17/12/2025
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Winity e Vivo: Anatel diz não ter pressa para avaliar caso

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O acordo entre as empresas Winity e Vivo, que diz respeito ao compartilhamento de frequências de 700 MHz e infraestrutura de rede móvel, encontra-se em um impasse sem um prazo definido para ser resolvido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O conselheiro Vicente Aquino, que solicitou uma revisão detalhada do processo durante a reunião da semana passada, anunciou que planeja pedir mais tempo para apresentar sua opinião durante a reunião ordinária da agência em 18 de setembro, quando o assunto será automaticamente incluído na pauta.

Anatel

Aquino explicou que não está com pressa para emitir sua opinião sobre o assunto, pois deseja formular um parecer que possa reunir o consenso do corpo diretivo da agência reguladora. Ele afirmou que esta´trabalhando para criar uma recomendação que seja do interesse de todo o conselho, uma vez que atualmente há divisões significativas de opinião.

“Vou buscar construir um voto que consiga atender melhor todo o Conselho, visto que hoje ele está muito dividido”.

Quando questionado se o adiamento da decisão poderia afetar os planos da Winity, que tem obrigações contratuais a cumprir a partir de dezembro deste ano de acordo com o edital, Aquino destacou que as responsabilidades estabelecidas no edital são independentes da decisão que a agência tomará. Ele reforçou que a Winity deve cumprir integralmente as obrigações estabelecidas no contrato de licitação.

José Roberto Nogueira, o presidente da Brisanet, está discutindo algumas medidas que foram sugeridas por conselheiros como requisitos para a Anatel aprovar o acordo entre sua empresa e outra operadora. Ele destaca que duas dessas medidas são de extrema importância e defende que elas sejam incluídas na decisão final da Anatel.

A primeira medida diz respeito ao “roaming intra-área,” que permite que os usuários de uma operadora usem a rede de outra operadora em determinadas áreas. Nogueira ressalta que, embora o roaming intra-área tenha sido autorizado, não está claro por quanto tempo ele pode ser usado. Ele apoia a proposta dos conselheiros Alexandre Freire e Moisés Moreira, que estabelece um prazo para a continuidade desse serviço, o que ele considera benéfico.

A segunda medida é a proibição de que a Vivo, uma das maiores operadoras, faça acordos de “ran sharing” com outras grandes operadoras nas frequências mais altas, especificamente nas faixas de 2,3 GHz e 3,5 GHz em cidades menores. Nogueira argumenta que essa proibição é importante para preservar a concorrência, já que, caso contrário, as grandes operadoras poderiam dominar o mercado ao fazer acordos entre si.

A Brisanet adquiriu espectro regional de 5G em um leilão realizado pela Anatel, e essas medidas são cruciais para garantir um ambiente competitivo e justo no setor de telecomunicações.

Grupo da Arábia Saudita adquire ações da Telefónica

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O grupo de telecomunicações saudita STC Group adquiriu 9,9% das ações da empresa espanhola Telefónica, que é a proprietária da operadora brasileira Vivo. Essa transação no valor de 2,1 bilhões de euros foi anunciada pelas empresas na noite de terça-feira, 5 de setembro. Com essa aquisição, a STC Group se tornou o maior acionista individual da Telefónica na Europa.

STC

De acordo com a Telefónica, a STC comprou ações que representam 4,9% do capital social da empresa. Além disso, por meio de instrumentos financeiros, a STC terá “exposição econômica adicional” a outros 5% da participação acionária da Telefónica.

É importante destacar que a abordagem da STC foi considerada “amigável” pela Telefónica. A STC enfatizou que não tem a intenção de adquirir o controle ou uma fatia majoritária na operadora espanhola. Além disso, a STC considera esse investimento como uma oportunidade atraente para manter seus próprios indicadores financeiros e sua política de dividendos.

Em resumo, a STC Group aumentou sua participação na Telefónica, mas não pretende assumir o controle da empresa, e ambas as partes veem a transação como benéfica para seus interesses financeiros.

O grupo STC destacou a importância da presença da Telefónica em países como Espanha, Alemanha, Reino Unido e Brasil. De acordo com o chairman da empresa, príncipe Mohammed K. A. Al Faisal, o investimento substancial da STC nesses mercados é parte de uma estratégia de crescimento de longo prazo. A empresa está focando em setores cruciais de tecnologia e infraestrutura digital, visando mercados promissores globalmente.

A Saudi Telecommunication Company (STC) foi fundada em 1998 e é majoritariamente detida pelo Public Investment Fund (PIF) do Reino da Arábia Saudita, que possui uma participação de 64%. Além de suas operações no Oriente Médio e na África, a STC recentemente adquiriu ativos de torres na Bulgária, Croácia e Eslovênia, expandindo sua presença internacional. Desde o início do ano, a STC já havia estabelecido um acordo estratégico com a Telefónica para colaboração mútua e aproveitamento de benefícios de escala.

Com a aquisição de 9,9% das ações da empresa espanhola, o grupo em questão agora detém a maior participação individual na operadora. Anteriormente, a lista de acionistas significativos da empresa incluía o BBVA (com 4,87% das ações), a Blackrock (com 4,48%) e o CaixaBank (com 3,5%).

Prime Video está distribuindo material pirata, diz usuário do streaming

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O Prime Video está com material pirata em seu catálogo, segundo denúncia de um usuário. A animação “Três Espiãs Demais” retornou ao streaming neste ano e agora um usuário notou um detalhe que mostra que a versão exibida na plataforma não é oficial.

Três Espiãs Demais

O caso foi denunciado por uma conta no X (antigo Twitter), onde mostra o produto no catálogo do Prime Video junto a um print de um recorte de um dos epsódios onde mostra que o material não é oficial, como deveria ser.

No trecho final do episódio três da temporada 3 da série animada, por exemplo, após o encerramento, surge uma tela de “Veja mais” e “Inscreva-se”, indicando que trata-se de um material ilegalmente divulgado no YouTube.

No mesmo post da denúncia, um usuário do X comenta sobre a possibilidade do material ser retirado de um canal oficial do densenho. Porém, o mesmo perfil que compartilhou a situação explica que o canal em questão não é oficial.

Até o momento de fechamento da matéria nem o perfil oficial do Prime Video nem o de suporte da Amazon deram nenhuma resposta sobre o caso, embora ambos tenham sido mencionados. Além disso, a equipe do Minha Operadora entrou em contato com o suporte da companhia, mas não teve nenhum retorno.

Também até essa matéria ser postada o material segue disponível no streaming, para os seus usuários. Ou seja, o Prime Video ainda não retirou o conteúdo pirata do seu catálogo.

“Três Espiãs Demais” é uma série de desenho animado que narra a vida de três jovens, Sam, Clover e Alex, que se mudam para uma escola em Beverly Hills e, logo em seguida, são recrutadas pela WOOHP (Organização Mundial de Proteção Humana) para se tornarem espiãs internacionais.

A sétima temporada da série está programada para estrear em 2024 e contará com um total de 26 episódios, cada um com duração de aproximadamente 22 minutos. A produção da temporada ficará a cargo de Benoît Di Sabatino.

É interessante notar que Stephane Berry, que dirigiu cinco temporadas anteriores da série, estará de volta assumindo a mesma função na sétima temporada. Isso significa que os fãs podem esperar uma continuação da história com a mesma equipe por trás das câmeras que ajudou a moldar a série ao longo de suas temporadas anteriores.

TIM ativa rede 5G em 35 cidades pelo interior do Brasil; confira lista

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A TIM implementou sua rede 5G em 35 cidades localizadas nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Veja lista completa no final do texto.

TIM

Com essa ativação, a operadora agora oferece serviços de quinta geração em áreas urbanas que abrigam aproximadamente um terço de toda a população urbana do Brasil. Esse feito foi possível graças à instalação de mais de 6 mil antenas, representando cerca da metade de todas as antenas 5G licenciadas em todo o país, de acordo com informações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Com essa expansão, a TIM agora oferece cobertura 5G em um total de 137 cidades.

Essas novas ativações abrangem uma variedade de destinos turísticos, incluindo lugares litorâneos populares, como Maragogi (AL), Jijoca de Jericoacoara (CE) e Porto Seguro (BA) no Nordeste, bem como a Região dos Lagos e a Costa Verde do Rio de Janeiro, incluindo as cidades de Angra dos Reis, Armação dos Búzios e Paraty. Além disso, os destinos de praia em São Paulo, como Caraguatatuba, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Santos e Ubatuba, também fazem parte dessa expansão da cobertura 5G da TIM.

Na lista, encontram-se também cidades de grande relevância tanto em termos de população quanto de atividade econômica. Entre essas cidades, pode-se destacar Feira de Santana, localizada no estado da Bahia, Anápolis, situada em Goiás, Uberaba, localizada em Minas Gerais, Cascavel, no Paraná, e Alvorada, situada no Rio Grande do Sul. Além dessas, São José do Rio Preto, Mogi das Cruzes e Jundiaí, todas localizadas no estado de São Paulo, também fazem parte dessa lista de centros populacionais e econômicos de destaque.

Cidades contempladas com a ativação do 5G da TIM:

  • Maragogi (AL)
  • Feira de Santana (BA)
  • Porto Seguro (BA)
  • Jijoca de Jericoacoara (CE)
  • Anápolis (GO)
  • Pirenópolis (GO)
  • Rio Quente (GO)
  • Ouro Preto (MG)
  • Sete Lagoas (MG)
  • Uberaba (MG)
  • Cascavel (PR)
  • Guarapuava (PR)
  • Toledo (PR)
  • Angra dos Reis (RJ)
  • Armação dos Búzios (RJ)
  • Itaguaí (RJ)
  • Nova Friburgo (RJ)
  • Paraty (RJ)
  • Alvorada (RS)
  • Itapema (SC)
  • Americana (SP)
  • Araraquara (SP)
  • Atibaia (SP)
  • Botucatu (SP)
  • Caraguatatuba (SP)
  • Guarujá (SP)
  • Itanhaém (SP)
  • Jundiaí (SP)
  • Mauá (SP)
  • Mogi das Cruzes (SP)
  • Mongaguá (SP)
  • Santos (SP)
  • São José do Rio Preto (SP)
  • São Vicente (SP)
  • Ubatuba (SP)

Zapping começa a vender sua plataforma para o público brasileiro

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A Zapping Brasil começou a vender sua plataforma diretamente para o público em geral nesta segunda, 04. Os primeiros a terem acesso foram os clientes que se inscreveram em uma lista de espera nas semanas anteriores.

Zapping

Na quinta-feira passada, 31 de agosto, a Zapping realizou um evento para apresentar o produto a parceiros e jornalistas. Durante o evento, foram destacadas as principais funções dos aplicativos, os pacotes disponíveis para compra, os canais incluídos em cada pacote e seus preços.

Entre as novidades apresentadas durante o evento estão a capacidade de trocar rapidamente de canal e usar números para selecionar canais, o Modo Esportes, que exibe estatísticas de jogos de futebol, a opção de assistir a replays de até 7 dias e o Modo Turbo, que reduz o atraso na transmissão, colocando a Zapping à frente de outros serviços de streaming no mercado.

Dentre os conteúdos, a grade de canais inclui grandes marcas do mercado nacional e internacional, como os canais do Grupo Globo, SIMBA (SBT, RedeTV! e Record TV), BAND/Newco, Stenna, Fundação Padre Anchieta e Disney/ESPN. A empresa se destaca por ser a única plataforma independente do mercado parceira dos Globo e Disney/ESPN. Dentre as afiliadas da TV Globo, a Zapping iniciará sua operação com as retransmissoras das regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte (Globo Minas).

Os pacotes Lite, Lite+ e Full serão comercializados inicialmente em venda direta ao consumidor pelo site, via cartão de crédito, e os 5.000 primeiros assinantes terão um preço especial de lançamento enquanto mantiverem sua assinatura. Para tal, a Zapping criou uma lista de espera em que os primeiros inscritos terão direito a esse preço especial.

Clientes de provedores de internet e indicados pelos primeiros assinantes também terão preferência para o preço promocional. Em um futuro próximo, clientes dos provedores de internet parceiros poderão comprar os pacotes diretamente dos seu provedor, com faturamento conjunto a sua conta de internet.

A companhia afirma que o compromisso da Zapping com o desenvolvimento próprio de tecnologia garante uma experiência intuitiva e amigável, ao mesmo tempo em que entrega um padrão internacional de qualidade e inovação e a partir de agora está disponível para o público brasileiro.

Oi Soluções lança hub de produtos de Inteligência Artificial

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A Oi Soluções lançou o IAgo, um hub de produtos de Inteligência Artificial (IA) que utiliza o IBM Watson como motor de IA. Essa plataforma combina várias dimensões da IA e serviços profissionais especializados para ajudar empresas de diferentes setores em sua jornada em direção à Inteligência Artificial, com o objetivo de melhorar seus processos operacionais.

AI

Com o IAgo, é possível criar assistentes virtuais cognitivos, que usam a inteligência artificial para entender e responder a perguntas, e até mesmo geradores de conteúdo baseados em IA generativa, que criam automaticamente novos conteúdos com base em padrões aprendidos a partir de modelos pré-treinados. Isso oferece um valor adicional para as empresas.

A solução da Oi Soluções visa integrar diferentes aspectos da inteligência artificial para facilitar sua implementação nas operações de uma empresa, com o objetivo de gerar benefícios. A empresa fornece uma plataforma e serviços profissionais especializados para auxiliar o cliente em sua jornada em direção à inteligência artificial.

  1. Motor de inteligência artificial: Esta é uma ferramenta que ajuda a treinar ou refinar modelos de inteligência artificial pré-existentes, permitindo sua aplicação em diversos cenários, como:
  • Agentes virtuais cognitivos de autoatendimento para clientes ou colaboradores, que realizam tarefas automatizadas, desde informações até transações, gerando valor para os usuários.
  • Compreensão de documentos, reconhecimento de objetos e identificação de padrões emocionais.
  • Descoberta de informações relevantes em documentos, artigos, posts na internet e dados para criar uma base de conhecimento e identificar tendências e padrões.
  • Tomada de decisões, como recomendação de produtos e conteúdos, detecção de fraudes, riscos e anomalias, com base na identificação de padrões pré-treinados em inteligência artificial.
  • Geração de conteúdo para otimizar e automatizar os processos de negócios, potencializando a produtividade das organizações.
  1. Plataforma de Gestão SaaS: Um sistema de gerenciamento baseado na nuvem que oferece visibilidade a vários aspectos do funcionamento da solução. Isso permite a análise dos dados gerados pela IA para curadoria e tomada de decisões.
  2. Serviços Profissionais Especializados: Equipes altamente capacitadas para ajudar os clientes em várias etapas, como:
  • Discovery: Apoio ao cliente no mapeamento de seus processos de negócios.
  • Prova de Valor: A Oi Soluções colabora com o cliente na definição de sua estratégia de IA e oferece suporte durante sua jornada de transformação.
  • Implantação: Desenvolvimento e configuração da IA na empresa, incluindo gerenciamento de projeto, desenvolvimento de software, implantação e gestão da infraestrutura, entre outras atividades.
  • Curadoria: Oferta de ferramentas estatísticas baseadas no motor de IA para melhorar a solução.

Desde 2018, a Oi vem implementando a Inteligência Artificial de forma progressiva, inicialmente com o aplicativo “Minha Oi,” seguido pela “Joice,” sua assistente virtual inteligente, que rapidamente se tornou o ponto de interação mais envolvente da companhia. A Joice facilitou dezenas de milhares de interações, sendo 95% delas realizadas através do WhatsApp.

“Nesses últimos anos, houve uma mudança significativa no comportamento dos clientes, com os usuários naturalmente se direcionando às interações baseadas em assistentes virtuais. Essa mudança resultou em uma redução de mais de 50% nas chamadas para o centro de atendimento da Oi. Seguindo essa tendência, estamos expandindo nosso portfólio com produtos e serviços que auxiliam a Jornada para Inteligência Artificial com soluções customizadas para clientes do mercado corporativo”, afirma Fernando Sá, diretor de Produtos e Arquitetura de Soluções da Oi Soluções.

Vivo anuncia prioridades para o desenvolvimento sustentável até 2030

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A Vivo anunciou hoje, 5 de setembro, o compromisso público de alcançar seis objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) até o ano de 2030, em conformidade com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). O anúncio foi feito por Renato Gasparetto, Vice-Presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da empresa.

Desenvolvimento

A principal prioridade estabelecida pela Vivo está relacionada ao setor de Indústria, Inovação e Infraestrutura, que corresponde ao objetivo 9 dos ODS. Este objetivo visa “construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e estimular a inovação”.

Nesse contexto, a Vivo definiu as seguintes metas:

9.1 Desenvolver infraestruturas de rede fixa e móvel de alta qualidade, confiáveis, sustentáveis e resistentes, com o propósito de impulsionar o desenvolvimento econômico, promover a inclusão digital e melhorar o bem-estar humano.

9.5 Reforçar os investimentos em pesquisa científica e inovação, visando aprimorar as habilidades digitais no país e promover o desenvolvimento de projetos avançados em áreas como educação, saúde, finanças e soluções de baixo carbono.

9.c Ampliar significativamente o acesso às tecnologias de informação e comunicação, comprometendo-se a oferecer acesso à internet de forma universal e acessível.

O objetivo é construir redes com o mínimo impacto socioambiental, incluindo torres, edifícios operacionais e data centers. Além disso, a empresa busca facilitar o acesso à tecnologia por meio de produtos e serviços que atendam às necessidades das pessoas de renda mais baixa e das áreas remotas.

Outros Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Prioritários da Vivo

Além do ODS 9, que tem um impacto significativo nos negócios do grupo, a Vivo também está comprometida com a promoção de outros cinco ODS, embora com um impacto menor. Um desses objetivos é o ODS 8: Trabalho Decente e Crescimento Econômico. A empresa está empenhada em promover iniciativas que contribuam para a transformação digital da sociedade, visando a geração de empregos e o aumento da produtividade.

Para alcançar esse objetivo, a Vivo implementará políticas de contratação voltadas para jovens e pessoas com deficiência, garantindo remuneração equitativa para funções semelhantes. Além disso, a empresa se empenhará em combater o trabalho precário.

Uma parte fundamental desse compromisso é a educação dos fornecedores da Vivo, uma vez que a empresa conta com cerca de 33 mil colaboradores e mais de 100 mil terceirizados. Isso significa que a Vivo busca estender seus princípios e valores para toda a cadeia de suprimentos, a fim de promover práticas de trabalho dignas e sustentáveis. Essas iniciativas estão detalhadas no documento que apresenta os compromissos da empresa.

A Vivo também está comprometida com a implementação outros ODS da ONU. Estes incluem:

  1. ODS 10: Redução das Desigualdades: A Vivo dedica recursos para reduzir as desigualdades, especialmente na área de inclusão digital e igualdade de oportunidades, independentemente de características como idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião ou condição econômica.
  2. ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis: A operadora adota uma gestão sustentável, promovendo o descarte consciente e a redução do lixo produzido. Isso envolve colaborar com sua cadeia produtiva e fornecedores para implementar práticas responsáveis de manejo de resíduos.
  3. ODS 13: Ação contra a mudança global do clima: A Vivo concentra esforços na redução das emissões de carbono, visando atingir emissões líquidas zero até 2025 em suas operações diretas e na geração de energia elétrica consumida, e até 2040 em suas operações indiretas por meio da cadeia de valor.
  4. ODS 16: Paz, Justiça e Instituições Eficazes: A Vivo apoia este ODS, que aborda transparência, governança e respeito aos direitos humanos. Seus objetivos incluem a redução substancial da corrupção e do suborno, garantindo o acesso público à informação, protegendo liberdades fundamentais e promovendo leis não discriminatórias. Além disso, a Vivo trabalha para promover direitos digitais, como educação, privacidade de dados, liberdade de expressão, identidade digital, neutralidade digital e direito ao esquecimento.

Com menor prioridade, mas com grande importância

Além de todos os ODS citados, a Vivo também dará atenção a outros pontos, porém com menos prioridade:

ODS 3. Saúde e bem-estar;
ODS 4. Educação de qualidade;
ODS 5. Igualdade de gênero;
ODS 7. Energia acessível e limpa;
ODS 17. Parcerias e meios de implementação;
ODS 1. Erradicação da pobreza;
ODS 2. Fome zero e agricultura sustentável;
ODS 6. Água potável e saneamento;
ODS 11. Cidades e comunidades sustentáveis;
ODS 14. Vida na água;
ODS 15. Vida terrestre.

TV aberta tem queda de audiência; streamings crescem em acessos

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Após o surgimento da pandemia em 2020, houve uma notável mudança no cenário da televisão aberta, com uma considerável perda de audiência para as plataformas de streaming. É importante destacar que, anteriormente, não existia um sistema de medição da Kantar Ibope Media para acompanhar a transmissão de dados de áudio ou vídeo em tempo real.

Audiência

Um exemplo ilustrativo desse declínio na audiência pode ser observado em fevereiro de 2020, especificamente no horário das 18h, um mês antes do início da pandemia. Nesse momento, os principais canais de televisão aberta, como Globo, Record, SBT, Rede TV!, Band, Cultura e Gazeta, acumulavam um total de 45,9 pontos de audiência. Enquanto isso, outros canais alcançavam apenas 2,1 pontos, e a TV por assinatura registrava 8,4 pontos.

No entanto, com a pandemia e o aumento do consumo de conteúdo online, a televisão aberta enfrentou desafios significativos para manter sua audiência, à medida que mais espectadores migraram para as plataformas de streaming em busca de maior flexibilidade e variedade de conteúdo. Esse fenômeno representa uma mudança substancial no comportamento de consumo de mídia e continua a impactar o cenário da indústria do entretenimento.

Em julho de 2023, durante o mesmo horário, as principais emissoras de televisão no Brasil, incluindo Globo, Record, SBT, Rede TV!, Band, Cultura e Gazeta, conseguiram um total combinado de 38 pontos na audiência. Por outro lado, os canais de televisão por assinatura alcançaram uma audiência de 5,1 pontos, enquanto as plataformas de streaming acumularam impressionantes 10,9 pontos.

No mesmo mês, em termos de consumo de vídeo em domicílio, as principais plataformas de vídeo online no Brasil eram o YouTube, com uma fatia de 15%, seguido pela Netflix, com 4,4%, TikTok, com 3,5%, e Globoplay, com 0,8% de participação no mercado.

Esses dados são fornecidos pelo Cross Platform View (CPV), uma solução da Kantar IBOPE Media que oferece uma visão abrangente da audiência de televisão linear e do consumo de vídeo online. Isso significa que o CPV leva em consideração o consumo de vídeo em todos os dispositivos conectados, proporcionando uma análise completa do cenário de consumo de vídeo domiciliar em julho de 2023.

Para a medição é levado em consideração uma amostra de domicílios distribuídos 15 regiões metropolitanas: Gde. São Paulo, Gde. Campinas, Gde. Rio de Janeiro, Gde. Belo Horizonte, Gde. Vitória, Gde. Porto Alegre, Gde. Curitiba, Gde. Florianópolis, Gde. Goiânia, Distrito Federal, Gde. Salvador, Gde. Fortaleza, Gde. Recife, Belém e Manaus.  

Morumbi tem recorde de acessos no WiFi Linktel nos últimos três anos

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O Morumbi, estádio Cícero Pompeu de Toledo, pertencente ao São Paulo Futebol Clube, registrou um alto número de acessos em sua rede WiFi durante jogos importantes da Copa do Brasil e da Copa Sulamericana. A infraestrutura de conectividade no estádio foi desenvolvida pela Linktel WiFi, e conseguiu suportar mais de 55 mil dispositivos conectados simultaneamente durante essas duas partidas.

Morumbi

Esse nível de conectividade é comparável ao que é observado no Allegiant Stadium, localizado em Las Vegas, Estados Unidos. A tecnologia WiFi 6E foi implementada em toda a arena esportiva.

Na semifinal entre São Paulo e Corinthians, o estádio registrou um total de 62.093 espectadores, dos quais aproximadamente 30 mil estavam conectados à rede WiFi. No jogo contra a LDU Quito do Equador, realizado na última quinta-feira, dia 31, a partida contou com a presença de 52 mil espectadores, e cerca de 25 mil deles utilizaram a rede WiFi disponível.

Segundo a companhia, isso permitiu que torcedores, membros da imprensa, organizadores e a equipe técnica dos clubes aproveitassem a rede Linktel para acessar redes sociais, responder mensagens, conversar com amigos ou familiares e até mesmo assistir a vídeos em alta resolução de lances do jogo.

Jonas Trunk, presidente da Linktel WiFi, destacou que a demanda por WiFi continua a crescer, enfatizando sua importância como um meio de combater a exclusão digital. Ele afirmou que o trabalho da empresa representa inovação no setor de conectividade.

 “A demanda pelo WiFi só cresce. Estar interligado representa um fator decisivo contra a exclusão digital. Nosso trabalho sempre representa uma inovação no setor”.

A Linktel destaca também que disponibiliza o serviço WiFi Hotspot no estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi, desde 2014. Desde então, os torcedores que vão nas partidas do São Paulo Futebol Clube conseguem usar o WiFi da empresa.

A operadora tem know-how para fornecer WiFi em locais de alta densidade de pessoas como aeroportos, shopping centers, hotéis, terminais e arenas esportivas como o Morumbi.

“Dados recentes dão conta que 36 milhões de pessoas não tem acesso diário à Internet. A demanda só cresce e nosso trabalho vai no sentido de promover a inclusão digital. A tecnologia implantada nos locais de grandes públicos tem que ser sempre a mais moderna que o mercado internacional utiliza, como são os hotspots da Linktel”, concluiu Trunk.

Pix sem internet: Banco Central promete essa e outras atualizações

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O Pix, que é um dos principais métodos de pagamento no país, poderá ser utilizado sem a necessidade de conexão com a internet, de acordo com as informações apresentadas no Relatório de Gestão do Pix, divulgado pelo Banco Central em 4 de setembro. Essa perspectiva traz projeções ousadas para a evolução dessa ferramenta.

Pix

Essa inovação tem o potencial de simplificar o processo de pagamento em diversas situações, como pedágios, transporte público e outros serviços. O documento menciona que a introdução de novas tecnologias que aprimoram a rapidez das transações pode ser especialmente benéfica em casos específicos, como os pagamentos de pedágios em rodovias, estacionamentos e deslocamento público.

“O uso de novas tecnologias que tornam a experiência de pagamento ainda mais rápida pode ser benéfico principalmente em alguns casos de uso específicos, como pagamentos de pedágios em rodovias, estacionamentos e transporte público”.

Atualmente, não é viável realizar transferências Pix sem que o dispositivo do usuário esteja conectado à internet. O relatório do Banco Central destaca que essa atualização do Pix tem o potencial de expandir o acesso e proporcionar mais comodidade aos usuários, incentivando novas formas de utilização e a substituição de métodos de pagamento menos eficazes.

Além disso, essa mudança poderá possibilitar a realização instantânea de muitos negócios que atualmente são inviáveis devido à falta de conectividade, de maneira simples, segura e com custos reduzidos.

O BC anunciou também que está planejando desenvolver uma nova funcionalidade chamada Pix Automático. Essa funcionalidade permitirá que os brasileiros paguem suas despesas recorrentes, como contas de água, luz e telefone, de forma automática, desde que tenham autorizado previamente esses débitos. A previsão é que o Pix Automático seja lançado em 2024.

Com o Pix Automático, os pagadores não precisarão autenticar cada transação individualmente, tornando o processo mais conveniente e eficiente. Além disso, o BC acredita que, devido ao aumento no número de provedores capazes de oferecer essa solução aos destinatários, os custos associados a esses serviços serão reduzidos em comparação com as ofertas semelhantes atualmente disponíveis.

Por fim, o Banco Central está considerando permitir o parcelamento de compras através do Pix, mas ainda não há um modelo único definido. Eles estão monitorando o desenvolvimento desse mercado e podem criar regras futuramente. Além disso, há a possibilidade de usar o Pix para pagamentos internacionais, pois o sistema foi desenvolvido com padrões internacionais em mente, e o BC está acompanhando iniciativas globais nesse sentido.