18/03/2024

Vivo pretende levar fibra óptica a 15 milhões de casas até 2020

Operadora irá fechar 2018 com 4G e 4,5G disponíveis em 4.000 municípios.


A Vivo irá finalizar 2018 com conexão 4G em 3.000 cidades e conexão 4,5G em 1.000 cidades. Em fibra óptica, a expansão será em FTTH. 


Atualmente, são 9 milhões de casas prontas para receber o Vivo Fibra. No ano passado, eram 7 milhões. A projeção da operadora é levar a fibra para 15 milhões de residências até 2020.


Também há o projeto de sobrepor a cobertura FTTC – fibra com cobre – da GVT, que chega a 11 milhões de casas. O desafio da Vivo será levar a fibra óptica para todas as capitais.

Entre 2018 e 2020, a Vivo prevê investir R$ 26 bilhões. Desses, a maior parte irá para infraestrutura 4G, 4,5G e fibra óptica. Desse total, R$ 7 bilhões serão aplicados exclusivamente em fibra ótica, o que representa 26,4% do orçamento.


VIU ISSO?


A Vivo tem testado novos modelos para escalar sua rede de fibra óptica. A operadora pretende adotar o “pay as you grow”, ou pagar quando houver crescimento. Dois pilotos do modelo estão sendo testados, um em Brasília e outro em Uberlândia (MG).

Mesmo com a troca na presidência, a empresa garantiu que não haverá descontinuidade nos planos. Em 1º de janeiro, o atual COO da Telefônica (dona da Vivo), Christian Gebara, irá assumir a presidência da companhia. Gebara está na empresa há oito anos. 

Para Christian Gebara, a Vivo não é mais uma empresa de telecomunicações, mas, sim, de tecnologia. Não por acaso, a digitalização desponta como crucial para a estratégia. “Queremos que o assinante use ao máximo o aplicativo para se comunicar conosco.”

O atual presidente, Eduardo Navarro, passará a responder pelo conselho de Administração a partir de janeiro. 

3 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários