27/04/2024

Diretora da EBC, Antonia Pellegrino, apoia a criação de um streaming público

Segundo a executiva, criar um serviço para a distribuição da produção independente nacional já está sendo discutido com outras instituições.

Nesta quarta-feira (30), ao participar do Seminário do Audiovisual Brasileiro, organizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), diretora de Conteúdo e Programação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Antonia Pellegrino, defendeu a criação de um streaming público para distribuição da produção independente nacional.

Ela explicou que o assunto já está sendo discutido com outras instituições, e acha válido trazer o BNDES para a discussão.

“É um debate que a gente começou a fazer com a Ancine [Agência Nacional do Cinema] e com a SAV [Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura]. Conversamos também com a SPCine [Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo]. E acho que seria muito interessante trazer o BNDES para a mesa. Precisamos pensar um streaming público, parrudo, capaz de dar conta de todo o repertório que a EBC irá receber de um conjunto de obras”.

Para Pellegrino, a produção independente brasileira foi colocada no centro da estratégia da emissora pela atual diretoria da EBC, que administra um conjunto variado de veículos de comunicação pública, cuja atuação no audiovisual se dá pela TV Brasil. Inclusive, ela anunciou que há produções viabilizadas por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav) que entrarão na nova programação da TV Brasil a partir de setembro.

Além de mencionar os incentivos da Lei Paulo Gustavo, a diretora sugeriu ainda uma discussão sobre a regulamentação do Artigo 27 da Medida Provisória 2228-1/2021, que estabelece que obras cinematográficas produzidas com recursos públicos, após dez anos da primeira exibição comercial, podem ser exibidas em canais educativos públicos e em estabelecimentos públicos de ensino.

Segundo a diretora, apesar da limitação orçamentária para este ano, a TV Brasil chegou a ter 78% de conteúdo brasileiro em exibição. “É a quinta maior audiência do Brasil em TV aberta. Isso é muito importante. E vamos trabalhar com foco para ampliar a audiência“, afirmou.

Pellegrino destacou a recriação da TV Brasil Internacional, que levará ao ar conteúdos para projetar a imagem do país no mundo. Além disso, avaliou que, por meio dos editais do Prodav, a TV Brasil pode atuar como indutora da produção independente.

O Seminário do Audiovisual Brasileiro reuniu pesquisadores e representantes de diversas instituições do setor. Segundo o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, a iniciativa registra a retomada da atuação do banco no audiovisual brasileiro. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, também esteve no evento.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários