16/12/2025
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Bolsonaro autoriza volta de sorteios pelas emissoras de TV

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Serão permitidos não apenas concursos pelo telefone, mas também por via digital, como sites e aplicativos de celular.

Imagem: SBT/Reprodução

Nesta terça-feira, 3, foi publicado no Diário Oficial da União, a Medida Provisória 923/2020 que autoriza o retorno da distribuição gratuita de prêmios, mediante sorteio, vale-brinde ou concurso, a título de propaganda, nos canais da TV aberta. A iniciativa foi proibida na década de 1990, por ser considerada nociva aos telespectadores.

Assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, a MP autoriza não apenas a participação do público por telefone, mas também por meios digital, como sites e apps.

A medida provisória tem força de lei. Ela foi enviada ao Congresso Nacional, para que ela possa ser analisada pelos deputados e senadores em um período de 120 dias. Caso não seja aprovada neste prazo, ela perde a validade.

Os sorteios, vale-brindes e concursos eram comuns durante os anos de 1990, mas os consumidores se endividavam ao realizar inúmeras chamadas telefônicas para ganhar os prêmios.

A nova norma foi um pedido dos canais de TV aberta, como forma de gerar novas fontes receitas.

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No passado, quando o sorteio era concluído, a operadora cobrava o preço da ligação do telespectador. Com o dinheiro em caixa, a empresa de telefonia descontava o valor do seu serviço e repassava o restante para as emissoras televisivas, que então comprava prêmios, recolhia impostos e faturava a diferença.

Durante a Copa de 1998, por exemplo, a Globo chegou a receber R$ 2,5 milhões decorrente das 500 mil ligações de consumidores em um sorteio de prêmios no programa dominical do Faustão.

Em outro caso na época, em um sorteio de uma Mercedez, o programa da Hebe, no SBT, conseguiu derrubar a rede da Embratel.

No ano passado, representantes do SBT, Band, Record e RedeTV tentaram convencer o presidente da República a retomar a iniciativa. No entanto, não está claro se o que foi publicado na MP foi justamente o que os executivos solicitaram.

Com informações de Folha de São Paulo.

Vivo TV segue sem previsão para incluir CNN Brasil na grade

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Prestadora foi questionada pelos assinantes via redes sociais; canal estreia na TV por assinatura em breve.

Teste de programa piloto na CNN Brasil
Teste de programa piloto. Imagem: Divulgação CNN Brasil

Confirmada nas grades da SKY, Claro net tv e Oi TV, a CNN Brasil ainda não é certeza na grade da Vivo TV, quarta maior operadora de TV paga do país.

Recentemente, a versão brasileira da tradicional rede mundial de notícias confirmou a data de início das operações da emissora: 15 de março.

Após o anúncio, muitos assinantes foram até o perfil oficial da Vivo questionar se já haviam negociações em andamento ou confirmação da emissora na grade.

A resposta, obviamente, foi negativa. A marca pediu que os clientes ficassem de olho nas redes sociais para acompanhar novidades, mas afirmou que ainda não há previsão.

Para a estreia, a CNN Brasil anuncia 17 horas de jornalismo ao vivo e já desperta alterações na concorrência.

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A Globo News, por exemplo, realizou mudanças nos últimos dias e ampliou sua transmissão ao vivo para 17 horas e 30 minutos, com possibilidade de ampliação em casos especiais.

Desde 2019, a chegada da versão brasileira da tradicional rede de notícias CNN gera repercussão na imprensa.

A começar pelo rombo que a emissora fez na redação dos principais canais de TV do Brasil, como Record e TV Globo, com a contratação de diversos profissionais de destaque.

Nomes como Mari Palma, Monalisa Perrone, Phelipe Siani e Evaristo Costa foram alguns dos escolhidos para comandarem seus próprios programas na emissora fechada.

Outra aposta da rede será a exibição de programas internacionais, com legenda e tradução dublada.

No Brasil, o canal será licenciado pela rede CNN e comandado por Douglas Tavolaro, ex-diretor de jornalismo da TV Record e Rubens Menin, dono da MRV Engenharia.

Disney+ fecha parceria com a Sky no exterior

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Depois de um surpreendente número de adesões, streaming avança em parcerias com TVs por assinatura.

 Logotipo Sky e Disney+
Imagem: Logotipo Sky e Disney+

Após um surpreendente número de adesões em pouco tempo de operação, o Disney+ começa a avançar nas parcerias com TVs por assinatura.

E a Sky do Reino Unido é uma das que acaba de incluir o streaming do Mickey no pacote oferecido aos seus assinantes.

No exterior, clientes da empresa terão acesso ao Disney+ via decodificador pelo serviço Sky Q, outros serviços são oferecidos nos mesmos moldes.

Por aqui, as operadoras já acenam esse tipo de parceria. A Netflix já está disponível nesse modelo para assinantes da Vivo TV e Claro net tv.

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As assinaturas podem ser realizadas e quitadas em conjunto com a fatura da TV paga e o acesso também fica disponível pelo decodificador, em um canal exclusivo dedicado.

No Brasil, a previsão de lançamento para a plataforma de vídeo sob demanda do gigante estúdio de Hollywood é novembro.

Até lá, fãs poderão conferir as produções da Disney no catálogo do Amazon Prime Vídeo.

O lançamento do Disney+ no país está marcado para o dia 24 de março. Após a data, o serviço poderá ampliar ainda mais sua base de assinantes, que já ultrapassa 28 milhões de adesões.

Vale mencionar que a Sky mencionada no texto não tem relação com a SKY brasileira, comandada pela AT&T.

Com informações de The Verge

Oi tenta se livrar de multa milionária gerada por funcionário

Publicações de cunho nazista e racista foram atribuídas ao perfil da operadora em extinta rede social.

Ilustração - Usuário de redes sociais
Imagem: Priscilla Du Preez (Unsplash)

A conduta inadequada de um funcionário da Oi pode fazer com que a operadora pague R$ 1 milhão de reais em danos morais coletivos.

Em 2006, na época do extinto Orkut, popular rede social da época, um funcionário da prestadora utilizou computadores das dependências da empresa para publicar textos ofensivos.

As publicações possuíam cunho nazista e racista. Uma das comunidades utilizadas pelo colaborador em questão era intitulada de “Poder Nazista”.

Pela situação, o Ministério Público julga que a companhia foi omissa por não fiscalizar os atos dos empregados e ainda permitir que um deles utilizasse a estrutura da operadora para disseminar ódio racial na internet.

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Além dos mais, não foram fornecidos dados para que fosse possível identificar o responsável pelas publicações. Ato que contrariou uma determinação judicial e atrapalhou investigações.

Entretanto, a Oi segue com tentativas de se livrar dessa dívida. A empresa alega que, na época, não havia possibilidade técnica para identificar o responsável pelas mensagens ofensivas.

A ação em que a tele carioca tenta afastar a decisão em que vai arcar com uma multa milionária será julgada em breve, pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ).

Com informações de VEJA

CNN Brasil anuncia data de estreia

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Emissora contrariou rumores e confirmou seu lançamento com pouca antecedência; conheça a data.

Sede da CNN Brasil
Imagem: Divulgação CNN Brasil

A espera está chegando ao fim! No dia 15 de março, a CNN Brasil fará sua grande estreia na grade da SKY, Oi TV e Claro net tv.

Uma publicação no Instagram oficial da rede confirmou a data para os espectadores e contrariou rumores.

Afinal, até então, era divulgado que a estreia do canal seria no dia 9 de março, já que há uma grande festa de lançamento agendada para a data.

Na próxima segunda-feira, os executivos da versão brasileira da rede de notícias vão se reunir para adiantar todas as novidades ao mercado publicitário e a área de comunicação no geral.

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É bem provável que, durante a comemoração, sejam divulgados os números para acessar a CNN Brasil no decodificador de cada operadora confirmada como parceira.

Além de exibir a programação em um telão ao vivo na Avenida Paulista, a CNN Brasil também terá transmissão pelos aplicativos de vídeo sob demanda das TVs por assinatura.

Está confirmado também o streaming próprio da rede, que provavelmente exigirá um login com dados do assinante da prestadora de TV paga contratada.

Para garantir a audiência, a CNN Brasil conta com um time de estrelas do jornalismo em seus programas diários. Entre eles: Mari Palma, Phelipe Siani, Evaristo Costa, William Waack, Monalisa Perrone e outros.

Vivo leva fibra óptica para interior de SP

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Município foi contemplado e terá banda larga de até 300 Mbps para moradores.

A Vivo levou sua rede de FTTH para mais uma cidade do interior de São Paulo. Dessa vez, o município de São Roque passa a contar com a banda larga de alta velocidade de operadora.

Tanto clientes residenciais quanto empresariais poderão fazer a contratação e aproveitar todos os benefícios oferecidos pela tecnologia.

A cidade faz parte do cronograma definido pela empresa para implantação da fibra óptica até o fim de 2020.

Com a fibra, clientes e novos assinantes possuem acesso também ao IPTV da Vivo, com melhor qualidade de imagem, som e conectividade, além de 110 canais em HD e o Vivo Play.

A plataforma de vídeo sob demanda da companhia disponibiliza 25 mil títulos para reprodução gratuita ou paga, a depender do pacote contratado.

Há também 60 canais com transmissão ao vivo e online diretamente pelo aplicativo.

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João Truran, diretor regional da Vivo em São Paulo, destaca que os moradores terão mais estabilidade para conectar vários dispositivos ao mesmo tempo, jogar, usar aplicativos que exigem muita internet, assistir vídeos de alta resolução e outas atividades.

“Estamos trazendo para São Roque a nossa fibra ótica em 2020, o que há de mais moderno em termos de banda larga de ultra velocidade, telefonia fixa ilimitada e TV por assinatura no país”, disse o executivo.

Os serviços já estão disponíveis para os bairros:

  • Vila Santo Antonio
  • Jardim Maria Trindade
  • Jardim São José
  • Jardim Bela Vista
  • Jardim das Flores
  • Parque IX de Julho
  • Jardim Brasil
  • Jardim Tanzi
  • Vila Irene
  • Jardim Carambei
  • Vila São Roque
  • Jardim do Teixeiras
  • Esplanada
  • Mendes Moraes
  • Vila Santa Rita
  • Vila Aguiar
  • Centro
  • Estação
  • Vila Marques
  • Vila Junqueira
  • Jardim Meny
  • Vila Santa Rosália
  • Taboão
  • Vila Mike
  • Vila Amaral
  • Jardim Mosteiro
  • Jardim Villaca
  • Jardim Conceição
  • Parque Aliança
  • Jardim Santa Maria

A contratação pode ser realizada pelo site, telefone ou lojas físicas.

Com informações de JE Online

Venda da Oi móvel será decidida em futura assembleia da companhia

Na última sexta-feira, operadora convocou reunião para melhorar condições oferecidas aos credores.

Segundo uma fonte que acompanha o processo de recuperação judicial da Oi (OIBR3 / OIBR4), na próxima Assembleia Geral de Credores (AGC) da operadora será incluída, forçosamente, em sua pauta a proposta de venda das operações móveis da companhia.

Na última sexta-feira, 28, a Oi informou que protocolou o pedido de aditamento da recuperação judicial e demonstrou o interesse em levar o tema para deliberação dos credores em uma nova AGC. A ideia é dar mais flexibilidade financeira e operacional para a empresa colocar em prática o seu plano estratégico.

A possível venda da rede móvel da Oi pode ser decidida já nessa futura assembleia. Estima-se que o negócio renda mais de R$ 21 bilhões para o caixa da operadora.

As principais operadoras brasileiras, bem como grupos internacionais, já demonstraram interesse na Oi Móvel.

Recentemente, Ángel Vilá, diretor de operações da Telefônica (proprietária da Vivo), admitiu que ainda tem interesse na compra da operação móvel da empresa endividada, mas que as negociações estão caminhando mais devagar do que o esperado.

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Atualmente, a Oi é a quarta maior operadora do país e conta com 36 milhões de clientes no setor móvel.

Nesta segunda-feira, 2, as ações da Oi fecharam em alta. As ações ordinárias tiveram valorização de 1%, sendo cotadas a R$ 1,01. Já as ações preferenciais subiram 3,79%, valendo R$ 1,34.

[ATUALIZAÇÃO – 04/03/2020 18H52]:

O Minha Operadora entrou em contato com o RI (Relações com Investidores) da Oi, questionando se já existe uma data definida para a realização da AGC. Recebemos o seguinte comunicado:

“Ainda não foi definida uma data para a realização da Assembleia de Credores. Informaremos ao mercado qualquer atualização”.

Com informações de Money Invest.

Wi-Fi grátis do Google vai sair do ar

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Nos últimos anos, o serviço foi implantado na Indonésia, México, Tailândia, Nigéria, Filipinas, Vietnã, África do Sul e Brasil.

O Google anunciou que está desativando o Google Station, um serviço de Wi-Fi grátis disponibilizado em milhares de locais públicos de países emergentes. O motivo é que tem sido difícil encontrar um modelo de negócios sustentável para manter o programa.

Lançado em 2015, o Google Station já tinha sido implantado na Indonésia, México, Tailândia, Nigéria, Filipinas e Vietnã. Na África do Sul, por exemplo, o serviço tinha chegado há apenas três meses. A ideia era levar a conectividade para regiões pobres que tem pouco acesso à tecnologia.

No Brasil, o serviço chegou em 2019, inicialmente em praças, parques e estações de trem da CPTM, na capital de São Paulo. O Google Station também chegou a ser disponibilizado em alguns pontos de Fortaleza, no Ceará.

Para implantar o Wi-Fi gratuito, o Google firmava parcerias com empresas locais. No caso brasileiro, a America Net e Linktel, eram as responsáveis por oferecer a conexão.

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Segundo Caesar Sengupta, vice-presidente de pagamentos da empresa, os preços dos dados móveis ficaram mais baratos em muitos mercados, assim o Google Station não era mais o necessário. Ele salienta que o serviço ajudou milhões de usuários a navegar na internet.

O programa deverá ser interrompido ainda este ano.

Com informações de TechCrunch.

Operadoras serão multadas por vender dados pessoais

Empresas de telefonia não estão protegendo a confidencialidade das informações geográficas de seus clientes.

Na última sexta-feira, 28, a Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês), dos Estados Unidos, propôs a aplicação de multas para as quatro principais operadoras do país por vender dados pessoais de seus clientes, sem ter aval prévio.

As operadoras T-Mobile, AT&T, Sprint e Verizon poderão ter que pagar multas que somadas chegam a US$ 208 milhões (R$ 930,68 milhões, na cotação atual). O motivo é que as empresas não informaram adequadamente aos consumidores que as suas localizações em tempo real eram comercializadas para diversos fins comerciais e policiais, incluindo publicidade e prevenção de fraudes.

“Esta FCC não tolerará empresas de telefonia colocando em risco a privacidade dos americanos”, disse Ajit Pai, presidente da FCC.

No entanto, críticos afirmam que a penalidade é muito branda e que a agência regulatória demorou muito para fazer esta investigação.

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Há dois anos, o senador Ron Wyden já alertava sobre as “práticas abusivas e potencialmente ilegais de operadoras de celular”. No documento endereçado à FCC, foi citado o caso da empresa Securus Technologies, que comprou dados de localização dos clientes das grandes operadoras e permitiu que autoridades policiais espionassem milhões de cidadãos americanos.

As multas propostas pela FCC variam em tamanho, dependendo da duração das violações: US$ 91 milhões da T-Mobile, US$ 57 milhões da AT&T, US$ 48 milhões da Verizon e US$12 milhões da Sprint.

A multa da T-Mobile é mais alta em parte porque compartilhou dados com mais de 80 entidades, de acordo com a investigação.

O processo da FCC ainda precisará ser julgado e as empresas podem recorrer.

Com informações de The Washington Post e The New York Times.

SKY Play agora está disponível para os clientes pré-pago

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Plataforma oferece 30 canais ao vivo via streaming e milhares de conteúdos sob demanda sem valor adicional.

A partir de agora, os clientes pré-pago da SKY poderão acessar algumas funcionalidades do SKY Play, a plataforma de streaming da operadora de TV por assinatura via satélite. O serviço é oferecido com recargas ativas a partir do pacote SMART.

No momento, o acesso é realizado exclusivamente pelo app Minha SKY. A programação está disponível na aba “SKY Play” do aplicativo, apresentando apenas os canais que são contratados na recarga ativa.

O serviço possui 30 canais ao vivo via streaming e conta ainda com conteúdos sob demanda — como infantis, esportivos, jornalísticos, filmes e séries —, sem custo adicional, mas que dependem do pacote contratado pelo cliente.

“Com o produto Pré-pago, a SKY tem levado diversidade de conteúdo de forma acessível e flexível para todo o país, possibilitando a muito mais brasileiros a inclusão à programação e ao entretenimento que oferece… Neste sentido, a partir de agora, além de contratar os pacotes de seu interesse, o cliente também pode acessar a conteúdos sob demanda através de seu celular e se divertir com a família, amigos ou sozinho, quando e onde quiser”, explica Evandro Marchetto, diretor de produto pré-pago da operadora.

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Além do SKY Play, desde dezembro do ano passado, os clientes pré-pago, com recarga ativa a partir do pacote SMART, também tem acesso ao sistema pay-per-view, possibilitando alugar filmes que tiveram sucesso de bilheteria.

Para visualizar o catálogo de títulos basta acessar o canal 1 e realizar o aluguel por meio do telefone.

Com informações de Assessoria de Imprensa SKY.