16/12/2025
Início Site Página 1140

Samsung Galaxy S21 chega sem carregador e com suporte à S Pen

Fabricante coreana não contrariou os rumores e trouxe três modelos da nova linha do smartphone.

Mesmo com piadinhas, agora deletadas, sobre a iniciativa da Apple em retirar o carregador dos smartphones, a Samsung seguiu a tendência com o Galaxy S21.

A justificativa utilizada foi a mesma da marca da maçã, que justificou sua intenção de reduzir os impactos ambientais.

O topo de linha de marca ganhou três modelos, denominados S21, S21+ e S21 Ultra, com custos de respectivamente US$ 799 (R$ 4.190), US$ 999 (R$ 5.240) e US$ 1.199 (R$ 6.288).

Um fato que chama atenção é a traseira de plástico no S21 padrão, os outros terão a de vidro, como de costume.

VIU ISSO?

–> Samsung lança streaming com IPTV grátis no Brasil

–> Samsung pode lançar em breve celular 5G na faixa dos R$ 1.000         

–> Galaxy A32: Anatel homologa celular 5G ‘barato’ da Samsung

No mais, o topo de linha de Samsung ganhou também suporte para a S Pen, tradicional “caneta” que agrega ainda mais funcionalidades na linha Note.

É uma novidade que fortalece os rumores que o Galaxy Note será descontinuado e encorpado na linha S, mas nada ainda foi confirmado pela Samsung.

Por sinal, a S Pen precisa ser comprada a parte. Não é um acessório incluso no S21, assim como é no Note.

Câmera e processador já são destacados como pontos fortes do aparelho, que aprimorou ambos.

O processo de fabricação do chip, por exemplo, utiliza o processo de fabricação de 5 nanômetros, mesmo do iPhone 12.

Já a conectividade 5G também segue presente nos lançamentos da coreana.

Vale mencionar também a tentativa de engajar os fãs do BTS com o lançamento, já que modelos temáticos da banda serão comercializados.

Confira a repercussão:

https://twitter.com/Gami_Taiga/status/1349764052352954368

Com informações de Samsung

Oi está confiante que o Cade vai aprovar a venda da Oi Móvel

Companhia acredita que Vivo, TIM e Claro fizeram um cuidadoso plano de segregação, que mantêm a competição e evita a concentração no mercado.

Apesar das preocupações quanto à redução de competição no mercado móvel, a Oi (OIBR3/OIBR4) está confiante que a venda da Oi Móvel será aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

A afirmação é de Camille Loyo Faria, diretora de finanças e relações com investidores da Oi, durante evento online nesta quinta-feira, 14 de janeiro.

Ela ressalta que o plano de segregação da Oi Móvel para as operadoras Vivo (VIVT3), TIM (TIMS3) e Claro foi feito de uma forma “cuidadosa”, para respeitar as regras regulatórias e não haver concentração.

Camille diz que o contrato da venda da Oi Móvel já está adiantado, dependendo apenas da finalização da negociação de anexos.

VIU ISSO?

–> Oi pretende voltar à liderança da banda larga, diz Abreu

–> Ministério Público rejeita recursos de bancos contra a Oi

–> Oi recebe sinal verde da Anatel para a venda de data centers

Entretanto, a executiva acredita que o Cade deverá usar o prazo máximo de 300 dias para fazer análise do caso, mas que o resultado será positivo.

“A gente não descarta a possibilidade do Cade estipular algum tipo de ajuste no plano de segregação, mas não estamos vislumbrando o risco de recusa de forma nenhuma. Estamos confiantes que a transação será aprovada”, disse a CFO da Oi.

Quanto à representação da Algar Telecom para tentar barrar o negócio, Camille diz que é normal que em um processo desse porte muitas partes interessadas queiram se manifestar.

Entretanto, ela reforça que o consórcio tentou manter a competição do mercado e evitar a concentração demasiada em qualquer região.

InfraCo

Questionada sobre as notícias do interesse do Banco BTG Pactual nos ativos de fibra, a diretora da Oi disse que não comenta sobre os players que participam das negociações por questão de confidencialidade.

Mas afirmou que a Oi pretende escolher uma ou duas empresas para negociar, e que até o fim deste primeiro trimestre deve ser anunciada aquela selecionada para ser a “stalking horse”, que terá o direito de igualar propostas apresentadas por outros concorrentes durante o leilão.

Ela explica que a ideia de vender 51% da InfraCo visa dissociar a marca da Oi e tornar neutra a malha de fibra da operadora, permitindo que a infraestrutura possa ser compartilhada com outros provedores.

Fazendo coro a uma recente fala de Rodrigo Abreu, Camille também disse que a InfraCo pode vir a explorar futuramente o mercado de São Paulo, que ainda não oferta o serviço de banda larga por fibra óptica para consumidores finais.

Ações na Bolsa de Valores

No momento do fechamento desta matéria, às 12h50, as ações ordinárias da Oi são cotadas a R$ 2,50, alta de 2,88%.

Já os papéis preferenciais são negociados a R$ 3,00, valorização de 1,35%.

RJ: Operadoras terão que enviar alertas sobre crianças desaparecidas

1

Lei estadual do Rio de Janeiro acaba de ser publicada e deve ser regulamentada em 90 dias.

Foto: Tânia Rêgo/Agencia Brasil

Nesta quarta-feira, 13, foi publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro a lei n° 9.182/2021 que determina que as operadoras de telefonia devem enviar mensagens de alerta para todos os seus clientes sobre o desaparecimento de crianças e adolescentes.

Segundo o texto da legislação, os alertas devem ser enviados por meio de mensagens instantâneas ou notificações push.

A mensagem deve conter o nome, idade, características físicas, o local de desaparecimento do menor, assim como outras informações que as autoridades julgarem necessárias.

É previsto ainda o envio de fotos das crianças, desde que respeitando a legislação em vigor.

VIU ISSO?

–> Governo do Rio de Janeiro vai investir R$ 710 milhões em rede

–> STF derruba mais uma lei estadual com regras para operadoras

–> Operadoras são investigadas por suspeita de lavagem de dinheiro

Os dados dos desaparecidos devem ser encaminhados pela Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA).

A lei entrou em vigor na data de sua publicação e o governo do Rio de Janeiro tem 90 dias para regulamentar os procedimentos.

As operadoras também podem firmar convênios para se adequar à legislação.

Conexis Brasil Digital promove campanha de segurança digital

0

Entidade setorial busca orientar a população sobre como navegar na internet com mais segurança e evitar fraudes.

Conexis Brasil Digital promove campanha de segurança digital

Nesta terça-feira, 13, iniciou a quarta fase da campanha #FiqueEsperto, liderado pela Conexis Brasil Digital, entidade que representa o setor de telecomunicações.

A ideia da entidade é divulgar dicas e informações sobre os cuidados necessários durante a navegação em ambiente digital.

Neste mês, a campanha foca nos cuidados com os links recebidos, ressaltando a importância de verificar o remetente, além de evitar o download e execução de arquivos de endereços considerados suspeitos na internet.

Outra dica do #FiqueEsperto é ter um cuidado especial com mensagens que oferecem prêmios ou vantagens muito atrativas, bem como não enviar essas mensagens com links duvidosos para seus contatos.

VIU ISSO?

–> Anatel aprova novo regulamento de segurança cibernética

–> Autenticação em dois fatores por SMS não é segura, diz Microsoft

–> Funcionário de operadora é preso por aplicar golpe em clientes

A campanha foi lançada em outubro passado e conta com a parceria de diversas entidades, como Associação Brasileira de Internet (Abranet), Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), entre outros.

As dicas estão disponíveis no hotsite “Fique Esperto”.

Com informações de Assessoria de Imprensa Conexis.

American Tower vai investir US$ 500 milhões na construção de torres

Empresa acaba de fechar acordo para a compra bilionária da subsidiária de infraestrutura da dona da Vivo.

Em fato relevante, a American Tower anunciou que pretende investir US$ 500 milhões (R$ 2,6 bilhões na cotação atual) na construção de 3,3 mil novas torres de celular no Brasil e na Alemanha até 2025.

O investimento faz parte do acordo bilionário firmado com a Telefónica, controladora da Vivo no Brasil, para a venda da Telxius, que possui mais de 30 mil torres no Brasil, Espanha, Alemanha, Argentina, Chile e Peru.

A expectativa é que o negócio avaliado em 7,7 bilhões de euros (R$ 49,29 bilhões) seja concluído até o segundo trimestre de 2022.

A empresa americana também revelou que fez um acordo com o Bank of America e o BofA Securities para acessar 7,5 bilhões de euros e financiar a transação.

VIU ISSO?

–> Mercado de redes neutras ganha mais um player

–> Revelados mais detalhes sobre a ‘empresa de fibra’ da Vivo

–> Telefônica anuncia alienação da CyberCo Brasil

A American Tower espera conseguir uma receita de US$ 775 milhões (R$ 4,1 bilhões) no primeiro ano de inclusão do novo portfólio de torres.

Com o fechamento do negócio, a companhia também projeta se tornar uma das maiores provedoras independentes de infraestrutura em telecomunicações na Europa e aumentar o seu crescimento orgânico na América Latina.

Com informações de Teletime.

Algar Telecom pediu a suspensão do leilão da Oi Móvel

Vivo, TIM e Claro arremataram os ativos da Oi em leilão realizado em dezembro.

Conforme noticiado pelo Minha Operadora, a pedido da Algar Telecom, o Ministério Público Federal (MPF) abriu um processo administrativo para apurar potenciais atos de concentração na venda de ativos da Oi (OIBR3/OIBR4) para as operadoras Vivo (VIVT3), TIM (TIMS3) e Claro.

A representação da Algar Telecom foi apresentada ao Cade em novembro, antes mesmo da realização do leilão em 14 de dezembro, mas somente agora mais detalhes foram divulgados.

No documento, a operadora mineira tentava suspender a realização do leilão, sem sucesso.

A Algar Telecom argumentou que o consórcio formado entre as três operadoras foi orquestrado para criar um centro unificado de decisões com poder de monopólio para alcançar a posição privilegiada de comprador “stalking horse”.

VIU ISSO?

–> Venda da Oi Móvel: Vivo e TIM podem controlar quase 70% do mercado

–> Especialistas criticam venda da Oi Móvel para Claro, Vivo e TIM

–> Compra da Oi Móvel pode demorar mais do que o previsto

“Não deixa dúvidas de que se está diante de ato de concentração já consumado e de conduta capaz de criar dificuldades ao desenvolvimento de concorrentes”, afirmou.

A empresa também diz que o consórcio formado entre Vivo, TIM e Claro deveria ter sido analisado pelo Cade antes mesmo da realização do leilão.

Na visão da Algar Telecom, a venda da Oi Móvel para as três operadoras gera um risco de criar um cenário de concentração, além de diminuir a possibilidade de entrada de outros concorrentes no mercado.

É válido ressaltar que a Algar Telecom era uma das empresas interessadas em comprar os ativos móveis da Oi.

Com informações de Telesíntese e Teletime.

Amazon Prime Video quer fazer investimento histórico

0

Serviço deve investir US$ 200 milhões por um único conteúdo; Netflix e Apple TV+ também estão na disputa.

Propaganda do Amazon Prime Video
Imagem: Propaganda do Amazon Prime Video

A briga pelo mercado de streaming se mostra cada vez mais agressiva. Após a Netflix anunciar um filme por semana em 2021, o Amazon Prime Video também se armou.

Obviamente, o movimento do serviço não será tão grande quanto o da concorrente, mas mostra que os recursos não estão em falta.

O streaming da setinha azul está disposto a investir US$ 200 milhões para comprar os direitos de exibição do filme “The Tomorrow War”.

A trama, protagonizada pelo astro Chris Pratt, mostra a humanidade devastada na luta contra uma raça alienígena, até que conseguem voltar ao passado para recrutar soldados com capacidade de vencer essa guerra.

VIU ISSO?

–> Apple lançará pacote com streaming, jogos e mais por R$ 26,90

–> ‘Todo Mundo Odeia o Chris’ chega ao Amazon Prime Video

–> Netflix adota estratégia ‘agressiva’ contra concorrentes em 2021

Normalmente, produções são vendidas para o streaming por valores entre US$ 70 e 100 milhões.

Se o Amazon Prime Video conseguir o título, será um investimento histórico, o maior do mercado até então.

No entanto, empresas como Netflix e Apple TV+ também estão na disputa pelo longa, portanto, a batalha ainda não é uma vitória certa para a Amazon.

Convertido, o valor fica acima de R$ 1 bilhão. Tamanha valorização veio depois que executivos assistiram ao filme e entenderam o grande potencial de sucesso.

Com informações de Variety

Operadoras se tornam cruciais para emplacar serviços digitais

0

Aplicativos de leitura, carteiras digitais e diversos outros já aproveitam a gigante cartela de clientes das teles para consolidar atuação.

Ilustração PxHere
Imagem: PxHere

Por trás dos benefícios que as operadoras oferecem juntos com os planos, do pré ao pós-pago, há uma estratégia que não para de ganhar força.

O impulsionamento de pequenos ou médios negócios com ofertas digitais. São carteiras digitais, aplicativos de leitura, entre vários outros.

A própria TIM enxergou oportunidades por meio dessas parcerias, já incluiu os serviços do Skeelo (para eBooks) e Babbel (curso de idiomas) na oferta do badalado TIM Beta.

Mas, uma grande jogada foi a união entre a operadora e o C6 Bank, que alavancou o número de contas corrente e utilização de créditos no banco digital.

VIU ISSO?

–> Operadoras levaram 20 milhões de usuários para o Skeelo

–> Aprenda a resgatar o curso de idiomas Babbel no TIM Beta

–> Anitta divulga nova parceria da Claro em comercial

Em três meses, foram 800 mil clientes oriundos da gigantesca cartela de clientes da operadora. A ação pode ter servido até como um piloto, já que a tele pretende fazer sua própria carteira digital para os consumidores pré-pagos.

A Claro também não fica de fora e trouxe até mesmo o Descomplica, aplicativo de cursos on-line, como benefício para seus clientes pré-pagos.

No entanto, há também a visão das empresas parceiras. Uma delas, que conversou com o Minha Operadora recentemente, é a Verisoft.

Com mais de 20 anos de atuação na área de Tecnologia da Informação, a empresa atualmente tem as operadoras de telefonia entre os principais clientes e desenvolveu produtos para democratizar o acesso à leitura no país.

Entre os serviços desenvolvidos estão: Claro Banca, Livroh, Família AYA Books, entre outros.

Já temos anos de contribuição com as operadoras, usamos esse relacionamento para conseguir alcançar o máximo de pessoas possíveis com nossos produtos de leitura, trazendo mais conhecimento e acessibilidade de um mercado que está atualmente sensível, como o de jornais e revistas”, disse Vitor Lisboa, CEO e fundador da Verisoft.

Governo do Rio de Janeiro vai investir R$ 710 milhões em rede

1

Para o governador em exercício, serviços tecnológicos ficaram defasados e com custo muito alto; entenda a demanda.

Ilustrações Wikimedia Commons
Imagem: Ilustrações Wikimedia Commons

O Governo do Rio de Janeiro deve agitar o setor de telecomunicações ao anunciar um investimento de até R$ 710 milhões para redes digitais.

Mauro Frias, presidente do Proderj (Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro), vai comandar a licitação.

A ideia é promover uma atualização, já que os serviços ficaram defasados e com um custo muito elevado, segundo destaca o governador Cláudio Castro, em exercício após o afastamento de Wilson Witzel.

Há uma busca por três lotes com alta capacidade de transmissão de dados, para conectar todos os órgãos do governo.

VIU ISSO?

–> Fluke expande operação para Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais

–> SKY fecha parceria com Viasat para ofertar banda larga residencial

–> EXCLUSIVO: Saiba detalhes sobre a fibra de 5ª geração da Oi

Escolas e Hospitais também serão contemplados na iniciativa, cujo leilão está previsto para ocorrer em fevereiro.

A rede digital corporativa que será contemplada atende 92 municípios do Rio de Janeiro.

Será um pregão no formato eletrônico para viabilizar a banda larga demandada.

Com informações de ÉPOCA

SKY Play libera edições passadas do Big Brother Brasil

0

Prestadora entrou no clima do aquecimento para o BBB21, que tem estreia marcada para 25 de janeiro.

Interface SKY Play
Imagem: Interface SKY Play

Assim como as operadoras concorrentes, a SKY disponibilizou um aquecimento para o BBB21, que tem estreia agendada para 25 de janeiro.

Os assinantes pós-pagos e pré-pagos poderão acompanhar o conteúdo de edições passadas pelo aplicativo SKY Play.

É a solução de vídeo sob demanda da prestadora para digitalizar o conteúdo dos seus canais e oferecer ainda mais novidades para os consumidores, como séries exclusivas e ações de sinal aberto.

A disponibilização ocorre em formato de “episódios”, nos quais os assinantes poderão acompanhar os melhores momentos das últimas edições.

VIU ISSO?

–> Claro net libera aquecimento do BBB21 na TV paga e streaming

–> Campeão de Ibope da TV paga pode ter edições antigas do BBB

–> Veja quanto vai custar o PPV do BBB21 na TV por assinatura

O Big Brother Brasil fica liberado até o dia da estreia da nova temporada, que mais uma vez deve reunir anônimos e famosos/influenciadores.

O SKY Play pode ser acessado via desktop, assim como no aplicativo da empresa para smartphone.

No decodificador, basta acessar o canal 1. Clientes pré-pagos precisam ter recarga ativa a partir do pacote SMART para aproveitar.

Vale lembrar que, anteriormente, a operadora já havia promovido sinal aberto para o canal que vai abrigar o conteúdo de Pay-Per-View do reality.

Agora, a iniciativa chegou ao streaming, pelo app.

Com informações de Assessoria de Imprensa SKY