16/04/2024

Nokia lança solução para aprimorar conexões WiFi domésticas

Ferramenta será disponibilizada para provedores de serviços de internet (ISPs) e promete melhorar a experiência de conexão do cliente.

A Nokia anunciou o lançamento de uma plataforma projetada para melhorar a velocidade de internet fixa residencial: o Corteca. A ferramenta poderá ser usada para aprimorar a conexão WiFi doméstica e gerenciar de ponta a ponta dispositivos de banda larga, com acesso em nuvem e marketplace de aplicativos.

De acordo com a empresa, a ferramenta, que será disponibilizada para provedores de serviços de internet (ISPs), além de reduzir custos operacionais e gerar novas receitas, deve melhorar a experiência de conexão do cliente. A fabricante teve como base para a fabricação da plataforma, os problemas de conectividade que as pessoas relatam, que apesar do aumento da velocidade contratada no serviço, mais de 40% das residências têm falhas na conexão.

Processo de instalação complexos, interoperabilidade limitada, cobertura inconsistente e zonas mortas são alguns dos problemas que as soluções de WiFi hoje possuem, e são essas situações que a nova solução pretende resolver. “A Corteca aborda esses desafios, oferecendo uma combinação de desempenho e dispositivos WiFi avançados em casa, juntamente com ferramentas eficazes de suporte ao cliente e monitoramento proativo na nuvem”, afirma a empresa.

De acordo com a Nokia, em testes realizados com a Corteca, com clientes, a solução aumentou em 70% a taxa de transferência via WiFi no horário de picos, além de ter reduzido o tempo médio de atendimento das chamadas de helpdesk em 50%.

A plataforma consiste em três pilares:

  • Corteca Cloud: um painel de controle inteligente para gerenciar redes WiFi domésticas e dispositivos conectados à banda larga;
  • Corteca Applications: um marketplace para que provedores possam ofertar ferramentas e gerar novas receitas;
  • Corteca Device Software: uma solução que potencializa a linha de dispositivos de banda larga da Nokia para gateways de fibra, FWA e redes mesh.

Justin Doucette, líder de WiFi para Redes Fixas e Dispositivos de Banda Larga da Nokia, explica que “Semelhante ao que o mercado de PCs e o mercado de telefonia móvel fizeram no passado, o mercado de CPE está separando sistematicamente o aplicativo do sistema operacional para empoderar desenvolvedores, habilitar operadoras e encantar os usuários”.

“A chave é uma abordagem única e verdadeiramente aberta – sem bloqueio de fornecedores e a capacidade de integrar com terceiros”, acrescenta.

Corteca é uma solução que tem software de código aberto, permitindo que terceiros possam ofertar os serviços. Além disso, pode ser executada simultaneamente na nuvem e na casa do consumidor, dando a oportunidade dos ISPs em aprimorar as experiências de conexão de seus clientes.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários