18/04/2024

Amapá tem ‘apagão’ nas redes e usuários ficam sem conexão

Usuários da região reclamam de instabilidade no sinal de telefonia móvel e fixa no Amapá; serviços públicos suspenderam funcionamento.

Usuários do Amapá vêm enfrentando dificuldade no acesso à rede móvel desde domingo (26) após uma sequência de falhas na infraestrutura das operadoras provocar um “apagão” no setor de telefonia fixa e móvel de diversos municípios do estado, problema que impossibilita a realização de chamadas telefônicas e conexão à rede LTE de companhias como Claro, Vivo e TIM.

pessoa segurando celular

Em comunicado, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que a interrupção geral no fornecimento dos serviços aconteceu devido a um “rompimento de fibra na Seção A (trecho entre Altamira/PA X Anapu/PA), falha no link Telebras no trecho entre Belém/PA X Macapá/AP e falha no link satélite entre Macapá/AP X Belém/PA”.

Segundo informações do G1, serviços públicos que dependem de conexão à Internet suspenderam o atendimento até que a conexão seja restaurada, algo que ainda não tem prazo para acontecer. Essa não é a primeira vez que o estado sofre uma pane geral na disponibilidade da internet, no entanto, é a primeira vez este ano.

De acordo com relatos de residentes da região, os serviços de internet banda larga e telefonia móvel seguem instáveis.

O Minha Operadora entrou em contato com a Claro, Vivo e TIM para obter mais informações sobre a situação dos clientes das teles na região, porém até às 19h33 obtivemos apenas o posicionamento da TIM e Vivo; o texto será atualizado caso tenhamos retorno de outras operadoras.

Posicionamento da TIM

A TIM informa que está operando normalmente no Amapá. Alguns clientes da companhia na cidade podem ter enfrentado dificuldade de uso dos serviços de voz e dados no final do último domingo (26) e na manhã desta segunda-feira (27) em razão do rompimento de cabos de fibra óptica. Técnicos da operadora atuaram na ocorrência assim que identificada, normalizando os serviços no menor tempo possível.

Posicionamento da Vivo

A Vivo informa que alguns clientes no Amapá podem ter encontrado dificuldade para utilizar os serviços da rede móvel neste domingo, 26, devido à falha de backbone. A companhia ressalta que os serviços foram restabelecidos ainda no domingo.

Internet móvel no Amapá

Segundo informações, o market share das operadoras de telecom no Amapá é liderado pela Vivo com 41% dos acessos, seguida pela TIM (32%) e, em terceiro lugar, a Claro com o total de 25,8% dos acesso; MVNO’s têm participação de 0,7%.

ViaG1
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários