06/04/2024

‘Urubu do Pix’: o golpe que seduz com dinheiro fácil

Criminosos utilizam as redes sociais para enganar vítimas em busca de lucros rápidos e assim praticam o golpe do Urubu do Pix.

O golpe conhecido como Urubu do Pix é apenas um exemplo de muitos esquemas fraudulentos que são encontrados na Internet, visando enganar pessoas que buscam uma maneira fácil e rápida de obter dinheiro. 


Urubu

Nesse golpe, os criminosos cibernéticos utilizam as redes sociais para compartilhar uma proposta tentadora, na qual as vítimas são instruídas a enviar certas quantias em dinheiro para receber, alegadamente, um retorno de até 10 vezes o valor depositado. 

No entanto, uma vez que a transferência é realizada, o dinheiro investido acaba sendo retido em contas falsas ou roubado pelos golpistas.

Como funciona o golpe

O funcionamento do golpe do Urubu do Pix é relativamente simples. Geralmente, os golpistas compartilham uma imagem de um urubu juntamente com uma tabela que apresenta os valores dos supostos investimentos e os retornos prometidos.

A intenção é fazer com que as vítimas acreditem que, ao enviar a quantia em dinheiro indicada, elas obterão um retorno imediato de até 1000%. Por exemplo, se a vítima transferir R$ 200 para os golpistas usando o sistema Pix, espera-se que o investimento resulte em um retorno de R$ 2.000.

Esses criminosos costumam utilizar plataformas de redes sociais como Twitter, Instagram e TikTok para compartilhar a proposta e persuadir os seguidores a participarem do esquema. Na maioria dos casos, as vítimas caem no golpe devido à promessa de dinheiro fácil ou porque a fraude foi divulgada por pessoas conhecidas. A segunda situação geralmente ocorre quando as contas das redes sociais das vítimas são hackeadas pelos cibercriminosos.

Para começar a ganhar dinheiro, as vítimas são orientadas a clicar em um link fornecido na publicação, o qual inicia uma conversa através do aplicativo WhatsApp. Nessa conversa, é enviada a chave do Pix para que a vítima possa realizar a transferência. No entanto, após a conclusão da transação, o dinheiro “investido” nunca retorna para a vítima, deixando-a em prejuízo.

Dicas para se proteger do golpe do Urubu do Pix

Desde 2020, com a implementação do sistema de pagamentos Pix pelo Banco Central em todo o Brasil, as tentativas de fraudes relacionadas a esse sistema se tornaram cada vez mais comuns. Portanto, é crucial manter-se cauteloso em relação a propostas que prometem dinheiro fácil ou retornos imediatos de investimentos na Internet. 

Além disso, é altamente recomendado buscar informações em fontes confiáveis, como os portais do Banco Central e da CVM, a fim de verificar se o ativo em questão é legítimo ou se trata de uma tentativa de golpe.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários