20/04/2024

MCom diz ter plano de inclusão digital para população sem acesso à internet

Ministério das Comunicações afirma ter uma estratégia por parte do governo federal para levar inclusão digital determinadas regiões do país.

A inclusão digital para comunidades mais afastadas foi assunto debatido pelo Ministro responsável pelo Ministério das Comunicações, o MCom. Juscelino Filho, em Congresso no Maranhão nesta segunda-feira,13, afirmou que o Governo Federal vem estruturando um Plano Nacional para atingir o objetivo.

Inclusão Digital

Juscelino Filho esteve presente em São Luís durante a primeira edição do Congresso Estadual Municipalista Maranhense promovido pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem). Durante o evento, ele enfatizou a influência das tecnologias de informação e comunicação nas relações institucionais para o desenvolvimento da sociedade.

Ministro citou a importância da inclusão digital para comunidades afastadas

O ministro ressaltou a importância do Plano Nacional de Inclusão Digital, em fase de elaboração pelo Ministério das Comunicações, e a necessidade de ampliar a conectividade em comunidades que ainda não tiveram acesso à tecnologia. 

Ele destacou que o objetivo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é promover a inclusão digital em todo o país, gerando emprego, renda e impactando positivamente a vida das pessoas. 

Foi destacado também o esforço do Governo Federal em parceria com estados e municípios para desenvolver habilidades de letramento digital, permitindo que mais pessoas tenham acesso a serviços na internet.

 “De mãos dadas, cada um fazendo a sua parte, vamos conseguir construir uma sociedade melhor, com mais conectividade. E estamos determinados a fazer isso, com a ampliação do acesso dos maranhenses à internet e o aprimoramento da conectividade em escolas públicas, na saúde, no agronegócio e no turismo”, afirmou.

A política pública de conectividade tem como prioridade a região Nordeste, uma vez que apresenta os índices mais baixos de utilização da internet no Brasil, conforme os dados obtidos pela pesquisa TIC Domicílios 2021, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) e pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários