17/12/2025
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Candidatos à presidência receberão estudo da ABRINT sobre telecom

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Documento apresenta uma sugestão de política pública para o setor no Brasil, além de detalhes sobre o papel dos provedores regionais no país.


As eleições no Brasil estão próximas de acontecer e, sendo o setor de telecomunicações essencial no país, não deixa de estar na pauta dos presidenciáveis. Em breve, todos os candidatos à Presidência da República devem receber o estudo “Sugestão de Política Pública para o Setor de Telecomunicações no Brasil e o Papel dos Provedores Regionais”, feito pela ABRINT.

A Associação Brasileira dos Provedores de Internet e Telecomunicações está agendando reuniões com os presidenciáveis, durante esse período eleitoral, para enfatizar o que está escrito no documento, que seriam medidas para a busca de uma inclusão digital no Brasil, assim como uma política tributária mais justa às pequenas empresas.


Para o presidente da ABRINT, Basílio Perez, os provedores regionais são os grandes impulsionadores do avanço da internet no país. “Hoje, eles são responsáveis por 17% dos 28,7 milhões dos acessos realizados no Brasil – sendo que, em 2017, essas empresas proporcionaram 69% do total de acessos adicionados, segundo dados da Anatel”, disse.
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Sendo assim, a universalização da banda larga deve passar pelo fortalecimento desse setor, e o estudo traz algumas recomendações para o próximo governo pensar em ampliar o acesso da população à rede, também com a ajuda desses provedores.
A associação criou um capítulo especial detalhando a importância da internet para o desenvolvimento da economia brasileira, que ganha em produtividade e competitividade com outros países.
“O investimento em infraestrutura de telecomunicações e expansão da banda larga são certamente algumas das políticas públicas mais eficazes para atingir esse objetivo [crescimento econômico] de forma sustentável”, disse ainda o diretor da associação.

Falha de operadora atrasa acionamento de bombeiros durante incêndio

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Ligações realizadas por moradores só foram recebidas pela corporação quase duas horas depois.


Uma falha de uma operadora de telefonia prejudicou o atendimento do Corpo de Bombeiros a uma casa que se incendiou na cidade de Criciúma, em Santa Catarina, na última terça-feira (21). 


Os moradores da rua José Manuel Alves, local do incêndio, tentaram contatar o Corpo de Bombeiros da cidade por volta das 5h. No entanto, a chamada caia em Florianópolis, segundo informações do site Engeplus. 


Além do 193 (telefone de emergência dos bombeiros), os moradores ligaram para o 190 (telefone de emergência da Polícia Militar), mas o problema se repetiu.

A guarnição do Corpo de Bombeiros só chegou ao local do incêndio por volta das 7h.

O erro foi identificado em perícia realizada pelos bombeiros, que fizeram uma análise de toda a operação. O órgão levantou o histórico de chamadas na Central de Emergências de Florianópolis e de Criciúma. 


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O levantamento identificou a primeira chamada às 6h25, na Central de Florianópolis, e não às 5h, como relatado pelos moradores. 

Conforme a corporação, a operadora entregou a ligação em Florianópolis. A chamada só chegou para Criciúma às 6h57, através de uma ponte que Florianópolis fez com Tubarão e depois de Tubarão com Criciúma. 

É papel da operadora entregar a ligação na Central mais próxima, o que não ocorreu.

Apesar da demora no socorro, ninguém se feriu no incêndio. Um dos moradores da residência, que é dividida em duas kitnets, estima ter perdido mais de R$ 30 mil reais em móveis, eletrodomésticos e equipamentos de trabalho.  

O nome da operadora que cometeu a falha não foi divulgado.

Call centers da Atento abrem mais de 2 mil vagas pelo Brasil

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Empresa presta serviços de atendimento em telemarketing para as operadoras.

Trabalhar na área de telemarketing, apesar de muitas vezes desgastante, pode ser uma boa oportunidade para alguns profissionais, principalmente aqueles que buscam seu primeiro emprego, já que não exige experiência. Quem tem interesse na área pode ficar de olho na Atento, empresa que presta serviços variados para as operadoras e outras empresas no Brasil, e está com 2.257 vagas pelo país.


Para a ocupação de atendimento ao cliente, há 957 oportunidades, grande parte no estado de São Paulo. A empresa busca 192 operadores da capital paulista, 130 em Guarulhos, 465 em Santos e 80 em São José dos Campos. Outras 90 vagas foram abertas em Goiânia.






Em outras regiões e estados, as vagas são para consultor de trade marketing, que exige idade superior a 20 anos, experiência com vendas externas, ou seja, porta a porta, além de veículo próprio e disponibilidade para viajar. Podem se candidatar moradores da Bahia, do Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Sergipe, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, além de São Paulo.
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Todos os candidatos devem ter se formado no Ensino Médio e apresentar um bom vocabulário, boa dicção, fluência verbal, desenvoltura no relacionamento interpessoal, dinamismo, conhecimentos de informática e habilidade em digitação. Pessoas com deficiência também podem se candidatar.
O salário não foi divulgado, mas a empresa diz que é compatível com o mercado. Os benefícios incluem vale-alimentação, vale-refeição, auxílio creche e ajuda nas despesas com deslocamentos, para consultores de trade marketing.

Apesar do recente caso de desabafo de um ex-operador da TIM, comemorando sua demissão justamente na Atento, a empresa foi eleita em maio, pelo oitavo ano consecutivo, como uma das 25 melhores multinacionais para trabalhar na América Latina, de acordo com a Great Place to Work.

O recebimento de currículos deve acontecer até o dia 31 de agosto. Basta enviar um e-mail para [email protected], com o CV, nome, cidade, telefone e DDD.

Nokia estipula preço de licenças para smartphones 5G

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Empresa irá cobrar 3 euros por aparelho que utilizar sua tecnologia, o equivalente a R$ 14,19 na cotação atual.


A Nokia divulgou na última terça-feira (21) ao mercado de fabricantes de dispositivos que já precificou suas licenças 5G. 


A empresa irá cobrar 3 euros para conceder o licenciamento de uso do portfólio de patentes essenciais de padronização (SEP, na sigla em inglês) da marca. O equivalente a cerca de R$ 14,19 por aparelho.


Na prática, significa que do valor de qualquer smartphone compatível com rede 5G no futuro, e que use uma tecnologia exclusiva da Nokia, R$ 14,19 irão para companhia. 

Em outros segmentos (como redes ou IoT) ainda não foram definidos os preços das licenças.

De acordo com a companhia finlandesa, a licença será negociada com base em termos justos, razoáveis e não discriminatórios. 

A empresa também afirma que o preço estipulado toma como base que “partes significativas do emergente padrão 5G New Radio serão baseadas nas inovações da Nokia.”


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Isso leva a fornecedora a acreditar que terá uma posição de destaque na SEP quando essas normas forem finalizadas, o que deve acontecer até o final deste ano.

A Nokia ressaltou ainda que esse é um passo importante para ajudar as companhias a introduzir aparelhos móveis capazes de 5G/NR, com os primeiros lançamentos comerciais previstos para 2019. 

Entre as empresas que anunciaram o lançamento do smartphone 5G para o ano que vem estão a LG em parceria com a Sprint e a chinesa Huawei.

A AT&T anunciou que pretende lançar o dispositivo compatível com as redes de quinta geração ainda em 2018.

Já a Apple informou os iPhones serão compatíveis com a nova tecnologia apenas em 2020.

O valor praticado pela Nokia é semelhante ao da concorrente Ericsson (que cobrará de US$ 2,5 a US$ 5, conforme o tipo de aparelho). Já a Qualcomm pretende cobrar de US$ 2,22 a US$ 3,25. 

Nextel leva 4G à Baixada Santista, para 1,5 milhão de clientes

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Tecnologia chega no DDD 13, nas cidades de Santos, São Vicente, Praia Grande e Guarujá.

A Nextel anunciou, nesta quarta-feira (22), a chegada do 4G para clientes de Santos, São Vicente, Praia Grande e Guarujá, todos do DDD 13.

A partir do refarming da frequência de 2.1 GHz, usada para o 3G, 1,5 milhão de novos clientes passam a contar com a operadora como uma opção para a rede móvel de quarta geração. Por enquanto, a Nextel tem 180 mil assinantes da Baixada Santista.


Um total de 66% das linhas habilitadas no DDD 13 já contam com aparelhos compatíveis com o 4G. Os demais continuam operando no 3G.
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A operadora ainda informou que possui 7,35% de participação de mercado dentre os usuários de linhas pós-pagas no DDD 13. Aproveitou também para destacar seu título pelo terceiro ano consecutivo como a melhor operadora de telefonia móvel do país, na pesquisa Estadão Melhores Serviços.
Além das cidades da Baixada Santista, a Nextel também deu início ao refarming de sua rede nas regiões cobertas pelos DDDs 19 e 12. 
Até agora, 52 antenas localizadas nas regiões centrais de Campinas e São José dos Campos já contam com a tecnologia LTE. A conversão dos demais equipamentos será concluída em 2019.

Portabilidade numérica já ultrapassa os 4 milhões em 2018

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Seja pelas ofertas competitivas ou a insatisfação com os serviços, quase 5 milhões de pedidos para migrar de operadora já foram feitos no ano.

A quantidade de portabilidade numérica efetivada no Brasil, recurso que permite que o cliente mude de operadora e mantenha seu número de telefone sem nenhum custo, já ultrapassa os 4 milhões em 2018. No total, foram 4.030.932 trocas de chips do dia 1 de janeiro ao dia 21 de agosto. 

O número é bastante representativo porque, em todo o ano de 2015, por exemplo, foram feitas 4.139.617 portabilidades – em 2016 foram 4.613.193 e em 2017 5.854.401. Quanto a 2018? Faltam mais de quatro meses para acabar o ano, e o número já chega próximo da totalidade apresentada nos últimos anos. 









Se considerar o número de pedidos, ou seja, quando o cliente solicita a troca da operadora, mas ainda tem três dias para desistir, ele foi ainda maior: 4.718.504. Somente de números móveis, foram 3,6 milhões. 

Isso pode significar, basicamente, duas coisas: 
  1. O cliente está satisfeito com as ofertas competitivas entre as operadoras, e constantemente migra seu número para um chip diferente porque se sente atendido; ou 
  2. O cliente está insatisfeito com os serviços de sua operadora, e muitas vezes faz mais de uma troca para conseguir se sentir à vontade com uma nova.
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Do total de portabilidades efetivadas, 3.125.153 foram de clientes móveis e 905.779 de linhas fixas. Só em agosto, o total já é de 379.284. Maio continua sendo o mês com a maior quantidade de portabilidade numérica do ano. 
Vale destacar que, apesar de 85% das pessoas pedirem a migração e completarem a troca, 15% dos brasileiros ainda resistiram à mudança e decidiram continuar com sua operadora
Muito disso se deve às ofertas especiais que as teles enviam aos seus clientes – principalmente do pós-pago – para continuarem em sua base. Falamos disso na matéria Claro e Oi mantêm sites com ofertas exclusivas para reter clientes
De toda forma, sempre haverá a concorrente do outro lado, que, muitas vezes, também prepara uma promoção especial para o cliente que resolver fazer a portabilidade numérica. A Nextel está fazendo isso em agosto e a Claro já faz há algum tempo, mesmo sem período promocional. Outras também adotam a estratégia para atrair mais clientes da concorrência. 
Os dados de portabilidade em 2018 foram retirados do site da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), que atualiza diariamente os números de portabilidade numérica.

Estudante perde quase R$ 3 mil em novo golpe usando nome da Vivo

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Suposto diretor financeiro da operadora ligou oferecendo à jovem um prêmio de R$ 12 mil. Para resgatá-lo, seria necessário depositar um valor primeiro.

Praticamente toda semana vemos o caso de alguma pessoa que perde dinheiro ao cair em um golpe que usa o nome das operadoras de telefonia celular. Talvez pela maior quantidade de clientes na base, o foco maior dos bandidos parece ter sido na Vivo.

Agora em Mogi das Cruzes, em São Paulo, uma estudante de 18 anos recebeu uma ligação de um suposto diretor financeiro da Vivo, até mesmo com nome falso – Maxwell –, informando que ela havia ganhado um prêmio de R$ 12 mil, e que esse valor seria duplicado caso ela fizesse um depósito em uma conta da Caixa Econômica.









Ao ir até o banco, a menina recebeu outra ligação do suposto diretor da Vivo, dizendo que deveriam ser feitas duas transferências em valores diferentes: uma de R$ 1.608,77 e outra de R$ 1.198,66. 


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O resgate do prêmio, conforme as orientações que recebeu, deveria ser realizado em uma casa lotérica. Foi onde ela foi, até ser informada de que tudo não passava de um golpe.
Sobre o assunto, a Vivo sempre explica que todas as suas promoções são amplamente divulgadas e que nenhum funcionário entra em contato com os clientes para informar sobre prêmios. Valores, transferências e pedidos de dados bancários não são práticas da companhia.
Se o cliente suspeitar de algum caso parecido ao receber uma ligação dessas, a Vivo pede para que envie um e-mail para [email protected], ligue no call center pelo *8486 ou vá presencialmente à uma loja relatar o ocorrido.

Claro lança o Claro Flex, novo plano para controlar via aplicativo

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Como mais uma opção digital na telefonia móvel, Claro Flex chega com 5GB por R$ 49.

Pensando em um público mais jovem, algumas operadoras estão incluindo, em suas estratégias, os planos 100% digitais, que podem ser controlados pelo cliente apenas por aplicativo. É o caso da Oi, com o Oi Mod (que acaba de lançar preços bem mais competitivos), da Vivo, com o Vivo Easy (também atualizado recentemente), e da Nextel, com o Happy e +Happy. Agora, a Claro resolveu se unir ao clube!
 
A operadora acaba de lançar o Claro Flex, que facilita a contratação de pacotes adicionais, a consulta de pagamento e consumo de internet e o próprio modo de se comunicar com a empresa. O grande diferencial é a inclusão de ligações ilimitadas para qualquer operadora, assim como SMS e WhatsApp, por um preço convidativo.
Falando em convidativo, aliás, o plano só funciona por meio de um convite exclusivo via SMS, que, neste primeiro momento, está sendo enviado pela Claro apenas para clientes selecionados. E vamos logo ao que interessa: pacote de dados e valor.
 

O Claro Flex funciona como um plano controle, mas com benefícios e preços estabelecidos: 5GB por R$ 49,99 + minutos, SMS e WhatsApp à vontade.

 
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É como uma oferta especial lançada pela operadora para alguns de seus clientes mais fieis. O Claro Controle tradicional, para chegar a 4GB (com bônus de portabilidade), custa R$ 54,99 por mês. O plano de 5GB + 1GB de bônus no caso de portabilidade sai por R$ 74,99 por mês.
 

Nesse comparativo, o Claro Flex parece bem melhor em custo-benefício, já que sai com um “desconto” de 25 reais. A diferença é que não inclui os aplicativos oferecidos no controle, como Claro Música, Claro Vídeo, Claro Games e Claro Banca.
 

Para começar a usar os benefícios, o cliente que recebeu o convite deve baixar o aplicativo “Claro Flex” na Apple Store ou no Google Play, inserir o código promocional “FLEX”, fazer cadastro e inserir o número de um cartão de crédito.

Teles poderão se manifestar sobre acordo entre Fox e Disney

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Cade aceitou empresas de telecomunicações como interessadas na análise da aquisição.


O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aceitou os pedidos de empresas de telecomunicações que atuam no Brasil para participarem como terceiros interessados na análise sobre a aquisição da Twenty-First Century Fox pela Walt Disney, conforme despacho publicado na última segunda-feira (20) no Diário Oficial da União.


Os acionistas da Fox aprovaram, no final de julho, a oferta dada pelo estúdio do Mickey. A negociação foi de US$ 71 bilhões, um valor em torno de R$ 264 bilhões.


A Disney, dona da rede esportiva ESPN, prometeu se desfazer de 22 canais das redes esportivas regionais da Fox nos EUA.

Conforme a Reuters, o Cade deu prazo de 15 dias para as empresas de telecomunicações se manifestarem sobre a operação.


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As empresas que receberam autorização para se manifestarem foram: Simba, uma joint venture entre a TV SBT Canal 4, Rádio e Televisão Recorde e TV Ômega; a Warner Mídia; a Sky Serviços de Banda Larga; e a associação Neo TV, que reúne cerca de 130 empresas entre operadores de TV por assinatura, provedores de internet e distribuidoras de conteúdo para canais pagos.

“Os argumentos apresentados por todas as peticionárias, em maior ou menor medida, apontam possíveis efeitos negativos que podem advir da operação em análise e como seus interesses podem ser afetados”, disse o Cade ao justificar a decisão.

Após a negociação para a compra da Fox, a Disney também retirou seus filmes, séries e outros conteúdos da Netflix.

Clientes TIM ganham 50% de desconto em recargas no Mercado Pago

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Oferta é válida para primeira recarga; para as demais, o desconto é de R$ 5.

O Mercado Pago está dando 50% de desconto para os clientes pré-pagos da operadora TIM. Para conseguir o benefício, é preciso realizar uma recarga pelo aplicativo até quarta-feira (22).

Os 50% de desconto são válidos apenas para quem está realizando sua primeira recarga de celular através do app do Mercado Pago.
O desconto será aplicado automaticamente no valor da recarga, sendo a dedução máxima limitada a R$ 15. 
 
O que significa que se você inserir R$ 30 em créditos, pagará apenas R$ 15, ativando de fato os 50%. Mas se carregar R$ 50, pagará R$ 35 (ou seja, 30% de desconto).
 
Os usuários que realizam frequentemente recargas pelo aplicativo do Mercado Pago também estão ganhando um descontinho. O app está abatendo R$ 5 no valor de qualquer recarga. 
 
É concedido apenas um cupom por e-mail cadastrado e o valor não poderá ser substituído por dinheiro em espécie ou por qualquer outro produto.

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Passo a passo

Após baixar o aplicativo, são apenas cinco passos para realizar a recarga. 
 
Primeiro, o usuário deve criar a sua conta ou acessá-la, o que também pode ser feito por meio da conta do Facebook. 
 
Posteriormente, o cliente deve digitar o número do celular que deseja recarregar. Selecionar a operadora desejada, lembrando que a promoção é válida apenas para recargas TIM. 
 
Por fim, basta selecionar o valor e pronto. O pagamento é realizado por meio de cartão de crédito.