23/04/2024

Leilão do 5G deve ocorrer apenas em maio ou junho de 2021

Segundo o ministro das Comunicações, o tema ‘Huawei’ não é tratado com urgência por Jair Bolsonaro.

De acordo com Fábio Faria, novo ministro das Comunicações, o leilão das frequências para a rede 5G deve ocorrer em maio ou junho do ano que vem. A afirmação foi feita neste último domingo, 26, quando o ministro foi entrevistado pelo programa Poder em Foco, transmitido pelo SBT.

Recentemente, durante uma live, Leonardo Euler, presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), chegou a afirmar que a agência estava trabalhando para que o leilão ocorresse já no primeiro trimestre de 2021.

O atraso no leilão de frequências se deve principalmente à paralisação dos testes de campo, por conta da pandemia da Covid-19, para a convivência entre a frequência de 3,5 GHz com os serviços de transmissão televisiva via satélite na banda C. Atualmente, uma consulta pública está aberta para receber contribuições sobre esse tema.

Além disso, Fábio diz que ainda é preciso decidir se o leilão será arrecadatório ou funcionará na forma de troca de investimentos e metas.

“Eu gosto dos dois, misturado, um pouco de cada modelo”, defendeu o ministro.

Sobre a Huawei, Faria diz que está aberto para receber seus representantes, bem como de outras fabricantes, como a Nokia e Ericsson, com o objetivo de ouvir o que cada uma tem a dizer a respeito do tema para, então, repassar essas informações ao presidente da República, Jair Bolsonaro.

Entretanto, ele disse que a decisão de um possível bloqueio da fabricante chinesa na infraestrutura de rede 5G do país extrapola a atuação do Ministério, devendo o presidente dar a palavra final.

Segundo o ministro, o assunto Huawei não é tratado exatamente com urgência por Bolsonaro. “Não é o momento, cada coisa dentro do seu tempo. Isso vai ficar para o ano que vem”, afirmou.

VIU ISSO?

–> Bolsonaro pode estar repensando parceria com a Huawei, diz ministro

–> ‘Menor preço’ não deve ser prioridade no Leilão 5G brasileiro

–> Usuários fazem ‘campanha’ contra a Huawei nas redes sociais

A entrevista na íntegra pode ser assistida abaixo.

Com informações de Mobile Time.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários