18/04/2024

Fast Shop enfrenta ciberataque e interrompe funcionamento dos serviços

A Fast Shop confirmou se tratar de um ataque de ransomware e anunciou a interrupção de todos os seus serviços até segunda-feira, 27.

A manhã desta quinta-feira (23) começou agitada no e-commerce brasileiro após a Fast Shop, rede de lojas varejistas, anunciar o fechamento de todas as suas unidades físicas e tirar o site do ar por motivos ainda pouco conhecidos, mas provavelmente em decorrência de algum problema técnico nos servidores da companhia ou instabilidade que impossibilita a execução do serviço.

Essa não é a primeira vez que a rede suspende seus serviços de modo repentino, sendo que na última ocasião foi confirmado um ciberataque nos sistemas internos da empresa impedindo o processamento de compras na plataforma virtual e causando sérios transtornos aos consumidores.

Uma publicação feita no perfil oficial da Fast Shop no Twitter exigindo o pagamento de “resgate” pelos retorno do site confirma se tratar de um ataque de ransomware, metodologia que há alguns meses derrubou o site das lojas Americanas por vários dias.

A postagem afirma que se a companhia não pagar o valor para reaver o acesso — montante que ainda não foi informado — os dados obtidos serão vazados na internet por um grupo ainda desconhecido.

Publicação no Twitter

Na noite de ontem (22) a empresa respondeu alguns comentários afirmando se tratar de apenas uma manutenção no site. Contudo, quando indagada sobre o porquê da instabilidade a Fast Shop apenas disse “Ransomware“.

Em uma publicação mais recente, a gigante varejista anunciou o fechamento de todas as lojas até domingo (26) e pedidos. Veja o comunicado:

Suporte aos clientes

O Minha Operadora tenta contato com a empresa para obter esclarecimentos sobre o acontecido e posicionamento da Fast Shop com relação aos pedidos dos clientes feitos no site antes da instabilidade nos servidores.

Por ora, a rede ainda não se pronunciou sobre o assunto e não há nenhuma orientação aos consumidores. Entretanto, conforme menciona o tweet feito pela empresa, as compras on-line foram adiadas para a próxima segunda-feira, 27.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários