05/04/2024

Meta está desenvolvendo uma rede social para concorrer com o Twitter

Empresa de Mark Zuckeberg, a Meta, está estudando a possibilidade de ter uma rede social para concorrer com o Twitter.

A Meta Plataforms quer criar uma rede social para correr com o Twitter. De acordo com um porta-voz, a empresa dona do Facebook, WhatsApp e Instagram está investigando a possibilidade de criar uma rede social nova, autônoma e descentralizada para compartilhamento de publicações em texto. 

Meta Twitter

Se for desenvolvida, esta rede social poderia competir diretamente com o Twitter, de propriedade do bilionário Elon Musk. A declaração foi feita na nesta sexta-feira, 10.

O que a Meta disse sobre essa nova rede social

Segundo o porta-voz da Meta, a empresa está explorando novas tendências e eles acreditam que há uma oportunidade para que figuras públicas e criadores de conteúdo possam vir a interagir nesse novo meio online.

“Estamos explorando uma rede social autônoma e descentralizada para compartilhar atualizações de texto. Acreditamos que há uma oportunidade para um espaço separado onde criadores e figuras públicas podem compartilhar atualizações oportunas sobre seus interesses”, disse um porta-voz da Meta à Reuters.

Foi relatado vez pelo site de notícias indiano Moneycontrol.com mais cedo, por meio de fontes, que o novo aplicativo de conteúdo da Meta teria suporte para o protocolo de rede social descentralizado ActivityPub.

Esse protocolo é utilizado pelo Mastodon, um concorrente do Twitter, bem como por outros aplicativos. Daí surge o rumor do interesse de Mark Zuckerberg, dono da Meta, em concorrer com Elon Musk, dono do Twitter. 

Para que se entenda melhor, ao contrário do Twitter e do Facebook, que são controlados por uma única empresa, as plataformas descentralizadas, como o Mastodon, são distribuídas em milhares de servidores de computador, com a maior parte da gestão sendo realizada por administradores voluntários que interconectam seus sistemas em uma federação.

Conforme reportagem veiculada pelo Moneycontrol, foi divulgado que o recente aplicativo da Meta teria a possibilidade de ser conectado ao Instagram, possibilitando que os usuários realizem o seu cadastro ou efetuem o login utilizando suas credenciais do Instagram.

ViaUol
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários