Com apenas nove meses de lançamento, o serviço de streaming EMCplay, administrada pela Empresa Mineira de Comunicação (EMC), que é responsável pela Rede Minas e a Rádio Inconfidência, já apresenta um crescimento admirável, onde já contabiliza 162 títulos, entre filmes e séries, com conteúdos que valorizam a identidade, patrimônio, cultura e a arte de Minas Gerais.
Somente no mês de fevereiro, a plataforma registrou um aumento de 600% de downloads do seu aplicativo no Google Play e 300% na Apple Store. A EMCplay oferece conteúdos informativos e cativantes sobre os atrativos do estado, a produção cinematográfica mineira, além de conteúdos culturais e educativos produzidos pelas emissoras públicas.
Além de longas e curtas, o streaming oferece opções culturais, como shows, espetáculos e programas produzidos pela Rede Minas e Rádio Inconfidência. Como as emissoras públicas guardam parte da memória artística cultura de Minas Gerais, as pessoas podem revisitar esse acervo por meio do aplicativo da EMCPlay.
Flávia Moreira, diretora de Audiovisual e Produtos Digitais da EMC, afirma que “Quem acessa a EMCplay se surpreende com os conteúdos de qualidade oferecidos gratuitamente. Nosso desafio é que mais pessoas conheçam essa plataforma pública, baixem o aplicativo que tem como diferencial ter a cara de Minas Gerais, nossas paisagens, sotaques, um lugar em que a gente se vê na tela e se reconhece”.
Inclusive, neste mês, a plataforma promove a Mostra “Mulheres em Ação”, com obras que abordam o universo feminino, suas questões e dilemas com um olhar único das próprias realizadoras mulheres. A mostra está dividida em quatro eixos e incluem ficção, documentário, animação e jornalismo cultural.
Nova realidade do streaming
Conforme uma pesquisa “Inside Video – A (re)descoberta”, da Kantar Ibope Media, as pessoas também estão começando a assistir que mais conteúdo em streaming gratuito. A gama de plataformas pagas está cada vez maior no mercado, mas os serviços gratuitos (IPTV), também estão ganhando espaço.
Nesta próxima quarta-feira (15), a Telecom Italia (Grupo TIM) pedirá que a estatal CDP e o fundo australiano Macquarie melhorem a sua oferta pelos ativos de rede fixa da empresa. De acordo com o portal Reuters, fontes familiarizadas com o assunto, afirmam que a proposta é considerada muito baixa.
A abordagem é uma alternativa à oferta apresentada pelo fundo norte-americano KKR para comprar o mesmo ativo. O fundo já possui uma participação minoritária na Telecom Italia e oferece até 20 bilhões de euros, incluindo um mecanismo de ganhos de 2 bilhões de euros. No entanto, também foi considerada muito baixa pela TIM Itália, que perdeu para melhorar a proposta.
O conselho da Telecom Italia se reunirá na quarta-feira para redigir uma resposta à oferta preliminar do CDP-Macquarie. A melhoria nas ofertas também é sinalizada pela Vivendi, principal investidor da TIM. Uma das fontes disse que uma nova rodada de ofertas para a rede, vista pelo governo italiano como um ativo estratégico, pode se concretizar em abril.
A Vivendi indicou um preço de 31 bilhões de euros para apoiar a venda dos ativos da rede fixa do Grupo TIM, enquanto que a própria empresa indicou uma avaliação de 25 bilhões de euros, conforme citam as fontes ao portal Reuters ano passado.
Ao responder ofício do órgão antitruste, a empresa apontou uma série de ressalvas aos contratos firmados entre as duas empresas. “Quando a Anatel idealizou os lotes regionais na frequência de 3,5 GHz para fomento da competição no serviço móvel, para no limite a obtenção de novos players que pudessem substituir a Oi Móvel, também foi construído o caminho para que a faixa de 700 Mhz viesse como uma operação de rede de atacado neutra“, lembrou no documento ao Cade.
Em sua argumentação, a Brisanet afirmou que “operações de atacado que demandam outros tipos de negócios de forma vinculada para sua concretização”, que privilegiam uso exclusivo do espectro, “desvirtuam o conceito de rede de neutra e acabam por limitar o acesso por todo e qualquer interessado”.
“Dessa forma, resta evidente que o modelo de competição desenhado pela Anatel para a licitação do 5G restou comprometido com este tipo de acordo”, disparou a Brisanet, no documento.
No documento, a empresa ainda falou que mesmo que seja autorizado em caráter secundário o uso do 700 MHz pela Vivo, ainda resultará no uso exclusivo do recurso. Além de que, as 1,1 mil cidades previstas no acordo, devem transbordar para localidade vizinhas, visto a capacidade de propagação da faixa.
“[Os acordos] separam o “filé” do “osso” na medida em que separam as áreas nobres e de interesse econômico – são cerca de 1.100 municípios escolhidos pelas Partes – o que representa quase a totalidade dos municípios acima de 30 mil habitantes em que está concentrada mais de 90% das receitas de telecom”, alegou a Brisanet.
Ou seja, o acordo entre a Vivo e a Winity vai além da cobertura das 1.100 cidades, pois o sinal da frequência invade e penetra nos municípios adjacentes, “o que acaba por impedir a utilização dessa faixa em outras cidades por outra prestadora“, completou a operadora.
Por meio de uma parceria com a IBM, a TIM passou a usar inteligência artificial na sua assistente virtual de atendimento ao consumidor, Tais. Segundo informou a operadora nesta segunda-feira (13), a Tais “passa a contar com voz 100% sintetizada e realista, combinando padrões de emoção e entonação humana, em seus canais de atendimento telefônico“.
A ideia é deixar o atendimento mais “humanizado” em vez da conversa tipicamente robótica, o que possibilita uma aproximação maior com o cliente. O recurso foi desenvolvido a partir do uso da Inteligência Artificial da Microsoft Azure, combinada com a solução “neural text-to-speech” (TTS), recurso do Azure Speech integrado ao IBM Watson.
Além de tornar o atendimento mais humanizado, a tecnologia ainda customiza o atendimento, como voz, velocidade de fala, idioma, etc, de acordo com público-alvo da empresa, personalizando e atendendo diferentes perfis de pessoas. A tecnologia utiliza mais de 400 vozes em 140 idiomas no banco de dados.
Argus Cavalcante, Associate Partner da IBM Consulting Brasil, afirma que “A alteração da voz da URA Cognitiva é mais um passo importante em nossa busca incansável por entregar o que há de melhor para os clientes da TIM, fazendo com que se sintam cada vez mais próximos da TAÍS”.
A operadora diz que é a primeira empresa brasileira a utilizar a plataforma, que possibilita transformar textos em diálogos naturais removendo o aspecto robotizado no atendimento do SAC. A TIM explica que a solução já está implantada no serviço de atendimento ao consumidor, tanto para os clientes móveis quanto para os de banda larga fixa.
Segundo a tele, desde o início do ano que os atendimentos da operadora são 100% com voz neural personalizada na Inteligência Artificial da Azure. Desde o lançamento da tecnologia de assistente virtual em 2020, foram mais de 107 milhões de chamadas no contact center, sendo que 45 milhões somente em 2022.
A operadora destacou que preparou ações ao longo do mês com iniciativas nas mais de 1,8 mil lojas da empresa, em seus canais online, App Vivo, clube de benefícios exclusivos para seus clientes.
Será uma semana repleta de ofertas especiais para aquisição de smartphones, acessórios de áudio e vídeo, e-health, notebooks e produtos de Casa Inteligente, com parcelamento em até 21 vezes sem juros e cashback de até 10% para pagamento com o cartão Vivo Itaú. Veja abaixo as promoções.
Promoções de smartphones na Vivo durante a semana do Consumidor
É possível encontrar smartphones a partir de R$ 999, como o Samsung Galaxy A13, que sai por 21 parcelas de R$ 48. O aparelho conta com 128GB de capacidade de armazenamento interno, expansível até 1TB com cartão MicroSD, numa tela infinita de 6,6”, conjunto de quatro câmeras traseiras com resolução 50MP + 5MP + 2MP + 2MP, além da frontal com 8MP, e processador Octa-Core de 2GHz, que recebe suporte de uma bateria de 5.000mAh com carregamento rápido.
Entre as opções de smartphones prontos para a rede 5G, a Vivo traz o Samsung Galaxy S21FE de 128GB em oferta por 21x de R$ 134, com o dobro de memória, ou seja, o consumidor adquire o aparelho com 128GB de memória e leva o Samsung Galaxy S21FE de 256GB para casa.
E ainda o motorola edge 30 fusion (por 21x de R$ 167), com recursos de câmera avançados com resolução para vídeos em 4K na câmera frontal e até 8K na captura com as câmeras traseiras.
Já o moto g42 sai por 21x de R$ 54 (ou R$ 1.129 à vista), e vem embarcado com o processador Snapdragon® 680, que permite pagamento por aproximação, tela com resolução FullHD+, recursos de áudio imersivos graças ao Dolby Atmos® e alto-falantes estéreo, com carregamento ultrarrápido com o carregador TurboPower®.
E é possível ainda garantir o iPhone 12 de 64GB por R$ 4.199, ou em até 21x de R$ 200. O smartphone vem com processador A14 Bionic, com tela Super Retina XDR de 6,1”, com proteção IP68, que garante proteção em imersão a líquidos até 6 metros de profundidade por 30 minutos.
Caso o consumidor opte por adquirir os smartphones nas lojas físicas da Vivo, é possível ainda aproveitar as ofertas incluindo o benefício dos planos de telefonia, ressaltou a operadora.
Ofertas nos produtos de áudio, vídeo, trabalho estudo e mais
A Vivo diz ter diversos produtos com preços especiais. Mas, escolheu ressaltar um produto em especial. A empresa destacou o Headphone Pulse Flow (por 21x de R$ 7, ou R$ 129 à vista).
Esse dispositivo tem autonomia de até 12 horas de reprodução via Bluetooth 5.1, que serve para ouvir produtor como podcasts, playlists, acompanhar na prática esportiva ou em reuniões e aulas, sem perder a comunicação com o dispositivo conectado.
Tem oferta também para a Smart Câmera BOT Wi-Fi 2ª geração Positivo por 21x de R$ 13 (ou R$ 269 à vista). A resolução de imagem em 1080p Full HD e recurso de áudio bidirecional permite monitorar a segurança e interagir com as crianças, pets, família, ou mesmo com a equipe de trabalho remotamente.
E quem quer aproveitar as ofertas em homenagem ao consumidor para adquirir o primeiro ou trocar o notebook tem o Lenovo IdeaPad 3i i5 por R$ 3.199 à vista, ou em até 21x sem juros de R$ 153. O processador Intel Core i5 de 2.4GHZ e 8GB de memória RAM, dão velocidade e precisão necessários para uso diário do notebook que tem armazenamento SSD de 256GB, e é equipado com tela 15,6” com resolução FulHD antirreflexo.
A inclusão digital para comunidades mais afastadas foi assunto debatido pelo Ministro responsável pelo Ministério das Comunicações, o MCom. Juscelino Filho, em Congresso no Maranhão nesta segunda-feira,13, afirmou que o Governo Federal vem estruturando um Plano Nacional para atingir o objetivo.
Juscelino Filho esteve presente em São Luís durante a primeira edição do Congresso Estadual Municipalista Maranhense promovido pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem). Durante o evento, ele enfatizou a influência das tecnologias de informação e comunicação nas relações institucionais para o desenvolvimento da sociedade.
Ministro citou a importância da inclusão digital para comunidades afastadas
O ministro ressaltou a importância do Plano Nacional de Inclusão Digital, em fase de elaboração pelo Ministério das Comunicações, e a necessidade de ampliar a conectividade em comunidades que ainda não tiveram acesso à tecnologia.
Ele destacou que o objetivo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é promover a inclusão digital em todo o país, gerando emprego, renda e impactando positivamente a vida das pessoas.
Foi destacado também o esforço do Governo Federal em parceria com estados e municípios para desenvolver habilidades de letramento digital, permitindo que mais pessoas tenham acesso a serviços na internet.
“De mãos dadas, cada um fazendo a sua parte, vamos conseguir construir uma sociedade melhor, com mais conectividade. E estamos determinados a fazer isso, com a ampliação do acesso dos maranhenses à internet e o aprimoramento da conectividade em escolas públicas, na saúde, no agronegócio e no turismo”, afirmou.
A política pública de conectividade tem como prioridade a região Nordeste, uma vez que apresenta os índices mais baixos de utilização da internet no Brasil, conforme os dados obtidos pela pesquisa TIC Domicílios 2021, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) e pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).
Os filmes da Dreamworks, as animações como “Shrek” e “Gato de Botas” vão deixar a Netflix. Os assinantes da plataforma que são fãs desses títulos clássicos vão precisar lidar com essa ausência pelos próximos meses. A mudança vale a partir de 1 de abril.
Ou seja, filmes como “Megamente” e “Kung fu Panda”, assim como os que foram citados anteriormente, vão deixar a Netflix no dia 31 de março. Portanto, você tem até o final do mês para ver as animações da Dreamworks no streaming vermelho.
Veja abaixo a lista de todos os filmes da Dreamworks que vão sair da Netflix
No total são 11 títulos que vão sair da Netflix. Todas as animações e a maioria de franquias famosas, muito conhecidas e que ajudaram a fazer o nome do estúdio ao longo dos anos. Confira a lista de títulos abaixo:
Shrek 1
Shrek 2
Sing: Quem Canta Seus Males Espanta
Kung Fu Panda
Kung Fu Panda 2
Gato de Botas
Megamente
Bee Movie
Como Treinar o Seu Dragão 1
O Poderoso Chefinho
Monstros Vs Alienígenas
Se você é fã das animações clássicas da Dreamworks e ainda não assistiu algumas delas ou gostaria de assistir novamente, é melhor se apressar. Isso porque esses filmes só estarão disponíveis na Netflix até 31 de março.
No entanto, é possível que eles voltem a ser exibidos na plataforma em outra data, possivelmente com novos filmes adicionados, como o recentemente lançado “Gato de Botas 2: O Último Pedido”.
Quem está acostumado a acompanhar os conteúdos dos streamings já deve ter entendido que as produções não originais das plataformas estão entrando e saindo todos os dias. Portanto, nunca é um adeus definitivo e nunca se sabe quando a Netflix pode retomar o acordo com a Dreamworks.
Existe outra plataforma que também apresenta animações de séries como Shrek e Como Treinar o Seu Dragão, e essa plataforma é o Prime Video.
Até o momento, não se sabe se a Dreamworks tem planos de assinar um contrato para concentrar suas produções em uma única plataforma ou se os filmes da empresa continuarão sendo disponibilizados em diversos serviços de streaming.
O Alexandre de Moraes defende que as empresas de tecnologia sejam categorizadas como empresas mistas e não mais big techs. O ministro falou sobre o assunto nesta segunda-feira, 13, durante um debate promovido pela Fundação Getúlio Vargas e a Rede Globo.
Para Alexandr de Moraes, empresas como Google, Meta e Twitter, que até então são consideradas apenas de tecnologia, precisam ser reclassificadas.
“Não é mais possível que as big techs sejam consideradas, juridicamente, empresas de tecnologia. Elas, no mínimo, são empresas mistas: de imprensa, comunicação, ou se não quisermos comunicação, de publicidade”, afirmou o ministro.
O magistrado menciona que este é um dos pontos que ele discutiu com o Legislativo em relação à moderação de conteúdo em plataformas digitais no Projeto de Lei (PL) 2630/2020. O ministro planeja apresentar sugestões para o texto, e o governo federal também está se preparando para dar sua opinião.
Moraes reiterou sua posição, expressa durante o debate no STF no mês passado, durante o julgamento sobre o compartilhamento de dados para fins de investigação.
Ele enfatizou que a principal recomendação para as autoridades é fazer uso dos mecanismos que as plataformas já possuem para prevenir crimes como a pedofilia.
“Eu proponho, primeiramente, uma autorregulação […] Nós precisamos pegar esse modelo que eles próprios já construíram e aperfeiçoar voltado para defesa da democracia, pro fim do discurso de ódio. Um aperfeiçoamento apostando também na autorregulação. Se não, nós vamos enxugar gelo”.
Segundo Alexandre de Moraes, desde “que houve algum apoio [da plataforma digital] – algoritmos, impulsionamento ou monetização – não se pode mais falar de neutralidade”. Por isso, ele julga importante e urgente tratar da autorregulação e responsabilidades para essas empresas.
Já oministro Gilmar Mendes recomendou que o debate sobre a regulação das big techs se concentre no mecanismo utilizado por elas, em vez de focar no conteúdo em si, seguindo a abordagem adotada em legislações estrangeiras, especialmente a europeia.
Segundo o ministro, esse é um caminho importante a ser considerado. O debate também contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que defendeu um equilíbrio na regulação das plataformas digitais para garantir a liberdade de expressão.
Ele reiterou o compromisso da Câmara em trabalhar para encontrar uma solução pacífica para os desafios urgentes e importantes da sociedade relacionados a esse tema.
O Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março, trouxe uma semana de promoções para a Vivo. A operadora está promovendo diversas ofertas nos planos controle, Vivo Selfie e pós-pago familiar, com bônus de internet que podem chegar até 20 GB por mês.
As promoções do Dia do Consumidor na Vivo já estão valendo e são válidas até 20 de março de 2023, às 18h, tendo limite de uma adesão por CPF. Veja abaixo mais detalhes sobre as ofertas e confira aqui o regulamento das promoções.
Promoção da semana do consumidor no Plano Vivo Controle
Os pacotes Vivo Controle são mais econômicos, o que resulta em um bônus menor durante a Semana do Consumidor – um acréscimo de apenas 6 GB de internet. Apesar disso, esses pacotes se tornam mais atraentes do que os pacotes regulares.
O crédito do bônus da Semana do Consumidor estará disponível durante 12 meses e os planos oferecidos não possuem fidelidade, permitindo que os clientes possam cancelar ou alterar seus planos sem qualquer cobrança de multa.
Além disso, o serviço inclui ligações e SMS ilimitados para todas as operadoras no Brasil, assim como o uso ilimitado do WhatsApp, Waze e Moovit.
Por um acréscimo de R$ 5 mensais, é possível adquirir um pacote adicional exclusivo para uso em aplicativos como Instagram, YouTube, TikTok, Twitter, Facebook, Pinterest e Tinder.
A franquia de internet é equivalente à quantidade do plano principal, por exemplo, quem adquire o serviço mensal de R$ 52 tem direito a 6GB de internet.
Planos pós-pagos
Os pacotes de celular pós-pagos têm um custo mais elevado, no entanto, oferecem bônus maiores em comparação aos planos pré-pagos.
Por exemplo, o plano individual Vivo Selfie pós-pago inclui um bônus de 20 GB de internet, enquanto que os pacotes da Vivo Família oferecem um adicional de 20 GB de internet para aqueles que contratarem durante a Semana do Consumidor.
A Vivo oferece em todos os seus planos pós-pagos ligações e SMS ilimitados para qualquer operadora, além de acesso ilimitado ao WhatsApp, Waze e Moovit e roaming internacional, com a cobertura variando de acordo com o pacote selecionado.
Se você escolher o plano Vivo Selfie, ainda terá uma franquia extra para utilizar com serviços de streaming.
Além disso, não há fidelidade nos planos, o que significa que é possível cancelar ou mudar de pacote sem ter que pagar multa.
Os usuários também têm acesso a diversos aplicativos, que variam de acordo com o plano escolhido, tais como GoRead, NBA Básico, Hube Jornais, Atma, NFL Básico, Super Comics, Skeelo Premium, Vivo BTFIT, Forbes Brasil, Casa do Saber, Vivo HomeFix, McAfee e Ubook Plus.
A Claro está repercutindo a presença das mulheres em seu projeto de tecnologia. Sendo o mês de março lembrado como o período de representatividade desse grupo, por causa do dia internacional da mulher, comemorado no dia 08, a operadora destacou nomes femininos que buscam espaço nesse setor.
Elaine Cruz (à esquerda) e as idealizadoras do aplicativo Rede Tabela.
Durante esse mês está acontecendo o Campus Mobile, um projeto de responsabilidade social, onde a operadora incentiva e capacita jovens talentos na área de tecnologia.
Dentro disso, a Claro destacou que o público feminino representa mais de 33% dos participantes do Campus Mobile na última edição e 60% do total de formandos do programa Dupla Escola nos últimos 9 anos.
Na área das ciências, o número de mulheres representa menos de 30% dos cientistas, segundo dados da ONU e da UNESCO de 2020.
“Atenta à necessidade de engajar os jovens no processo de desenvolvimento de novas tecnologias, a Claro tem reforçado suas iniciativas voltadas para esse público, com olhar especial para as mulheres que participam desses projetos”, declarou a operadora.
Mais detalhes sobre o programa Dupla Escola fomentado pela Claro
O programa Dupla Escola, iniciativa que oferece Ensino Médio integrado ao curso técnico-profissionalizante em telecomunicações no Rio de Janeiro, oferece diferenciais para que jovens possam aprimorar seus conhecimentos na prática e historicamente conta com uma grande adesão entre o público feminino.
Segundo a operadora, o Dupla Escola formou mais de 300 meninas, número que corresponde a 60% do total de formandos que concluíram a formação no ensino técnico.
Em 2023, 200 mulheres estão matriculadas. Dentre elas está Emylli Santos Da Conceição, que afirma que durante toda a sua trajetória no programa, foi possível crescer como mulher e conquistar um lugar de respeito.
“Ser mulher no mundo da ciência é muito difícil, pois mesmo estando no século XXI as pessoas acreditam que ciência não é para mulheres, e que só homens devem seguir esse caminho. Aos poucos, pude descobrir que, por maiores que fossem as limitações em relação aos homens, a ciência pode e deve ser ocupada por mulheres”- afirma a estudante.
Outra jovem mulher que a Claro destacou foi Luana Ferreira, de 16 anos, e estudante do 3° ano do Ensino Médio do colégio Hebe Camargo, aluna do programa Dupla Escola, a forma de aprendizado no ensino técnico a possibilitou encontrar diferentes formas de exercitar seu conhecimento e enfrentar o sentimento de ser uma mulher na área de telecomunicação.
Além dos conteúdos teóricos e práticos, o programa permite que os alunos conheçam o mercado de trabalho por meio de visitas a empresas do ramo.
“Acredito que eu e muitas meninas do colégio já refletimos como é difícil ser mulher nesse meio, como somos vistas e ouvidas. Ao mesmo tempo, vejo cada vez mais meninas desejando ingressar na área da tecnologia”- diz Luana.
Rayca Oliveira Gomes, também aluna do Dupla Escola, concorda que poder partilhar e falar sobre suas conquistas na ciência traz à tona um sentimento de reconhecimento e força da mulher no meio científico.
“Sentir a experiência, por mais que pequena, de estar na liderança de um grupo em sala de aula, por exemplo, é poder mostrar que isso também é possível para nós mulheres em um mundo que teve seu desenvolvimento e crescimento machista. Nós carregamos um fardo dobrado ao nascer por conta do desprezo e preconceito da misoginia, que por diversas vezes tentou nos camuflar na história da ciência e tecnologia, mas a persistência é nossa maior demonstração de força”.
O Campus Mobile
Durante o ano de 2022, o Campus Mobile, concurso universitário que incentiva a criação de aplicativos mobile com foco na transformação social, contou com mais de 60 mulheres, número que demonstra a força da participação feminina em projetos nas áreas de pesquisa.
Ao longo das 10 edições, já passaram pelo programa mais de 340 mulheres, número que representa a porcentagem de 25% do total de participantes. Na presente edição, 33% das participantes são mulheres.
Para Elaine Cruz, participante da 10º edição do Campus Mobile e que teve o aplicativo vencedor da categoria Diversidade, as trocas de aprendizado realizadas durante sua atuação no projeto fez com que ela e outras mulheres inseridas no contexto da ciência se sentissem confortáveis para explorar o senso de criatividade e liderança e conquistassem maturidade de forma rápida e empolgante.
O aplicativo Rede Tabela, idealizado por ela e mais duas universitárias, conecta mulheres interessadas em jogar futebol na região metropolitana de Recife e as auxilia nos encontros e organização dos jogos.
Elaine afirma que o envolvimento ativo e senso de colaboração criado pelo espaço fez com que, mesmo abordando temas predominantemente dominados por homens, como o futebol, elas pudessem desenvolver projetos com uma sensação de autonomia e pertencimento.
“Pudemos conhecer e nos conectar com várias pessoas que acreditaram e auxiliaram o projeto, nos integrando em uma rede de apoio e articulação. Além disso, enxergo o Campus Mobile como um espaço catalisador e potencializador, não apenas de ideias de impacto, como também de pessoas. O crescimento que o programa nos proporcionou e nos motiva a buscar, enxergar e construir futuros mais inclusos, feitos por e para mulheres”- afirma a estudante.