29/03/2024

Metrô de SP busca nova prestadora de Wi-Fi gratuito em estações

Empresa atual tem dificuldades para oferecer internet sem fio nas linhas azul, verde e vermelha.

Foto: Metrô CPTM

O Metrô de São Paulo abriu chamamento público para encontrar empresas interessadas em disponibilizar o serviço de internet gratuita em suas estações, para os passageiros das linhas 1 (azul), 2 (verde), 3 (vermelha) e 5 (lilás). As propostas podem ser enviadas até 6 de dezembro.

Desde 2017, a partir de uma parceria com a N1 Telecom, o Metrô oferece Wi-Fi gratuito em 40 estações. O serviço permite acessar sites, redes sociais, WhatsApp e até assistir vídeos.

No entanto, existem vários relatos de usuários que o serviço não funciona como deveria desde o início do ano. Em muitas estações, o sinal aparece nos smartphones como “conectado sem internet”.

A falta da internet é um problema no Metrô, pois devido à profundidade de algumas estações, o sinal de 4G é irregular ou mesmo inexistente. O Wi-Fi livre seria a única opção que os usuários teriam para se comunicar.

VIU ISSO?

–> Google vai criar pontos de Wi-Fi gratuitos em todo o Brasil

–> Wi-Fi Público em SP terá 300 pontos de conexão até o fim de 2019

–> Idec sugere vedação de publicidade enganosa em Wi-Fi Livre

O Metrô de SP espera implementar a internet gratuita em suas 86 estações até 2022. A princípio, a companhia não terá qualquer custo com o projeto. O prestador terá retorno financeiro por meio da exploração publicitária do serviço.

Desde junho, o Google disponibiliza internet gratuita sem fio em 20 estações da CPTM, a maioria na Linha 9-Esmeralda, como parte do projeto “Google Station”. A iniciativa pretende oferecer acesso Wi-Fi de alta qualidade em países emergentes.

“A missão do Google de organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis têm nos incentivado a criar uma internet mais inclusiva. Mesmo que estejamos mais conectados do que nunca no Brasil, as pessoas querem estar na internet sem consumir os seus dados móveis e, para muitos, o acesso à informação ainda é um grande desafio”, disse Fabio Coelho, presidente do Google Brasil.

Com informações de Metrô CPTM.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários