28/04/2024

Qual operadora tem a internet móvel mais rápida do Brasil?

Relatório da Ookla Speedtest mostra também quais as cidades, fabricantes e smartphones que apresentaram o melhor desempenho no 1T21.

Nesta segunda-feira (18), a plataforma de medição de velocidade Ookla Speedtest divulgou o ranking das operadoras de telefonia celular que possuem a internet móvel mais rápida do país. O relatório está relacionado a análise que foram feitas no primeiro trimestre deste ano.

A operadora que foi eleita com internet mais rápida do Brasil foi a Claro, onde apresentou uma mediana de velocidade de download de 33,53 Mbps. Esse é o valor que ficou no meio de todas as medições realizadas. Por exemplo, se foram feitas 10 mil medições, a mediana apresentada será o número da medida 5 mil. Esse foi um método escolhido pela Ookla para evitar que planos pouco vendidos, mas que tenham altas taxas de download, interferissem no resultado.

Em seguida, ficaram as operadoras Vivo e TIM, que apresentaram velocidades inferiores a 30%, com as medianas de 20,97 Mbps e 20,4 Mbps de download, respectivamente. A Oi Móvel, que vendeu seus ativos para as três mencionadas acima, foi a última do ranking, registrando 11,70 Mbps.

Em relação à latência medida para os principais provedores móveis, a TIM apresentou o melhor resultado no primeiro trimestre de 2022, com 26 ms. A latência é, de forma básica, o tempo de resposta entre o comando e o resultado do comando. Ou seja, o tempo que para um pacote ser transmitido dentro da rede ao levar o dado para o serviço e ser processado.

Dessa forma, quanto mais baixo for o número da latência, melhor. Nas demais posição ficou a Claro com mediana de 27 ms de latência, seguida da Vivo de 29 ms e da Oi de 31 ms.

Com todas as medições envolvendo todas as operadoras, a mediana de internet móvel brasileira registrou uma velocidade de download de 22,3 Mbps, 7,76 Mbps de upload e 25 ms de latência. Com a nova análise, o Brasil perde quatro colocações no ranking de países em relação ao quarto trimestre e se encontra atualmente na 82ª posição.

5G, smartphone, fabricantes e cidades

A Ookla Speedtest analisou os dados das redes 5G DDs no Brasil. Sem nenhuma surpresa, a Claro ficou novamente na liderança, com mediana de 72,35 Mbps de download, seguida da TIM e Vivo, com 62,8 Mbps e 62,38 Mbps, respectivamente.

A plataforma de mediação também analisou o desempenho de alguns smartphones. No ranking com posições estão todos os aparelhos celulares da Apple. O iPhone 13 Pro dominou as medianas de download (57,12 Mbps), upload (12,58 Mbps) e latência (26 ms). Na sequência ficaram o iPhone 13 Pro Max, iPhone 13, iPhone 12 5G e iPhone Pro 5G.

O desempenho combinado das principais fabricantes de smartphone os aparelhos da Apple também apresentam a velocidade média de download mais rápida no Brasil, com 31,77 Mbps. Em seguida ficou a Samsung (23,15 Mbps), Xiaomi (19,69 Mbps) e Motorola (18,74 Mbps).

Em relação às cidades mais populares do Brasil, a velocidade média de download móvel mais rápida ficou para Brasília, com 31,88 Mbps. Confira o ranking:

cidades-internet-movel-mais-rapida-brasil

3 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários