28/04/2024

Clientes gastam R$ 1,8 bilhão a mais com telefonia por causa do custo com postes

Fiação das empresas de telecomunicações gera custo com postes que é repassado em altos valores para operadoras e, posteriormente, clientes.

O custo com postes é responsável por levar R$ 1,8 bilhão por ano dos clientes de telefonia. Esse custo anual se dá por conta de valores cobrados pelas operadoras por causa da cobrança feita pelas distribuidoras de energia ao disponibilizar os postes para fiação das provedoras. 

Lâmpada acessa

Ou seja, os consumidores estão pagando em bilhões o uso dos postes de energia elétrica, que cedem espaço para empresas de telefonia. Esse assunto tem sido pauta da Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações. No último evento da operadora houve um momento só para discussão disso em relação às pequenas empresas de comunicação.

O 5G ampliou a discussão sobre o custo dos postes

Com a chegada e implementação do 5G o assunto voltou à tona. As empresas de telecomunicações afirmam que os valores cobrados pelas empresas de energia, para uso dos postes, é abusivo. 

O surgimento de mais empresas, bem como pequenas empresas levando mais serviços aos seus clientes implica no aumento de mais teles disputando espaço nos postes. O caso pode ir para a justiça, se não houver uma solução. 

As operadoras desejam ajustar os custos que deixam o serviço mais caro em troca de haver um abatimento nas contas de luz dos clientes. 

Segundo a Folha de S. Paulo, o valor anual médio que os consumidores têm pago para telefonia é de R$ 3 milhões. Em contraste a isso, segundo a Conexis, em estudo feito pela LCA, o valor justo deveria ser por volta de R$ 1,2 bilhão. 

As operadoras afirmam que não faz sentido que o aluguel de poste seja feito como algo lucrativo para as empresas de energia. Elas pedem que a Aneel, a Agência Nacional de Energia Elétrica, que seja cobrado um só valor de custo para quem utilizar a infraestrutura das fornecedoras elétricas.

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