29/04/2024

MCom e Telebras instalam antenas de conexão banda larga para Terra Yanomami

Antenas para conexão de internet banda larga foram instaladas nas terras Yanomami, através da parceria do MCom e a Telebras.

A Terra dos Yanomamis recebe nova ajuda do Ministério das Comunicações, o MCom. Através da Telebrás, foram adicionadas antenas fixas para conexão banda larga via satélite em três polos-base localizados no Território Indígena Yanomami, em Roraima. 

Antena Yanomami
Os equipamentos estão nas sedes de Surucucu, Auaris e da Missão Catrimani, em Roraima (Foto: Divulgação/Telebras)

Esses equipamentos foram instalados nas sedes de Surucucu, Auaris e Missão Catrimani, e complementam as 17 antenas portáteis já fornecidas para auxiliar no atendimento médico à população e reforçar as ações de combate à situação de emergência em saúde pública.

O responsável pelo MCom afirmou que o acesso a conectividade é um direito dos Yanomamis

O Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, disse que o ministério deve promover a conectividade na região, já que esse é um direito essencial para aquela população.

“Já entregamos as unidades portáteis em Roraima e agora damos continuidade a esta ação de promover a conectividade na localidade, que é um direito essencial para aquela população. O nosso intuito é garantir que o atendimento seja feito da melhor forma possível, além de possibilitar uma comunicação dos médicos e equipes humanitárias”.

Os lugares selecionados possuem um sistema de energia solar, o que permite que as antenas sejam conectadas ao Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) por períodos mais longos. 

Esse equipamento possibilita uma conexão com uma taxa de transmissão de download de 20 Mbps e upload de 2 Mbps. Além disso, uma antena de 76 cm de diâmetro é acompanhada por um modem que garante a conexão a celulares e computadores.

O presidente da Telebras também falou sobre o assunto

O presidente da Telebras, Jasbas Valente, também falou sobre o assunto, afirmando que existe um compromisso em ajudar a estancar a crise sanitária que está acontecendo com o povo Yanomami.

“Temos o compromisso de garantir o máximo de agilidade às equipes de saúde na região para estancarmos a crise sanitária vivida pelo povo Yanomami. E a comunicação é fundamental para isso. Estamos prontos para atendermos a demanda que se fizer necessária para levarmos não só acesso à internet a eles, mas também cidadania”.

O Ministério da Comunicação destacou também que desde de janeiro 395 antenas foram entregues no Brasil. Para solicitar o serviço basta acessar esse link e preencher o formulário. 

“O atendimento às solicitações depende de análise técnica, além de disponibilidade contratual e financeira. Caso o pedido seja aprovado, o tempo estimado para prestação do serviço é de 60 dias a 90 dias. Para informações ou dúvidas, o contato pode ser feito pelo telefone (61) 2027.6403, ou pelo e-mail: [email protected]”, explica o MCom.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários