26/04/2024

TIM e Microsoft fazem parceria para incentivar startups no Cubo Itaú

Iniciativa oferta recursos de nuvem, consultoria e oportunidades para o desenvolvimento de soluções voltadas para a tecnologia, incluindo 5G.

A TIM e a Microsoft se juntaram para uma oferta diferenciada de serviços, utilizando o programa Microsoft For Startups Founders Hub. As companhias querem fomentar startups no Cubo Itáu, hubs de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina. A proposta é selecionar empresas nascentes e inovadoras que terão acesso ao espaço para testar, aprimorar e usar serviços em nuvem. A iniciativa prevê, inicialmente, a entrada de projetos voltados para a tecnologia 5G.

Além disso, as startups também terão acesso a dispositivos e serviços da TIM para desenvolvimento de aplicações baseadas em 5G para o mercado corporativo. A seleção das empresas ocorrerá nos eventos Innovation Day, que acontecem frequentemente no Cubo, em busca de inovações para uso da tele.

As startups também contarão com um pacote completo de soluções em nuvem, avaliação do ambiente e ferramentas para mapeamento de infraestrutura, além de mentoria com um time dedicado a startups e executivos da Microsoft Brasil.

“Queremos apoiar a evolução do segmento de telecomunicações no país e alavancar o potencial do 5G para criar inovações, ainda mais nesta nova era da Inteligência Artificial. Temos muitas empresas com ideias promissoras e nosso objetivo é auxiliar esses negócios a se desenvolverem com o apoio da tecnologia”, comenta Ricardo Fernandes, vice-presidente de Enterprise Business da Microsoft Brasil.

De acordo com as empresas, esta é a oportunidade de explorar um extenso portfólio de serviços e dispositivos voltados para a tecnologia 5G e Internet das Coisas (IoT), e assim, acelerar aplicações, especialmente para o mercado corporativo (B2B), que darão ainda mais visibilidade à indústria brasileira.

Para Renato Ciuchini, VP de Novos Negócios e Inovação da TIM Brasil, a colaboração com a Microsoft se torna um diferencial para startups que pretendem ampliar sua oferta de soluções 5G ao mercado.

Estamos conciliando Inovação e Negócios em um mesmo ambiente. Temos objetivos bastante claros em nossa atuação no Cubo: aproximar-se das startups, fomentar novos projetos e iniciativas 5G, identificar novos parceiros com potencial de negócios, novas tecnologias e assim, ampliar a presença da TIM em diferentes mercados. Temos parcerias estabelecidas com startups que já atuam na TIM ou em clientes, e nosso foco sempre foi investir em soluções que geram novos negócios para todos”.

Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil, destaca a evolução do mercado e a forma como a parceria entre as empresas pode atender à demanda de soluções para IoT e 5G:.

“Temos percebido um movimento grande de migração para a nuvem, iniciamos esse movimento pioneiro há alguns anos, e vemos um potencial gigante de oportunidades para empresas de diferentes portes. Nossa parceria une a capacidade da Microsoft em oferecer soluções e tecnologia, inclusive para IoT, e do lado da TIM, a melhor cobertura móvel do país, inclusive para 5G. O Brasil pode dar um salto de competitividade utilizando a tecnologia 5G, disponibilizando aplicações que podem ganhar o mundo”.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários