15/04/2024

Oi Soluções recebe prêmio por videomonitoramento inteligente

Oi Soluções, divisão corporativa da operadora Oi, recebeu o Prêmio ABDI Anatel de Redes Privativas por criação de monitoriamento.

A Oi Soluções, que é responsável por soluções digitais da Oi para empresas, recebeu um prêmio na categoria de serviços inteligentes de segurança. O prêmio foi concedido pelo projeto de videomonitoramento inteligente que eles desenvolveram para a Secretaria de Segurança Pública da Bahia. A premiação foi entregue durante um evento na sede da Anatel em Brasília, como parte do Prêmio ABDI Anatel de Redes Privativas, promovido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Oi Soluções

O projeto começou em julho de 2021 e incluiu a criação de uma rede privativa de comunicação móvel (LTE Privado) com mais de 3500 terminais LTE (dispositivos móveis e veículos). Além disso, a Oi Soluções forneceu todos os serviços de infraestrutura de TI necessários para sustentar o ambiente da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, incluindo energia elétrica, refrigeração e TI.

Eles também instalaram mais de 2.900 pontos de captura de imagens para faces, placas de veículos e movimentações específicas, bem como um sistema de missão crítica para gerenciar o atendimento telefônico e despacho de serviços policiais. Marcelo Leite, o líder da Oi Soluções, expressou que este projeto é um exemplo importante no campo da segurança pública e demonstra a capacidade da empresa em fornecer soluções digitais integradas para esse setor.

“Esse projeto é referência no segmento de segurança pública no país e um ótimo exemplo de aplicação para cidades inteligentes. O videomonitoramento inteligente integrado ao LTE Privado é inovador no conceito de contratação de serviços, modelo que é totalmente aderente à atuação da Oi Soluções como provedora e integradora de soluções digitais”, afirmou Leite.

A solução oferecida consiste em uma plataforma de atendimento que conecta todos os chamados aos serviços de urgência e emergência. Ela identifica as ocorrências e despacha recursos policiais de maneira georreferenciada, aproveitando a integração com redes LTE (4G) e câmeras de vigilância. Em casos que exigem uma resposta imediata, a plataforma emite alarmes. Todos os dados coletados são armazenados e gerenciados pela Secretaria de Segurança Pública do governo estadual, e a operação da plataforma é exclusiva desse órgão.

Através da solução Gestão Digital 360, que inclui medidas de cibersegurança e observabilidade, a Oi Soluções gerencia o desempenho dos equipamentos da Secretaria, como servidores, redes WAN, LAN e VLAN. Isso é feito por meio de relatórios gerenciais acessíveis por um portal dedicado.

Além disso, o projeto oferece suporte para toda a infraestrutura da Secretaria, que abrange rede lógica, datacenter, energia, sistemas legados e vídeowall. Esse suporte é fornecido por profissionais altamente qualificados dedicados exclusivamente ao projeto, conhecidos como Serviços Profissionais.

Esses serviços possibilitam a gestão eficaz do atendimento de ocorrências urgentes, com o objetivo de proteger vidas e bens. A Oi Soluções venceu a licitação do projeto Vídeo Polícia, realizada pelo governo do estado da Bahia, por meio da Secretaria de Segurança Pública.

A Oi Soluções oferece um portfólio de serviços, incluindo Segurança, Cloud, UC&C (Comunicação e Colaboração Unificadas), IoT, Big Data & Analytics, Aplicações Digitais e Serviços Gerenciados. Além disso, a empresa oferece serviços de dados, internet e voz por meio de fibra ótica. Sua carteira de clientes é composta por 40 mil clientes em diversos setores. A atuação da Oi no mercado B2B tem expandido sua presença e eficiência em soluções de TI, contribuindo para a sua consolidação como uma importante facilitadora da transformação digital.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários