15/12/2025
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Cliente da TIM vira pós-pago sem solicitar alteração

Em ligação, atendente da operadora comunicou que era apenas um bônus; já imaginou se a moda pega?

Imagem: Ilustração TIM (Noun Project)
Imagem: Ilustração TIM (Noun Project)

Os métodos agressivos de migração ou venda de planos pós-pagos fizeram mais uma vítima: uma consumidora da TIM.

Margareth Aparecida Collin, de 55 anos, fazia parte da cartela de clientes pré-pagos da operadora, até que, misteriosamente, começou a receber faturas.

O infortúnio teve início após a auxiliar de departamento pessoal receber um telefonema da operadora, com o aviso de que ela colocou “muitos créditos” e receberia um bônus por isso, até maio.

Dias depois, faturas de R$ 65,99 começaram a chegar em sua residência.

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A consumidora explica que recebeu uma migração para o pós-pago sem nunca ter solicitado.

Em tentativas de resolução com a operadora, entrou em contato com a Central de Atendimento e ouviu a promessa de que o plano seria cancelado.

Entretanto, nada foi feito e a linha foi cortada, já que a cliente não estava disposta a pagar por um serviço que nunca solicitou.

O caso só foi solucionado após explanação na imprensa, na qual a operadora comunicou que o plano pós-pago da consumidora havia sido cancelado.

Com informações de Agora SP (Folha de São Paulo)

TIM vai adotar solução para melhorar uso de streaming

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Operadora trabalha em conjunto com a Cisco, Qwilt e Digital Alpha para trazer nova tecnologia ao mercado brasileiro.

Ilustração TIM
Imagem: Ilustração TIM

Uma solução chamada Content Delivery Network (CDN) está prestes a chegar ao Brasil pelas redes da TIM.

A operadora trabalha em parceria com as empresas Cisco, Qwilt e Digital Alpha para a nova tecnologia baseada em Cloud com padrão aberto.

Na prática, será um recurso para ajudar a rede da TIM a suportar o aumento do volume de dados, o que obviamente promoverá uma melhor experiência no streaming.

Outros serviços também poderão ser impulsionados.

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A ativação começa ainda neste mês, dezembro, e estará em 13 pontos da operadora.

Trata-se de uma solução baseada no Open Caching, que é descrito como uma interconexão de caches, que se comunicam via APIs.

É uma arquitetura desenvolvida pela Streaming Video Alliance, para auxiliar provedores de conteúdo globais a atenderem altas demandas de entrega.

Tudo indica que a operadora será a primeira com esse padrão aberto no país, implementado também pela NEC Brasil.

A solução deve gerar também novas receitas e pode ser importante para o produto de streaming que a operadora já cogita o lançamento.

Com informações de InforChannel

Aquisição bilionária promete transformar mercado de streaming

Negociações ao redor de um tradicional estúdio de cinema tornarão o cenário ainda mais acirrado entre Netflix, Apple e outras.

Imagem: Franquias da MGM

A briga entre as plataformas Netflix, Disney+, Amazon Prime Vídeo, HBO Max, Apple TV+ e outras promete ficar ainda mais acirrada.

O motivo é a possível venda do estúdio MGM, que carrega uma história na indústria de filmes e produções para a TV.

Informações divulgadas nesta terça-feira, 22, garantem que a marca do tradicional “rugido” do leão será vendida.

Obviamente, conforme já foi cogitado há meses, Netflix e Apple devem brigar pelo gigantesco catálogo do estúdio.

Produções como a franquia 007, Ben-Hur, Creed, O Hobbit, Brinquedo Assassino, Rocky Balboa e outras são alguns dos títulos.

As duas empresas que disputam a compra do estúdio certamente buscam fazer frente ao HBO Max, Disney+ e Amazon Prime Vídeo.

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Afinal, são três plataformas que possuem seus próprios estúdios e as duas primeiras são controladas por “gigantes de Hollywood”, o que favorece que elas tenham um acervo mais vantajoso.

E no caso da Apple, é um streaming em desvantagem, já que dispõe apenas de títulos originais.

Segundo o The Wall Street Journal, a MGM já iniciou um processo formal de venda e recorreu aos bancos Morgan Stanley e LionTree LLC.

O valor de mercado da empresa está orçado em US$ 5,5 bilhões, com inclusão das dívidas.

Com informações de The Wall Street Journal

IPTV da Guigo TV cresceu 832% em 2020

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Parceria com empresas e provedores regionais faz parte da estratégia da marca, que quer consolidar ainda mais sua presença no país.

Interface da Guigo TV
Imagem: Interface da Guigo TV

Em comunicado recente enviado para a imprensa, a Guigo TV destacou seu crescimento de 832% no ano de 2020, em plena pandemia do novo coronavírus.

A empresa, que no Brasil carrega o título de ser a primeira IPTV legalizada, se diz em busca de ser o maior agregador de conteúdo do país.

“A consequência natural desse processo também provoca o combate direto à pirataria, já que somos um dos poucos players que chegam com um preço e abordagem competitiva ao público”, comentou Renato Svirsky, CEO e Fundador da Guigo TV.

Na atualidade, a oferta da Guigo possui duas frentes: uma delas é a entrega de conteúdo, Vídeo sob demanda e canais ao vivo, para o consumidor final.

Em outra, existe uma parceria com empresas como a startup Flash, para ofertar como benefício aos colaboradores de empresas cadastradas.

Por sinal, a concorrência está cada vez mais acirrada, desde que as grandes operadoras se interessaram pelo streaming, além dos novos serviços que surgiram.

Um deles é o DirecTV Go, que já chega com um catálogo conhecido.

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No entanto, é por meio das parcerias estratégicas que a Guigo TV projeta sua expansão, os provedores regionais, conhecidos como ISPs, fazem parte da iniciativa.

“Os provedores independentes representam hoje 40% de marketshare, juntas elas representam a maior fatia do mercado de banda larga do Brasil. A Guigo TV tem como objetivo dar voz para esse mercado com ofertas inteligentes e aderentes”, comentou Svirsky.

Para o executivo, “não se faz nada sozinho” e o foco da empresa segue nas melhoras com base no que é melhor para o consumidor.

Atualmente com pacotes de R$ 19,90, a Guigo TV promete mais canais, parcerias e aprimoramento tecnológico para 2021.

Com informações de Assessoria de Imprensa Guigo TV

Bolsonaro veta uso do Fust para levar banda larga para escolas

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Senadores poderão votar novos projetos que assegurem a disponibilidade da internet para estudantes.

Na semana passada, o presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou a lei nº 14.109 que destrava o uso do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) para outras aplicações que não estavam previstas quando o fundo foi criado.

Entretanto, pontos importantes do projeto assinado foram vetados, como o financiamento do projeto de banda larga em escolas públicas.

O projeto havia sido aprovado no Senado por 69 votos a favor e 1 contrário.

Na justificativa, o Governo alegou que a proposição criava uma despesa pública sem estimar qual seria o impacto orçamentário e financeiro.

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Senadores reagem

No Senado, os parlamentares admitiram a possibilidade de derrubada do veto.

O relator da proposta, o senador Diego Tavares (PP-PB), afirmou que o Congresso poderia votar outros projetos que assegurem a internet em escolas.

Já o senador Eduardo Gomes (MDB-TO), líder do governo no Congresso, disse que o veto será discutido no ano que vem.

A receita do Fust é proveniente da cobrança mensal de 1% da receita dos serviços de telecomunicações no país.

O fundo foi criado com o objetivo de expandir a telefonia fixa no país, entretanto, os seus mais de R$ 20 bilhões acumulados quase não foram utilizados.

Com informações de Senado Notícias.

Venda da Oi Móvel: Vivo e TIM podem controlar quase 70% do mercado

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Recentemente, as duas operadoras anunciaram que vão compartilhar as suas redes móveis.

De acordo com a consultoria Pactel, se as condições de compra da Oi Móvel forem mantidas a Vivo passará a deter 38,31% da base de clientes de celular do país, seguido da Claro (31,77%) e da TIM (28,75%).

É válido lembrar que em junho passado, sob protestos da Claro, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deu sinal verde para que a Vivo e a TIM compartilhem as suas infraestruturas de rede 2G, 3G e 4G.

A ideia de ambas operadoras é aumentar a capacidade de tráfego entre elas e permitir a entrada de uma das operadoras em cidades onde a outra não está presente.

Com isso, um cliente da Vivo poderá usar a rede da TIM e vice-versa.

O compartilhamento é visto como positivo para as duas operadoras sob o ponto de vista operacional e financeiro.

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Se a proposta de divisão dos ativos da Oi Móvel for realmente aprovada pelo Cade e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Vivo e TIM podem se consolidar no mercado, detendo juntas 67,06% de market share.

Entretanto, apesar do compartilhamento de infraestrutura, a Vivo e a TIM afirmam que pretendem preservar a autonomia comercial e gestão de seus clientes.

Com informações de Telesíntese.

Anatel recebe prêmio pela qualidade de atendimento ao cliente

Agência brasileira ficou em primeiro lugar em concurso internacional que reconhece boas práticas de regulação do setor de telecomunicações.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ficou em primeiro lugar na categoria “qualidade de atendimento ao cliente” da premiação “Reconhecimento de Boas Práticas Regulatórias” do Foro Latino-americano de Entes Reguladores de Telecomunicações (Regulatel).

Segundo a agência, o reconhecimento do Regulatel foi motivado pelo aplicativo Anatel Consumidor, lançado em novembro do ano passado.

O app brasileiro concorreu com outras iniciativas de agências reguladoras da Colômbia, da Costa Rica, do México, do Paraguai, do Peru e da República Dominicana.

Os projetos concorrentes também tratavam sobre formas de digitalização e como usar reclamações de usuários para a tomada de decisões.

De acordo com Leonardo de Morais, presidente da agência, o Anatel Consumidor é uma ferramenta amigável e de fácil utilização, que permite que seus usuários avaliem a resposta das operadoras às suas reclamações.

A Agência “tem trabalhado incansavelmente para proporcionar à sociedade brasileira um atendimento compatível com a importância e o porte de nosso mercado. Atender de forma satisfatória um universo de mais de 200 milhões de consumidores não é uma tarefa simples”, afirmou Euler em discurso durante a XXIII Assembleia Plenária do Regulatel.

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Entre janeiro e julho de 2020, 61% do total reclamações de usuários eram realizadas por canais digitais da Anatel, com ênfase no app, que cresceu quase 100% nesse período.

Em 2013, quando o aplicativo começou a ser planejado, o call center da Anatel era responsável por 92,5% dos registros.

Com informações de Assessoria de Imprensa Anatel.

Número de clientes da Oi Fibra aumentou 62% em Minas Gerais

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Operadora afirma que investiu neste ano mais de R$ 457 milhões na expansão do serviço de banda larga fixa no estado mineiro.

A Oi anunciou que entre janeiro e setembro deste ano, o número de assinantes do serviço Oi Fibra aumentou mais de 62% no estado de Minas Gerais.

Somente no estado mineiro, a operadora conta com 226 mil clientes do serviço de fibra e mais 944 mil de casas passadas aptas para receber o serviço.

A companhia também afirma que investiu mais de R$ 457 milhões nos primeiros nove meses deste ano para expandir a sua rede de fibra óptica em Minas Gerais.

Atualmente, a operadora disponibiliza a internet por fibra para as cidades de Araguari, Belo Horizonte, Betim, Cataguases, Contagem, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Leopoldina, Montes Claros, Nova Lima, Patrocínio, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Ribeirão das Neves, Sete Lagoas, Uba, Varginha e Vespasiano.

O portfólio inclui planos de banda larga fixa com velocidade de até 500 Mbps.

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Lançada em 2018, atualmente a Oi Fibra é o carro chefe da operadora, contando com mais de 400 mil km de rede de fibra implantada.

“A Oi segue com o seu plano de transformação em curso, que tem estratégia centrada nos investimentos em infraestrutura de fibra ótica, que possibilitam expansão da banda larga residencial, e que dão sustentação também para as atividades no segmento empresarial, no mercado B2B e no Atacado”, disse o comunicado da operadora.

Com informações de Assessoria de Imprensa Oi.

Claro transmite especial de Natal nesta terça-feira

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Programa contará com dicas e receitas para ceia natalina além do anúncio de ofertas da operadora.

Nesta terça-feira, 22, a partir das 17 horas (horário de Brasília), a Claro transmite um especial de natal com a presença do chef de cozinha Edu Guedes e a jornalista e apresentadora de programas culinários Nadja Haddad.

O especial poderá ser acompanhado pela Live Store Claro, a loja virtual de vendas e transmissão de conteúdo em tempo real.

O programa especial terá apresentação de Luciano Amaral e contará com dicas e receitas para a ceia natalina.

Além da dupla especialista em gastronomia, consultores de tecnologia também devem participar da transmissão para anunciar ofertas da operadora.

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“Com essa ação nós queremos conectar as pessoas por meio da gastronomia, proporcionando momentos acolhedores e divertidos. Além disso, nós entregamos a experiência do produto e do Market Place da Claro – que é o core da nossa Live Store, com entretenimento e relevância”, diz Ane Lopes, diretora de marca e comunicação da Claro.

A ideia do especial é da agência Talent Marcel e foi desenvolvida em parceria com a Caras Creators.

A transmissão pode ser acessada no site da Live Store Claro ou no canal 500 da Claro TV.

[ATUALIZAÇÃO – 23/12/2020 23H11]:

A gravação completa de “Natal na Live Store” ficou disponível para todos no YouTube. Se você não viu a Live, pode assistir abaixo:

SKY divulga mais canais com sinal aberto

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Conheça os canais que farão parte da ação da prestadora para as festas de fim de ano; filmes de romance e outras novidades estão inclusas.

Divulgação SKY
Imagem: Divulgação SKY

Para as festas de fim ano, a SKY também vai promover ações de sinal aberto, assim como a sua concorrente Claro net.

Uma das emissoras liberadas é o Animal Planet, mas essa apenas em janeiro, a partir do dia 2.

Assinantes terão a oportunidade de conferir a programação até o dia 10, pelos números de acesso 71 e 471 (HD).

Já para o fim de ano, estão liberados, desde o dia 18, os canais History2 e Lifetime.

O primeiro convida assinantes para a estreia do especial “O Fantástico Mundo da Imaginação”, que conta a história do gênero de fantasia na cultura pop.

Produções como Harry Potter, Senhor dos Anéis e outras serão revisitadas no conteúdo.

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Já o Lifetime promete filmes natalinos de romance e várias outras atrações, que já são típicas do canal.

Entre elas: programas do formato reality show e outras.

Ambos os canais ficam disponíveis até 27 de dezembro, ou seja, todos poderão aproveitar até após as comemorações do Natal.

A prestadora ainda não confirmou se o sinal também estará liberado para os clientes pré-pago.