segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Claro e Oi mantêm sites com ofertas exclusivas para reter clientes

O que você achou? 
Pediu a portabilidade? Dependendo do seu perfil, operadora pode reduzir preço do seu plano ou garantir mais Gigas de internet.
Até hoje, dia 20 de agosto, os clientes de operadoras móveis já fizeram 3,6 milhões de pedidos de portabilidade numérica em 2018. Desse total, 86% efetivaram a troca de operadora. Foram cerca de 3,1 milhões de portabilidades efetivadas no ano. Mas, e quanto aos outros 14% que desistiram da troca no meio do caminho, o que aconteceu?

Não que seja o caso de todos, mas muitas vezes as operadoras oferecem vantagens para convencer aquele cliente que pede para trocar de operadora de permanecer em sua base. Afinal, nenhuma delas quer ver a quantidade de clientes despencar de um mês para o outro, nos balanços divulgados pela Anatel.





É o caso da Claro e da Oi, que mantêm sites bem parecidos no ar justamente para esse tipo de cliente.

Assim que o cliente de longa data da Claro pede para mudar seu número para a TIM, Vivo, Oi, Nextel ou qualquer outra operadora, a Claro envia um SMS para que ele permaneça em sua base. Um exemplo foi divulgado por uma usuária do Twitter na semana passada:


A página fiquenaclaro.com.br afirma que é possível alcançar 40% de desconto na fatura por um período de 12 meses, conforme mostra a imagem abaixo:


LEIA TAMBÉM:

Com a Oi não é diferente. A operadora disponibiliza o site www.fiquenaoi.com.br para reter alguns de seus clientes móveis. Essa página se difere da apresentada pela Claro porque não informa qual é o desconto, apenas pede o preenchimento do número Oi para que uma oferta personalizada possa ser enviada. Em alguns casos, a mensagem que aparece na tela é a de que a "oferta não está disponível para este número".


Ou seja, o desconto ou o benefício adicional – que pode ser um serviço gratuito ou mais Gigas de internet –, podem variar de acordo com o perfil do cliente, o plano que mantinha contrato, entre outros fatores. Em um outro momento, o Minha Operadora já divulgou exemplos de ofertas propostas pela Oi para que seu clientes continuassem na base.

Vale destacar que as promoções e vantagens não são oferecidas para todos os clientes, apenas alguns selecionados, que geralmente escolhem ficar por mais um ano com a operadora.

Essa acaba sendo uma estratégia das empresas para não perderem seus clientes mais fiéis para as concorrentes. Quando o consumidor pede a portabilidade numérica, ele tem até três dias para desistir do pedido.

Se essa estratégia tem funcionado ou não, é difícil saber. Mas muitos desses 14%, já nesse ano, que desistiram da portabilidade, podem ter recebido ofertas semelhantes pelas suas operadoras. Por meio de SMS, portal próprio ou ligação telefônica, a verdade é que, dessa maneira, os planos acabando deixando de ser iguais para todos.


12 comentários:

  1. Eu fui cliente da vivo desde 2010 pelo menos, ja com cadastro no CPF sou desde 2014 e mudei esse ano pra Claro, a vivo cagou pra isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre fui cliente da vivo e ainda sou, mas também adquiri um plano Claro e estou muito satisfeito com a Claro, pago menos que o que pago na vivo, porém resido em area rural e só a vivo tinha sinal, agora a claro também tem sinal e bom, também tenho outros aplicativos de graça na Claro que na vivo são tarifados e isso significa que logo deixarei a vivo, tarifas de planos muito mais caras.

      Excluir
    2. Testei a claro antes de fazer portabilidade e quando vi que o pacote adicional e 5 reais por 1GB ou 3 por 500MB eu logo mudei, até pq bate uns 40MB no 4G dela pot aqui muito melhor q a vivo

      Excluir
  2. E questão de tempo para Claro passar a vivo fui cliente da vivo agora sou da Claro, sem dúvida preço muito melhor, sinal excelente no estado de São Paulo, vivo nem pensar.

    ResponderExcluir
  3. Quando eu tentei cancelar o Oi Controle de R$ 39,90, a Oi me ofereceu alguns planos para não cancelar, mas todos que me foram oferecidos eram pior que o que eu ja estava e eram piores que os pre da propria oi.

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho maior sorte na oi tive um plano pós pago de 99,90 fui fazer portabilidade para nextel eles me passaram para 44,90 mais 15gigas e ligações ilimitadas,tinha o netcombo me mudei,onde eu moro só tem oi Velox de 15 megas reclamei que estava pagando 120 reais com a velox e o fixo,o setor de retenção me ofereceu Velox 15 megas,telefone fixo ligações ilimitadas para fixo e móvel Brasil,2 linhas pós com 15 Gigas cada uma e ligações ilimitadas para qualquer operadora e mais oi revistas,oi jornais ,oi livros,fox+,clacker, espn ,Discovery,oi play por 160 reais,achei muito vantajoso, mesmo ficando por um ano de fidelidade.

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente deixar a claro pra oi é no mínimo incoerente com a realidade. Se for ao contrário tudo bem. Moro perto de duas antenas da oi ,e a internet é sofrível , num tem nem 4G . ( moro na capital) , só tem 3G e H+ . Quanto a ligação , vivi caindo , cortando e agora fica muda.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. A Claro é muito melhor que a Oi, Vivo e até TIM. O 3G da Claro consigo de 10 a 20 Mbps e 4G mínimo de 50 a 100 Mbps. Raramente fica sem sinal e se cair, ligo para o SAC pego o protocolo e ligo para Anatel, ai consegue até créditos extras. É sempre importante que o consumidor relate as falhas as empresas para que as mesmas cresçam.

    Torço para que a Claro continue ampliando a sua cobertura e passe de vez a Vivo. Aliás não vale a pena usar a Vivo, operadora cara e sem nenhum respeito com o seu cliente, basta vermos os preços dos serviços dessa operadora, que inclusive limita a velocidade do 4G em certas regiões.

    Se o usuário estiver insatisfeito, faça a portabilidade, só assim essas empresas vão respeitar o consumidor.

    ResponderExcluir
  8. Estou com a claro desde do início da sua fundacao estou sastifeito pago 2
    9.90

    ResponderExcluir
  9. Eu sou cliente da claro gosto muito,moro na zona rural e alguns dias pegava super bem dentro de casa mais não sei o que está acontecendo que não tempo sinal, só aparece da vivo e eu não quero voltar a usar a vivo pq td ela cobra e eu gostei muito da claro, só estou triste pq não posso usar a net e nem ligar e muito menos atender

    ResponderExcluir

Ao deixar a sua opinião no Minha Operadora você concorda em respeitar o nosso Código de Conduta.