28/04/2024

Vivo anuncia prioridades para o desenvolvimento sustentável até 2030

Lista de prioridades sobre o desenvolvimento sustentável da Vivo está ligada ao compromisso que a operadora estabeleceu com a ONU.

A Vivo anunciou hoje, 5 de setembro, o compromisso público de alcançar seis objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) até o ano de 2030, em conformidade com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). O anúncio foi feito por Renato Gasparetto, Vice-Presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da empresa.

Desenvolvimento

A principal prioridade estabelecida pela Vivo está relacionada ao setor de Indústria, Inovação e Infraestrutura, que corresponde ao objetivo 9 dos ODS. Este objetivo visa “construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e estimular a inovação”.

Nesse contexto, a Vivo definiu as seguintes metas:

9.1 Desenvolver infraestruturas de rede fixa e móvel de alta qualidade, confiáveis, sustentáveis e resistentes, com o propósito de impulsionar o desenvolvimento econômico, promover a inclusão digital e melhorar o bem-estar humano.

9.5 Reforçar os investimentos em pesquisa científica e inovação, visando aprimorar as habilidades digitais no país e promover o desenvolvimento de projetos avançados em áreas como educação, saúde, finanças e soluções de baixo carbono.

9.c Ampliar significativamente o acesso às tecnologias de informação e comunicação, comprometendo-se a oferecer acesso à internet de forma universal e acessível.

O objetivo é construir redes com o mínimo impacto socioambiental, incluindo torres, edifícios operacionais e data centers. Além disso, a empresa busca facilitar o acesso à tecnologia por meio de produtos e serviços que atendam às necessidades das pessoas de renda mais baixa e das áreas remotas.

Outros Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Prioritários da Vivo

Além do ODS 9, que tem um impacto significativo nos negócios do grupo, a Vivo também está comprometida com a promoção de outros cinco ODS, embora com um impacto menor. Um desses objetivos é o ODS 8: Trabalho Decente e Crescimento Econômico. A empresa está empenhada em promover iniciativas que contribuam para a transformação digital da sociedade, visando a geração de empregos e o aumento da produtividade.

Para alcançar esse objetivo, a Vivo implementará políticas de contratação voltadas para jovens e pessoas com deficiência, garantindo remuneração equitativa para funções semelhantes. Além disso, a empresa se empenhará em combater o trabalho precário.

Uma parte fundamental desse compromisso é a educação dos fornecedores da Vivo, uma vez que a empresa conta com cerca de 33 mil colaboradores e mais de 100 mil terceirizados. Isso significa que a Vivo busca estender seus princípios e valores para toda a cadeia de suprimentos, a fim de promover práticas de trabalho dignas e sustentáveis. Essas iniciativas estão detalhadas no documento que apresenta os compromissos da empresa.

A Vivo também está comprometida com a implementação outros ODS da ONU. Estes incluem:

  1. ODS 10: Redução das Desigualdades: A Vivo dedica recursos para reduzir as desigualdades, especialmente na área de inclusão digital e igualdade de oportunidades, independentemente de características como idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião ou condição econômica.
  2. ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis: A operadora adota uma gestão sustentável, promovendo o descarte consciente e a redução do lixo produzido. Isso envolve colaborar com sua cadeia produtiva e fornecedores para implementar práticas responsáveis de manejo de resíduos.
  3. ODS 13: Ação contra a mudança global do clima: A Vivo concentra esforços na redução das emissões de carbono, visando atingir emissões líquidas zero até 2025 em suas operações diretas e na geração de energia elétrica consumida, e até 2040 em suas operações indiretas por meio da cadeia de valor.
  4. ODS 16: Paz, Justiça e Instituições Eficazes: A Vivo apoia este ODS, que aborda transparência, governança e respeito aos direitos humanos. Seus objetivos incluem a redução substancial da corrupção e do suborno, garantindo o acesso público à informação, protegendo liberdades fundamentais e promovendo leis não discriminatórias. Além disso, a Vivo trabalha para promover direitos digitais, como educação, privacidade de dados, liberdade de expressão, identidade digital, neutralidade digital e direito ao esquecimento.

Com menor prioridade, mas com grande importância

Além de todos os ODS citados, a Vivo também dará atenção a outros pontos, porém com menos prioridade:

ODS 3. Saúde e bem-estar;
ODS 4. Educação de qualidade;
ODS 5. Igualdade de gênero;
ODS 7. Energia acessível e limpa;
ODS 17. Parcerias e meios de implementação;
ODS 1. Erradicação da pobreza;
ODS 2. Fome zero e agricultura sustentável;
ODS 6. Água potável e saneamento;
ODS 11. Cidades e comunidades sustentáveis;
ODS 14. Vida na água;
ODS 15. Vida terrestre.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários