17/12/2025
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Valor 1000: Dona da Vivo é eleita melhor empresa de TI e Telecom

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Já no Prêmio Época Reclame AQUI 2018, as operadoras que disputam o título de melhor empresa para o consumidor são Algar Telecom e America Net.



A Telefônica Brasil, dona da Vivo, foi eleita a melhor empresa do país no segmento de TI & Telecom no prêmio Valor 1000, organizado pelo jornal Valor Econômico. 


A cerimônia de premiação foi realizada na noite da última segunda-feira (20), em São Paulo, e contou com a presença do ministro da Fazenda, Eduardo Guardia. 


Em sua 18ª edição, o prêmio reconhece as mil empresas com os melhores desempenhos em 25 setores da economia. 

O prêmio da Telefônica foi entregue para a diretora de Comunicação Corporativa da companhia, Elisa Prado. Outros executivos da empresa também estiverem na cerimônia.

A campeã do prêmio principal, o Valor 1000, foi a empresa Suzano Papel e Celulose. 

O anuário começa a circular nesta terça-feira (21) para assinantes do jornal. Ele também pode ser adquirido nas bancas.


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No mês passado, a operadora foi escolhida como a empresa de telecomunicações mais inovadora do Brasil, recebendo o prêmio ‘Valor Inovação Brasil 2018’, promovido pelo mesmo jornal em parceria com a consultoria Strategy&.

Prêmio Época Reclame AQUI 2018


As operadoras Algar Telecom e America Net estão concorrendo ao título de melhor empresa para o consumidor na categoria Serviços de Telecomunicações do Prêmio Época Reclame AQUI 2018. 

A votação foi aberta no último dia 30 e já foram contabilizados mais de 4,5 milhões de votos. 

A expectativa é que o prêmio alcance 6,5 milhões de votos até o dia 9 de setembro, quando a votação será encerrada. 

No ano passado, foram 5 milhões de votos para as 351 empresas que estavam concorrendo em 93 categorias. A Algar Telecom foi a vencedora na categoria Serviços de Telecomunicações.

Oi Mod chega a preços mais competitivos que TIM beta e Nextel Happy

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Com a atualização do aplicativo, cliente do plano digital da Oi consegue 12GB por R$ 49,90 ou 20GB por menos de 60 reais.
O aplicativo do Oi Mod, plano 100% digital da Oi, acaba de ser atualizado com preços competitivos que disputam diretamente contra os também digitais Nextel Happy e Vivo Easy e, em questão de preço por internet em um pré-pago, até mesmo contra o TIM beta.
 
Lançado em março de 2018, o Oi Mod permite que o cliente gerencie os pacotes de internet comprados e minutos dependendo de seu consumo, de forma independente e pelo app. Antes, os valores partiam de R$ 25 por 2GB, e chegavam a R$ 86 para 10GB, o limite máximo de internet até então. Com a nova atualização, o cliente agora consegue até 12GB por R$ 49,90, ou mesmo 20GB por menos de R$ 60. O preço inicial parte de R$ 19.

O leitor Leandro Pedrosa, cliente e usuário do Oi Mod, enviou, ao Minha Operadora, algumas imagens do app em seu celular, que comprovam os novos preços, de cinco pacotes disponíveis. Ficaram assim:

  • 2GB por R$ 19
  • 4GB por R$ 29
  • 8GB por R$ 39
  • 12GB por R$ 49
  • 20GB por R$ 59

Em um comparativo rápido, vale lembrar que o TIM beta consegue oferecer a franquia máxima de 20GB, agora pelo preço de R$ 55. Com o reajuste da Oi para seu plano digital, o cliente consegue os mesmos 20GB pelo valor de R$ 59,90. Ele fica mais barato do que o TIM Beta Mensal, que dá 10GB também por R$ 55.

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O Nextel +Happy, que também chamou a atenção em seu lançamento em junho deste ano, oferece 10GB de internet por R$ 49,99. Apesar do valor ser considerado bom para essa quantidade de internet, agora fica atrás do Oi Mod, que pelo mesmo preço acrescenta 2GB na franquia.

O Vivo Easy também foi transformado recentemente, e entre suas principais mudanças, esteve o fim da validade dos créditos e a oferta de diárias de aplicativos com uso ilimitado, que fazem o cliente ter mais autonomia para escolher o que precisa de acordo com o saldo que coloca no app. Para um pacote “normal” de internet, o preço começa em R$ 19,99 por 1GB.

SEM PACOTES DE MINUTOS

Diferentemente de como o plano foi apresentado inicialmente, o que deve ser considerado no caso do Oi Mod atual é que, nele, são vendidos apenas pacotes de internet. Para que o cliente consiga fazer ligações, precisará optar pela troca de dados por minutos pelo app, sendo que:

  • Cada 10MB (megabytes) podem ser trocados por 1 minuto para falar com qualquer operadora do Brasil.

Com o saldo de minutos disponibilizado através da conversão de dados, o cliente pode realizar tanto ligações locais quanto de longa distância nacional para qualquer operadora, inclusive em roaming nacional.

O envio de SMS para qualquer operadora é gratuito. O limite é de 250 para números Oi e mais 250 para outras operadoras por dia, contanto que haja saldo disponível ou dados ativos.

Todos os pacotes comprados têm duração de 30 dias, mas podem ser prorrogados a partir de novas recargas.

REGULAMENTO

Por enquanto, o regulamento do Oi Mod, apesar de divulgar que há uma oferta limitada e disponível para adesão somente de 19 de agosto a 26 de agosto de 2018, não informa os mesmos benefícios presentes no aplicativo – e enviados pelo leitor do Minha Operadora.


O estranho é que, nas características da oferta, o regulamento disponibiliza duas tabelas com precificações que deveriam ser diferentes – uma com desconto e uma sem -, mas ambas estão iguais por enquanto. Veja:

 



O regulamento reforça algumas outras questões, como a forma de aderir a oferta. Os passos seriam: 

  1. Comprar o chip pré-pago da Oi; 
  2. Cadastrar e ativar o Oi Mod pelo app (download pela Google Store ou App Store)
  3. Pagar a taxa de adesão de R$ 10. Essa taxa, no entanto, não será cobrada em período promocional.
Quanto ao pagamento dos pacotes, pode ser feito através de cartão de crédito válido das bandeiras Visa,
MasterCard, Diners, Hipercard ou Elo, ou através de créditos Oi Multiuso. 
Para garantir a segurança, existe um limite mensal de R$ 40,00 para compras via cartão de crédito, limite que pode ser ampliado a medida em que o cliente renovar seus benefícios.


[ATUALIZAÇÃO 21/08 – 10:15]


Os preços promocionais já aparecem no sumário da oferta Oi Mod, no site oficial do plano digital, conforme mostra a imagem abaixo:

No início desse sumário, a Oi informa que “a presente oferta está disponível para adesão para atuais e novos clientes da Oi dos planos listados no anexo I, no período 19/08/2018 a 26/08/2018, limitada aos primeiros 5.000 (cinco mil) clientes de todo o Brasil que realizarem o procedimento de adesão abaixo descrito, podendo a Oi, a seu livre critério, suspender a adesão a esta oferta antes do prazo supramencionado, caso esse limite seja atingido”.

 

BNDES abre edital para contratar serviço de roaming internacional

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Pregão será realizado no dia 30 de agosto.


O Governo federal está com novo edital para a contratação de serviços de telefonia. Desta vez, a empresa vencedora prestará serviço continuado de acesso à internet para dispositivos móveis destinados à funcionários do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).


O edital visa à fornecer internet para os funcionários da instituição que estiverem em viagens internacionais. 


O prazo para a entrega das propostas é até o dia 30 deste mês de agosto. Nesta data, também será realizado o pregão.


Os países listados são: África do Sul, Alemanha, Áustria, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coréia do Sul, Croácia, Emirados Árabes Unidos, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Holanda, Hong Kong, Hungria, Índia, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Marrocos, México, Noruega, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Rússia, Suíça, Turquia, Uruguai e Venezuela.

Em maio, o Governo federal realizou um megapregão para contratação de serviços fixos e móveis para 376 órgãos públicos

A Vivo e a Claro foram as vencedoras e a soma dos serviços foi de R$ 68,35 milhões.

Apple e Google criam ferramentas para combater vício no celular

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Gigantes da tecnologia tentam conscientizar usuários para reduzir o tempo em que passam conectados.


O brasileiro passa, em média, cinco horas grudado na tela do celular por dia! Estar sempre conectado é um vício para muitas pessoas e já é considerado até questão de saúde em diversas partes do mundo. 


O domínio da tecnologia na vida das pessoas ficou tão alarmante que até gigantes que faturam bilhões com esse vício estão fazendo campanhas para que as pessoas diminuam o tempo em que passam conectadas. 


Um exemplo são as ferramentas anunciadas pela Apple e pelo Google que ajudam os usuários a combater o vício em smartphones. 

As ferramentas das duas empresas são bem similares nas propostas: elas visam mostrar ao usuário quanto tempo ele passa em cada um de seus aplicativos e no celular.

No caso do Google, essa medição é exibida em um painel de controle, que mostra um gráfico em círculo no meio e uma lista dos apps mais acessados. 

Um toque em um deles deixa você definir um limite de uso por dia, variando de 15 minutos a um intervalo personalizado e permitindo até mesmo pausar o aplicativo. 

Essa limitação auto imposta ainda é ajudada por um aprimoramento no recurso ‘Não Perturbe’, que agora pode acinzentar toda a tela e se ativar automaticamente na hora de dormir.

Já na ferramenta da Apple, o tempo gasto com cada app é mostrado em relatórios semanais, dentro de um aplicativo chamado Time Spent — mais ou menos da mesma forma que o painel de controle do Android. 

É possível definir os mesmos limites de uso, de forma que o sistema avisa quando o período definido estiver para acabar. 

O ‘Do Not Disturb’, por sua vez, não apenas desativa o som das notificações, como também as remove da tela inicial no fim do dia, antes do usuário ir para a cama. 

Assim, nada de acordar de madrugada para ver quem marcou você no Instagram.

O iOS 12 ainda dá mais controles sobre as notificações de forma geral, sugerindo ao usuário quais desligar de acordo com os apps que a pessoa mais ou menos usa. 

Os controles parentais também entram no conjunto de ferramentas, já que, por eles, os pais podem evitar que seus filhos passem mais tempo do que deveriam olhando para uma tela brilhante.


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Até as redes sociais entraram na campanha de conscientização. O Facebook mudou o feed de notícias com o objetivo de reduzir o tempo em que as pessoas ficam na rede social. 

Já o Instagram lançou um recurso que avisa quando o usuário já está por dentro de todas as novidades, dando um sinal de que ele já está a tempo demais navegando pelo app. 

Faça um detox digital


O que pouca gente sabe é que parte desse vício no celular é causado por um super poder da engenharia. Aplicativos e plataformas são desenhados para viciar as pessoas. 

Tudo o que contém no seu celular é pensado estrategicamente. É quase impossível dar uma olhada rapidinho em seu smartphone. 

Aposto que você já foi olhar apenas as horas e quando viu já tinha aberto todos os aplicativos do aparelho. 

Assim, as novas ferramentas do Google e da Apple vêm conscientizar as pessoas e deixar esse alerta de que talvez esteja na hora de fazer um detox digital.

O ex-executivo do Google, Tristan Harris, iniciou um movimento chamado Time Well Spent (ou tempo bem aproveitado, em tradução livre), em parceria com outros ex-executivos e ativistas. 

Harris considerou algumas marcas as principais responsáveis pelo vício em ficar conectado, incluindo Google (englobando Android e YouTube), Facebook (contando a si mesmo e o Instagram) e Apple (com os iPhones). 

Ele também propôs três passos para desintoxicar as pessoas. O primeiro passo é a pessoa reconhecer o próprio vício e o segundo é redesenhar as aplicações e sistemas, mudando a forma de exibir notificações, por exemplo. 

As novas ferramentas, portanto, parecem ser a forma com que a Apple e o Google encontraram para responder pelo menos a parte das críticas e mostrar que apoiam um movimento popular no Vale do Silício. 

Mas ainda resta um longo caminho até o ideal de design “humanizado” que o movimento de Harris propõe. 

Isso porque, além das mudanças no design, o ex-executivo sugere uma transformação mais intrínseca, inclusive nos modelos de negócios, fugindo da publicidade hiper-direcionada e sedenta por dados e ações de usuários. 

Telecom deve manter receitas estáveis em 2018

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Já o segmento de tecnologia da informação deverá encerrar o ano com um crescimento de 4,1%.


O setor de telecom deverá manter as receitas estáveis durante 2018 no Brasil, conforme projeções da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes). 


Um estudo da consultoria GlobalData mostrou o Brasil está encabeçando um movimento na América Latina para levar os clientes dos planos pré-pagos para os planos pós-pago ou controle. Essa seria uma forma do setor de telecom melhorar as receitas para os próximos anos. 


Já o segmento de tecnologia da informação deverá encerrar o ano com um crescimento de 4,1%.

Assim, as TICs, que une o setor de telecom com o de tecnologia da informação, registrará neste ano um aumento de 1,5% em relação a 2017.
O Brasil ficará na sexta colocação em faturamento de TIC, com US$ 105 bilhões. O país conseguirá passar a França, que deverá registrar receitas de US$ 102 bilhões. O faturamento de TIC global será de US$ 3,55 trilhões.

Ainda conforme a Abes, o segmento de cloud pública irá alcançar US$ 1,7 bilhão no país este ano, prometendo dobrar em dois anos.

No mês passado, a Vivo conquistou o certificado internacional em segurança em sua oferta de nuvem pública, o Open Cloud. A operadora foi a primeira e, por enquanto, é a única do país a obter essa certificação.

As projeções apontam que o Brasil estará entre as dez maiores economias do globo em 2050, com um Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 47 trilhões, atrás de China, Estados Unidos, Índia e Indonésia.

Vivo TV dá desconto no Vivo Play e NET lança novos filmes no NOW

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Desconto da Vivo chega a 50% em especial da Turma da Mônica, enquanto a NET e a Claro TV lançam recém-saídos do cinema, como “Vingadores Guerra Infinita”.

Os assinantes da Vivo TV que têm filhos pequenos fãs de Turma da Mônica já podem aproveitar uma oferta lançada pela operadora. Em uma seleção especial, os filmes da Turma da Mônica estão saindo com 50% de desconto pelo Vivo Play, a plataforma de vídeo on demand da Vivo.

A seleção, que traz mais de 20 títulos, estará disponível na plataforma até o dia 31 de agosto. Aparece como um especial “Turma da Mônica”, para ser acessado a qualquer momento do dia pela televisão, tablet, smartphone ou pelo computador.










Entre os títulos destaques, todos custando até R$ 3,45, estão: “Turma da Mônica: Especial Bichinhos”, “Especial – Bruxarias de Aniversário”, “Turma da Mônica apresenta: Chico Bento, novas Aventuras”, “Turma da Mônica: Especial de Férias”, “Cine Gibi 5: Luz, Camera, Ação”, “Cine Gibi 2 – O Filme: Turma da Mônica”, “Turma da Mônica – Cine Gibi 1, O Filme”.



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Já a NET e a Claro TV, com sua plataforma também sob demanda, o NOW, aproveitaram essa última semana para divulgar os lançamentos de agosto, que incluem o filme que foi sucesso de bilheteria, “Vingadores Guerra Infinita”, além de “Deadpool 2”, “Distúrbio” e o brasileiro “Alguém como Eu”.
Nesse caso, vão aproveitar principalmente os fãs de super-heróis, que podem maratonar outros filmes já presentes na plataforma, como “Guardiões da Galáxia”, “Pantera Negra”, “Doutor Estranho”, “Vingadores: A era de Ultron”, “Capitão América Guerra Civil”, entre outros.

Claro e Oi mantêm sites com ofertas exclusivas para reter clientes

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Pediu a portabilidade? Dependendo do seu perfil, operadora pode reduzir preço do seu plano ou garantir mais Gigas de internet.

Até hoje, dia 20 de agosto, os clientes de operadoras móveis já fizeram 3,6 milhões de pedidos de portabilidade numérica em 2018. Desse total, 86% efetivaram a troca de operadora. Foram cerca de 3,1 milhões de portabilidades efetivadas no ano. Mas, e quanto aos outros 14% que desistiram da troca no meio do caminho, o que aconteceu?


Não que seja o caso de todos, mas muitas vezes as operadoras oferecem vantagens para convencer aquele cliente que pede para trocar de operadora de permanecer em sua base. Afinal, nenhuma delas quer ver a quantidade de clientes despencar de um mês para o outro, nos balanços divulgados pela Anatel.










É o caso da Claro e da Oi, que mantêm sites bem parecidos no ar justamente para esse tipo de cliente.



Assim que o cliente de longa data da Claro pede para mudar seu número para a TIM, Vivo, Oi, Nextel ou qualquer outra operadora, a Claro envia um SMS para que ele permaneça em sua base. Um exemplo foi divulgado por uma usuária do Twitter na semana passada:

A página fiquenaclaro.com.br afirma que é possível alcançar 40% de desconto na fatura por um período de 12 meses, conforme mostra a imagem abaixo:

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Com a Oi não é diferente. A operadora disponibiliza o site www.fiquenaoi.com.br para reter alguns de seus clientes móveis. Essa página se difere da apresentada pela Claro porque não informa qual é o desconto, apenas pede o preenchimento do número Oi para que uma oferta personalizada possa ser enviada. Em alguns casos, a mensagem que aparece na tela é a de que a “oferta não está disponível para este número”.

Ou seja, o desconto ou o benefício adicional – que pode ser um serviço gratuito ou mais Gigas de internet –, podem variar de acordo com o perfil do cliente, o plano que mantinha contrato, entre outros fatores. Em um outro momento, o Minha Operadora já divulgou exemplos de ofertas propostas pela Oi para que seu clientes continuassem na base.
Vale destacar que as promoções e vantagens não são oferecidas para todos os clientes, apenas alguns selecionados, que geralmente escolhem ficar por mais um ano com a operadora.
Essa acaba sendo uma estratégia das empresas para não perderem seus clientes mais fiéis para as concorrentes. Quando o consumidor pede a portabilidade numérica, ele tem até três dias para desistir do pedido.
Se essa estratégia tem funcionado ou não, é difícil saber. Mas muitos desses 14%, já nesse ano, que desistiram da portabilidade, podem ter recebido ofertas semelhantes pelas suas operadoras. Por meio de SMS, portal próprio ou ligação telefônica, a verdade é que, dessa maneira, os planos acabando deixando de ser iguais para todos.

TIM Live foi líder de velocidade na Netflix nos dois últimos meses

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Número tem base no ranking Netflix Speed Index, que mensalmente divulga as conexões de banda larga mais rápidas no Brasil.

Assim como em abril e maio, o TIM Live foi líder de velocidade nos meses de junho e julho, de acordo com o “Netflix ISP Speed Index”, um estudo mensal da Netflix que divulga quais operadoras oferecem as maiores velocidades de internet no Brasil.

O ranking divulga a velocidade média de cada operadora na banda larga para acessar seus conteúdos, também de acordo com o tipo de serviço que oferecem. O TIM Live por fibra, por exemplo, registrou uma média de 3.16 Mbps em julho, o mesmo resultado apresentado em junho.









O número só foi estável para a TIM, já que todas as outras operadoras, apesar de estarem um pouco distantes da líder, registraram aumento na velocidade.


A NET Virtua (cabo) passou de 3.04 Mbps para 3.09 Mbps. Em seguida aparece o Vivo Fibra, que de 2.93 Mbps subiu para uma média de 2.97 Mbps.
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Em quarto lugar aparece a Algar Telecom, que, com seus serviços de fibra, cabo e DSL, apresentou uma média de 2.51 Mbps, ante 2.47 Mbps em junho.
A Oi, com sua banda larga por fibra e DSL, até chegou ao número apresentado pelos serviços a cabo e DSL da Vivo em junho, de 2.23 Mbps, mas, em julho, continuou atrás da concorrente. A Vivo apresentou uma média de 2.27 Mbps.

Os números, como um todo, vêm sendo crescentes e de melhoria para as operadoras, pelo menos desde abril.


De acordo com a explicação da Netflix, seu índice de velocidade de conexão analisa o consumo de seus assinantes em horário nobre em vários países, o que inclui o Brasil. Ele fornece a média de bits de conteúdo da Netflix em megabits por segundo (Mbps) transmitidos pelos assinantes de acordo com sua operadora.

“Medimos a velocidade em todos os aparelhos compatíveis com conteúdo Netflix, exceto nos poucos aparelhos cuja taxa de bits não pode ser medida com exatidão e streams via redes móveis. A velocidade indicada no índice de velocidade de conexão Netflix não é uma medição do desempenho máximo nem da capacidade máxima de um provedor de internet”, explica a empresa.


Veja dicas para melhorar o uso do Wi-Fi em casa, segundo a Linktel

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Diretor de engenharia explica onde posicionar o roteador para ampliar o sinal e o que pode prejudicar o acesso à rede.




Rede Wi-Fi: muitas vezes, ela é o principal meio de conexão com a internet, principalmente em casa, sem considerar os gastos com 3G ou 4G de operadoras de celular. Mas ainda é comum encontrarmos algumas dúvidas e alguns problemas relacionados ao serviço, como a falta de sinal e como fazer para melhorar a rede em casa.


Diante disso, a Linktel, uma operadora brasileira que fornece Wi-Fi e soluções em telecom no Brasil e em outros países, explicou, por meio de seu Diretor de Engenharia, Fabio Simonagio, as principais questões relacionadas à conexão segura e de qualidade.







Primeiramente, sobre a possibilidade de usuários “piratas” usarem a rede, e quanto ao uso do Wi-Fi de maneira segura, Simonagio explicou que é fundamental verificar as atualizações disponíveis no site do fabricante do roteador e do dispositivo. Senhas fortes na rede, com números, caracteres especiais, letras maiúsculas e minúsculas e pelo menos 16 dígitos, também devem ajudar a evitar o acesso por quem não está autorizado a se conectar.
No próprio roteador, é possível ver também os endereços IP e Mac address dos dispositivos conectados à rede, e é lá onde o usuário pode saber se terceiros estão ou não usando a rede. Basta verificar se há algum dispositivo desconhecido ou contar se o número de conexões é maior do que os dispositivos em casa.
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Quanto à melhoria de sinal, a dica é que o roteador fique sempre o mais alto possível. “Quanto mais alto o roteador estiver posicionado, melhor o sinal do Wi-Fi, pois o funcionamento das ondas será numa espécie de efeito guarda-chuva”, diz Simonagio.
Outros aparelhos elétricos e espelhos podem prejudicar a internet, portanto é importante deixar telefones sem fio e qualquer um que emita ondas eletromagnéticas distantes do roteador, porque podem interferir diretamente na qualidade do sinal.
Questionado sobre o uso de vários roteadores para melhorar o sinal, o diretor disse que o indicado, para essa ampliação de rede, é usar repetidores, que fazem o sinal chegar mais longe. “Alguns fabricantes têm o roteador e o repetidor que trabalham juntos. Caso o usuário tenha mais de um roteador no mesmo local é provável que haja interferência. Por isso, não é recomendado”.

Atendente da TIM comemora demissão pelo Facebook

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“Finalmente assinei minha alforria”, disse o ex-funcionário da empresa de telemarketing Atento.

Essa história é daquelas que viralizam na internet e, dessa vez, relacionada a um operador de telemarketing da TIM. Bem, ex-operador.

Em sua página de Facebook, Neyverson Borges publicou, na última terça-feira (14), uma imagem sorrindo com uma carta de demissão em mãos, dentro da empresa de telemarketing “Atento”, na qual trabalhava prestando atendimento para a TIM. 







“Finalmente assinei minha alforria”, disse no post. Ele se mostrou alegre por ter saído do emprego em call center, que o fez trabalhar em feriados e finais de semana durante um ano e dois meses.


Ele ainda completa com um “Adeus Tim, até nunca mais”.

O desabafo nas redes sociais repercutiu e resultou em 6,5 mil compartilhamentos, 12 mil comentários e 44 mil curtidas/reações.

Apesar de ser criticado por muitas pessoas, que dizem que a postagem foi desnecessária, principalmente no cenário atual de desemprego no país, outros profissionais da área chegaram a apoiar o rapaz.

Não é a primeira vez que alguém reclama da carga horária ou das condições de trabalho de um call center, assim como de outros problemas relacionados ao setor.

No começo do ano, noticiamos com detalhes o caso de um contrato de telemarketing que chegou ao fim, entre a Teleinformações e a Vivo, e gerou 1.100 demissões, sem garantir os direitos dos trabalhadores. Reuniões com sindicatos e protestos de operadores foram feitos, mas sem soluções amigáveis.

A LIQ (antiga Contax), que atende a Oi, foi acusada de proibir a saída de funcionários durante um apagão. Este foi mais um caso que, assim como outros, gerou bastante polêmica no Brasil.