14/12/2025
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Amapá tem ‘apagão’ nas redes e usuários ficam sem conexão

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Usuários do Amapá vêm enfrentando dificuldade no acesso à rede móvel desde domingo (26) após uma sequência de falhas na infraestrutura das operadoras provocar um “apagão” no setor de telefonia fixa e móvel de diversos municípios do estado, problema que impossibilita a realização de chamadas telefônicas e conexão à rede LTE de companhias como Claro, Vivo e TIM.

pessoa segurando celular

Em comunicado, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que a interrupção geral no fornecimento dos serviços aconteceu devido a um “rompimento de fibra na Seção A (trecho entre Altamira/PA X Anapu/PA), falha no link Telebras no trecho entre Belém/PA X Macapá/AP e falha no link satélite entre Macapá/AP X Belém/PA”.

Segundo informações do G1, serviços públicos que dependem de conexão à Internet suspenderam o atendimento até que a conexão seja restaurada, algo que ainda não tem prazo para acontecer. Essa não é a primeira vez que o estado sofre uma pane geral na disponibilidade da internet, no entanto, é a primeira vez este ano.

De acordo com relatos de residentes da região, os serviços de internet banda larga e telefonia móvel seguem instáveis.

O Minha Operadora entrou em contato com a Claro, Vivo e TIM para obter mais informações sobre a situação dos clientes das teles na região, porém até às 19h33 obtivemos apenas o posicionamento da TIM e Vivo; o texto será atualizado caso tenhamos retorno de outras operadoras.

Posicionamento da TIM

A TIM informa que está operando normalmente no Amapá. Alguns clientes da companhia na cidade podem ter enfrentado dificuldade de uso dos serviços de voz e dados no final do último domingo (26) e na manhã desta segunda-feira (27) em razão do rompimento de cabos de fibra óptica. Técnicos da operadora atuaram na ocorrência assim que identificada, normalizando os serviços no menor tempo possível.

Posicionamento da Vivo

A Vivo informa que alguns clientes no Amapá podem ter encontrado dificuldade para utilizar os serviços da rede móvel neste domingo, 26, devido à falha de backbone. A companhia ressalta que os serviços foram restabelecidos ainda no domingo.

Internet móvel no Amapá

Segundo informações, o market share das operadoras de telecom no Amapá é liderado pela Vivo com 41% dos acessos, seguida pela TIM (32%) e, em terceiro lugar, a Claro com o total de 25,8% dos acesso; MVNO’s têm participação de 0,7%.

Conheça o POCO F4, smartphone que carrega em menos de 40 minutos

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Os smartphones se tornaram mini computadores que carregamos para qualquer lugar e podemos realizar as mais diversas atividades, desde o lazer à atividade profissional. No entanto, devido a multiplicidade de coisas que é possível fazer no celular, é necessário que seja um aparelho potente, além de ter um tempo ágil de carregamento. É o que promete o POCO F4.

Garantindo eficiência e potência, o POCO F4 vem equipado com o processador Snapdragon 870 com tecnologia 5G, altamente popular, com um processo de 7 nm e velocidade de núcleo principal de 3,2 GHz. O smartphone possui um desempenho mais rápido, oferecendo tempos de carregamento de aplicativos mais curtos e uma experiência geral de rolagem melhor em páginas da Web e app.

O POCO F4 é um modelo mais fino da linha POCO e vem com uma tela OLED de 6,67 polegadas com resolução Full DH+, com uma taxa de atualização de 120 Hz e 360 Hz de taxa de amostragem de toque, proporcionado uma rolagem mais suave e menor latência de resposta.

Além da experiência imersiva geral, seus alto-falantes duplos da Dolby Atmos® oferecem um som dinâmico e cristalino. Na frente, no topo, há um furo para comportar a câmera de selfie com resolução de 20 MP.

Na sua parte traseira, o smartphone comporta um conjunto triplo de câmeras: principal de 64 MP, câmera ultra grande angular de 8MP e câmera macro de 2MP. A principal vem com o OIS, primeira adição de estabilização óptica de imagem. As imagens tiradas na câmera principal são uma réplica digital quase perfeita do momento capturado, com desfoque de imagem reduzido e modo Night Selfie para detalhes mais nítidos com pouca luz ambiente.

O POCO F4 ainda vem equipado com resfriamento interno por meio da LiquidCool Technology 2.0, sistema moderno de dissipação térmica feito por meio de “câmaras de vapor”. Além disso, conta também com leitor biométrico na lateral, suporte ao Wi-Fi 6, compatibilidade com o 5G, Bluetooth 5.3 e NFC para pagamento por aproximação.

O smartphone conta com um carregamento turbo de 67 W, prometendo carregar de 0 a 100% em apenas 38 minutos, e uma bateria de 4.500 mAh. Sua bateria é potente e fornece energia suficiente para entreter e permanecer ativos por longos períodos de tempo. Sua potente bateria pode durar até 17 horas de chamadas telefônicas e 119 horas de reprodução de música.

Ficha técnica:

  • Tela: OLED de 6,67 polegadas e 120Hz
  • processador Snapdragon 870
  • RAM: 6 GB ou 8 GB
  • Armazenamento: 128 GB ou 256 GB (UFS 3.1)
  • Câmera frontal: 20 MP
  • Câmera principal tripla:
    • Sensor primário de 64 MP com OIS
    • Sensor ultrawide de 8 MP
    • Sensor macro de 2 MP
  • Sensor de impressões digitais
  • NFC e WiFi 6
  • Bluetooth 5.2 e 5G
  • Bateria de 4.500mAh com carregamento de 67W
  • Sistema operacional: MIUI 13 baseada no Android 12

Preço e onde comprar

O preço do POCO F4 vai variar de acordo com sua capacidade de RAM e armazenamento. A versão com 6 GB de RAM e 128 de armazenando sai por US$ 379 (cerca de R$ 1.976), enquanto que 8 GB de RAM e 256 de armazenamento sai por US$ 429 (cerca de R$ 2.237).

Usando o cupom CCPOCO, o leitor pode ter descontos especiais, onde o POCO 6+128 sai por US$ 295 (~R$ 1.538) e o 8+256 por US$ 335 (~R$ 1.747).

COMPRAR O POCO F4: 6 + 128
COMPRAR O POCO F4: 8 + 256

Digio anuncia débito automático para pagamento da fatura do cartão

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O Digio, banco digital que oferece soluções em crédito, anunciou nesta segunda-feira (27) a chegada de uma nova função no aplicativo para que os clientes da instituição possam pagar as faturas do cartão de crédito por débito automático, assim como acontecem em rivais como Itaú e Inter, por exemplo.

A partir da última atualização, clientes do Digio podem cadastrar o débito automático para pagamento de faturas do cartão de crédito.
Cartão do banco Digio. (Imagem: Reprodução).

A novidade foi liberada para todos os clientes tanto no sistema Android quanto iOS, bastando ter o aplicativo atualizado me sua última versão e a função crédito liberada na conta. Esse recurso traz mais praticidade para quem tem saldo na conta, mas eventualmente acaba se esquecendo de quitar o débito mensal do cartão.

Neste caso, o aplicativo fará a cobrança automaticamente desde que haja o valor integral da fatura disponível em conta até a data de vencimento. Conforme explica a empresa, se o pagamento tiver sido feito de outra forma — como boleto bancário ou Pix, por exemplo — o sistema identificará e cancelará o débito automático.

Se não houver saldo disponível até o fim do dia o cliente será orientado a efetuar o pagamento posteriormente utilizando outro método. Em pagamentos parciais da fatura, o débito também pode ocorrer apenas para o valor residual restante.

Essa função permanecerá habilitada até que o usuário solicite o cancelamento por meio do aplicativo. Veja como ativar na sua conta:

  1. Abra o aplicativo e siga até a seção “Meus cartões”;
  2. Ao tocar no botão, as principais vantagens de adesão do produto aparecerão na tela. Leia e toque em “Ativar”;
  3. Aceite os termos e condições e insira a senha do cartão para confirmar o procedimento;
  4. Pronto, o débito automático foi ativado e o cliente não precisa mais se preocupar em efetuar o pagamento das faturas manualmente.

Ao ativar será enviado uma mensagem de confirmação via e-mail confirmando que o débito automático está habilitado.

“Com o novo produto, buscamos oferecer mais comodidade aos clientes. Em apenas alguns passos, o usuário faz a adesão à funcionalidade para não correr o risco de esquecer a data do vencimento da fatura e pagar juros desnecessários”, explica Ana Bellino, Superintendente de Produtos, Marketing, UX e Data do Digio

V.tal faz parceria para integrar rede neutra e sistemas de gestão para ISPs

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Nesta segunda-feira (27), a V.tal, empresa que possui a maior infraestrutura de fibra óptica do país, anunciou uma parceria com o Grupo Voalle, um dos maiores integradores do segmento de provedores de internet, para agilizar o processo de integração entre a sua rede neutra e os sistemas de gestão dos ISPs (Internet Service Providers).

Por meio da parceria, a V.tal já viabilizou o lançamento de 6 operações de rede neutra com provedores de internet de várias regiões brasileiras e espera integrar nessa modalidade dezenas de outros ISPs até o final deste ano.

A automatização e simplificação do processo de integração representa mais um diferencial competitivo da empresa, que conta com mais de 16 milhões de domicílios disponíveis para contratação de internet de fibra óptica em todo o país.

Sandro Simas, vice-presidente de Tecnologia da V.tal explica que

“Ao destacar integradores de referência e prontos para uso em nossa própria plataforma, nós reduzimos o tempo de integração dos ISPs com a V.tal, antecipando o início das suas operações, trazendo novas vendas e receitas. Esse é mais um benefício do uso da rede neutra da V.tal que estamos proporcionando aos provedores regionais”.

Presente no mercado há 13 anos, o Grupo Voalle possui soluções que são usadas por empresas que atendem mais de 5 milhões de usuários em todo o Brasil, entre produtos e aplicações que complementam as operações dos ISPs. Suas soluções contemplam as principais áreas de uma empresa: comercial, faturamento, financeiro, atendimento, estoque e infraestrutura técnica.

“Seguindo as tendências mundiais entendemos que era necessário evoluir e, assim, construímos com a V.tal uma parceria forte, integrando ao ecossistema Voalle a rede neutra desta companhia. Com isso, vamos facilitar e possibilitar a gestão do negócio do nosso cliente, de forma simples, prática e nativamente integrada”, afirma o CEO do Grupo Voalle, Gilnei Engelmann.

3 melhores produtos para comprar no Festival Xiaomi 618

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Se você está pensando em atualizar a sua lista de gadgets, chegou ao Brasil um dos maiores eventos de varejo na China, a edição de 2022 do festival Xiaomi 618, que traz diversas ofertas e promoções especiais dos produtos da fabricante chinesa.

O festival Xiaomi 618 acontece entre os dias 27 de junho e 1º de julho, onde os consumidores brasileiros poderão aproveitar os melhores produtos da empresa com os melhores preços. Pensando nisso, selecionamos três produtos que você não pode perder a oportunidade de comprar neste evento.

Redmi Note 11

Essa é uma ótima oportunidade para você que deseja ter um smartphone novo e com qualidade Xiaomi. O Redmi Note 11 estará com um valor promocional durante os dias do festival. A depender do modelo escolhido, você tem a sua disposição dois códigos de desconto:

  • carrin25 – R$ 25(R$ 400 – R$ 25)
  • carrin35 – R$ 35(R$ 600 – R$ 35)
  • carrin60 – R$ 60(R$ 950 – R$ 60)

Além do custo benefício, o smartphone tem como atrativos a sua tela AMOLED de 90 Hz com 6,43 polegadas Full HD, equipado com o processador Qualcomm Snapdragon de 6 nm e oito núcleos, garantindo agilidade e rapidez em tarefas mais complexas. Além disso, o Redmi Note 11 possui um carregamento rápido de 33W e bateria de 5.000 mAh.

COMPRAR O REDMI NOTE 11

Xiaomi TV Stick 4K

Com o Xiaomi TV Stick 4K, você pode transformar a sua TV em uma smart sem precisar gastar muito. Com esse equipamento, é possível acessar conteúdos dos principais serviços de streaming em televisores antigos. Por exemplo, será possível assistir filmes e séries da Netflix e Amazon Prime Video.

O Xiaomi TV Stick 4K conta com recursos como o Google Assistente, e você também poderá ter acesso a mais de 7 mil aplicativos do Google Play. O dispositivo vem equipado com Android TV 11, propiciando uma experiência simples e mais envolvente. E o mais importante, tudo em qualidade 4K, que combina com a tecnologia Dolby Vision, levando qualidade e vídeo de forma mais imersiva.

Durante o Festival Xiaomi 618, o Xiaomi TV Stick 4K sai por valor especial de 49,99 dólares (cerca de R$ 261,43 em cotação atual). Além disso, as 30 primeiras pessoas que comprarem o dispositivo ganharão um Redmi Buds 3.

COMPRAR O XIAOMI TV STICK 4K

Redmi Note 10S

O Xiaomi 618 também dá uma oportunidade para você que busca um celular intermediário, mas cheio de recursos modernos: o Redmi Note 10S, que é um dos maiores sucesso da empresa, se destaca pelo custo benefício associado a qualidade de um aparelho de alta linha.

O valor do smartphone já está com uma oferta, onde sai por USS 188 (cerca de R$ 983,18, na cotação atual), mas é possível conseguir um preço ainda mais baixo usando os cupons:

  • carrin25 – R$ 25(R$ 400 – R$ 25)
  • carrin35 – R$ 35(R$ 600 – R$ 35)
  • carrin60 – R$ 60(R$ 950 – R$ 60)

O Redmi Note 10S tem como um dos principais destaques o conjunto de câmeras (quádruplas), sendo a principal com 64 MP. Vem equipado com processador Helio G95 Octa core, Android 11 e um carregamento rápido de 33W e uma bateria de 5.000 mAh. Além disso, vem com tela AMOLED com resolução Full HD e display de 6,43 polegadas.

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Algar Telecom lança banda larga por fibra óptica de 1 GB

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A Algar Telecom, empresa de TI e telecomunicações do Grupo Algar, está trazendo uma novidade para as pequenas e médias empresas que precisam de conectividade em qualquer ambiente e internet potente. A companhia lançou a oferta de 1 GB da banda larga pela Algar Fibra pelo valor de R$ 239,00.

Além disso, a Algar Telecom ainda vem com outra novidade que é a Empresa ON, possibilitando a conectividade Wi-fi em todos os ambientes da empresa sem que ocorra a perda de sinal. Para ter uma equipe conectada em todos os lugares da empresa com uma ultra velocidade, o valor do combo é de R$ 289,90.

Até o momento, a empresa está disponibilizando a oferta de 1 GB da banda larga Algar Fibra em 15 cidades do Brasil: Balneário Camboriú (SC), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Divinópolis (MG), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Jundiaí (SP), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Salvador (BA), São José do Rio Preto (SP), São Paulo (SP) e Vitória (ES).

Aislan Mendonça, diretor de negócios MPE da Algar Telecom, afirma que

“Estamos buscando sempre trazer soluções que impactam positivamente no dia a dia dos nossos clientes. Sabemos que, com o momento de volta ao presencial, a demanda por conectividade mais rápida está crescendo também. Por isso, queremos gerar a melhor experiência possível, seguindo o nosso propósito de Gente servindo Gente”.

Sobre a Algar Telecom

A Algar Telecom é uma empresa que oferece um amplo portfólio de soluções de telecomunicação e TI para atender tanto os clientes corporativos (B2B) quanto varejo (B2C). A companhia oferece internet por fibra óptica em ultravelocidade, celular de qualidade, serviços de voz, dados, e TI, incluindo serviços de cloud e de segurança de redes, além de sistemas de gestão para pequenas empresas.

Atualmente está presente em 16 estados brasileiros e no Distrito Federal, atuando em mais de 372 cidades, suportada por uma rede de 115 mil km de fibra óptica.

Wi-Fi Brasil já beneficiou cerca de 11 milhões de brasileiros

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De acordo com o Ministério das Comunicações (MCOM), o programa Wi-Fi Brasil, que leva acesso à internet por satélite e via terrestre, já ultrapassou a marca dos 17 mil pontos de inclusão digital instalados no país, levando conectividade de graça e com alta velocidade para as famílias que necessitam de acesso à internet, beneficiando 11 milhões de brasileiros.

De todas as regiões, o Nordeste foi a mais beneficiada com o programa com mais da metade das antenas instaladas, uma vez que é a região que apresenta o menor índice de domínio com acesso à internet. Das 8.605 antenas ativas, 80% foram instaladas na área rural.

De todos os municípios nordestinos, 1.460 (81,4%) já contam com internet pelo Programa Wi-Fi Brasil, sendo que em dois estados o programa está em mais de 90% do território: Alagoas, com 98% (100 dos 102 municípios) e Maranhão, que tem 207 (95%) pontos ativos. No total, os dois estados contam com mais de 2,8 mil antenas, sendo que os locais recebem acesso com velocidades que alcançam 10, 15, ou 20 Mbps.

O programa é voltado, principalmente, para localidades onde há situação de vulnerabilidade social“, explica o ministro das Comunicações, Fábio Faria.

“Levar internet para um povoado ou comunidade com pouca ou nenhuma conexão, é também levar um serviço essencial para a população”, defende.

Segundo os dados do programa Wi-Fi Brasil, a Bahia é o estado com o maior número de escolas conectadas na região nordestina, assim como já foi noticiado pelo Minha Operadora. Até o momento, são 1.877 unidades de rede pública de ensino com internet.

Sobre o Programa Wi-Fi Brasil

Trata-se de um programa federal que leva conectividade instalando antenas e roteador em locais específicos, como escolas, assentamento rural, Unidade Básicas de Saúde (UBS), comunidades tradicionais e telecentros comunitários.

As antenas instaladas nessas localidades recebem sinal do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGCD), equipamento brasileiro que fica na órbita da Terra a 36 mil quilômetros de distância.

Confira os pontos instalados do Wi-Fi Brasil nos estados nordestinos:

EstadosCidades atendidasÁrea RuralÁrea UrbanaEscolasTotal
Alagoas100679290475969
Bahia3591.7894551.8772.244
Ceará1659531119471.064
Maranhão2071.4983431.5801.841
Paraíba12725977277336
Pernambuco15855294556646
Piauí156392128451520
Rio Grande
do Norte
123514157414671
Sergipe6522387226310
Total1.4606.8591.7426.8038.601

YouTube, WhatsApp ou Facebook? Plataforma preferida dos brasileiros para acessar notícias

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De acordo com um levantamento do Digital News Report 2022, o YouTube se tornou a plataforma que os brasileiros preferem quando se trata de fontes de notícias. Embora o Facebook continue sendo líder no mundo, está em queda, enquanto que o Instagram e TikTok foram as que mais apresentaram crescimento, passando os usuários que buscam informação.

O estudo mostra que dois em cada três brasileiros (64%) acessam notícias pelas mídias sociais na semana após as entrevistas da pesquisa, que abrange 46 mercados, apontando um declínio na confiança nas notícias de forma geral, sendo que no Brasil, a queda foi de seis pontos percentuais.

O YouTube também assumiu esta posição no Japão, Coreia do Sul, Índia e Turquia. A pesquisa mostra que há um acesso frequente a fontes independentes de notícias por meio das plataformas, como sites e blogs, assim como os canais nas mídias sociais dos veículos de imprensa tradicionais, como jornais, rádios e emissoras de TVs.

Dos entrevistados, o YouTube teve 43% da preferência dos brasileiros, seguido do WhatsApp (41%) e do Facebook (40%), segundo o Instituto Reuters. A nível de comparação, na última pesquisa, o Facebook era a plataforma mais usada no Brasil com 47%, seguido pelo WhatsApp (43%) e Youtube (39%).

No Brasil, o estudo aponta que o acesso às notícias por fontes tradicionais vem caindo desde 2013, especialmente no caso da mídia impressa, cujo comportamento seguem uma tendência mundial, onde o acesso às notícias pela mídia tradicional caiu ainda mais ano passado em quase todos os mercados, sendo que o consumo online e social não preencheram essa lacuna.

A pesquisa afirma que o acesso pelas mídias sociais foi o único a ter crescimento no Brasil, subindo um ponto percentual para 64% e aumentando a vantagem para a televisão, que no mesmo período caiu de 61% para 55%.

Em relação ao ano passado, a queda da mídia impressa se manteve estável, nos mesmos 12%, mas seus efeitos negativos foram compensados pelo acesso online a jornais e revistas. Segundo o levantamento, no final de 2021, as assinaturas digitais representavam 67% da circulação dos jornais mais vendidos do Brasil.

Operadoras virtuais comemoram os preços de roaming aprovados pela Anatel

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Recentemente, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou os preços de referências para o roaming entre as operadoras móveis, cuja decisão foi celebrada pela Abratual, associação que representa as MVNOs (operadoras móveis virtuais).

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Olinto Sant’Anna, presidente da Abratual, afirma que compreendeu que a agência pretende atuar com celeridade e a favor da competição no atendimento às contrapartidas que foram estabelecidas para a venda da Oi móvel, incluindo a definição em rede de preços de referência de tráfego móvel no atacado para as operadoras virtuais.

Com isso, será possível ter um norte sobre os contratos entre as operadoras tradicionais e as MVNOs. Em entrevista dada ao mobile Time, ele afirmou que

“Em roaming estamos tratando de um volume muito pequeno e caro de ser administrado, porque requer faturar cliente a cliente, minuto a minuto, CDR a CDR, com encontro de contas etc. O custo de gestão do tráfego de roaming é algumas vezes maior que o custo de gestão do tráfego de MVNOs, que é verdadeiramente de atacado, o que simplifica dramaticamente os custos da operadora”.

Olinto Sant’Anna espera que os preços de referência no atacado para as operadoras virtuais que serão definidas pela Anatel atendam a tese da Abratual e ter um desconto em relação ao preço de varejo que as operadoras praticavam antes de comprarem a unidade móvel da Oi, assim como antes dos aumentos que vierem depois. O executivo acredita que em questão de semanas, a matéria será encaminhada para deliberação do conselho da agência.

Entretanto, de acordo com o portal Teletime, esse caso não precisa ser necessariamente enviado para o conselho da agência, uma vez que se trata de uma prerrogativa da área técnica, mas o voto do conselheiro Moises Moreira, que relatou o tabelamento nos preços das ofertas de roaming, disse que a Anatel seguirá o mesmo caminho no caos das ofertas de atacado para as MVNOs.

Meta faturou mais de R$ 150 milhões com contas falsas no Facebook

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De acordo com um levantamento realizado pela revista Wired, focada em tecnologia, inovação e negócios, entre junho de 2018 e abril deste ano, a Meta (antiga Facebook) faturou US$ 30,3 milhões (cerca de R$ 158 milhões) com receita de publicidade na rede social através de conta falas e perfis que violaram a regra do Facebook.

Partes desses perfis espalhavam desinformações. O montante gerado envolve contas que foram removidas pela própria rede social por comportamento inautêntico coordenados, ou CIB, na sigla em inglês. Mesmo que tenham sido feitos por contas banidas, os valores pagos pelos anúncios não são devolvidos pelo Facebook, assim como afirma Margarita Franklin, chefe de segurança da Meta, à Wired.

A Executiva também ressalta que nem todo o faturamento do período citado foi de publicidade que violaram as regras da rede social, pois o que aconteceu foi que essas contas responsáveis por elas foram banidas.

Segundo as normas do Facebook, é considerado CIB o uso de cotas falsas ou duplicadas para aumentar a audiência ou engajar público em determinado tema. A documentação de perfis enquadrados nisso acontece desde 2018 pela Meta. No entanto, desde 2021, que a empresa passou a relatar o que chamou de “dano social coordenado”, que são perfis reais, mas que espalham desinformações.

“Entendemos o CIB como esforços coordenados para manipular o debate público para um fim estratégico, onde as contas falsas são centrais para a operação”, explica o Facebook em seu site.

Segundo o levantamento, dos US$ 30,3 milhões faturados por essas contas, mais de US$ 22 milhões foram de sete perfis, sendo o maior desses desembolso de uma campanha de US$ 9,5 milhões feita pelo Epoch Times, site ligado a grupos de extrema direita anti-China e religioso do EUA.

Ainda segundo o Wired, de 134 anúncios pagos e removidos de perfis inautênticos, 56% focavam no público dos Estados Unidos, 31% o foco era outros países e 12% ambos públicos. Estados Unidos, Ucrânia e México foram os alvos mais frequentes de direcionamento das publicidades pagas pelos perfis banidos.