16/12/2025
Início Site Página 646

Nova atualização do Whats: você conhece as ‘Comunidades’?

0

O recurso das Comunidades finalmente estreou no WhatsApp. Essa atualização parece um supergrupo. Nela é possível fazer enquetes, videochamadas para até 32 pessoas e mais. A novidade começa a ser liberada nas últimas versões das atualizações do iOS e do Android. Porém, logo vai chegar a outros modelos. 

Pessoa usando celular

A função das Comunidades está disponível em alguns países. A tendência é que chegue no Brasil somente em 2023, a pedido da Justiça brasileira. Houve um medo que interferisse nas Eleições 2022. 

Como funciona as Comunidades

O recurso das Comunidades do WhatsApp foi anunciado em Abril de 2022. Funciona da seguinte maneira: os usuários podem reunir várias pessoas com interesse em comum, que por sua vez estão reunidas em grupos, para se comunicar com várias pessoas de uma só vez. 

Ou seja, é um abrigo para grupos, um grande espaço de concentração. Assim será possível enviar uma só mensagem para várias pessoas de uma vez só, sem necessitar encaminhar várias vezes o conteúdo, de grupo em grupo. 

Mark Zuckerberg, descreve a novidade como um grande guarda-chuva. Mark é o CEO da Meta, empresa dona e gerenciadora do WhatsApp, Facebook e Instagram. 

“Com as Comunidades, administradores terão as ferramentas para organizar conversas sob um único guarda-chuva”

Na parte visual, no layout, os usuários vão encontrar a nova seção à esquerda da tela dos chats. Nessa região vai encontrar os supergrupos e ver o que está acontecendo em todos. 

Porque a Justiça do Brasil barrou

O potencial de disparo de informações que abriga o WhatsApp está cada vez maior e aumenta com as Comunidades, e foi isso que preocupou a Justiça brasileira. Há rumores que o aplicativo vai permitir que cada grupo abrigue mais de mil contatos, mas atualmente são pouco mais de 200.

Abrigar grupos enormes nas comunidades amplia a possibilidade de disparo de várias mensagens. Sendo assim, o envio de mensagens mentirosas ou desinformações  tem um potencial muito maior. A Justiça brasileira então pediu para a Meta adiar a novidade no Brasil, mas evitar problemas maiores durante as Eleições 2022.

Vivo lança campanha ‘Convocação de ofertas’ com foco na Copa do Mundo

1

Pensando no Mundial de Futebol 2022, a Vivo lança a campanha “Convocação de Ofertas” com uma seleção de smartphones, acessórios de áudio, vídeo, notebooks e dispositivos inteligentes que permitirão ao torcedor acompanhar as partidas de onde quer que esteja, impulsionado com a conexão 5G da operadora.

Imagem: Divulgação Vivo

A partir de hoje (3), até o dia 09 de novembro, nas lojas físicas e ainda no e-commerce da Vivo, os consumidores poderão aproveitar diversas ofertas especiais. Além disso, a operadora ainda disponibiliza frete grátis para que seu cliente receba os produtos sem custo com transporte onde quer que esteja, até 10% do valor da compra de volta e parcelamento em até 21 vezes, sem juros, para o pagamento realizado com o Cartão Vivo Itaú, tanto nas lojas físicas como Loja Online da Vivo. Nos demais cartões, o parcelamento é em até 12x.

Entre as ofertas da campanha “Convocação de Ofertas 5G”, a Vivo traz o Samsung Galaxy Tab S7 com SPen (por 21x de R$ 143, ou R$ 2.999 à vista), o Lenovo Notebook Celeron (por 21x de R$ 81, ou R$ 1.699 à vista) e o Samsung Galaxy Z Fold3 5G com 256GB de armazenamento interno (por 21x de R$ 315, ou 6.599 à vista, no plano Vivo Família 60GB),

Traz também a oferta do Motorola moto g82 5G (por 21x de R$ 79, ou R$ 1.649 à vista, no plano Vivo Controle), que entrega o melhor das imagens graças a tela OLED com 6,6”, resolução em Full HD+, taxas de atualização que chegam até 120 Hz e bateria de 5.000 mAh para garantir assistir às partidas e ainda aproveitar a resenha pós-jogo.

Outra oferta da Vivo é o Samsung The Freestyle, que oferece a experiência de uma Smart TV por meio de um dispositivo portátil smart capaz projetar imagens em Full HD, de 30 a 100 polegadas e com autofalante embutido com som de 360º, por tempo limitado por 21x de R$ 205, ou R$ 4.299 à vista.

Lojas já preparadas para os jogos

Além de levar o Carinho Pistola, mascote oficial da Seleção Brasileira de Futebol, para visitar suas lojas em oito Capitais pelo Brasil, a Vivo está ambientando suas vitrines temáticas e espaços internos com ações instagrámaveis que prometem envolver clientes e visitantes para o Clima do Mundial de Futebol.

Imagem: Divulgação Vivo

Clientes gastam R$ 1,8 bilhão a mais com telefonia por causa do custo com postes

0

O custo com postes é responsável por levar R$ 1,8 bilhão por ano dos clientes de telefonia. Esse custo anual se dá por conta de valores cobrados pelas operadoras por causa da cobrança feita pelas distribuidoras de energia ao disponibilizar os postes para fiação das provedoras. 

Lâmpada acessa

Ou seja, os consumidores estão pagando em bilhões o uso dos postes de energia elétrica, que cedem espaço para empresas de telefonia. Esse assunto tem sido pauta da Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações. No último evento da operadora houve um momento só para discussão disso em relação às pequenas empresas de comunicação.

O 5G ampliou a discussão sobre o custo dos postes

Com a chegada e implementação do 5G o assunto voltou à tona. As empresas de telecomunicações afirmam que os valores cobrados pelas empresas de energia, para uso dos postes, é abusivo. 

O surgimento de mais empresas, bem como pequenas empresas levando mais serviços aos seus clientes implica no aumento de mais teles disputando espaço nos postes. O caso pode ir para a justiça, se não houver uma solução. 

As operadoras desejam ajustar os custos que deixam o serviço mais caro em troca de haver um abatimento nas contas de luz dos clientes. 

Segundo a Folha de S. Paulo, o valor anual médio que os consumidores têm pago para telefonia é de R$ 3 milhões. Em contraste a isso, segundo a Conexis, em estudo feito pela LCA, o valor justo deveria ser por volta de R$ 1,2 bilhão. 

As operadoras afirmam que não faz sentido que o aluguel de poste seja feito como algo lucrativo para as empresas de energia. Elas pedem que a Aneel, a Agência Nacional de Energia Elétrica, que seja cobrado um só valor de custo para quem utilizar a infraestrutura das fornecedoras elétricas.

Algar Telecom lança serviço de assinatura para manutenções residenciais

0

Ampliado seu negócio e expandido seu rol de produtos para varejo, a Algar Telecom, empresa de telecomunicações e TI do grupo Algar, lança um serviço de assinatura para manutenções residenciais, consertos de eletrodomésticos, serviços de dedetização e Pet. O “Reparos” foi desenvolvido pelo centro de inovação Brain e está disponível para contratação nos 100 municípios de atuação da empresa.

Os mais de 100 municípios de atuação da empresa estão espalhados pelos estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Zaima Milazzo, diretora de inovação da Algar Telecom e presidente do Brain, comenta que

“Essa novidade faz parte de um movimento de expansão de soluções para o consumidor final. Foi pensada para resolver problemas comuns que enfrentamos no dia a dia e levar mais comodidade aos nossos clientes que prezam pela comodidade, agilidade e segurança na hora de resolver um contratempo em casa”.

O produto chega ao mercado em quatro planos mensais que oferecem serviços de chaveiro, consertos hidráulicos e elétricos, desentupimento, dedetização, vidraceiro e limpeza de ar-condicionado. Há também opções de pacotes que incluem atendimento para Pets (vacinas, exames e consultas para os animais) e consertos de eletrodomésticos. Sem fidelidade, eles variam de R$ 19,90 a R$ 35,90, podendo ser adquiridos à parte ou em combos com ofertas de banda larga.

Após a contratação do serviço de manutenções residenciais, para acioná-lo, basta ao cliente ligar para o 0800 e agendar uma visita, que pode ser realizada nos 7 dias da semana. O atendimento é feito no prazo de 2 horas nas situações emergenciais e até 72 horas para não emergenciais.

Sobre o Brain

O Brain é o Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) fundado pela Algar Telecom, que possui a sua sede em Uberlândia/MG e suas filiais em São Paulo/SP, Recife/PE e Lisboa (Portugal). Por meio do modelo de inovação aberta e parcerias estratégicas, o Brain promove o desenvolvimento de soluções disruptivas com o foco em Internet of Things (IoT), Digital, 5G e Cloud/Edge Computing, para as verticais de negócios de Agronegócios e Farming, Indústria 4.0, Saúde, Small Medium Business e Smart Spaces. Os novos produtos, serviços e modelos de negócio são criados com o objetivo de simplificar o dia a dia das pessoas e empresas.

Os times de trabalho do Brain são divididos em squads e para a execução das novas soluções o Centro de Inovação utiliza o framework Scrum para implementar o desenvolvimento ágil, que possui princípios relacionados à colaboração, à auto-organização e a equipes interdisciplinares. Esse formato permite que os times tenham um desenvolvimento mais dinâmico, focado e com entregas rápidas. Além de ser um ambiente criativo, dinâmico e inspirador, o Brain também atua com foco em cultura de inovação e mudança do mindset.

Novo Nokia com jogo da cobrinha já pode ser vendido no Brasil

0

Lembra do antigo celular Nokia, conhecido como Tijolão? Um novo modelo, mais repaginado do aparelho, já foi liberado para comercialização no Brasil. O Nokia 105 2022 recebeu o certificado de homologação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), autorizando a sua venda em território nacional.

Imagem: Divulgação/HMD Global

O aparelho é bastante conhecido pelo famoso jogo da cobrinha (Snake) e pela sua resistência a quedas, por exemplo.

Outro grande destaque do aparelho é a longa duração da sua bateria, uma vez que com a evolução dos aparelhos atuais e sua capacidade de rodar várias entidades, a bateria não costuma durar muito tempo, descarregando rapidamente. O Nokia 105 2022 vem com uma bateria 800 mAh, prometendo ser um aparelho que passa o dia inteiro sem precisar de carregamento. A recarga, no entanto, é feita por uma porta micro-USB.

O certificado foi dado para um aparelho de modelo TA-1465, fabricado pela HMD Global. De acordo com o Tecnoblog, que teve acesso aos documentos da Anatel, o Nokia 105 foi liberado para a pedido da Multi (antiga Multilaser). A aprovação foi emitida ao modelo em questão em 24 de outubro de 2022.

O Nokia 105 2022 é um celular simples, compacto, com botões numeroso e de navegação, como era antes. O aparelho a vem com jogos pré-instalados e as teclas dividem a parte central com uma pequena tela. O modelo ainda possui o corpo colorido e traz uma luz na porção superior para ser usada como lanterna.

Assim como o antigo, o novo dispositivo não virá com muitos recursos, afinal seu objetivo é oferecer uma opção básica para aqueles que nos fazem questão de ter um smartphone. Dessa forma, seus recursos são bem simples com funções essenciais, como o rádio FM, e outras para distrair a cabeça, como o jogo da cobrinha.

“Sabemos que um telefone não serve apenas para ligar e enviar mensagens de texto, mas também para nos ajudar a relaxar e descontrair”, disse o site da fabricante. “É por isso que o Nokia 105 vem com jogos pré-carregados, incluindo o favorito de todos, Snake.”

TIM leva Prêmio ABT por excelência em relacionamento com o cliente

2

A TIM foi eleita pelo segundo ano consecutivo, a “Empresa de Excelência em Relacionamento com o Cliente” pelo Prêmio ABT, que reconhece as melhores práticas apresentadas pelas empresas para o desenvolvimento do relacionamento com o consumidor. A operadora levou cinco troféus, duas de ouro, duas de prata e uma bronze.

Esta é a 22ª edição do Prêmio ABT, que destaca as melhores práticas de atendimento ao cliente.

A TIM conquistou troféu de ouro nas categorias “Atendimento por Redes Sociais” e “Operações de Atendimento” com dois cases em parceria com a empresa Blackrock Digital Transformation utilizando a Plataforma Turbina. A ferramenta é usada pela operadora na estratégia de reverter a decisão de clientes que procuram fazer portabilidade.

Segundo a empresa, o propósito do recurso, que aplica modelos de cognição e automatização de processos, é trazer um impacto rápido e eficaz na experiência do cliente e, assim, manter a operadora em patamares competitivos nos indicadores de satisfação e resolubilidade.

“A TIM tem somado esforços para otimizar o atendimento e dar mais tranquilidade e segurança aos clientes. Queremos proporcionar a melhor experiência, com mais agilidade e resolubilidade. Os prêmios ratificam o compromisso que temos com o pós-venda, elevando o grau de confiança na marca, nos produtos e serviços“, comemora o Diretor de Customer Operations da TIM Brasil, Paulo Henrique Campos.

Na resolução de reclamação dos consumidores no site Reclame Aqui, a empresa levou medalha de prata na categoria “Inovação em Produtos e Serviços ao Cliente”, também utilizando a plataforma Turbina. A TIM já possui o selo “RA 1000” e ficou mais bem colocada no portal e classificada como a que mais respeita o cliente. Além disso, também teve posição de destaque no ranking das empresas que mais resolveram conflitos nos últimos 30 dias e ao longo do semestre.

A outra prata veio na categoria “Responsabilidade Social” com o projeto de linguagem inclusiva que substituiu o uso de termos exclusivamente masculinos por outros que tragam representatividade e identificação em todos: homens, mulheres e pessoas trans não-binárias.

O bronze foi na categoria “Inovação em Processos”, com a URA (Unidade de Resposta Audível – TAIS). A assistente virtual foi desenvolvida para entender melhor o cliente, garantindo a resolução de solicitações com agilidade e satisfação. A TAIS identifica as necessidades do cliente de forma preditiva e automática, gerando soluções e medidas corretivas.

Plano com anúncios da Netflix chega hoje (3) ao Brasil, mas defasado

0

Os usuários da Netflix terão acesso ao novo plano mais barato suportado por anúncios nesta quinta-feira (3). Acontece que o Plano Básico com Anúncios chega à plataforma no Brasil hoje, mas parece que chegará defasado. Isto porque, a empresa ainda está em negociação com os principais estúdios sobre os conteúdos que serão disponibilizados na assinatura.

Segundo algumas fontes familiarizadas com o assunto, ainda não se sabe qual conteúdo de estúdio externo ficará em falta no serviço. Por enquanto, segundo The Wall Street Journal, ainda não houve finalização de contrato da Netflix com os estúdios Disney, NBCUniversal, Sony Pictures, Warner Bros. Discovery e Lions Gate.

Embora a Disney não produza conteúdo original para a plataforma vermelhinha, ela fornece reprises de conteúdos populares, como incluindo “Grey’s Anatomy” e “How to Get Away with Murder”. Já a NBCUniversal é uma grande fornecedora de programas originais e de biblioteca para a Netflix. A Sony Pictures, além de vender filmes e reprise de “Breaking Bad” para o streaming, ela também é responsável pelas séries “The Crown” e “Cobra Kai”.

Dentre as empresas, a Warner Bros. Discovery é a que está mais próxima de assinar contrato com a Netflix, que compra programas originais e preenche a sua biblioteca com produções da Warner. Segundo a Netflix, o plano básico incluirá conteúdos que representam de 85% a 90% das visualizações na plataforma. Porém, não detalhou quanto isso representa em termos de porcentagem de biblioteca.

A estratégia da Netflix é lançar o Plano Básico com Anúncios como um termômetro para saber se novos usuários serão atraídos e se os clientes de planos mais caros irão migrar para o mais barato. Entretanto, a empresa afirma que seus clientes normalmente são fiéis a seus planos e que a mudança de alguns usuários não terá um impacto negativo na receita.

Inicialmente, o plano sairá por R$ 18,90 e o usuário terá que assistir de quatro a cinco minutos de anúncios por cada hora de conteúdo visto.

Samsung é a melhor empresa empregadora do mundo, segundo a Forbes

0

Pela terceira vez consecutiva, a Samsung é eleita a “Melhor Empregadora do Mundo”, segundo a Forbes. O ranking das “Melhores Empregadoras do Mundo” para 2022 é feito com base em uma pesquisa, entrevistando mais de 150 mil empregados em 800 grandes empresas ao redor do mundo. A pesquisa faz perguntas relacionadas não só ao trabalho em si, mas à percepção do empregado em relação à companhia.

Dentre os questionamentos, é perguntado aos entrevistados se eles recomendariam a empresa para outros trabalhadores e eles também dão uma nota em como percebem o impacto econômico de seus empregadores, bem como suas imagens, políticas de igualdade de gênero, responsabilidade social, etc.

Além de ganhar o selo de melhor empregadora do mundo, a Samsung também ganha no número de funcionários, tendo mais de 226 mil empregados, com grande parte deles elogiando o ambiente de trabalho. Muitas das companhias que aparecem no ranking são do ramo da tecnologia. Também chama a atenção que a Apple, a empresa mais valiosa do mundo, não conseguir chegar ao “pódio” das três melhores empregadoras.

No ranking da Forbes, são listadas 800 empresas que participaram da pesquisa, no entanto iremos mostrar as 20 primeiras companhias. A lista completa você pode conferir no link.

20 melhores empresas empregadoras do Mundo:

  1. Samsung Group
  2. Microsoft
  3. IBM
  4. Alphabet
  5. Apple
  6. Delta Air Lines
  7. Costco Wholesale
  8. Adobe
  9. Southwest Airlines
  10. Dell Technologies
  11. Lockheed Martin
  12. Cisco Systems
  13. BMW Group
  14. Amazon
  15. Decathlon
  16. Adidas
  17. AIRBUS
  18. Ferrari
  19. Fraunhofer Society
  20. Reliance Industries

A pesquisa da Forbes foi feita em parceria coma empresa de pesquisa de mercado Statista, sendo que os entrevistados eram tanto tempo integral quanto meio período, de 57 países, que trabalham para empresas e instituições multinacionais para determinar quais se destacam em impacto e imagem corporativa, desenvolvimento de talentos, igualdade de gênero e responsabilidade social.

Black Friday: internet banda larga da Brisanet por menos de R$ 100

3

Até o dia 30 de novembro, ocorre um dos maiores eventos comerciais em que os comerciantes disponibilizam ofertas especiais para os consumidores. No entanto, muitos aproveitam o mês inteiro para lançar produtos com desconto. A Brisanet já iniciou e está oferecendo oferta imperdível do seu serviço de internet banda larga.

A empresa de telecomunicações disponibilizou em seu portal uma oferta de internet banda larga por menos de R$ 100. Ao assinar o plano, o cliente estará contratando R$ 400 Mega, mas levará 600 Mega, por apenas R$ 99,90. Além disso, ainda está incluso acesso à plataforma de streaming Globoplay, com instalação inclusa e assistência 24h.

O serviço da Brisanet usa a tecnologia de fibra óptica, o que garante maior estabilidade na conexão. Todos os planos da empresa conta com wi-fi grátis com sinal dual band e acesso liberado ao seu aplicativo Brisaplay, uma plataforma de streaming de filmes da Brisanet. Exceto a oferta citada, que conta apenas com acesso ao Globoplay.

Entretanto, vale ficar atento que a promoção da Black Friday é válida apenas para contratação por pessoas físicas e é necessário permanecer com o serviço por 12 meses. Ou seja, a oferta pague 400 Mega e Leve 600 Mega com fidelização de 1 ano.

Para nível de comparação, o plano de 500 Mega da Brisanet, atualmente, está saindo por R$ 109,80 por mês e sem acesso ao Globoplay. Ou seja, a ação Black Friday é bastante vantajosa no quesito financeiro. A única coisa que pode ser ruim é o período de fidelidade que é necessário ao contratar o plano. Mas depende da preferência do consumidor.

De acordo com a empresa, todos os seus planos contam com internet via fibra óptica de ponta a ponta e velocidade altas tornando a melhor opção para navegação nas redes sociais, plataformas de streaming, jogar online e muito mais. Além disso, a Brisanet garante que o usuário não irá se preocupar com quedas e instabilidades na rede.

Smartwatches Blulory: conectividade até onde não tem sinal de internet

Já pensou ter um dispositivo ao alcance do pulso capaz de controlar seus batimentos cardíacos durante uma atividade física? É o que promete os novos smartwatches Blulory AE e NE. Além do seu design moderno, eles contam com Alexa integrado e recursos de métrica de saúde por comando de voz.


Smartwatches-Blulory-conectividade-ate-onde-nao-tem-sinal-de-internet

Os smartwatches Blulory AE e Blulory NE vem com a promessa de facilitar sua atividade física sem preocupações. Eles contam com múltiplas ferramentas para fazer com que seu momento esportivo seja seguro, produtivo, simples e sem grandes complicações, como o medo de molhar por eventuais chuvas ou suor. Confira os dispositivos:

SmartWatch Blulory AE

O Blulory Smartwatch AE conta com Alexa integrado e assistente offline, onde o usuário poderá definir facilmente um alarme, fazer perguntas a assistir, obter traduções e muito mais.

Diferente de seus concorrentes, o novo dispositivo também funciona sem que seja necessário conectividade, pois possui um assistente de voz offline, onde será possível realizar operações, como ativar um modo esportivo ou abrir um recurso de métrica de saúde por comando de voz.

O relógio inteligente também conta com um sistema de navegação de alta precisão, com um altímetro barométrico integrado para ajudar o usuário a monitorar altitude e a pressão do ar durante suas atividades ao ar livre, além do suporte GPS GLONASS, Galileo, sistemas de navegação por satélite BDS e QZSS para rastrear sua rota com precisão.

Outro vantagem é a permeabilidade IP68 e seus mais de 20 modos esportivos integrados para se adequar a atividade da escolha do usuário. Com o Blulory Smartwatch AE, o usuário poderá aproveitar atividades como mergulho no mar e piscina sem preocupações, por ser a prova d ‘água.

Além de poder rastrear métricas como frequência cardíaca, calorias queimadas e avaliar dados especializados, como consumo máximo de oxigênio (VO2 Max), tempo total de recuperação, carga de treinamento e efeito do treinamento.

Navegue habilmente no smartwatch com a elegante coroa giratória e a tela AMOLED ultra HD que possui 341 PPI e é visível mesmo sob luz solar intensa.

SmartWatch Blulory NE

Assim como o Blulory Smartwatch AE, o Blulory NE Smartwatch também conta com alexa integrado e assistente offline para que o usuário não fique na mão quando ocorre algum problema na rede de internet, ou mesmo em situações em que escolha praticar atividades em regiões em que há fraco ou nenhum sinal de conectividade.

Seu sistema de navegação de alta precisão também é uma característica poderosa que traz tranquilidade para os usuários com informações precisas da altitude e a pressão do ar, ideal para praticar atividades ao ar livre.

Seu sistema à prova d’água também possibilita que o usuário use-o despreocupado sem precisar correr de chuvas, ou até mesmo de molhar com suor normal dos exercícios. Assim como o modo esportivo da escolha de cada uma, conforme a atividade que deseja praticar.

Sua saúde também terá uma atenção, pois com o relógio esportivo é possível testar a frequência cardíaca, saturação de oxigênio no sangue, nível de estresse e frequência respiratória em um toque no relógio, para obter um resultado em apenas 45 segundos.

Além disso, sua tela ultra HD que possui 341 PPI é visível mesmo sob luz solar intensa.

Tanto o Blulory Smartwatch AE quanto o Blulory NE Smartwatch são dispositivos super elegantes para o esportista ficar na moda, pois é feito de alumínio leve e durável para aeronaves e pesa apenas 24,4g. Seu design também é encontrado, com uma tela de vidro curvo semelhante ao oceano que se assemelha ao design sem moldura, para imersão total na tela.

smartwatch-blulory-ne

Onde comprar

Por aqui, o consumidor pode conseguir um bom desconto para adquirir seu relógio inteligente moderno. No Blulory Smartwatch AE, é possível ter desconto de 22%, enquanto que para o Blulory NE Smartwatch o desconto é de 58%.