17/12/2025
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Fabricantes são condenadas por formação de cartel

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Investigação do Cade mostrou que empresas praticaram o crime durante 12 anos.


As empresas Toshiba e MT Picture Display foram condenadas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) por formação de cartel para regular preços no mercado mundial de CRT (tubos de raios catódicos) usados em antigos aparelhos de TV e monitores. A decisão ocorreu na última quarta-feira (22).


Conforme investigação do Cade, o cartel funcionou por 12 anos, entre os 1995 e 2007.


Com a decisão, as empresas condenadas terão que pagar uma multa de R$ 4,9 milhões.

As empresas LG, Philips e Samsung também participaram do cartel. No entanto, fizeram acordos de leniência ao denunciarem outras integrantes e ao informarem como o cartel operava.

Sendo assim, essas empresas não foram punidas pelo Conselho, já que elas cumpriram totalmente o acordo.

As fabricantes também firmaram acordos de cessação das práticas ilegais, que feriram a competição e o livre mercado no Brasil e em outros países.

Segundo a investigação, as empresas trocavam regularmente informações sensíveis, fixavam preços, dividiam mercados e restringiam a produção de tubos catódicos conforme seus interesses.


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A comunicação entre as participantes do cartel era realizada por e-mail e em reuniões bilaterais e multilaterais, ocorrendo inclusive no Brasil.

O Cade concluiu que o cartel afetou a concorrência no mercado de tubos para imagem coloria e causaram prejuízos ao país.

As empresas que adquiriram, via importação, os produtos das fabricantes também foram lesadas, além dos consumidores que compraram televisores e computadores fabricados com essa tecnologia. 

As investigações começaram em 2008, a partir de acordos de leniência com a Samsung e pessoas físicas relacionadas ao grupo. 

Nos dois processos foram celebrados Termos de Compromisso de Cessação (TCCs), nos quais as partes admitiram participação na conduta investigada, se comprometeram a cessar a prática e a colaborar com o órgão antitruste na elucidação dos fatos. 

São signatários dos acordos as empresas LG Electronics, LG Electronics do Brasil, Koninklijke Philips, Philips do Brasil, Chunghwa Picture Tubes, LP Displays International (controladora da LP Displays Amazônia), LP Displays International Limited, Technicolor e cinco pessoas físicas.

Força-tarefa quer que municípios adotem a Lei das Antenas

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MCTIC, Anatel e operadoras se unem para conscientizar capitais sobre a necessidade de se instalar mais antenas.


Uma força-tarefa composta pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a indústria de equipamentos e as operadoras de telecomunicações vai viajar pelas principais capitais brasileiras para mostrar aos municípios a necessidade de se adotar a Lei Geral das Antenas.


A informação foi dada pelo MCTIC na última quarta-feira (22). A Lei foi aprovada em 2015 e algumas cidades possuem grande dificuldade para a implantação de ERBs, como São Paulo, Porto Alegre e Distrito Federal. 


Dados apresentados pela Federação Brasileira de Telecomunicações (Febratel) mostram que o Brasil tem 90 mil antenas instaladas, mesmo montante da Itália, que tem o tamanho de um único estado brasileiro, o Rio Grande do Sul. 

Na China, onde há uma política pública para massificar os serviços digitais, um milhão de antenas estão sendo instaladas por ano. 

Para a Febratel, sem antena, os serviços digitais estarão inviabilizados. Com a chegada do 5G, por exemplo, a necessidade de antenas vai se multiplicar por 15.

A força-tarefa vai trabalhar num ponto considerado crítico à aprovação das antenas: a questão da radiação não ionizante (RNI), uma vez que há o mito que a antena pode vir a causar câncer.

Para o MCTIC, o argumento não se justifica, uma vez que é pedida a questão apenas para as ERBs celulares, enquanto que as linhas de transmissão de energia e as antenas de radiodifusão atuam com potências muito acima das ERBs. 

PL das Antenas de São Paulo


O município de São Paulo é um dos quais existem obstáculos para a implantação de antenas. Ele está há um ano para aprovar o Projeto de Lei das Antenas (PL 751/13), na Câmara dos Vereadores.


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Na capital paulista, apenas um pedido de licenciamento feito pelas operadoras foi autorizado em cinco anos. 

Um dos principais problemas são as exigências técnicas para instalação de antenas em legislações municipais, apesar de ser competência da União. 

Em particular, chama atenção para exigências baseadas em limites de exposição humana a campos eletromagnéticos. 

Um exemplo é o caso da cidade de Piracicaba (SP), que não queria permitir a instalação de antenas a menos de 100 metros de qualquer residência. 

A nova lei irá modernizar as regras de instalação de antenas em São Paulo. A modificação principal troca o licenciamento de edificação para equipamentos, o que simplifica o processo. Além disso, há redução na burocracia com a autodeclaração.

Há uma grande demanda pelo serviço móvel em São Paulo. A média na cidade é de 3.375 habitantes por estação radiobase, mas há locais com proporções maiores: Cidade Tiradentes tem 16.913 habitantes por ERBs; em José Bonifácio, uma torre para cada 13.546 habitantes; e M’boi Mirim, há 566 mil habitantes para uma antena. 

No último ranking da Cidade Amiga da Banda Larga, a capital paulista ficou em penúltimo lugar, na 99ª posição.

Claro destaca dobro de internet no Combo Multi com a NET

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Planos da NET na banda larga partem de 5 a 240 mega e da Claro a partir de 7GB dobrado.




A Claro lançou um novo vídeo com o apresentador Tiago Leifert, desta vez destacando o benefício de dobro de internet para quem combina os planos de celular da Claro com os residenciais da NET.


O Combo Multi garante a internet e velocidade em dobro na banda larga em casa, e os preços são cobrados em uma única fatura. O atendimento também é integrado entre a NET e a Claro. 












Atualmente, a NET está oferecendo:

  • Banda larga de 5 a 240 mega;
  • TV por assinatura com NOW e conteúdos em HD e 4K;
  • Fixo com ligações ilimitadas.
Enquanto a Claro oferece:

  • Planos a partir de 7GB com o dobro de internet;
  • Ligações e WhatsApp ilimitados;
  • Passaporte Américas e Europa;
  • 4.5G com velocidade até 10x mais rápida.
Os clientes também têm acesso aos aplicativos da Claro de músicas, games e vídeos, além de acesso ao NOW para assistir aos conteúdos da NET. No celular, os Passaportes Américas e Europa são opções para usar o plano pós-pago no exterior, como se estivesse no Brasil.
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Na página de oferta da combinação de ambas as operadoras, o destaque também vai para a oferta do Samsung Galaxy S9 com 75% de desconto. É possível conseguir 60GB + 60GB no Combo Multi e, na portabilidade, mais 5GB por mês de bônus por um ano.
Os valores podem variar de acordo com a região do consumidor. Em uma simulação feita na página oficial da operadora, com seleção em São Paulo, a internet de 120 Mega na banda larga e 7GB no celular + o dobro em ambas e o Wi-Fi grátis em casa saem por R$ 198,99 por mês, com taxa de adesão gratuita. O combo com a TV por assinatura ficaria em R$ 268,98 por mês.
A combinação também pode ser montada de forma personalizada pelo cliente pelo site. Tanto os planos de banda larga quanto de celular no combo partem de R$ 39 – no caso da Claro, em planos controle. O preço individual mais caro é o pacote de 60GB no celular, que sai por R$ 349.

Conforme o cliente vai montando o que deseja, os preços na combinação vão atualizando.

Forbes elege presidente da Vivo como um dos melhores CEOs de 2018

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Eduardo Navarro entra na lista dos 15 executivos homenageados do ano.

A revista Forbes Brasil divulga, anualmente, a lista Melhores CEOs do Brasil. Em 2018, 15 executivos foram selecionados e, entre eles, está o presidente executivo da Vivo/Telefônica Brasil, Eduardo Navarro.

Navarro participou do Power Breakfast, um café da manhã de celebração feito pela Forbes, no restaurante Fasano, em São Paulo. Outros executivos, de outros setores importantes para a economia brasileira, também estiveram presentes.


Por enquanto, a lista completa está presente apenas na edição 60 impressa da revista, que já está nas bancas. Quem seleciona os CEOs vencedores é um seleto grupo de consultores e acadêmicos especializados em gestão e negócios.

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Quem entregou o troféu ao CEO da Vivo foi o colunista da Forbes, Nelson Wilians. Quanto ao anfitrião do evento, Antonio Camarotti, aproveitou para destacar os desafios e jornadas duros da carreira, mas que podem ser positivos quando o profissional ama o que faz.
“Hoje, ali em cima do palco, enquanto entregávamos o troféu Forbes aos melhores CEOs do Brasil, eu pensava naquela célebre frase do filósofo Confúcio: escolha um trabalho que você ama e você nunca terá que trabalhar um dia sequer na vida”, disse na ocasião.

Reclame Aqui recebe 135 mil posts contra operadoras em 2018

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Somente a Nextel resolveu responder as reclamações registradas; Claro, Oi, TIM e Vivo continuam sem interagir no site.

Registrar uma reclamação no site ‘Reclame Aqui’ pode ser muito útil para resolver problemas em diversos setores, mas, quando se trata das operadoras, sabemos que pouco é resolvido pela plataforma. Ainda assim, a página divulgou um levantamento sobre o atendimento das cinco principais operadoras do Brasil. De janeiro a julho de 2018, 134.905 reclamações foram registradas.

A Vivo foi a que mais recebeu queixas, com um total de 48.433. Em seguida veio a TIM, com 36.766, a Claro, com 20.633, a Oi, com 19.501 e a Nextel, com 9.572.






Quando ao índice de solução, do início de fevereiro ao dia 31 de julho, a Nextel liderou o número de casos resolvidos, em um total de 85,1%. A sequência foi de Oi (43%), TIM (39,2%), Vivo (34,7%) e Claro (30,5%).
Todos os meses, cerca de mil a 3 mil clientes postam reclamações sobre Claro, Nextel e Oi (móvel, fixo e TV) no portal. O número supera os 6 mil nos serviços classificados como “TIM Celular” e até 8 mil no “Vivo (Celular, Fixo, Internet, TV)”. Veja a tabela produzida pelo Reclame Aqui:

Acontece que, dessas milhares de reclamações, nenhuma foi sequer respondida pela Claro, Oi, TIM e Vivo, que há um tempo deixaram de participar do Reclame Aqui e focam suas respostas em canais de atendimento próprio e quando recebem queixas através da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
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A Nextel, por outro lado, adota uma estratégia diferente, e apresenta um bom índice de resposta aos seus clientes pelo site. Foram 97,2% de casos atendidos nesses seis primeiros meses do ano. O número é superior do que em 2017, quando a operadora atendeu 65,8% das queixas.
“O Reclame AQUI sempre foi o primeiro a apontar o setor de telefonia como um dos mais problemáticos no atendimento ao seu consumidor, mas temos que considerar esse um marco para a história do nosso site: quebramos finalmente o monopólio do silêncio com a primeira operadora a responder pela nossa ferramenta”, conta o CEO global do Reclame Aqui, Mauricio Vargas. Ele ainda reforça que a empresa luta há mais de 10 anos para as operadoras atenderem pelo site. 
Ao passar a responder os clientes, a Nextel teve um crescimento na qualidade do atendimento pelo Reclame Aqui. Ela saiu da reputação “Não recomendada” e foi para “Ótima”, pelo menos nos últimos seis meses.
“Atualmente, 78% das demandas recebidas, tanto pelo Reclame AQUI como nos demais canais mencionados, são solucionadas em até 24h”, afirmou a Nextel em nota.

TIM abre vagas de consultor, gerente e supervisor em São Paulo

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Podem se inscrever moradores da capital, de Santo André e São José do Rio Preto.

A TIM acaba de anunciar, nesta quarta-feira (22), que está com doze vagas abertas para lojas próprias em São Paulo, Santo André e São José do Rio Preto. Os cargos são para consultor de vendas, gerente e supervisor de lojas.

Quem tiver interesse em ser um consultor de vendas da TIM – seis vagas disponíveis – deve ser maior de idade, ter Ensino Médio completo e disponibilidade para atuar na escala de 8 horas por dia. Também é importante gostar de tecnologia.






Já para as vagas de supervisor ou gerente, é preciso pelo menos estar cursando o Ensino Superior, ou já ter concluído, além de ter experiência em atividades que exijam liderança de pessoas, gestão de resultados, metas e experiência anterior na área comercial. Se for no segmento de telefonia, tanto de operadoras quanto de parceiros, acaba saindo na frente.
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As cinco vagas de supervisor e uma para gerente de loja também destacam como diferenciais bons conhecimentos com informática, interesse por tecnologia e atendimento a clientes.
Em troca, a TIM oferece remuneração variável (compatível com o mercado), smartphone com chip de dados, vale-refeição ou alimentação, assistência médica e odontológica, seguro de vida, previdência privada e participação nos resultados. Ao entrar na companhia, os profissionais também garantem folga no dia do aniversário, desconto em academias e auxílio creche, se for preciso.
Para se candidatar a uma das vagas abaixo, o site para acessar é o www.vagas.com.br/tim.

Vivo Turbo renova oferta, agora com internet em dobro por 6 meses

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‘Giga Chip’ dá até 3GB ao cliente e WhatsApp ilimitado por R$ 9,99 a cada 15 dias, sendo a primeira quinzena grátis.

A Vivo acaba de atualizar suas ofertas no pré-pago, e agora, com o ‘Giga Chip’ – que é o novo nome de campanha para exaltar o Vivo Pré -, resolveu incluir algumas vantagens nos planos Vivo Pré Turbo de R$ 9,99 válido por 15 dias.

Pelo menos até o dia 23 de setembro, a promoção vigente agora garante internet em dobro por 6 meses para o cliente que fizer a renovação do plano. Ou seja, de 1GB a cada 15 dias, o cliente passa a contar com 2GB na quinzena, considerando que um deles é bônus de renovação.










Toda vez que o Vivo Pré for renovado, o assinante também ganha WhatsApp ilimitado para enviar e receber mensagens, fotos, áudios e vídeos.






Outra novidade é que, ao ativar um novo chip, o cliente já ganha 15 dias grátis de plano Vivo Pré Turbo. Depois que o prazo acaba, terá que continuar renovando os benefícios pagando R$ 9,99 a cada 15 dias, ou migrar o plano, se preferir. O Giga Chip (o chip comprado por clientes novos) também já vem com uma recarga de R$ 10 para o cliente gastar.



Veja um resumo sobre a oferta Vivo Pré Turbo 15 dias:
  • 1GB de internet e cliente Giga Chip recebe + 1 GB para aproveitar em dobro;
  • WhatsApp ilimitado para envio e recebimento de mensagens, fotos, áudios e vídeos;
  • Ligações ilimitadas para celulares e fixos Vivo de todo o Brasil, usando o 15;
  • SMS ilimitado para celulares Vivo;
  • Recurso de receber e enviar internet gratuitamente;
  • Vivo Bem como serviço digital incluso;
  • Vivo Bis (permite usar internet que sobra na quinzena seguinte).
  • Preço: R$ 9,99 a cada 15 dias (primeiros 15 dias são grátis para clientes novos)
O dobro de internet é válido tanto nas ofertas Vivo Turbo semanal e 15 dias, de R$ 9,99, como nas opções de R$ 7,99, R$ 14,99, e os mensais de R$ 19,99 e R$ 39,99.

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Logo na madrugada desta quinta-feira (23), a Vivo lançou um comercial com sua garota-propaganda oficial, a cantora Ivete Sangalo, brincando com o fato de que clientes nunca ficam satisfeitos com apenas uma “coisa” – que seja um hambúrguer ou 1GB de internet. Ao som de “mal acostumado”, afirma que seu cliente ficará desta forma com as novas vantagens oferecidas pela operadora no Vivo Turbo, destaque para o dobro de internet por 6 meses.

Vale lembrar que, dependendo da área de atuação, a quantidade de internet oferecida no Vivo Turbo varia e, com o bônus, pode chegar a até 6GB por mês nestas condições. As ofertas de 15 dias por R$ 9,99 ficam assim:
  • 1GB + 1GB bônus: São Paulo (exceto 16), Rio de Janeiro (exceto 21), Minas Gerais (exceto 33 e 34), Pará (exceto 91), Maranhão (exceto 98). Estados: Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Sergipe, Acre, Amazonas, Amapá e Roraima.
  • 1,5GB + 1,5GB bônus: São Paulo (16), Rio de Janeiro (21), Minas Gerais (33 e 34), Pará (91), Maranhão (98), Bahia (71), Goiás (62). Distrito Federal, Rondônia, Tocantins, Paraná, Santa Catarina, Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.
Em relação às ligações para outras operadoras, que podem vir a ser usadas pelo cliente pré-pago da Vivo, a tarifa para números de outras operadoras fica em R$ 1,49/dia por 10 minutos. Se o cliente ultrapassar os 10 minutos, a cobrança será de R$ 1,99 por minuto adicional na chamada.
O envio de SMS para outras operadoras custa R$ 0,10.

Algar também oferece ligações ilimitadas e 100MB por dia a R$ 0,49

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Oferta da operadora é dedicada apenas para clientes de algumas cidades da área de Minas.

Recentemente, o Minha Operadora noticiou o novo preço da Algar Telecom para seu plano diário do pré-pago: de R$ 1,49, foi para R$ 0,99. Acontece que, em algumas localidades, a operadora garante uma oferta ainda mais vantajosa, de apenas R$ 0,49 pelo dia que usar.

O valor dá direito às ligações locais ilimitadas, uso de 100MB diários, e sem bloqueio na internet ou nas redes sociais quando a franquia é atingida. O uso do WhatsApp também não desconta do pacote de dados.


Mas, claro, a oferta não é a mesma para todos. Os 99 centavos continuam valendo para quem está em áreas de cobertura da Algar em São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul e dezenas de cidades em Minas Gerais, estado onde a Algar atua com mais força.
O preço mais baixo, de 49 centavos, é válido para clientes de Poços de Caldas, Divinópolis, Itaúna, Araguari, Araxá, Passos, São Gotardo, Patrocínio, Bom Despacho, Oliveira, Pompeu, Monte Carmelo, Ibiá, Santo Antônio do Monte, Cláudio, Coromandel, Sacramento, Abaeté, Carmo do Cajuru, Perdizes e Itapecerica.
Os reajustes foram definidos de acordo com as especificidades mercadológicas de cada região.
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De acordo com o regulamento da “Oferta Plano Giga Pré 2 – Área Minas”, o valor de R$ 0,49 por dia é válido somente para o assinante que realiza uma recarga mínima mensal de R$ 15. Usando o plano diário nesse valor, 31 dias equivaleria, de fato, a pouco mais de 15 reais. 
O número dobra sem recarga mínima mensal ou em outras localidades dentro da área de autorização da Algar Telecom. Para quem preferir, ainda há a oferta semanal, que dá até 2,2GB por R$ 8,99 a cada sete dias, o equivalente a R$ 35,96 por mês.
Fora as 147 cidades que contam com serviços de telefonia da Algar Telecom em Minas Gerais, hoje, a cobertura móvel da operadora também contempla as seguintes cidades:

Em São Paulo


Altinópolis (2G e 3G)
Aramina (2G e 3G)
Batatais (2G e 3G)
Brejão (2G)
Brodowski (2G e 3G)
Buritizal (2G e 3G)
Cajuru (2G e 3G)
Cássia dos Coqueiros (2G e 3G)
Colômbia (2G e 3G)
Coronel Pereira Lima (2G)
Franca (2G, 3G e 4G)
Guaíra (2G, 3G e 4G)
Guará (2G, 3G e 4G)
Ipuã (2G e 3G)
Ituverava (2G, 3G e 4G)
Jardinópolis (2G e 3G)
Laranjeiras (2G e 3G)
Miguelópolis (2G e 3G)
Morro Agudo (2G e 3G)
Nuporanga (2G, 3G e 4G)
Oliveira (3G)
Orlândia (2G, 3G e 4G)
Pedrinópolis (2G e 3G)
Ribeirão Corrente (2G e 3G)
Sales Oliveira (2G, 3G e 4G)
Santa Cruz da Esperança (2G e 3G)
Santos Antônio da Alegria (2G e 3G)
São Benedito da Cachoeirinha (2G)
São Joaquim da Barra (2G, 3G e 4G)

Em Goiás


Almerindonópolis (2G)
Buriti Alegre (2G e 3G)
Cachoeira Dourada (2G e 3G)
Inaciolândia (2G, 3G e 4G)
Itaguaçu (2G)
Itumbiara (2G, 3G e 4G)
Nilópolis (2G)
Paranaiguara (2G e 3G)
Santa Rosa da Meia Ponte (2G)
São Simão (2G e 3G)

Em Mato Grosso do Sul


Paranaíba (2G, 3G e 4G)
São João do Aporé (2G)

ICMS: Imposto pago pelas operadoras chega a 37% no Brasil

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Carga tributária cobrada no setor, que varia de acordo com o estado, é uma das mais altas do mundo.

Você sabia que o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no setor de telecomunicações pode chegar a 37%, dependendo da localidade da empresa?


O valor mais alto de imposto pago pelas operadoras é em Rondônia (37%), seguido de Mato Grosso (32%), além de Alagoas, Amazonas, Ceará, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe e Rio de Janeiro, onde o ICMS é de 30%.






Os números foram divulgados pela empresa Megatelecom Telecomunicações nesta semana e também mostram que, mesmo onde as taxas são menores, pelo menos um quarto do preço dos serviços das operadoras acaba sendo voltado para o pagamento de impostos.

O ICMS fica em 25% em São Paulo, junto com Acre, Espírito Santo, Piauí, Roraima e Santa Catarina. Na Bahia é de 26%, em Minas Gerais e Maranhão 27% e no Distrito Federal 28%. No restante dos estados – Amapá, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná e Tocantins – fica em 29%.
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Conforme explicou o CEO da Megatelecom, Carlos Sedeh, é como se, em um plano de operadora de R$ 100 em São Paulo, R$ 40 fossem de impostos. Em Rondônia, onde a infraestrutura é inferior, o imposto seria de R$ 70. 
“Isso é um verdadeiro absurdo, porque é altamente regressivo. Quem possui menos recursos, acaba pagando mais. Uma família que recebe um salário de R$ 1 mil por mês, utiliza, em média, 10% da renda para pagar a conta de telecomunicações e de 4% a 7% do total da sua renda apenas para pagar os impostos desses serviços”, disse.
De acordo com o CEO, se o tributo caísse pela metade, seria possível investir em infraestrutura e qualidade com o restante do valor. De toda forma, quem define a cobrança são as Secretarias de Fazenda Estaduais de cada estado.
A Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) informou, recentemente, que os usuários de telecom pagaram R$ 64 bilhões em tributos somente em 2016, valor 6% maior em relação ao último ano.

Canais digitais realizam 42% dos atendimentos da Anatel

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Agência irá adotar inteligência artificial para otimizar atendimento ao consumidor.


Em julho deste ano, 42% dos atendimentos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foram realizados por meio de canais digitais, seja pelo portal ou pelo aplicativo ‘Anatel Consumidor’. 


Os usuários interagiram 107 mil vezes, de um total de 253 mil, para solicitar informações, reclamar contra prestadoras ou realizar denúncias.


Essa foi a participação mais alta registrada pelos mecanismos de atendimento on-line da agência. 

Na semana passada, o órgão anunciou que pretende adotar um chatbot para otimizar o atendimento ao consumidor.

A Anatel lançou uma RFI (“request for information”) na qual descreve os objetivos e os requisitos técnicos do projeto, solicitando que fornecedores respondam sobre a capacidade de atendê-los.

Até o momento, o documento foi enviado para 43 possíveis fornecedores. As empresas interessadas têm até a próxima segunda-feira (27) para se manifestar. 

O documento é apenas um mecanismo de consulta e não representa qualquer compromisso de compra.

Os canais digitais da agência respondiam por 9% dos atendimentos aos consumidores no ano de 2006, 12% em 2007, 17% em 2008. Esse percentual subiu para 34% em 2016 e 37% em 2017. 


O assistente virtual inteligente deverá ser disponibilizado na parte dedicada ao consumidor no Portal da Anatel e integrado ao atual sistema de atendimento on-line da agência reguladora. Ele também estará presente no aplicativo “Anatel Consumidor”.

O assistente virtual é um programa de computador que simula o diálogo humano dentro de um espaço online de atendimento.

As respostas do chatbot devem ser por escrito e, se o usuário desejar, por voz. Ele deve tratar de questões mais simples, deixando aos atendentes humanos as mais complexas. 

A superintendente de Relações com os Consumidores da Anatel, Elisa Vieira Leonel, afirmou que a sua implantação “faz parte das ações da Anatel para atender as expectativas dos cidadãos de um atendimento mais ágil e simples.”

Para isso, foram estudadas experiências do Ministério do Planejamento e do Poupa Tempo, portal de serviços do Governo do estado de São Paulo.

No entanto, mesmo com o avanço da Inteligência Artificial e do atendimento on-line, a Anatel não fechará a central de atendimento telefônico acessível pelo 1331 e, para pessoas com deficiência auditiva,  pelo 1332. 

“Tem uma vasta parcela da população que ainda depende do Call Center. Enquanto houver cidadãos que precisam, a Anatel vai manter o atendimento tradicional”, explicou a superintendente.

Já a ferramenta de monitoramento de redes sociais deverá permitir a publicação e a distribuição de conteúdo informativo, além de identificar menções à Anatel para subsidiar futuras ações de comunicação, atividades realizadas no momento por servidores da agência.