15/12/2025
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Brasil não teme consequências se optar pela Huawei, diz Mourão

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Fala do vice-presidente ocorre após advertência feita por embaixador americano.

Imagem: Tomaz Silva/Agência Brasil

Nesta segunda-feira, 3, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou que o Brasil não teme consequências caso seja mantida a Huawei como uma fornecedora de produtos para a rede 5G do país.

A fala de Mourão é uma resposta ao embaixador dos Estados Unidos, Todd Chapman, que advertiu, na semana passada, que o país poderia sofrer consequências caso optasse por permitir a entrada de produtos chineses na infraestrutura de rede de quinta geração brasileira.

Durante entrevista para imprensa estrangeira, o vice-presidente lembrou que mais de um terço das redes 4G do Brasil já utilizam equipamentos da Huawei. Ele salienta que caso a fabricante chinesa fosse banida, a infraestrutura atualmente instalada precisaria ser removida, o que prejudicaria as operadoras.

Ele defendeu que nenhuma empresa pode ser impedida de participar do leilão e acrescentou que a “Huawei tem uma capacidade acima de algumas concorrentes”.

Os Estados Unidos e a China estão no meio de uma grande guerra comercial. O Brasil é afetado por essa disputa, pois, ambos são os dois principais parceiros comerciais do país.

“Nossa visão é clara. Os Estados Unidos são um aliado histórico (…) Independentemente da presença do presidente Trump, ou no caso de Joe Biden ser o novo presidente, o relacionamento entre os estados brasileiro e americano continuará bem”, completou o vice-presidente.

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Apesar dessa e outras falas de Mourão favoráveis à Huawei, o presidente da República, Jair Bolsonaro, ainda não emitiu qualquer opinião sobre o tema.

Segundo, Fábio Faria, ministro das Comunicações, uma definição sobre Huawei não é vista com urgência por Bolsonaro, e que o presidente só deve emitir uma decisão no ano que vem, na época do leilão das frequências 5G.

Com informações de UOL.

Teles mandam carta para Maia criticando parecer prévio da MP 952

Medida provisória prorroga prazos de pagamentos de tributos para prestadoras de serviços.

Imagem: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

Nesta terça-feira, 4, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), recebeu uma carta assinada por seis entidades do setor de telecomunicações criticando o parecer prévio da Medida Provisória nº 952/2020, apresentado no dia anterior.

Editada em abril, a MP prevê a prorrogação do prazo para pagamento de tributos para empresas de prestação dos serviços, aliviando as consequências financeiras provocadas pela pandemia da Covid-19.

No caso das operadoras, os tributos em questão são o Fistel, Condecine e CFRP.

Na correspondência, as entidades lembram a importância das telecomunicações e ressaltam que as empresas precisaram fazer “pesados investimentos” para implantar nova infraestrutura e fazer a manutenção da atual, para atender o aumento médio de 30% de uso.

A carta diz ainda que o setor vem se empenhado na manutenção de 1,7 milhão de empregos (diretos e indiretos), mesmo depois de longos períodos de lojas e pontos de vendas fechados.

Entretanto, o setor se diz preocupado com a última versão do relatório prévio, que, segundo as entidades, traz “insegurança jurídica” sobre temas relevantes e que não tiveram tempo de ser devidamente debatidos.

Além disso, o parecer também fixa uma correção monetária retroativa para os valores de tributos devidos pelas empresas, o que as associações consideram que vai na “contramão do atual momento econômico”.

Também há críticas para a proposta do “Plano Emergencial de Conexão Solidária”, que convida as operadoras a voluntariamente oferecer um auxílio mensal de R$ 20, por três meses, na forma de bônus, para clientes que sejam beneficiários do Programa Bolsa Família.

Destes R$ 20, R$ 15 seriam convertidos em créditos para as empresas, que poderiam ser utilizados para deduzir de seus tributos a pagar.

“A MP reconheceu o momento de crise e a importância do setor para manter a sociedade conectada e os empregos. Além disso, o desenho do Plano Emergencial de Conexão Solidária não é factível da forma apresentada. Primeiramente, não há sentido em condicionar o diferimento tributário à adesão ao Plano já que os tributos serão quitados no mesmo exercício fiscal, não havendo ônus ao Estado. Em segundo lugar, se trata de uma política pública — ou seja, é de responsabilidade do Estado — cuja adesão deve ser voluntária, respeitado o princípio da liberdade econômica”, diz a carta das entidades.

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–> Anatel nega pedido que proibia corte de internet ao fim de franquia

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–> Covid-19: Tráfego de rede registrou crescimento de até 49%

O setor de telecom pede que a Medida Provisória seja aprovada da forma que ela foi publicada originalmente em abril.

O relatório prévio estava na pauta desta terça-feira, 4, mas Maia adiou a votação para esta quarta-feira, 5.

A carta foi assinada pelas entidades: Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint); Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel); Federação Nacional de Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática (Feninfra); Associação Brasileira de Provedores de Internet e TV por Assinatura de Pequeno Porte (Associação NEO); Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas SindiTelebrasil (TelComp); e Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil).

Com informações de Correio Brasiliense.

Aumenta número de reclamações envolvendo banda larga fixa

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Durante a pandemia, número de queixas subiu cerca de 40%.

As políticas de isolamento social não apenas aumentou a dependência no uso da internet, mas também no número de reclamações do serviço de banda larga fixa.

Segundo dados divulgados, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) registrou 393,8 mil queixas envolvendo a internet fixa durante o primeiro semestre deste ano, uma alta de 39,75% em relação ao segundo semestre de 2019.

De acordo com a agência, cresceram principalmente as reclamações quanto à qualidade do serviço a partir de março, justamente o período que foram propostas as medidas de isolamento social para conter a pandemia.

A Claro, maior operadora de internet fixa do país, registrou aumento de 90,74% no número de queixas, seguido da TIM (+33,04%), Vivo (+10,02%) e Oi (+5,36%). Os pequenos provedores também apresentaram forte crescimento, de +83,67%.

Após a banda larga fixa, a telefonia móvel na modalidade pré-paga foi o segundo serviço que mais apresentou crescimento no número de reclamações, com 227,8 mil queixas, aumento de 20,0%.

Novamente, a Claro apresenta o maior aumento no número de reclamações, de +48,67%. Após, aparecem a Vivo (+18,07%), a TIM (+16,79%) e a Oi (+3,37%). As pequenas operadoras somam aumento de 14,16% no número de queixas.

VIU ISSO?

–> Anatel quer ouvir opinião de usuários sobre as operadoras

–> Tempo máximo de espera para ser atendido em call center é suspenso

–> Qual operadora presta o melhor atendimento telefônico?

Os principais motivos das queixas no celular pré é decorrente de bloqueios, suspensões ou cancelamentos indevidos do serviço.

Quanto aos demais serviços de telecom, TV por assinatura, Telefonia Fixa e Celular Pós, foi registrada queda no número de reclamações, de -10,1%, -9,3% e -2,6%, respectivamente.

O serviço móvel pós-pago continua sendo o mais reclamado, com 497 mil queixas no primeiro semestre de 2020, mas, ainda assim, o número é inferior ao segundo semestre de 2019.

Com informações de Assessoria de Imprensa Anatel.

Oi conquista liderança na telefonia fixa

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Agora segunda colocada, Vivo perdeu mais de 160 mil clientes em apenas um mês.

Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Vivo perdeu o posto de operadora com a maior base de clientes de telefonia fixa do Brasil para a Oi.

Entre os meses de maio e junho deste ano, o país desligou 306,72 mil telefones fixos, uma retração de 0,97%. Destes, 166,79 mil acessos eram da Vivo (variação de -1,69%).

A Oi também perdeu assinantes no mesmo período, mas numa taxa menor, de -0,61%, registrando o desligamento de 59,46 mil acessos.

No final do mês de junho, a Oi tinha uma base de 9,73 milhões de clientes na telefonia fixa, seguido da Vivo (9,69 milhões), Claro (9,22 milhões) e TIM (1,03 milhão).

Ao todo, o país possui 31,46 milhões de telefones fixos em serviço, apresentando uma densidade de 45,2 acessos para cada 100 habitantes.

Desde 2016, o Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC) está em queda no Brasil.

VIU ISSO?

–> Oi alerta Anatel sobre migração da telefonia fixa

–> Como a telefonia fixa ainda sobrevive?

–> Operadoras ganham o direito de escolher o valor de suas tarifas

Com informações de Anatel.

Claro TV encerra sinal aberto de três canais

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Confira a lista de emissoras que permanecem com degustação gratuita no mês de agosto.

A Claro está encerrando nesta quarta-feira, 5, o período de sinal aberto dos três canais da Disney, o Disney Channel, o Disney Junior e o Disney XD.

Por outro lado, a Claro net tv prorrogou a degustação gratuita de 18 canais infantis e de notícias até 31 de agosto. Entre eles, estão Discovery Kids, Cartoon Network, GloboNews, entre outros.

A liberação do sinal de canais fechados faz parte das medidas adotadas pela operadora para oferecer entretenimento doméstico para crianças e informação para adultos, durante o período de pandemia da Covid-19.

Em março deste ano, a Claro e outras operadoras de TV por assinatura liberaram o sinal de mais de 100 canais fechados para estimular o isolamento social. A iniciativa durou cerca de 2 meses, quando a degustação foi encerrada, mantendo-se apenas os canais infantis e jornalísticos até hoje.

O período de sinal aberto depende de políticas acordadas entre as operadoras e programadoras de TV.

A programação dos canais abertos também pode assistida pelo NOW, a plataforma de streaming da Claro.

VIU ISSO?

–> Claro lança novo serviço de música

–> Fãs culpam a Claro por possível atraso no lançamento do Disney+

–> Claro pretende oferecer novo serviço de TV por assinatura, diz site

Confira abaixo a lista de canais com sinal aberto na Claro net tv:

Infantil:

  • Discovery Kids
  • Cartoon Network
  • Boomerang
  • Nickelodeon
  • Nick Jr
  • Nat Geo Kids
  • ZooMoo
  • Gloob
  • Tooncast
  • BabyTV
  • TV Rá Tim Bum

Jornalístico:

  • GloboNews
  • Bloomberg Television
  • Record News
  • BBC World News
  • CNN Brasil
  • CNN International
  • BandNews

Conheça a nova aposta da Netflix para os fãs brasileiros

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Estrela veterana da TV brasileira, que também fechou contrato com a HBO e a Disney, deve estrear na plataforma; saiba mais detalhes.

Imagem: Interface da Netflix

Fenômeno da TV nos anos 80 e 90, a eterna “rainha dos baixinhos” Xuxa está prestes a conquistar o streaming e a TV paga. Segundo informações, a estrela será a nova aposta da Netflix para produzir ou participar de filmes na plataforma.

Um contrato nos mesmos moldes do que foi feito com as atrizes Larissa Manoela e Maísa Silva. Mas, a loira não deve parar e acertou também com a Disney e HBO.

Na primeira, tudo indica que Xuxa pode protagonizar uma série original. E a julgar pelo momento, a produção pode se tornar uma das novidades no catálogo do Disney+ no Brasil.

Já a HBO pretende produzir um documentário sobre os bastidores do auge e da carreira de Xuxa em décadas passadas. No estilo do que foi realizado com a dupla Sandy & Júnior pelo Globoplay.

A parceria com a programadora já foi confirmada pela mesma em uma entrevista, mas as outras não foram mencionadas.

Quem adiantou as novidades sobre a Netflix e Disney foi o colunista Ricardo Feltrin.

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–> Netflix disponibiliza novo recurso para os assinantes

–> Netflix volta a oferecer período de degustação gratuito

–> Vivo Fibra começa a vender pacotes com Netflix inclusa

Atualmente, Xuxa é contratada da TV Record, mas seu vínculo com a emissora está próximo do fim.

Muitos apostavam em seu retorno para a Rede Globo, mas o caminho da estrela será outro.

Disney, Netflix e HBO estão interessadas no apelo que Xuxa possui por toda a América Latina.

Com informações de UOL

Sem exclusividade, Highline do Brasil segue no páreo pela Oi Móvel

Operadora carioca terá até o dia da assembleia para definir quem ficará com seus ativos móveis; entenda o atual cenário.

Ilustração - Negócios
Imagem: Pixabay

Encerrou ontem o prazo de exclusividade para negociação da Highline do Brasil pelos ativos móveis da Oi. Mas, isso não significa que a empresa do fundo americano Digital Colony foi descartada.

De acordo com informações divulgadas pelo jornal O Globo, ninguém está fora da negociação por enquanto.

Mas, o consórcio formado por TIM, Claro e Vivo pediu para ter direito de preferência na oferta de uma proposta final, o chamado “stalking horse”.

O que deve ser considerado também é que a rodada de lances pela Oi Móvel terá um limite. Pietro Labriola, presidente da TIM Brasil, afirmou recentemente que a empresa não deve entrar em uma guerra de lances cada vez mais altos.

A visão do executivo muito provavelmente é a mesma das companheiras da TIM nessa disputa: Claro e Vivo.

São empresas que também não podem ter gastos exorbitantes, já que estão próximas de um leilão de frequências para adoção do 5G.

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–> Highline pretende desistir da rede móvel da Oi, diz colunista

–> Grupo Oi vai considerar a melhor oferta pela Oi Móvel

–> Conheça a posição do CADE sobre a venda da Oi Móvel

A Claro, por exemplo, adquiriu recentemente a Nextel em um processo que levou quase um ano.

Ou seja, se a Highline do Brasil elevar o valor de R$ 16,5 bilhões proposto pelo consórcio, as chances de a americana levar a melhor nessa disputa são altas.

No mais, a Oi deve tomar uma decisão no dia da assembleia de credores, prevista para meados de agosto.

Com informações de O Globo

Vivo Easy volta a oferecer cashback na compra de diárias

Conheça quais aplicativos foram contemplados na nova ação do plano e saiba como aproveitar.

Divulgação Vivo
Imagem: Divulgação Vivo

Para quem sentiu saudades das ações com cashback no Vivo Easy, a hora de aproveitar novamente é agora. O plano ofertou diárias do Facebook e Spotify com um valor de retorno para os clientes aproveitarem com outras compras no app.

Quem optar pelo Spotify, por exemplo, paga R$ 19,90 e recebe R$ 9,95 para utilizar em outras diárias ou serviços oferecidos.

Já as diárias do Facebook custam R$ 14,90 e o cashback é de R$ 7,45, portanto, a operadora retorna com 50% do valor em ambos aplicativos.

Desde que a Vivo anunciou a criação da assinatura “Vivo Easy Prime”, com cashback e internet que acumula, sem validade, os usuários sentiram falta das ações promocionais na compra de serviços avulsos.

Essa modalidade ainda é a preferência de diversos usuários. O aumento de 50% no valor do pacote de 100 GB, inclusive, gerou reclamações.

Mas, a venda “avulsa” de serviços no Vivo Easy ainda é uma boa opção para quem busca pagar apenas pelos serviços que realmente consomem, sem a necessidade de renovar mensalmente um pacote.

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–> TIM Beta vs. Vivo Easy; qual plano é mais vantajoso?

–> Vivo Easy disponibiliza cupons para assinantes
 
–> Vivo Easy anuncia mais benefícios para novos clientes

Atualmente, o pacote com 100 GB de internet móvel, sem validade, segue vendido por R$ 299,99, com cashback de R$ 100.

Vivo leva fibra óptica para nova cidade em Minas Gerais

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Nova rede da operadora vai cobrir mais de 13,5 mil residências, 22 bairros do município e atingir um número acima de 4 mil empresas.

Divulgação Vivo
Imagem: Divulgação Vivo

A rede de ultra velocidade da Vivo aterrissou na cidade de Pará de Minas, em Minas Gerais. A partir de agora, os moradores do local já podem fazer a contratação da Vivo Fibra e aproveitar um sinal mais estável além de uma conexão mais potente para jogos, streaming e outras atividades.

Nos pacotes, a operadora oferece até 300 Mbps de velocidade no download. É possível ainda fazer uma contratação conjunta com TV por assinatura, telefonia fixa e móvel.

Clientes Vivo Fibra podem ganhar bônus de até 50 GB no smartphone, a depender da oferta que possuem contratada.

Outro recurso oferecido é o acesso ao Vivo Play, plataforma de vídeo sob demanda da prestadora, com acesso ao Amazon Prime Vídeo, YouTube e Netflix, por qualquer dispositivo ou via decodificador.

A banda larga da marca, inclusive, possui o melhor desempenho segundo o ranking ISP da Netflix.

“(…) Com o lançamento da fibra em Pará de Minas, estamos, também, fomentando a economia local, com a geração de cerca de 30 empregos e oportunidades de novos negócios para nossos clientes”, comenta Renato Gomes, diretor da Vivo em Minas Gerais.

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–> Vivo lança plano com 35 GB por R$ 199,99 mensais

–> Vivo TV terá acesso ao Amazon Prime Vídeo via decodificador

–> Oi Play ganha transmissão ao vivo de 40 canais

Os 22 bairros contemplados no município serão: Res. Dona Flor, Centro, Nossa Sra. Das Graças, São Luiz, Dom Bosco, Jardim das Piteiras, Patafufo, Belvedere, Independência, São Francisco, Sen.Valadares, Vila Ferreira, Papa João Paulo II, Eldorado, Cores de Minas, Coração de Jesus, Res. Dona Tunica, Vila Raquel, Alta Vista Residências, Villa Benvinda, Jardim das Piteiras, Redentor.

Atualmente, a operadora já está presente em 24 cidades de Minas Gerais.

A aquisição poderá ser feita nas lojas, pelo site ou diretamente via atendimento telefônico.

Com informações de Assessoria de Imprensa da Vivo

Globoplay disponibiliza Premiere para assinantes

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Jogos exclusivos dos principais Estaduais e do Brasileirão A e B já podem ser conferidos pelo streaming.

Divulgação Globoplay
Imagem: Divulgação Globoplay

A transmissão ao vivo do Premiere Clubes já está disponível para acesso via Globoplay. Agora, os assinantes do serviço terão mais uma forma de acompanhar os jogos exibidos pelo canal.

O acesso é exclusivo para assinantes Premiere via streaming. Quem tem contrato com uma TV por assinatura e conta com a emissora no pacote continua com a possibilidade de assistir pelo Globosat Play.

Em divulgação, a plataforma do Grupo Globo destaca a disponibilidade de acesso ao app em diversas marcas de Smart TV, desktop, nos sistemas Apple TV, Chromecast, Roku, Elsys, Android TV, além de tablets e smartphones.

A transmissão esportiva da emissora pode ser acompanhada em qualquer dispositivo.

Nos tempos atuais, o Globoplay segue como uma boa opção para quem busca uma união entre conteúdo nacional e internacional no vídeo sob demanda.

O catálogo do serviço já é bem completo com filmes e séries de diversos países, além de toda a programação local da TV Globo, como novelas, minisséries e outros.

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–> Faturamento do Globoplay chega em quase R$ 150 milhões

–> Fãs pedem para serem respeitados pelo Globoplay em tag

–> Séries inéditas no Brasil chegam pelo Globoplay; veja quais

A assinatura mensal tem custo de R$ 22,90, mas o assinante também pode optar pela contratação anual, com fidelização, de R$ 19,90 em 12 vezes.

Já o Premiere via streaming segue com um custo de R$ 79,90 mensais.

Vale lembrar que o serviço recentemente foi incluído no portfólio dos planos Vivo Selfie. Saiba mais pela matéria: