27/04/2024

Grupo da Arábia Saudita adquire ações da Telefónica

Agora o grupo da Arábia Saudita é o que tem maior parte individual das ações da companhia espanhola Telefónica.

O grupo de telecomunicações saudita STC Group adquiriu 9,9% das ações da empresa espanhola Telefónica, que é a proprietária da operadora brasileira Vivo. Essa transação no valor de 2,1 bilhões de euros foi anunciada pelas empresas na noite de terça-feira, 5 de setembro. Com essa aquisição, a STC Group se tornou o maior acionista individual da Telefónica na Europa.

STC

De acordo com a Telefónica, a STC comprou ações que representam 4,9% do capital social da empresa. Além disso, por meio de instrumentos financeiros, a STC terá “exposição econômica adicional” a outros 5% da participação acionária da Telefónica.

É importante destacar que a abordagem da STC foi considerada “amigável” pela Telefónica. A STC enfatizou que não tem a intenção de adquirir o controle ou uma fatia majoritária na operadora espanhola. Além disso, a STC considera esse investimento como uma oportunidade atraente para manter seus próprios indicadores financeiros e sua política de dividendos.

Em resumo, a STC Group aumentou sua participação na Telefónica, mas não pretende assumir o controle da empresa, e ambas as partes veem a transação como benéfica para seus interesses financeiros.

O grupo STC destacou a importância da presença da Telefónica em países como Espanha, Alemanha, Reino Unido e Brasil. De acordo com o chairman da empresa, príncipe Mohammed K. A. Al Faisal, o investimento substancial da STC nesses mercados é parte de uma estratégia de crescimento de longo prazo. A empresa está focando em setores cruciais de tecnologia e infraestrutura digital, visando mercados promissores globalmente.

A Saudi Telecommunication Company (STC) foi fundada em 1998 e é majoritariamente detida pelo Public Investment Fund (PIF) do Reino da Arábia Saudita, que possui uma participação de 64%. Além de suas operações no Oriente Médio e na África, a STC recentemente adquiriu ativos de torres na Bulgária, Croácia e Eslovênia, expandindo sua presença internacional. Desde o início do ano, a STC já havia estabelecido um acordo estratégico com a Telefónica para colaboração mútua e aproveitamento de benefícios de escala.

Com a aquisição de 9,9% das ações da empresa espanhola, o grupo em questão agora detém a maior participação individual na operadora. Anteriormente, a lista de acionistas significativos da empresa incluía o BBVA (com 4,87% das ações), a Blackrock (com 4,48%) e o CaixaBank (com 3,5%).

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários