis Andrade Lima, vice-presidente de operações, tecnologia e evolução digital da Algar Telecom.


A nova usina ocupa uma área de 7,93 hectares, conta com 17.820 painéis fotovoltaicos e tem potência de 5,9 MWp.

Por ano, a Capim Branco II deve gerar 9.415 MWh, capacidade para abastecer 5 mil residências, considerando o consumo médio do brasileiro de 159 kWh/mês.

A Algar Telecom começou a investir em energia renovável em 2011, começando a gerar energia solar fotovoltaica a partir de 2013.

A usina Capim Branco, que fornece energia para 280 estações da operadora em Minas Gerais, foi inaugurada em 2018.

Com informações de Assessoria de Imprensa Algar Telecom.

Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 9 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários