01/07/2022

TIM anuncia parceria inédita com Microsoft para soluções IoT

Acordo permite às empresas oferecer soluções completas, com conectividade e os principais recursos de nuvem com Azure IoT.

A TIM acredita que incentivar o uso de soluções de IoT pode ser a chave para empresas se diferenciarem no mercado e construírem uma jornada completa de transformação digital.

tim-brasil-vagas-de-emprego-brasil
Foto: Reprodução Internet

Pensando nisso, a operadora anuncia uma parceria com Microsoft para oferecer soluções completas de conectividade com a tecnologia Azure IoT, plataforma que disponibiliza soluções completas a empresas que estão investindo em aplicações via Internet das Coisas.  Os serviços serão disponibilizados no markeplace da Azure, para clientes da plataforma de nuvem da Microsoft. 

A Microsoft acredita que o IoT, junto com o poder da Inteligência Artificial e de Machine Learning, tem o imenso potencial de apoiar os negócios em seus mais variados desafios, contribuindo para mais eficiência nas operações, criação de novos negócios e produtos. Já a TIM tem em sua estratégia se aliar a parceiros que podem complementar a oferta de serviços de conectividade para empresas, disponibilizando soluções que atendem a demandas e desafios em IoT e ajudam na busca por resultados tangíveis, mostrando, principalmente, que a implementação de IoT pode ser mais acessível e descomplicada do que se imagina.  

Para Paulo Humberto Gouvêa, Diretor de Soluções Corporativas da TIM Brasil, a parceria com Microsoft acrescenta soluções ao portfólio da operadora que complementam a oferta de conectividade da operadoraQueremos ajudar na transformação digital das empresas trazendo aplicações em IoT que possam ser habilitadas por nossa rede 4G e 5G em todo o país. A parceria com a Microsoft vai trazer para o mercado um ecossistema de parceiros e soluções existentes hoje, tanto na TIM quanto na Microsoft, e que irão viabilizar soluções fim a fim, ou seja, desde a conectividade até a plataforma que habilita as aplicações de negócios. Queremos ser parte do ecossistema e estamos investindo para nos tornarmos o parceiro preferencial em IoT das empresas em todo o país”.  

A parceria inclui um portfólio amplo de soluções, pensando desde a simplificação das integrações, até a possibilidade de coleta, armazenamento e processamento de dados, originários em sensores e dispositivos inteligentes, hospedados em um serviço de nuvem.  Com a chegada do 5G, e a possibilidade de aproveitar altas velocidades e baixíssimas latências para o processamento de informações, a ideia é acrescentar ainda mais inteligência aos dados coletados e trabalhar informações em tempo real, que auxiliam na agilidade da tomada de decisões.   

Contar com a TIM no desenvolvimento de soluções que ofereçam ao mercado o que há de mais moderno em Internet das Coisas é fundamental em nossa estratégia de democratizar o uso da tecnologia e apoiar nossos clientes dos mais variados portes. Desde 2020 anunciamos um compromisso de longo prazo com o crescimento do País, chamado Mais Brasil, e essa parceria é um reflexo do nosso investimento em apoiar a inovação dos negócios locais”, afirma Ricardo Fernandes, vice-presidente de Enterprise Business da Microsoft Brasil.  

Presente em mais de 4.800 cidades no Brasil com rede 4G, a TIM conta, hoje, com a maior rede de Internet das Coisas do país, com mais de 4.100 cidades cobertas com a tecnologia NB-IoT (Narrow Band em IoT). No campo, são mais de 7 milhões de hectares conectados, beneficiando 900 mil pessoas, além de 25 mil quilômetros de estradas e rodovias. Com a tecnologia NB-IoT em 700 MHz, que permite ampliar a cobertura tradicional mantendo baixo consumo de bateria, chegamos hoje a mais de 4400 cidades.  

Todas as informações sobre soluções com Azure IoT estão disponíveis no site https://azure.microsoft.com/pt-br/overview/iot/#overview.

Carolina Veneroso
Carolina Veneroso
Jornalista, formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como repórter, redatora e com produção de conteúdo há 5 anos. Apaixonada por entrevistar e conhecer pessoas e novas histórias.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
0
O que você acha? Comente!x