19/04/2024

Wi-Fi grátis do Google vai sair do ar

Nos últimos anos, o serviço foi implantado na Indonésia, México, Tailândia, Nigéria, Filipinas, Vietnã, África do Sul e Brasil.

O Google anunciou que está desativando o Google Station, um serviço de Wi-Fi grátis disponibilizado em milhares de locais públicos de países emergentes. O motivo é que tem sido difícil encontrar um modelo de negócios sustentável para manter o programa.

Lançado em 2015, o Google Station já tinha sido implantado na Indonésia, México, Tailândia, Nigéria, Filipinas e Vietnã. Na África do Sul, por exemplo, o serviço tinha chegado há apenas três meses. A ideia era levar a conectividade para regiões pobres que tem pouco acesso à tecnologia.

No Brasil, o serviço chegou em 2019, inicialmente em praças, parques e estações de trem da CPTM, na capital de São Paulo. O Google Station também chegou a ser disponibilizado em alguns pontos de Fortaleza, no Ceará.

Para implantar o Wi-Fi gratuito, o Google firmava parcerias com empresas locais. No caso brasileiro, a America Net e Linktel, eram as responsáveis por oferecer a conexão.

VIU ISSO?

–> Internet gratuita deveria ser um direito humano básico, diz estudo

–> Brasil precisará de R$ 200 bilhões para ter internet em todo o país

–> Metrô de SP busca nova prestadora de Wi-Fi gratuito em estações

Segundo Caesar Sengupta, vice-presidente de pagamentos da empresa, os preços dos dados móveis ficaram mais baratos em muitos mercados, assim o Google Station não era mais o necessário. Ele salienta que o serviço ajudou milhões de usuários a navegar na internet.

O programa deverá ser interrompido ainda este ano.

Com informações de TechCrunch.

4 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários