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Claro e Oi mantêm sites com ofertas exclusivas para reter clientes

Pediu a portabilidade? Dependendo do seu perfil, operadora pode reduzir preço do seu plano ou garantir mais Gigas de internet.

Até hoje, dia 20 de agosto, os clientes de operadoras móveis já fizeram 3,6 milhões de pedidos de portabilidade numérica em 2018. Desse total, 86% efetivaram a troca de operadora. Foram cerca de 3,1 milhões de portabilidades efetivadas no ano. Mas, e quanto aos outros 14% que desistiram da troca no meio do caminho, o que aconteceu?


Não que seja o caso de todos, mas muitas vezes as operadoras oferecem vantagens para convencer aquele cliente que pede para trocar de operadora de permanecer em sua base. Afinal, nenhuma delas quer ver a quantidade de clientes despencar de um mês para o outro, nos balanços divulgados pela Anatel.










É o caso da Claro e da Oi, que mantêm sites bem parecidos no ar justamente para esse tipo de cliente.



Assim que o cliente de longa data da Claro pede para mudar seu número para a TIM, Vivo, Oi, Nextel ou qualquer outra operadora, a Claro envia um SMS para que ele permaneça em sua base. Um exemplo foi divulgado por uma usuária do Twitter na semana passada:

A página fiquenaclaro.com.br afirma que é possível alcançar 40% de desconto na fatura por um período de 12 meses, conforme mostra a imagem abaixo:

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Com a Oi não é diferente. A operadora disponibiliza o site www.fiquenaoi.com.br para reter alguns de seus clientes móveis. Essa página se difere da apresentada pela Claro porque não informa qual é o desconto, apenas pede o preenchimento do número Oi para que uma oferta personalizada possa ser enviada. Em alguns casos, a mensagem que aparece na tela é a de que a “oferta não está disponível para este número”.

Ou seja, o desconto ou o benefício adicional – que pode ser um serviço gratuito ou mais Gigas de internet –, podem variar de acordo com o perfil do cliente, o plano que mantinha contrato, entre outros fatores. Em um outro momento, o Minha Operadora já divulgou exemplos de ofertas propostas pela Oi para que seu clientes continuassem na base.
Vale destacar que as promoções e vantagens não são oferecidas para todos os clientes, apenas alguns selecionados, que geralmente escolhem ficar por mais um ano com a operadora.
Essa acaba sendo uma estratégia das empresas para não perderem seus clientes mais fiéis para as concorrentes. Quando o consumidor pede a portabilidade numérica, ele tem até três dias para desistir do pedido.
Se essa estratégia tem funcionado ou não, é difícil saber. Mas muitos desses 14%, já nesse ano, que desistiram da portabilidade, podem ter recebido ofertas semelhantes pelas suas operadoras. Por meio de SMS, portal próprio ou ligação telefônica, a verdade é que, dessa maneira, os planos acabando deixando de ser iguais para todos.

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