15/12/2025
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Aumenta número de reclamações envolvendo banda larga fixa

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Durante a pandemia, número de queixas subiu cerca de 40%.

As políticas de isolamento social não apenas aumentou a dependência no uso da internet, mas também no número de reclamações do serviço de banda larga fixa.

Segundo dados divulgados, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) registrou 393,8 mil queixas envolvendo a internet fixa durante o primeiro semestre deste ano, uma alta de 39,75% em relação ao segundo semestre de 2019.

De acordo com a agência, cresceram principalmente as reclamações quanto à qualidade do serviço a partir de março, justamente o período que foram propostas as medidas de isolamento social para conter a pandemia.

A Claro, maior operadora de internet fixa do país, registrou aumento de 90,74% no número de queixas, seguido da TIM (+33,04%), Vivo (+10,02%) e Oi (+5,36%). Os pequenos provedores também apresentaram forte crescimento, de +83,67%.

Após a banda larga fixa, a telefonia móvel na modalidade pré-paga foi o segundo serviço que mais apresentou crescimento no número de reclamações, com 227,8 mil queixas, aumento de 20,0%.

Novamente, a Claro apresenta o maior aumento no número de reclamações, de +48,67%. Após, aparecem a Vivo (+18,07%), a TIM (+16,79%) e a Oi (+3,37%). As pequenas operadoras somam aumento de 14,16% no número de queixas.

VIU ISSO?

–> Anatel quer ouvir opinião de usuários sobre as operadoras

–> Tempo máximo de espera para ser atendido em call center é suspenso

–> Qual operadora presta o melhor atendimento telefônico?

Os principais motivos das queixas no celular pré é decorrente de bloqueios, suspensões ou cancelamentos indevidos do serviço.

Quanto aos demais serviços de telecom, TV por assinatura, Telefonia Fixa e Celular Pós, foi registrada queda no número de reclamações, de -10,1%, -9,3% e -2,6%, respectivamente.

O serviço móvel pós-pago continua sendo o mais reclamado, com 497 mil queixas no primeiro semestre de 2020, mas, ainda assim, o número é inferior ao segundo semestre de 2019.

Com informações de Assessoria de Imprensa Anatel.

Oi conquista liderança na telefonia fixa

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Agora segunda colocada, Vivo perdeu mais de 160 mil clientes em apenas um mês.

Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Vivo perdeu o posto de operadora com a maior base de clientes de telefonia fixa do Brasil para a Oi.

Entre os meses de maio e junho deste ano, o país desligou 306,72 mil telefones fixos, uma retração de 0,97%. Destes, 166,79 mil acessos eram da Vivo (variação de -1,69%).

A Oi também perdeu assinantes no mesmo período, mas numa taxa menor, de -0,61%, registrando o desligamento de 59,46 mil acessos.

No final do mês de junho, a Oi tinha uma base de 9,73 milhões de clientes na telefonia fixa, seguido da Vivo (9,69 milhões), Claro (9,22 milhões) e TIM (1,03 milhão).

Ao todo, o país possui 31,46 milhões de telefones fixos em serviço, apresentando uma densidade de 45,2 acessos para cada 100 habitantes.

Desde 2016, o Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC) está em queda no Brasil.

VIU ISSO?

–> Oi alerta Anatel sobre migração da telefonia fixa

–> Como a telefonia fixa ainda sobrevive?

–> Operadoras ganham o direito de escolher o valor de suas tarifas

Com informações de Anatel.

Claro TV encerra sinal aberto de três canais

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Confira a lista de emissoras que permanecem com degustação gratuita no mês de agosto.

A Claro está encerrando nesta quarta-feira, 5, o período de sinal aberto dos três canais da Disney, o Disney Channel, o Disney Junior e o Disney XD.

Por outro lado, a Claro net tv prorrogou a degustação gratuita de 18 canais infantis e de notícias até 31 de agosto. Entre eles, estão Discovery Kids, Cartoon Network, GloboNews, entre outros.

A liberação do sinal de canais fechados faz parte das medidas adotadas pela operadora para oferecer entretenimento doméstico para crianças e informação para adultos, durante o período de pandemia da Covid-19.

Em março deste ano, a Claro e outras operadoras de TV por assinatura liberaram o sinal de mais de 100 canais fechados para estimular o isolamento social. A iniciativa durou cerca de 2 meses, quando a degustação foi encerrada, mantendo-se apenas os canais infantis e jornalísticos até hoje.

O período de sinal aberto depende de políticas acordadas entre as operadoras e programadoras de TV.

A programação dos canais abertos também pode assistida pelo NOW, a plataforma de streaming da Claro.

VIU ISSO?

–> Claro lança novo serviço de música

–> Fãs culpam a Claro por possível atraso no lançamento do Disney+

–> Claro pretende oferecer novo serviço de TV por assinatura, diz site

Confira abaixo a lista de canais com sinal aberto na Claro net tv:

Infantil:

  • Discovery Kids
  • Cartoon Network
  • Boomerang
  • Nickelodeon
  • Nick Jr
  • Nat Geo Kids
  • ZooMoo
  • Gloob
  • Tooncast
  • BabyTV
  • TV Rá Tim Bum

Jornalístico:

  • GloboNews
  • Bloomberg Television
  • Record News
  • BBC World News
  • CNN Brasil
  • CNN International
  • BandNews

Conheça a nova aposta da Netflix para os fãs brasileiros

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Estrela veterana da TV brasileira, que também fechou contrato com a HBO e a Disney, deve estrear na plataforma; saiba mais detalhes.

Imagem: Interface da Netflix

Fenômeno da TV nos anos 80 e 90, a eterna “rainha dos baixinhos” Xuxa está prestes a conquistar o streaming e a TV paga. Segundo informações, a estrela será a nova aposta da Netflix para produzir ou participar de filmes na plataforma.

Um contrato nos mesmos moldes do que foi feito com as atrizes Larissa Manoela e Maísa Silva. Mas, a loira não deve parar e acertou também com a Disney e HBO.

Na primeira, tudo indica que Xuxa pode protagonizar uma série original. E a julgar pelo momento, a produção pode se tornar uma das novidades no catálogo do Disney+ no Brasil.

Já a HBO pretende produzir um documentário sobre os bastidores do auge e da carreira de Xuxa em décadas passadas. No estilo do que foi realizado com a dupla Sandy & Júnior pelo Globoplay.

A parceria com a programadora já foi confirmada pela mesma em uma entrevista, mas as outras não foram mencionadas.

Quem adiantou as novidades sobre a Netflix e Disney foi o colunista Ricardo Feltrin.

VIU ISSO?

–> Netflix disponibiliza novo recurso para os assinantes

–> Netflix volta a oferecer período de degustação gratuito

–> Vivo Fibra começa a vender pacotes com Netflix inclusa

Atualmente, Xuxa é contratada da TV Record, mas seu vínculo com a emissora está próximo do fim.

Muitos apostavam em seu retorno para a Rede Globo, mas o caminho da estrela será outro.

Disney, Netflix e HBO estão interessadas no apelo que Xuxa possui por toda a América Latina.

Com informações de UOL

Sem exclusividade, Highline do Brasil segue no páreo pela Oi Móvel

Operadora carioca terá até o dia da assembleia para definir quem ficará com seus ativos móveis; entenda o atual cenário.

Ilustração - Negócios
Imagem: Pixabay

Encerrou ontem o prazo de exclusividade para negociação da Highline do Brasil pelos ativos móveis da Oi. Mas, isso não significa que a empresa do fundo americano Digital Colony foi descartada.

De acordo com informações divulgadas pelo jornal O Globo, ninguém está fora da negociação por enquanto.

Mas, o consórcio formado por TIM, Claro e Vivo pediu para ter direito de preferência na oferta de uma proposta final, o chamado “stalking horse”.

O que deve ser considerado também é que a rodada de lances pela Oi Móvel terá um limite. Pietro Labriola, presidente da TIM Brasil, afirmou recentemente que a empresa não deve entrar em uma guerra de lances cada vez mais altos.

A visão do executivo muito provavelmente é a mesma das companheiras da TIM nessa disputa: Claro e Vivo.

São empresas que também não podem ter gastos exorbitantes, já que estão próximas de um leilão de frequências para adoção do 5G.

VIU ISSO?

–> Highline pretende desistir da rede móvel da Oi, diz colunista

–> Grupo Oi vai considerar a melhor oferta pela Oi Móvel

–> Conheça a posição do CADE sobre a venda da Oi Móvel

A Claro, por exemplo, adquiriu recentemente a Nextel em um processo que levou quase um ano.

Ou seja, se a Highline do Brasil elevar o valor de R$ 16,5 bilhões proposto pelo consórcio, as chances de a americana levar a melhor nessa disputa são altas.

No mais, a Oi deve tomar uma decisão no dia da assembleia de credores, prevista para meados de agosto.

Com informações de O Globo

Vivo Easy volta a oferecer cashback na compra de diárias

Conheça quais aplicativos foram contemplados na nova ação do plano e saiba como aproveitar.

Divulgação Vivo
Imagem: Divulgação Vivo

Para quem sentiu saudades das ações com cashback no Vivo Easy, a hora de aproveitar novamente é agora. O plano ofertou diárias do Facebook e Spotify com um valor de retorno para os clientes aproveitarem com outras compras no app.

Quem optar pelo Spotify, por exemplo, paga R$ 19,90 e recebe R$ 9,95 para utilizar em outras diárias ou serviços oferecidos.

Já as diárias do Facebook custam R$ 14,90 e o cashback é de R$ 7,45, portanto, a operadora retorna com 50% do valor em ambos aplicativos.

Desde que a Vivo anunciou a criação da assinatura “Vivo Easy Prime”, com cashback e internet que acumula, sem validade, os usuários sentiram falta das ações promocionais na compra de serviços avulsos.

Essa modalidade ainda é a preferência de diversos usuários. O aumento de 50% no valor do pacote de 100 GB, inclusive, gerou reclamações.

Mas, a venda “avulsa” de serviços no Vivo Easy ainda é uma boa opção para quem busca pagar apenas pelos serviços que realmente consomem, sem a necessidade de renovar mensalmente um pacote.

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–> TIM Beta vs. Vivo Easy; qual plano é mais vantajoso?

–> Vivo Easy disponibiliza cupons para assinantes
 
–> Vivo Easy anuncia mais benefícios para novos clientes

Atualmente, o pacote com 100 GB de internet móvel, sem validade, segue vendido por R$ 299,99, com cashback de R$ 100.

Vivo leva fibra óptica para nova cidade em Minas Gerais

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Nova rede da operadora vai cobrir mais de 13,5 mil residências, 22 bairros do município e atingir um número acima de 4 mil empresas.

Divulgação Vivo
Imagem: Divulgação Vivo

A rede de ultra velocidade da Vivo aterrissou na cidade de Pará de Minas, em Minas Gerais. A partir de agora, os moradores do local já podem fazer a contratação da Vivo Fibra e aproveitar um sinal mais estável além de uma conexão mais potente para jogos, streaming e outras atividades.

Nos pacotes, a operadora oferece até 300 Mbps de velocidade no download. É possível ainda fazer uma contratação conjunta com TV por assinatura, telefonia fixa e móvel.

Clientes Vivo Fibra podem ganhar bônus de até 50 GB no smartphone, a depender da oferta que possuem contratada.

Outro recurso oferecido é o acesso ao Vivo Play, plataforma de vídeo sob demanda da prestadora, com acesso ao Amazon Prime Vídeo, YouTube e Netflix, por qualquer dispositivo ou via decodificador.

A banda larga da marca, inclusive, possui o melhor desempenho segundo o ranking ISP da Netflix.

“(…) Com o lançamento da fibra em Pará de Minas, estamos, também, fomentando a economia local, com a geração de cerca de 30 empregos e oportunidades de novos negócios para nossos clientes”, comenta Renato Gomes, diretor da Vivo em Minas Gerais.

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–> Vivo lança plano com 35 GB por R$ 199,99 mensais

–> Vivo TV terá acesso ao Amazon Prime Vídeo via decodificador

–> Oi Play ganha transmissão ao vivo de 40 canais

Os 22 bairros contemplados no município serão: Res. Dona Flor, Centro, Nossa Sra. Das Graças, São Luiz, Dom Bosco, Jardim das Piteiras, Patafufo, Belvedere, Independência, São Francisco, Sen.Valadares, Vila Ferreira, Papa João Paulo II, Eldorado, Cores de Minas, Coração de Jesus, Res. Dona Tunica, Vila Raquel, Alta Vista Residências, Villa Benvinda, Jardim das Piteiras, Redentor.

Atualmente, a operadora já está presente em 24 cidades de Minas Gerais.

A aquisição poderá ser feita nas lojas, pelo site ou diretamente via atendimento telefônico.

Com informações de Assessoria de Imprensa da Vivo

Globoplay disponibiliza Premiere para assinantes

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Jogos exclusivos dos principais Estaduais e do Brasileirão A e B já podem ser conferidos pelo streaming.

Divulgação Globoplay
Imagem: Divulgação Globoplay

A transmissão ao vivo do Premiere Clubes já está disponível para acesso via Globoplay. Agora, os assinantes do serviço terão mais uma forma de acompanhar os jogos exibidos pelo canal.

O acesso é exclusivo para assinantes Premiere via streaming. Quem tem contrato com uma TV por assinatura e conta com a emissora no pacote continua com a possibilidade de assistir pelo Globosat Play.

Em divulgação, a plataforma do Grupo Globo destaca a disponibilidade de acesso ao app em diversas marcas de Smart TV, desktop, nos sistemas Apple TV, Chromecast, Roku, Elsys, Android TV, além de tablets e smartphones.

A transmissão esportiva da emissora pode ser acompanhada em qualquer dispositivo.

Nos tempos atuais, o Globoplay segue como uma boa opção para quem busca uma união entre conteúdo nacional e internacional no vídeo sob demanda.

O catálogo do serviço já é bem completo com filmes e séries de diversos países, além de toda a programação local da TV Globo, como novelas, minisséries e outros.

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–> Faturamento do Globoplay chega em quase R$ 150 milhões

–> Fãs pedem para serem respeitados pelo Globoplay em tag

–> Séries inéditas no Brasil chegam pelo Globoplay; veja quais

A assinatura mensal tem custo de R$ 22,90, mas o assinante também pode optar pela contratação anual, com fidelização, de R$ 19,90 em 12 vezes.

Já o Premiere via streaming segue com um custo de R$ 79,90 mensais.

Vale lembrar que o serviço recentemente foi incluído no portfólio dos planos Vivo Selfie. Saiba mais pela matéria:

Aviões da American Airlines terão acesso ao Apple TV+

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Passageiros poderão assistir sem pagar nada títulos exclusivos da plataforma de streaming.

A Apple acaba de fechar um acordo com a American Airlines para transmitir conteúdo do serviço Apple TV+ em aviões da companhia aérea.

A nova opção de entretenimento a bordo começou a ser disponibilizado no último sábado, 1, nos voos que possuem acesso à internet Wi-Fi. O passageiro não paga nada por acessar a plataforma ou utilizar a internet em seus dispositivos móveis ou nas aeronaves que possuem telas no encosto dos bancos.

Só tem um porém: Nem todo o catálogo do Apple TV+ será disponibilizado para os usuários. A Apple selecionará apenas alguns títulos e episódios, apenas para fisgar o interesse dos passageiros para o serviço.

Além disso, a programação exata dos conteúdos varia de acordo com o voo, e será modificada mensalmente.

A oferta do conteúdo Apple TV+ é uma exclusividade da American Airlines.

Desde fevereiro do ano passado, a empresa aérea já disponibiliza para seus passageiros músicas streaming, por meio do serviço Apple Music.

VIU ISSO?

–> Apple TV+ vai ampliar catálogo com conteúdos antigos

–> Nova compra da Apple pode indicar ‘futuro do streaming’

–> Apple TV+ libera conteúdo gratuito por tempo indeterminado

No entanto, este serviço é limitado para os voos domésticos equipados com conectividade da Viasat. Além disso, o passageiro precisa ter uma assinatura no serviço, porém, não precisa pagar pelo pacote de internet para ouvir música.

Com informações de The Points Guy.

Oi promove cursos de robótica e cultura digital para professores

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Iniciativa faz parte do programa NAVE, do Oi Futuro.

A Oi, por meio do programa Núcleo Avançado em Educação (NAVE), do Oi Futuro, acaba de abrir inscrições para dois cursos online e gratuito para professores do ensino médio de todo o país.

A inscrição para os cursos “Introdução à Robótica Educacional” e “Cultura Digital para Educação Criativa” pode ser feita no site do Oi Futuro até 9 de agosto.

Ao todo são 50 vagas para cada curso, com as aulas ocorrendo em agosto e setembro. Os participantes serão avaliados e receberão certificados digitais.

De acordo com o Oi Futuro, o NAVE já formou mais de mil educadores das redes de ensino público do Rio de Janeiro e Recife, em cursos semipresenciais. O programa existe há 14 anos e tem parcerias com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Pernambuco.

Essas escolas funcionam como espaços de criação e experimentação de metodologias pedagógicas, capacitando educadores em práticas inovadoras.

Com a pandemia da Covid-19 e a migração para o formato online, o programa poderá atender professores de outras regiões do Brasil.

O curso de robótica tem carga horário de 18 horas e contempla a apresentação da plataforma Arduino, além de aplicar conhecimentos de programação e de organização de projetos.

Já o curso de cultura digital tem 10 horas de duração e inclui atividades práticas em ferramentas digitais, ensinando oportunidades pedagógicas aplicáveis ao ensino remoto.

VIU ISSO?

–> Oi realiza festival online e gratuito de inovação

–> Oi lança acervo digital de museu do Rio de Janeiro

–> Oi oferece atendimento para professores da rede pública

“O NAVE é um laboratório de experimentação em educação, onde professores desenvolvem e sistematizam soluções que podem ser customizadas para outras escolas da rede pública. Neste cenário da pandemia, os cursos foram repensados para o ensino remoto, reforçando o nosso compromisso com o compartilhamento do conhecimento para apoiar educadores nos desafios da aprendizagem em mídias digitais” diz Carla Uller, gerente executiva de educação, comunicação e inovação social do Oi Futuro.

Com informações de Assessoria de Imprensa Oi.