24/03/2024

Bahia é o estado mais beneficiado pelo programa Wi-Fi Brasil

O estado lidera em número de pontos de internet do programa Wi-Fi Brasil com 2.244 pontos distribuídos em 359 municípios.

Dados do Ministério das Comunicações (MCom) revelam que a Bahia foi o estado mais beneficiado pelos pontos de internet banda larga do programa Wi-Fi Brasil, iniciativa que busca levar inclusão para a população instalando antenas e roteadores em locais específicos, como escolas, assentamentos rurais, Unidades Básicas de Saúde (UBS), comunidades tradicionais e telecentros comunitários.

Menino de boné utilizando o celular na frente de casa.

De acordo com dados da pasta, a Bahia conta com 2.244 pontos distribuídos em 359 municípios, 80% deles (equivalente a 1.789 pontos) nas áreas rurais do estado levando internet com velocidade de até 20 Mbps para cidades do interior baiano.

Em segundo lugar está o Maranhão, estado que dispõe de 1.841 pontos distribuídos em 217 cidades correspondendo a uma área de cobertura superior a 95% pelo Wi-Fi Brasil, mostrando que o programa está avançado nas cidades maranhenses.

Assim como na Bahia, o número de pessoas da zona rural atendidas pela internet via satélite oferecida pelo MCom também se mantém na faixa dos 80%, número que confirma que o governo federal está trabalhando para alcançar cidades afastadas.

Expandindo os dados para uma visão ampla, constata-se que 1.460 municípios nordestinos — total que corresponde a 81,4% — tem pontos instalados do Wi-Fi Brasil, sendo esperado que o alcance da iniciativa federal cresça progressivamente nos próximos meses.

Ainda que não tenha revelado detalhes sobre o orçamento destinado ao serviço, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, destacou a importância da inclusão digital em regiões que não possuem conexão à Internet.

“Para as escolas que não tinham internet, a gente assinou em abril um contrato para conectar 12 mil. Vamos entregar 100% das escolas conectadas”, afirma Faria.

Na região Norte, local que concentra 25% das instalações, o estado liderando em número de pontos de internet é o Pará, que recebeu 1.717 conexões totalizando 1.333 escolas públicas conectadas graças ao Wi-Fi Brasil.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários