segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Cliente da Vivo perde R$ 2 mil em golpe e é zombada pelo bandido

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Mesmo fazendo a transferência ao falar com um falso funcionário da operadora, vítima quer denunciar a Vivo e exigir ajuda do banco.

O Minha Operadora constantemente noticia casos de golpes por telefone, de supostos funcionários de operadoras que ligam para dar um prêmio ao consumidor. Já aconteceu usando o nome da Vivo e também da Claro e, na semana que passou, aconteceu mais um caso grave em Salvador, na Bahia, fazendo uma cliente da Vivo perder R$ 2 mil.

A mulher recebeu uma ligação de um suposto funcionário de sua operadora, dizendo que ela havia sido sorteada para ganhar um prêmio de R$ 10 mil, além de dois celulares gratuitamente. Para recebê-lo, precisava fazer uma transação bancária.



Durante a ligação, ela disse que não percebeu que se tratava de um golpe, e que o “atendente” sabia várias informações sobre seu plano de telefonia móvel. 

Somente depois de depositar o valor, seguindo as instruções do homem em seu aplicativo do banco e preenchendo números de um suposto código de cliente, que ela percebeu que havia sido mais uma vítima. O código “99971” passado, na verdade, era o valor de R$ 999,71 de uma transferência.

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O Jornal da Manhã de Bahia, da Rede Globo, fez uma reportagem sobre o caso e mostrou que a prima da mulher ligou para o número para desmascarar o bandido. Para a surpresa das duas, o homem ainda fez uma chamada de vídeo pelo celular e mostrou de onde fez a ligação: de dentro do presídio. Aproveitou para zombar da vítima do golpe e dizer que "já estava preso".


Ao noticiário, a mulher disse que deve processar a Vivo, porque acredita que os dados sobre seu plano podem ter vazado, já que o bandido falava informações sobre pacotes e linhas que ela tinha em seu nome. Uma página de promoção da operadora foi usada pelo bandido para enganá-la, mas, claramente, não se tratava da oferta anunciada pelo suposto funcionário no telefone.

Nem a Vivo nem o banco da mulher devem devolver os R$ 2 mil perdidos. O banco informou para ela que não há como recuperar o dinheiro, já que a transferência foi feita por livre e espontânea vontade por parte da cliente. O que fará, no entanto, é investigar o usuário da conta que foi feita a transferência, já que é do mesmo banco.

Como já anunciou outras vezes em nota, a Vivo apenas afirmou que nenhum funcionário faz contatos com clientes para informar sobre prêmios, e nem para solicitar dados bancários ou sugerir transações financeiras desse tipo.


4 comentários:

  1. Tirando que ela foi inocente e caiu no golpe, a questão do cara saber coisas mais detalhadas do plano dela realmente e preocupante, já que isso pode ocorrer com qualquer um, sem contar que agora tem o tal do chip clonado, a pessoa consegue ver todos os seus contatos de aplicativos de conversa, as teles precisam aumentar a segurança urgente.

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  2. Mais pagar pra ganhar? Eu falava me mande 8 mil desconte os 2 mil já fico feliz.

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  3. Essa justiça brasileira e um lixo,até hoje eu nao consigo saber como bandido tem acesso a celular dentro de presídio sendo que tem policial vigiando,a não ser que tem bandido disfarçado de policial.E só no Brasil mesmo que acontece isso.

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