23/03/2024

Facens, Claro, Embratel e Ericsson implementam o maior campus conectado 5G de SP

Projeto permitirá que empresas e academias tenham a possibilidade de testar e prototipar seus produtos e serviços.

Imagem de um dos prédios do campus Facens.
Campus Facens.

O Centro Universitário Facens, antiga Faculdade de Engenharia de Sorocaba, juntamente com a Ericsson, a Embratel e a Claro, que contou com o apoio de seu hub de inovação, beOn Claro, anunciaram a implementação de um campus conectado com a tecnologia 5G, que é o maior do estado de São Paulo.

Batizado de “5G Smart Campus Facens”, o projeto servirá para que empresas, startups e a academia possam testar, prototipar e escalar seus produtos e serviços utilizando uma rede 5G dedicada.

Além disso, o 5G também poderá ser utilizado por estudantes do centro universitário para a maximização de suas atividades acadêmicas, servindo como um diferencial para a instituição e para os alunos.

A implementação da tecnologia no centro universitário também deve impulsionar o desenvolvimento de novos projetos e pesquisas voltados tanto para a indústria quanto para a sociedade de maneira geral.

É importante destacar também que a rede 5G implantada no campus utiliza elementos de uma solução comercial ativados com licença científica da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O projeto do 5G Smart Campus Facens tem o objetivo de tornar a rede 5G, disponível para a comunidade acadêmica e empresarial, mais avançada, segura e inovadora.

A meta é que, através disso, surja uma possibilidade para que os negócios possam se remodelar de forma rápida na nova realidade de conexão 5G.

VIU ISSO?

–> Claro implementará rede 5G em fábrica da WEG

–> Ericsson inaugura a primeira linha de produção 5G do Brasil e da América Latina

–> Embratel lança nova solução para proteger redes Wi-Fi públicas

Um dos maiores fornecedores de serviços de Tecnologia da Informação (TI) e de Telecomunicações, a Embratel, ficará responsável por desenvolver soluções digitais e atuar na integração de tecnologia, visando disponibilizar ao mercado corporativo ofertas para segmentos como Indústria 4.0, cidades inteligentes, automotivos, entre outros.

Contribuições

Segundo o diretor executivo da Embratel, a empresa buscará criar dentro do 5G Smart Campus Facens um ambiente de desenvolvimento e inovações para oferecer aplicações ao mercado que devem mudar a forma como as cidades são gerenciadas e como as indústrias evoluem na nova economia digital.

“A Embratel é fortemente comprometida com a digitalização do Brasil e está em constante procura por oportunidades que conectem as empresas e o Poder Público às melhores tecnologias e iniciativas”, disse.

Já o beOn Claro participa da implementação do ecossistema de 5G no campus, bem como da cocriação de soluções, ofertadas em conjunto com a Embratel e outros parceiros.

“O beOn busca reunir empresas, startups e academia para criar juntos as inovações que irão conectar negócios e pessoas para um mundo mais divertido e produtivo. Com o projeto 5G Smart Campus Facens, vamos potencializar o uso do 5G em aplicações e modelos de negócios inovadores, fornecendo uma experiência única para as pessoas”, explica o diretor de Inovação da Claro e fundador do hub de inovação da operadora, Rodrigo Duclos.

Aplicações

Entre as aplicações que serão desenvolvidas e testadas, algumas fazem parte do segmento de Internet das Coisas (IoT), como leitura e monitoramento de sensores, acionamento remoto de dispositivos baseado na informação dos sensores, aplicações multimídia, controle de robôs e máquinas de forma remota, entre outras, para as várias verticais e negócios no país.

Já o diretor executivo de engenharia da Claro, André Sarcinelli, afirma que as aplicações 5G dedicadas a segmentos de missão crítica devem expandir o mercado de celular IoT industrial, disponibilizando novos recursos, como alta confiabilidade e soluções de rede dedicadas.

Com informações de Assessoria de Imprensa.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários