Brasil não teme consequências se optar pela Huawei, diz Mourão

Fala do vice-presidente ocorre após advertência feita por embaixador americano.

Imagem: Tomaz Silva/Agência Brasil

Nesta segunda-feira, 3, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou que o Brasil não teme consequências caso seja mantida a Huawei como uma fornecedora de produtos para a rede 5G do país.

A fala de Mourão é uma resposta ao embaixador dos Estados Unidos, Todd Chapman, que advertiu, na semana passada, que o país poderia sofrer consequências caso optasse por permitir a entrada de produtos chineses na infraestrutura de rede de quinta geração brasileira.


Durante entrevista para imprensa estrangeira, o vice-presidente lembrou que mais de um terço das redes 4G do Brasil já utilizam equipamentos da Huawei. Ele salienta que caso a fabricante chinesa fosse banida, a infraestrutura atualmente instalada precisaria ser removida, o que prejudicaria as operadoras.

Ele defendeu que nenhuma empresa pode ser impedida de participar do leilão e acrescentou que a “Huawei tem uma capacidade acima de algumas concorrentes”.

Os Estados Unidos e a China estão no meio de uma grande guerra comercial. O Brasil é afetado por essa disputa, pois, ambos são os dois principais parceiros comerciais do país.

“Nossa visão é clara. Os Estados Unidos são um aliado histórico (…) Independentemente da presença do presidente Trump, ou no caso de Joe Biden ser o novo presidente, o relacionamento entre os estados brasileiro e americano continuará bem”, completou o vice-presidente.

VIU ISSO?

–> Usuários fazem ‘campanha’ contra a Huawei nas redes sociais

–> Ministério fecha acesso a documentos sobre 5G e Huawei

–> Nenhuma rede de comunicação é inviolável, diz Heleno

Apesar dessa e outras falas de Mourão favoráveis à Huawei, o presidente da República, Jair Bolsonaro, ainda não emitiu qualquer opinião sobre o tema.

Segundo, Fábio Faria, ministro das Comunicações, uma definição sobre Huawei não é vista com urgência por Bolsonaro, e que o presidente só deve emitir uma decisão no ano que vem, na época do leilão das frequências 5G.

Com informações de UOL.

A SKY tem o plano ideal para a sua TV! Aproveite já com 50% de desconto no primeiro mês. Ligue 0800 123 2040.

COMPARTILHAR EM:

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
6 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
Rosangela

Sinceramente. Nao suporto a ideia de termos no Brasil, mais alguma coisa da China. Muitos brasileiros morreram e continuam a morrer , por esse malfadado virus que o planeta Todo sabe que saiu de laboratorio chines. O boicote aos artigos chineses , esta cada vez mais acirrado. O povao brasileiro nao quer nem ouvir falar nesse pais. O pior, que os “comunistas” ameacaram o mundo com outro virus. Quem sabe ler ingles , entendeu a mensagem. Torco, que os EUA , apresentem uma empresa que supere os “comunistas”. Chega ! Ate nossas criancas ja entenderam isso.

Cidade - UF
Rio de Janeiro , RJ
Gustaf iPhlop

a loucura, meu pai…

Cidade - UF
Montes Claros MG
Josué JuniorD

Falou pouco, mas falou muita asneira. Digna do Guiness Book

Cidade - UF
Açailândia - MA
Christopher

A esquizofrenia meu deus

Cidade - UF
Goias
Marcelo Fernandes

Meu próximo presidente só me orgulha!.

Cidade - UF
Borda mata - mg
Rogerio Pires

Ao menos o Mourão se mostra mais sensato e ponderado.

Cidade - UF
Uberlândia - MG