16/12/2025
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Empresas de cobrança terão que usar prefixo 0304 em suas ligações

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Em mais uma medida contra as práticas de telemarketing abusivo, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel ) aprovou nesta quinta-feira (03) uma nova regra para o uso de prefixo nas ligações do setor. A agência reserva a numeração “0304” para empresas que fazem cobranças de crédito via telefone. A proposta foi aprovada por unanimidade e teve como relator Emmanoel Campelo.

A determinação é para atingir as chamadas feitas por empresas de cobranças que não eram atingidas no prefixo 0303 também determinado pela Anatel para a identificação e ligações de telemarketing ativo, ou seja, empresas que ligam para os consumidores oferecendo serviços e produtos. Com isso, surgiu a ideia de reservar um número para essas empresas, por não se tratar de telemarketing.

Na reunião em que foi votada a proposta, todos os conselheiros da Anatel relataram situações que passaram pelas insistentes chamadas de cobranças por engano, embora informem que não se trata da pessoa ao qual procura a empresa.

De acordo com Campelo, as empresas de cobranças argumentam que as ligações são feitas para pessoas que são devedoras, e rebate que a condição de devedor de uma pessoa não autoriza o cobrador a incomodá-la, de forma insistente, muito menos a terceiros. “Com o 304 o devedor vai atender se puder e se quiser, no seu direito”, falou o conselheiro.

“A atividade de cobrança é ofensora em igual ou maior peso que a atividade de telemarketing em termos de volume de chamadas curtas no Brasil”, disse ainda.

Campelo recomendou a edição de ato do Conselho Diretor destinando o prefixo 0304 para identificação dos serviços de cobrança. Estas empresas deverão contratar os recursos de numeração junto às operadoras de telefonia.

Embora a provação tenha sido unânime, as empresas não são obrigadas a apreciarem a medida de forma imediata. O Conselho Diretor da Anatel determinou que a área técnica da agência atribua o prefixo 0304 para as prestadoras e estabeleça prazo para a implementação do prefixo. O tema será alvo, ainda, de consulta pública, e só depois o ato será publicado.

A Anatel tem adotado diversas medidas para cobrir telemarketing abusivo, além do prefixo 0303 para empresas que praticam o telemarketing ativo, há também medidas cautelares para coibir as chamadas de robocall, que segundo Campelo, caiu 45% o índice de chamadas indesejadas de telemarketing recebidas pelos usuários de telefonia.

Esses tipos de chamadas, que duram até três segundos, passaram de 3,5 bilhões por semana para 2,8 bilhões. 16,3 bilhões de chamadas curtas deixaram de ser realizadas entre junho, quando começou a vigência da cautelar, e o dia 8 de outubro.

TIM amplia conexão 4G nas fazendas do Piauí

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A TIM está ampliando a sua conexão 4G em fazendas. A notícia saiu nesta quinta-feira,03, pelo grupo de produção agrícola Insolo. A parceria vai levar internet para as fazendas Fortaleza e Santa Maria, que ficam no sul do Piauí. 

Fazenda que recebeu o 4G da TIM
Fazenda do Ipê

Cada fazenda terá um site na frequência 700 Mhz. E assim haverá habilitação da conexão de máquinas e sensores e integração de sistemas, dados e equipes de trabalho. 

Mais detalhes sobre a expansão do 4G da TIM

As duas fazendas atendidas produzem milho e soja, são 40 mil hectares por onde o sinal 4G da TIM vai levar conectividade que deve implicar em uma melhor produtividade na região. 

O grupo Insolo e a TIM já são parceiros há algum tempo. Além das novas fazendas que foram anunciadas na parceria das empresas, as propriedades de Serra Grande, Cerro Azul e Ipê já recebem o sinal da operadora desde 2019. 

O 5G está logo ali

E o trabalho não vai parar no 4G. Assim como o Brasil está em fase de implementação e crescimento do 5G, a nova rede móvel também está nos planos de ampliação dentro do trabalho da TIM com as fazendas. 

A operadora lembra que a Fazenda Ipê, também no Piauí, na cidade de Baixa Grande do Ribeiro, sediou o evento Expo Agro Digital, que contou com a rede 5G da TIM. 

A Fazenda Ipê é considerada uma das maiores propriedades produtivas do Brasil. Nesse evento ela foi pioneira na aplicação da rede 5G dentro do agronegócio. Tal fato foi destacado pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria. 

O 5G na fazenda serviu também para um monitoramento preciso do maquinário agrícola. Dessa forma o trabalho se torna mais eficiente, ou seja, os resultados são mais satisfatórios. 

A união da internet com o agronegócio, em especial o 5G está em alta por conta de todos os benefícios que essa rede pode oferecer ao trabalho, conectando máquinas e levando uma comunicação melhor para todos os locais.

Qual o melhor plano de celular? Conheça a diferença entre eles

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Existem diversas formas de contratar um plano para telefonia celular. Mas você sabe qual é o modelo ideal para suas demandas diárias? Confira nessa matéria a diferença entre o modo Pré e Pós pagos e também o Controle.

Pessoa usando celular

As principais diferenças entre esses planos para telefonia celular são as formas de pagamento. No Pré o pagamento é feito antes do uso, no Pós, segue o contrário, paga-se depois do uso e no Controle é pago um valor mensal por conta e a operadora libera determinadas quantias de franquia para o uso

Mas como funciona o plano pré-pago?

Esse plano é bom para pessoas que apenas precisam ter um número ativo, para eventuais ligações e SMS e não vai usar muito dos dados móveis. Algumas recargas entre um mês ou outro mantém o número ativo e pronto. 

Essa é considerada a opção mais barata no mercado brasileiro. Além disso, é flexível e não há faturas ou uma grande ligação entre o consumidor e operadora. É simples e fácil: faça uma recarga e use os serviços que foram pagos.

Entre R$ 15 e R$ 20, em algumas operadoras, já é possível ter tudo pronto, com acesso a internet e até uso de aplicativos sem descontar da franquia. Ao usar tudo que foi contratado ou após o vencimento, a recarga precisa ser refeita. 

No caso do pós-pago as coisas mudam 

O plano de celular pós-pago é bom para quem faz uso da linha com mais frequência, precisa de fato estar pronto para usar a internet, ou fazer uma ligação. Nele o vínculo com a operadora é muito maior, pois há fidelização de pelo menos dois meses, ao contrário do plano anterior. 

Nessa opção é possível contratar os serviços, com um valor estipulado e pagar a conta no final do mês. Existem pacotes que cada operadora desenha com diferentes quantidades de franquias. 

Mas, aqui é possível usar além do acordado, por isso pode ser que o valor altere fazendo a conta ser mais cara no final do mês. 

E controle, como fica nisso tudo?

O plano controle é ideal para quem precisa um pouco mais do celular, mas não quer correr o risco de ultrapassar nos serviços ofertados. É para aquele cliente que usa o celular diariamente, mas não tem grandes problemas se a franquia de dados acabar. 

Existem pacotes de diversas formas nessa modalidade, com mais ou menos internet, ligações e SMS. Ao final do mês a conta chega para o cliente, porém, o valor não corre o risco de mudar, como no pós-pago. Simplesmente, quando a franquia acaba não há mais o uso de dados. 

Média de valores

As recargas variam em preços como os já citados, R$ 15 R$ 20, no mínimo. E as operadoras costumam dar bônus diferentes para cada valor, que pode ser tanto na internet quanto nos outros serviços. 

Os planos pós-pagos variam de R$ 100 a R$ 300 com serviços de franquia de internet mais altos que variam entre 50GB e até 400GB. 

E os planos controle tem uma variação entre R$ 45 e R$ 80. com ofertas de internet limitada. 

Cada operadora, além do básico que deve ser ofertado nos planos, oferece também benefícios especiais e diferentes, que cabe ao consumidor moderar para avaliar se vale a pena.

Disney+ lança loja de produtos exclusiva para assinantes

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O Disney+ está testando uma loja online exclusiva para assinantes do streaming. A novidade foi anunciada na última terça-feira, 01. A ideia é fornecer aos assinantes uma variedade de produtos personalizados das suas franquiadas dos cinemas e que fosse apenas para quem é cliente. 

Star Wars

Dessa forma, a marca iria conseguir oferecer uma certa mudança para forma de consumo dos streamings. Através do Disney+ é possível acompanhar diversas franquias famosas, como o Universo Marvel nos cinemas, Star Wars, animações da Pixar e mais. 

Atualmente, nos outros streamings, o máximo de compra que é possível realizar é aluguel de títulos recém lançados nos cinemas, ou até mesmo séries novas,  que ainda não podem estar disponíveis para quem é assinante da plataforma.

Como funcionaria essa loja do Disney+

Tudo que fosse sair no varejo normal, como sempre foi, sairia uma semana antes na loja dos assinantes do streaming. Entre os itens de venda tem, por exemplo, sabres de luz colecionáveis (que custam entre US$ 250 e US$ 400) e roupas temáticas (que custam entre US$ 27 e US$ 100). 

No momento essa loja teste está disponível apenas nos perfis dos assinantes dos Estados Unidos. E ainda assim não é para todos, apenas para os maiores de 18 anos. 

Repaginação para ganho de clientes

Existe uma expectativa negativa diante da Disney sobre o seu streaming. Acredita-se que muitos cancelamentos podem acontecer com uma possível recessão no horizonte. Para isso a empresa precisa se reinventar a fim de garantir a manutenção de clientes e a chegada de novos. 

O número de assinantes da plataforma nos EUA não foi revelado, mas na América do Norte, segundo a própria empresa, são 45 milhões. No mundo todo são 150 milhões. 

Ainda não há informações sobre a expansão da loja para outros países, como por exemplo o Brasil. Os resultados deste teste nos Estados Unidos deve revelar os próximos passos da empresa para essa novidade.

Nova atualização do Whats: você conhece as ‘Comunidades’?

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O recurso das Comunidades finalmente estreou no WhatsApp. Essa atualização parece um supergrupo. Nela é possível fazer enquetes, videochamadas para até 32 pessoas e mais. A novidade começa a ser liberada nas últimas versões das atualizações do iOS e do Android. Porém, logo vai chegar a outros modelos. 

Pessoa usando celular

A função das Comunidades está disponível em alguns países. A tendência é que chegue no Brasil somente em 2023, a pedido da Justiça brasileira. Houve um medo que interferisse nas Eleições 2022. 

Como funciona as Comunidades

O recurso das Comunidades do WhatsApp foi anunciado em Abril de 2022. Funciona da seguinte maneira: os usuários podem reunir várias pessoas com interesse em comum, que por sua vez estão reunidas em grupos, para se comunicar com várias pessoas de uma só vez. 

Ou seja, é um abrigo para grupos, um grande espaço de concentração. Assim será possível enviar uma só mensagem para várias pessoas de uma vez só, sem necessitar encaminhar várias vezes o conteúdo, de grupo em grupo. 

Mark Zuckerberg, descreve a novidade como um grande guarda-chuva. Mark é o CEO da Meta, empresa dona e gerenciadora do WhatsApp, Facebook e Instagram. 

“Com as Comunidades, administradores terão as ferramentas para organizar conversas sob um único guarda-chuva”

Na parte visual, no layout, os usuários vão encontrar a nova seção à esquerda da tela dos chats. Nessa região vai encontrar os supergrupos e ver o que está acontecendo em todos. 

Porque a Justiça do Brasil barrou

O potencial de disparo de informações que abriga o WhatsApp está cada vez maior e aumenta com as Comunidades, e foi isso que preocupou a Justiça brasileira. Há rumores que o aplicativo vai permitir que cada grupo abrigue mais de mil contatos, mas atualmente são pouco mais de 200.

Abrigar grupos enormes nas comunidades amplia a possibilidade de disparo de várias mensagens. Sendo assim, o envio de mensagens mentirosas ou desinformações  tem um potencial muito maior. A Justiça brasileira então pediu para a Meta adiar a novidade no Brasil, mas evitar problemas maiores durante as Eleições 2022.

Vivo lança campanha ‘Convocação de ofertas’ com foco na Copa do Mundo

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Pensando no Mundial de Futebol 2022, a Vivo lança a campanha “Convocação de Ofertas” com uma seleção de smartphones, acessórios de áudio, vídeo, notebooks e dispositivos inteligentes que permitirão ao torcedor acompanhar as partidas de onde quer que esteja, impulsionado com a conexão 5G da operadora.

Imagem: Divulgação Vivo

A partir de hoje (3), até o dia 09 de novembro, nas lojas físicas e ainda no e-commerce da Vivo, os consumidores poderão aproveitar diversas ofertas especiais. Além disso, a operadora ainda disponibiliza frete grátis para que seu cliente receba os produtos sem custo com transporte onde quer que esteja, até 10% do valor da compra de volta e parcelamento em até 21 vezes, sem juros, para o pagamento realizado com o Cartão Vivo Itaú, tanto nas lojas físicas como Loja Online da Vivo. Nos demais cartões, o parcelamento é em até 12x.

Entre as ofertas da campanha “Convocação de Ofertas 5G”, a Vivo traz o Samsung Galaxy Tab S7 com SPen (por 21x de R$ 143, ou R$ 2.999 à vista), o Lenovo Notebook Celeron (por 21x de R$ 81, ou R$ 1.699 à vista) e o Samsung Galaxy Z Fold3 5G com 256GB de armazenamento interno (por 21x de R$ 315, ou 6.599 à vista, no plano Vivo Família 60GB),

Traz também a oferta do Motorola moto g82 5G (por 21x de R$ 79, ou R$ 1.649 à vista, no plano Vivo Controle), que entrega o melhor das imagens graças a tela OLED com 6,6”, resolução em Full HD+, taxas de atualização que chegam até 120 Hz e bateria de 5.000 mAh para garantir assistir às partidas e ainda aproveitar a resenha pós-jogo.

Outra oferta da Vivo é o Samsung The Freestyle, que oferece a experiência de uma Smart TV por meio de um dispositivo portátil smart capaz projetar imagens em Full HD, de 30 a 100 polegadas e com autofalante embutido com som de 360º, por tempo limitado por 21x de R$ 205, ou R$ 4.299 à vista.

Lojas já preparadas para os jogos

Além de levar o Carinho Pistola, mascote oficial da Seleção Brasileira de Futebol, para visitar suas lojas em oito Capitais pelo Brasil, a Vivo está ambientando suas vitrines temáticas e espaços internos com ações instagrámaveis que prometem envolver clientes e visitantes para o Clima do Mundial de Futebol.

Imagem: Divulgação Vivo

Clientes gastam R$ 1,8 bilhão a mais com telefonia por causa do custo com postes

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O custo com postes é responsável por levar R$ 1,8 bilhão por ano dos clientes de telefonia. Esse custo anual se dá por conta de valores cobrados pelas operadoras por causa da cobrança feita pelas distribuidoras de energia ao disponibilizar os postes para fiação das provedoras. 

Lâmpada acessa

Ou seja, os consumidores estão pagando em bilhões o uso dos postes de energia elétrica, que cedem espaço para empresas de telefonia. Esse assunto tem sido pauta da Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações. No último evento da operadora houve um momento só para discussão disso em relação às pequenas empresas de comunicação.

O 5G ampliou a discussão sobre o custo dos postes

Com a chegada e implementação do 5G o assunto voltou à tona. As empresas de telecomunicações afirmam que os valores cobrados pelas empresas de energia, para uso dos postes, é abusivo. 

O surgimento de mais empresas, bem como pequenas empresas levando mais serviços aos seus clientes implica no aumento de mais teles disputando espaço nos postes. O caso pode ir para a justiça, se não houver uma solução. 

As operadoras desejam ajustar os custos que deixam o serviço mais caro em troca de haver um abatimento nas contas de luz dos clientes. 

Segundo a Folha de S. Paulo, o valor anual médio que os consumidores têm pago para telefonia é de R$ 3 milhões. Em contraste a isso, segundo a Conexis, em estudo feito pela LCA, o valor justo deveria ser por volta de R$ 1,2 bilhão. 

As operadoras afirmam que não faz sentido que o aluguel de poste seja feito como algo lucrativo para as empresas de energia. Elas pedem que a Aneel, a Agência Nacional de Energia Elétrica, que seja cobrado um só valor de custo para quem utilizar a infraestrutura das fornecedoras elétricas.

Algar Telecom lança serviço de assinatura para manutenções residenciais

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Ampliado seu negócio e expandido seu rol de produtos para varejo, a Algar Telecom, empresa de telecomunicações e TI do grupo Algar, lança um serviço de assinatura para manutenções residenciais, consertos de eletrodomésticos, serviços de dedetização e Pet. O “Reparos” foi desenvolvido pelo centro de inovação Brain e está disponível para contratação nos 100 municípios de atuação da empresa.

Os mais de 100 municípios de atuação da empresa estão espalhados pelos estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Zaima Milazzo, diretora de inovação da Algar Telecom e presidente do Brain, comenta que

“Essa novidade faz parte de um movimento de expansão de soluções para o consumidor final. Foi pensada para resolver problemas comuns que enfrentamos no dia a dia e levar mais comodidade aos nossos clientes que prezam pela comodidade, agilidade e segurança na hora de resolver um contratempo em casa”.

O produto chega ao mercado em quatro planos mensais que oferecem serviços de chaveiro, consertos hidráulicos e elétricos, desentupimento, dedetização, vidraceiro e limpeza de ar-condicionado. Há também opções de pacotes que incluem atendimento para Pets (vacinas, exames e consultas para os animais) e consertos de eletrodomésticos. Sem fidelidade, eles variam de R$ 19,90 a R$ 35,90, podendo ser adquiridos à parte ou em combos com ofertas de banda larga.

Após a contratação do serviço de manutenções residenciais, para acioná-lo, basta ao cliente ligar para o 0800 e agendar uma visita, que pode ser realizada nos 7 dias da semana. O atendimento é feito no prazo de 2 horas nas situações emergenciais e até 72 horas para não emergenciais.

Sobre o Brain

O Brain é o Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) fundado pela Algar Telecom, que possui a sua sede em Uberlândia/MG e suas filiais em São Paulo/SP, Recife/PE e Lisboa (Portugal). Por meio do modelo de inovação aberta e parcerias estratégicas, o Brain promove o desenvolvimento de soluções disruptivas com o foco em Internet of Things (IoT), Digital, 5G e Cloud/Edge Computing, para as verticais de negócios de Agronegócios e Farming, Indústria 4.0, Saúde, Small Medium Business e Smart Spaces. Os novos produtos, serviços e modelos de negócio são criados com o objetivo de simplificar o dia a dia das pessoas e empresas.

Os times de trabalho do Brain são divididos em squads e para a execução das novas soluções o Centro de Inovação utiliza o framework Scrum para implementar o desenvolvimento ágil, que possui princípios relacionados à colaboração, à auto-organização e a equipes interdisciplinares. Esse formato permite que os times tenham um desenvolvimento mais dinâmico, focado e com entregas rápidas. Além de ser um ambiente criativo, dinâmico e inspirador, o Brain também atua com foco em cultura de inovação e mudança do mindset.

Novo Nokia com jogo da cobrinha já pode ser vendido no Brasil

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Lembra do antigo celular Nokia, conhecido como Tijolão? Um novo modelo, mais repaginado do aparelho, já foi liberado para comercialização no Brasil. O Nokia 105 2022 recebeu o certificado de homologação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), autorizando a sua venda em território nacional.

Imagem: Divulgação/HMD Global

O aparelho é bastante conhecido pelo famoso jogo da cobrinha (Snake) e pela sua resistência a quedas, por exemplo.

Outro grande destaque do aparelho é a longa duração da sua bateria, uma vez que com a evolução dos aparelhos atuais e sua capacidade de rodar várias entidades, a bateria não costuma durar muito tempo, descarregando rapidamente. O Nokia 105 2022 vem com uma bateria 800 mAh, prometendo ser um aparelho que passa o dia inteiro sem precisar de carregamento. A recarga, no entanto, é feita por uma porta micro-USB.

O certificado foi dado para um aparelho de modelo TA-1465, fabricado pela HMD Global. De acordo com o Tecnoblog, que teve acesso aos documentos da Anatel, o Nokia 105 foi liberado para a pedido da Multi (antiga Multilaser). A aprovação foi emitida ao modelo em questão em 24 de outubro de 2022.

O Nokia 105 2022 é um celular simples, compacto, com botões numeroso e de navegação, como era antes. O aparelho a vem com jogos pré-instalados e as teclas dividem a parte central com uma pequena tela. O modelo ainda possui o corpo colorido e traz uma luz na porção superior para ser usada como lanterna.

Assim como o antigo, o novo dispositivo não virá com muitos recursos, afinal seu objetivo é oferecer uma opção básica para aqueles que nos fazem questão de ter um smartphone. Dessa forma, seus recursos são bem simples com funções essenciais, como o rádio FM, e outras para distrair a cabeça, como o jogo da cobrinha.

“Sabemos que um telefone não serve apenas para ligar e enviar mensagens de texto, mas também para nos ajudar a relaxar e descontrair”, disse o site da fabricante. “É por isso que o Nokia 105 vem com jogos pré-carregados, incluindo o favorito de todos, Snake.”

TIM leva Prêmio ABT por excelência em relacionamento com o cliente

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A TIM foi eleita pelo segundo ano consecutivo, a “Empresa de Excelência em Relacionamento com o Cliente” pelo Prêmio ABT, que reconhece as melhores práticas apresentadas pelas empresas para o desenvolvimento do relacionamento com o consumidor. A operadora levou cinco troféus, duas de ouro, duas de prata e uma bronze.

Esta é a 22ª edição do Prêmio ABT, que destaca as melhores práticas de atendimento ao cliente.

A TIM conquistou troféu de ouro nas categorias “Atendimento por Redes Sociais” e “Operações de Atendimento” com dois cases em parceria com a empresa Blackrock Digital Transformation utilizando a Plataforma Turbina. A ferramenta é usada pela operadora na estratégia de reverter a decisão de clientes que procuram fazer portabilidade.

Segundo a empresa, o propósito do recurso, que aplica modelos de cognição e automatização de processos, é trazer um impacto rápido e eficaz na experiência do cliente e, assim, manter a operadora em patamares competitivos nos indicadores de satisfação e resolubilidade.

“A TIM tem somado esforços para otimizar o atendimento e dar mais tranquilidade e segurança aos clientes. Queremos proporcionar a melhor experiência, com mais agilidade e resolubilidade. Os prêmios ratificam o compromisso que temos com o pós-venda, elevando o grau de confiança na marca, nos produtos e serviços“, comemora o Diretor de Customer Operations da TIM Brasil, Paulo Henrique Campos.

Na resolução de reclamação dos consumidores no site Reclame Aqui, a empresa levou medalha de prata na categoria “Inovação em Produtos e Serviços ao Cliente”, também utilizando a plataforma Turbina. A TIM já possui o selo “RA 1000” e ficou mais bem colocada no portal e classificada como a que mais respeita o cliente. Além disso, também teve posição de destaque no ranking das empresas que mais resolveram conflitos nos últimos 30 dias e ao longo do semestre.

A outra prata veio na categoria “Responsabilidade Social” com o projeto de linguagem inclusiva que substituiu o uso de termos exclusivamente masculinos por outros que tragam representatividade e identificação em todos: homens, mulheres e pessoas trans não-binárias.

O bronze foi na categoria “Inovação em Processos”, com a URA (Unidade de Resposta Audível – TAIS). A assistente virtual foi desenvolvida para entender melhor o cliente, garantindo a resolução de solicitações com agilidade e satisfação. A TAIS identifica as necessidades do cliente de forma preditiva e automática, gerando soluções e medidas corretivas.